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terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ética na Educação Infantil

“A instituição de Educação Infantil é um dos espaços de inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas”.
(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Introdução)

I. JUSTIFICATIVAS.
                Os educadores que atuam na Educação das crianças de 0 a 6 anos são mediadores importantíssimos no desenvolvimento destas crianças e, no tocante à sua “educação moral”, devem estar preparados da melhor forma possível. A formação dos educadores nos últimos anos descuidou-se, imperdoavelmente, de dar ênfase em tal preparação. É urgente que a formação continuada dos educadores procure repor o que faltou e, principalmente, atualize-os no tocante às teorias e propostas, nesta área, que estão sendo apresentadas.
                Fala-se, hoje, em Ética como se fosse uma palavra mágica que indica uma reorientação no campo da educação moral de crianças e jovens. A ética, na verdade, é o nome de uma área de investigação fundamental e necessária da Filosofia que busca a compreensão e o exame crítico das referências e princípios que norteiam, ou devem nortear, cada sociedade na definição de suas regras de conduta, ou seja, na definição de sua moral. Aliás, moral nada mais é do que o conjunto de regras de conduta de uma sociedade qualquer.
                Educar moralmente crianças e jovens pode significar simplesmente comunicar-lhes tais regras de conduta e habituá-las, desde cedo a cumpri-las. Trata-se de uma educação moral imposta, denominada heterônoma, que pouco resultado social tem trazido, pois, não se tem visto uma adesão real dos jovens e adultos a tais regras.
                Educar moralmente crianças e jovens pode indicar, diferentemente, informá-los das regras da sociedade à qual pertencem e, ao mesmo tempo, convidá-los a avaliar juntamente com os adultos (especialmente os educadores), as razões de tais regras e convidá-los, também, a sugerir, com boas razões, a melhoria das mesmas e até a criação de novas regras.
                Trabalhando-se nesta última direção é possível conseguir obter dos educandos adesão consciente às regras que têm efetivamente justificativas sérias par existirem possibilitando que tomem decisão de cumpri-las. Denomina-se a uma tal educação moral de uma educação para a autonomia.
                O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil propõe uma educação moral na segunda direção acima apontada.
                É necessário e urgente trabalhar com os educadores a compreensão desta segunda direção tendo em vista convidá-los a aderir a tal forma de proceder. Daí a proposta deste curso.

II. OBJETIVOS.
                1.      Estudar, juntamente com os participantes do curso, os conceitos básicos que estão presentes nas novas propostas de Educação Moral, especialmente os conceitos de Ética, Moral, Valores Morais, Heteronomia Moral e Autonomia Moral.
                2.      Trabalhar com os participantes, na forma de diálogo investigativo, os conteúdos dos textos relativos à Ética e Educação Moral constantes no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e em outros textos complementares tendo em vista a internalização da metodologia da “comunidade de investigação” proposta por Mathew Lipman como metodologia adequada a ser trabalhada com crianças e jovens na busca da construção coletiva de compreensão, no caso, de valores morais e na busca do desenvolvimento de atitudes compatíveis com o viver em grupos.
                3.      Oferecer aos participantes indicações de estratégias que possam ser empregadas na utilização de histórias infantis como recurso para o trabalho de investigação ética.

III. CONTEÚDOS DE ESTUDO.
                1.      O que entender por: Valor; Valor Moral; Juízo Moral; Ética; Moral; Heteronomia; Autonomia; Anomia, tomando como referência o texto do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e textos complementares. (Duração: 4 horas)
                2.      A metodologia da “Comunidade de Investigação” proposta por Mathew Lipman: compreensão e atividades práticas de utilização da mesma com histórias infantis nas quais diversos conteúdos éticos são abordados tais como: bem e mal; certo, errado; justo, injusto; regras; dever, direito; solidariedade; respeito; discriminação; preconceito; exclusão; cidadania; etc. (Duração: 16 horas).

IV. METODOLOGIA.
                O curso será desenvolvido utilizando a metodologia da Comunidade de Investigação cuja base é o diálogo investigativo a respeito dos temas propostos partindo-se, no caso da parte teórica, de textos provocativos visando à construção coletiva das noções propostas para estudo e, no caso da parte mais prática, o domínio de tal metodologia pelos participantes.
                Espera-se, com tal metodologia, que os participantes terminem o curso com uma maior compreensão dos temas relacionados à Ética e Educação Moral e capazes de trabalhar tais temas, com as crianças, a partir de histórias infantis e utilizando a metodologia da comunidade de investigação.

