Art. 29. A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Art. 30. A Educação Infantil será oferecida em:
- creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
- pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade;
Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
Características do Referencial Curricular Nacional
- O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc...
- O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
- O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
- A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas diversas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
- O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
A estes princípios cabe salientar que as crianças têm direito, antes de tudo, de viver experiências prazerosas nas instituições.
Objetivos Gerais para a Educação Infantil
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
demonstrando atitudes Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;
Ações e Operacionalizações
Ações Prioritárias
- Formação Continuada:
- De Professores(as) - Quem educa cuida (Educar e cuidar na Educação Infantil)
- Da equipe da DEI
- Qualificação do atendimento às crianças de acordo com a Legislação Vigente. Ênfase a Ressignificação das Idades para Educação Infantil e para o Ingresso na Primeira Série do Ensino Fundamental.
- Criação de Bibliotecas Infantis
- Superação da dicotomia existente entre Assistência e Educação
Ações Complementares
- I Seminário Internacional de Educação Infantil para professores da Rede Estadual - 2003
- II Seminário de Educação Infantil para Coordenadores e Professores da Rede Estadual - 2004
- III Seminário Estadual de Formação na Educação Infantil - Desenvolvimento Infantil - 2005
- Jornada Porto-Alegrense de Educação Infantil.
- Simpósio Internacional Diagnóstico Precoce de Autismo
- Fórum Gaúcho de Educação Infantil.
- Curso de Formação da Educação Escolar Indígena.
- Seminário Nacional - Política de Educação Infantil
- Acompanhamento dos Processos de Credenciamento e de Autorização para Funcionamento junto ao CEED, e das adequações das Escolas Infantis à Resolução 281/2005 do CEED.
Projetos e Parcerias
Projetos na Educação Infantil
- A Sala de Aula e o Projeto Educativo - Construção do Ambiente de Aprendizagem.
- Brincar: a prática pedagógica no cotidiano da Educação Infantil (formação de professores e criação de recursos )
- Projeto Piloto: Brinquedoteca - Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Xavier da Rocha (possui projeto tempo integral) 8º CRE - Santa Maria
- Projeto: Bibliotecas Infantis - tesouros a serem explorados
Implantação inicial de quatro bibliotecas para o público infantil e para professores de Educação Infantil na modalidade experimental; têm, além de outros, o objetivo de estimular os alunos a "lerem" de forma autônoma e pessoal, buscando no manuseio de livros instigar o leitor a pensar os fatos, através do imaginário e do prazer.
- Na Capital:
- Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha - Unidade Estadual de Educação Infantil - 250 alunos, 5 escolas.163 alunos.
- No Interior:
- E. E. E. F. João Triches - Caxias do Sul 4ª CRE - 62 alunos, 4 escolas.181 alunos.
- E. E. E. Médio Águia de Haia - Três Passos - 21ª CRE - 120 alunos , 2 escolas 113 alunos.
Representações:
- Primeira Infância Melhor - PIM - é programa intersecretarias (educação, saúde, cultura e assistência social), que visa o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos, com ênfase no período de 0 a 3 anos, mediante o trabalho estratégico intersetorial.
- Programa Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto - Juvenil.
- Programa de Combate ao Tráfico Internacional de Seres Humanos.
- Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDICA
- Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância.
LINKS
www.mec.gov.br
LDB; Referencial Curricular Nacional; Conselho Nacional de Educação, Estatuto da Criança e do Adolescente.
LDB; Referencial Curricular Nacional; Conselho Nacional de Educação, Estatuto da Criança e do Adolescente.
www.ceed.rs.gov.br
Resolução 281 e Respectivos Pareceres; Credenciamento de Escolas Infantis.
Resolução 281 e Respectivos Pareceres; Credenciamento de Escolas Infantis.
www.stcas.rs.gov.br/cedica
Informações sobre o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Informações sobre o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
www.pim.saude.rs.gov.br
Informações sobre o Programa Primeira Infância Melhor.
Informações sobre o Programa Primeira Infância Melhor.
www