V. CUSTO DO CURSO.
                O curso tem um custo de R$ 900,00 incluindo um texto básico produzido pelo NEP com 30 cópias (uma para cada participante).
                As histórias infantis serão fornecidas pela escola a partir do seu acervo.
                O NEP oferece certificado de participação.



NEP - Núcleo de Educação para o Pensar

Filosofia para Crianças

TRABALHANDO COM ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prof. Marcos Antônio Lorieri

                O que apresentaremos, a seguir, é um “texto-roteiro” contendo algumas idéias para serem estudadas e principalmente “discutidas” (dialogadas investigativamente) pelos profissionais que trabalham na Educação Infantil.
                Dialogar investigativamente significa conversar de forma ordenada a respeito de um assunto (tema) com a intenção de ter idéias mais claras e mais verdadeiras a respeito do mesmo, tanto para si próprio, como para os outros que participam da conversa (diálogo).
                A palavra diálogo significa isso: logo (palavra), diá (entre). Palavra que circula entre várias pessoas devendo, cada participante, fazer circular a sua palavra sabendo que os demais a ouvem e a levam em consideração assim como ele ouve e leva em consideração a palavra de cada um dos outros.
                Levar em consideração a palavra do outro não significa simplesmente concordar, ou fazer de conta que concorda. Significa considerar: primeiro se a entendeu bem; segundo se entendeu as razões que a fundamentam; terceiro se concorda com o que foi dito, pela força das razões apresentadas; quarto, se isso é igual ou é diferente do que eu já pensava sobre o tema; se igual, eu reforço em mim o que penso e, se diferente, eu verifico a diferença e, aí, eu posso discordar do outro (apresentando razões para tanto), ou eu posso concordar, modificando o que eu pensava a respeito; nesta última situação eu fiz uma modificação baseada em argumentos ou razões boas para tal: eu fiz uma autocorreção do meu pensamento.
                Nós tentaremos, no nosso diálogo investigativo sobre Ética na Educação Infantil, realizar tudo isso procurando, especialmente, levar em consideração o que os outros estiverem falando. Estes outros são: o autor deste texto; os autores citados no texto; os meus colegas de grupo; eventuais outros autores de textos que possamos procurar.
                Dialogar com todos estes outros é estar em interações sociolingüísticas com eles. É nas boas interações sociolingüísticas que desenvolvemos melhor nossas idéias e conhecimentos e nossas capacidades de pensar melhor.
                Já temos, até aqui, um primeiro conjunto de idéias que podem ser objeto de nosso diálogo investigativo.
                Para trazer mais gente para nossa discussão, cito dois autores.
                Primeiro, Paulo Freire: às páginas 61 e 62 de seu livro: Educação como prática da liberdade, ele distingue diálogo de polêmica. Na polêmica, discute-se com os outros para convencê-los de nossas idéias; no diálogo, conversamos organizadamente e examinativamente com os outros tanto sobre o que pensamos, quanto sobre o que todos pensam a respeito de um assunto e sobre as razões de cada um para pensar assim. Este exame deve levar a todos a estarem dispostos a modificar ou complementar suas posições se os argumentos (as razões), assim o indicarem.
                Agora outros dois autores de um mesmo livro: Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, autores de um volumoso livro: Tratado da Argumentação. Vejamos o que eles dizem à p. 41:
                "É que o diálogo, tal como é focalizado aqui, não deve constituir um debate, em que convicções estabelecidas e opostas são defendidas por seus respectivos partidários, mas uma discussão, em que os interlocutores buscam honestamente e sem preconceitos a melhor solução de um  problema controvertido".
                O Prof. Matthew Lipman, criador do Programa Filosofia para Crianças-Educação para o Pensar propõe que o trabalho reflexivo com temáticas filosóficas, como as temáticas da Ética, seja realizado através do diálogo investigativo naquilo que ele denominou de Comunidade de Investigação. Cada sala de aula, segundo ele, deve ser transformada em uma pequena comunidade de investigação. Em um de seus livros A Filosofia vai à Escola, à página 61, ele diz:
                "O fazer Filosofia exige conversação, diálogo e comunidade, que não são compatíveis com o que se requer na sala de aula tradicional".
                A filosofia impõe que a classe se converta numa comunidade de investigação, onde estudantes e professores possam conversar como pessoas e como membros de uma mesma comunidade; onde possam ler juntos, apossar-se das idéias conjuntamente, construir sobre as idéias dos outros; onde possam pensar independentemente, procurar razões para seus pontos de vista, explorar  suas  pressuposições; e possam trazer para suas vidas uma nova percepção do que é  descobrir,  inventar, interpretar e criticar.
                Talvez possamos ler um outro texto meu no qual são apresentadas mais idéias a respeito da necessidade da Comunidade de Investigação no trabalho educacional. Este texto está publicado no volume 3 da Coleção Pensar do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (São Paulo, tel: 884 9600). Talvez o leremos no final de nosso curso.
                Mas, vamos a algumas idéias sobre o tema Ética na Educação Infantil. Tomaremos pequenos trechos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e, a partir daí, tentaremos apresentar algumas idéias para nosso diálogo investigativo a respeito.
               
1º tema: O que entender por Ética e.. por Moral.
                Na Introdução do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), volume 2, à p. 11, encontramos esta afirmação:
                A instituição de educação infantil é um dos espaços de inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas.
                Relações éticas e morais: o que entender por isso?
                Vamos iniciar tentando conversar a partir das seguintes noções de moral e de ética: moral é o conjunto de regras de conduta de uma sociedade qualquer; ética é o nome que se dá ao esforço reflexivo que os seres humanos fazem tendo em vista encontrar as razões, os princípios, os critérios, as referências, a partir dos quais eles admitem como boas as regras de conduta.
                A Ética, na verdade, é mais do que isso: ela é o nome de uma parte da Filosofia que investiga profundamente sobre o fato de toda e qualquer sociedade humana ter regras de conduta, sobre o fato de estas regras variarem de um grupo social para outro e de variarem de época para época num mesmo grupo social. Ela investiga também, para saber se regras de conduta (isto é, moral) são mesmo algo necessário e porquê.
                Podemos chamar de ética ao esforço que todos podemos e devemos fazer para compreender as regras morais que temos, se são suficientes ou não, se são adequadas ou não e, se não o são, que outras regras precisamos ter.
                Este tema não é simples. Ele é complexo. Mas todo educador precisa enfrentá-lo, refletir sobre as questões que encerra para que possa estar preparado para um trabalho reflexivo e investigativo com seus educandos.
                Façamos juntos, numa comunidade de investigação, um esforço para tornar mais claras nossas idéias a respeito do que está escrito acima sobre ética e moral e sobre algumas questões que estão indicadas aí.

2º tema: Noção de valor e, em especial de valor moral.
                Dizemos freqüentemente que estamos numa crise de valores. Parece que, ao dizermos isso, estamos querendo dizer que estamos numa crise de referências, numa crise de ideais reguladores de nossas ações, numa crise de princípios.
                Será que é isso mesmo?
                O que entendemos por valor ou valores?
                Podemos começar a conversar (indagar...) a respeito, partindo de algumas noções de valor que encontramos em manuais de Filosofia. Valor seria toda relação de importância, de preferência, ou de não-indiferença que se estabelece entre o ser humano e: objetos; fatos; situações; lugares; atitudes; comportamentos; etc..
                Tal relação se estabelece quando avaliamos como importante (ou detestável), como preferível (ou não preferível), como “não-indiferente” (que faz diferença tanto por se desejar, como por se detestar) algo, um fato, uma situação, um lugar, uma atitude ou um comportamento de alguém ou mesmo nosso.
                Aqui nos interessa pensar e refletir sobre nossas valorações a respeito de atitudes por ser este o campo da MORAL e... da ÉTICA.
                Pensemos quando dizemos a uma criança que sua atitude é feia ou bonita; boa ou má; certa ou errada; correta ou incorreta. Nestes casos estamos valorando a atitude em questão. Estamos valorando positivamente ou negativamente: como boa ou como ruim.
                Mas, por que boa ou ruim? Com base em quê, nós valoramos as atitudes como boas ou ruins? Com base em que critérios? Com base em que princípios? Com base em que referências? Ou com base em que regra de conduta?
                O Referencial Curricular para a Educação Infantil, em várias passagens, aponta para princípios, critérios, referências, valores que normalmente são aceitos por todos nós como guias para o estabelecimento de regras de conduta em nossa sociedade.
                Podemos, neste momento, identificar algumas destas passagens e proceder a um diálogo investigativo a respeito do que encontrarmos e a respeito do que lemos neste 2º tema.
                Para facilitar a localização das referidas passagens, indico a seguir algumas páginas:
                RCNEI, Volume 2: páginas: 13, 27, 37 (solidariedade, cooperação, respeito mútuo); 28, 29, 37 (respeito às regras de convívio); 68 (recusa a todo tipo de preconceito). Há outras passagens que podem ser trabalhadas.

3º tema: Ética na Educação Infantil está diretamente ligada à Educação Moral. O que é Educar Moralmente Crianças e Jovens?
                Podemos dizer que há dois tipos de Educação Moral:
                * A Educação Moral que comunica as regras de conduta e exige e vigia para que sejam cumpridas; neste tipo de educação moral não são discutidos (dialogados) os motivos ou a razões das regras de conduta;
                * A Educação Moral que comunica as regras de conduta, mas que, ao mesmo tempo, dialoga a respeito das razões, dos critérios, das referências, dos princípios a partir dos quais as regras foram assumidas como boas para aquela sociedade.
                Qual das duas preferimos para nossas crianças e nossos jovens? Por que?
                No segundo tipo de Educação Moral há uma exigência de Investigação Ética: o que seria isso? Para podermos ter esta resposta é necessário retomar o que foi dito antes sobre o que é Ética. Façamos isso antes de irmos ao 4º tema. Vale a pena ler e comentar o que está dito nas páginas 42 a 44 do Vol. 2 do RCNEI.

4º tema: Heteronomia e Autonomia.
                Se alguém apenas recebe comunicados a respeito de regras que deve obedecer, ele está se subordinando moralmente a outra pessoa ou a outrem. O outro ou outrem, em grego diz-se hétero. Regras de conduta, em grego, diz-se com a palavra nomia. Heteronomia quer indicar a situação daquelas pessoas ou grupos de pessoas que aceitam prontas as regras de conduta (uma moral) sem discussão, sem procurar entendê-las ou sem procurar entender as razões, os critérios, os princípios, as referências que as justificam.
                Normalmente as pessoas não procuram pelas justificativas porque são impedidas ou pela ignorância, ou pela força de quem lhes impõem tais regras, ou até pelas ameaças.
                As pessoas que crescem numa situação de heteronomia ou são acomodadas, ou são revoltadas. São sempre infelizes.
                Queremos isso para nossas crianças?
                Se alguém recebe comunicados a respeito de regras de conduta já estabelecidas na sociedade da qual faz parte ou na qual está ingressando (este é o caso das crianças!...), e, ao mesmo tempo, escuta as razões, os critérios, os princípios, as referências a partir dos quais tais regras foram adotadas pelo grupo social e, ao mesmo tempo são convidadas a se pronunciar a respeito destes princípios, dos critérios, das razões, etc. concordando ou discordando, etc. e, no final aderem às regras porque se sentem convencidas por si mesmas, então estas pessoas estão numa situação de AUTONOMIA.
                AUTÓS = eu mesmo + NOMIA = regras. Autonomia é a capacidade de as pessoas se darem, por si mesmas, as regras de conduta ou... de aceitarem, a partir do seu próprio entendimento e convencimento, regras de conduta já existentes na sociedade.
                Vejamos o texto abaixo, retirado do RCNEI, Volume 2, páginas 12 e 13:
                “As crianças, vão gradualmente, percebendo-se e percebendo os outros como diferentes, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que representa uma condição essencial para o desenvolvimento da autonomia.
                A autonomia, definida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, é, nessa faixa etária, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças, um princípio das ações educativas. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos e, dentro de suas possibilidades, interferir no meio em que vivem.
                Exercitando o autogoverno no plano das ações concretas, poderão gradualmente fazê-lo no plano das idéias e dos valores.
                Do ponto de vista do juízo moral, nessa faixa etária, a criança encontra-se numa fase denominada de heteronomia, em que dá legitimidade a regras e valores porque provêm de fora, em geral de um adulto a quem ela atribui força e prestígio.
                Na moral autônoma, ao contrário, a maturidade da criança lhe permite compreender que as regras são passíveis de discussão e reformulação, desde que haja acordo entre os elementos do grupo. Além disso, vê a igualdade e reciprocidade como componentes necessários da justiça e torna-se capaz de coordenar seus pontos de vista e ações com os de outros, em interações de cooperação.
                A passagem da heteronomia para a autonomia supõe recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais). Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios outros que não o da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação numa sociedade que se propõe a atender o bem comum, é preciso que exercitem o auto-governo, usufruindo de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões participando do estabelecimento de regras e sanções.
                Assim é preciso planejar oportunidades em que as crianças dirijam suas próprias ações, tendo em vista seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente.
                Um projeto de educação que almeja cidadãos solidários e cooperativos deve cultivar a preocupação com a dimensão ética, traduzindo-a em elementos concretos do cotidiano na instituição.”
                Podemos conversar a respeito deste texto e ir lembrando o que já lemos e o que já conversamos anteriormente. Sugiro que cada educador leia com atenção os demais trechos deste Referencial que dizem respeito à educação moral. Há um bom texto às páginas 39 e 40 (no próprio volume 2) que merece ser lido e discutido com atenção.
                Quero chamar a atenção para um pequeno trecho que se encontra às páginas 43 e 44 do mesmo volume 2 do RCNEI:
                “Em relação às regras, além de se manter a preocupação quanto à clareza e transparência na sua apresentação e à coerência das sanções, é preciso dar oportunidade para que as crianças participem do estabelecimento de regras que irão afetar-lhes diretamente.
                Na instituição coletiva, não são todas as regras que podem ser modificadas em função dos acordos feitos entre professores e crianças. Os horários das refeições, por exemplo, assim como o uso de espaços comuns ou mesmo horários de chegada ou de saída dependem de uma complexa rede que envolve funcionários, pais e o conjunto das crianças atendidas, dificultando a sua modificação por pequenos grupos.
                Esse assunto pode se transformar em interessante tema de conversa com crianças, podendo até, conforme o interesse que despertar, justificar a realização de um projeto de pesquisa sobre algumas leis e regras da vida em grupo.
                Todavia, há muitas regras que são passíveis de serem discutidas e reformuladas no âmbito de um grupo específico, como, por exemplo, as que tratam das atitudes dos colegas, do uso de materiais, da organização do espaço, etc.. Promover debates em que as crianças possam se pronunciar e exprimir suas opiniões até que se coordenem os pontos de vista para o estabelecimento de regras comuns, é um procedimento a ser assegurado no planejamento pedagógico.”
                Neste trecho, aqui, é proposto explicitamente que haja conversas, debates, discussões tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de julgamento próprio que depende de compreensão: compreensão diz respeito a condições cognitivas (recursos internos cognitivos, conforme foi dito no trecho anteriormente citado). Elas precisam ser desenvolvidas juntamente com outras condições.
                Nossa proposta é que tais condições cognitivas sejam desenvolvidas através de conversas investigativas, ou de diálogos investigativos, nas pequenas comunidades de investigação em que devem ser transformadas nossas salas de aula, utilizando para tanto histórias infantis que tenham como conteúdo temas relativos às atitudes e, em especial, aquelas histórias que podem propiciar uma reflexão coletiva sobre as razões, os motivos, os “porquês” das regras de conduta.
                No trabalharmos assim, investigando a respeito de princípios, de critérios, de razões, de referências para as regras de conduta, estaremos trabalhando ética, ou melhor, investigação ética, pelas razões já expostas acima.
                Nos próximos encontros traremos histórias infantis para realizarmos este trabalho de investigação aqui, neste curso, entre nós. Com isso esperamos aprender a fazê-lo com nossas crianças.
                Vale ressaltar que a Educação Moral, ou o trabalho com Ética na Educação Infantil, não se restringe apenas ao trabalho com histórias infantis. Há um trabalho mais amplo a ser feito. O trabalho com histórias infantis é uma parte importante a ser feita, mas é apenas uma parte.
                Podemos, também, conversar um pouco sobre isso.

AVALIAÇÃO –  

O que foi que aprendi de novo, isto é, o que acrescentou ao que eu já sabia?


Diálogo:
            Moral:
            Ética:
            Valor (es):
            Valoração:
            Valores Morais:
            Princípios:
            Critérios:
            Autonomia:
            Heteronomia:

METODOLOGIA
                Forma de trabalhar com histórias puxando as temáticas éticas  

COMO REALIZAR O DIÁLOGO INVESTIGATIVO SOBRE TEMAS ÉTICOS COM CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS


 1 – RECURSO COGNITIVOS NA EDUCAÇÃO MORAL
                - quando criança começa, a entender as razões (esclarecer os porquês) das regras de conduta, é possível que ela as adotem por convicção.

OUTROS DOIS RECURSOS NECESSÁRIOS NA EDUCAÇÃO:

2) RECURSOS AFETIVOS – auto-estima

3) RECURSOS AMBIENTAIS – viver num ambiente de sacanas, a criança tem a tendência de ser sacana.

 REVER: Lição de Moral – regras de conduta
                 Moral da história
                 Reflexão ética – sobre a moral



 

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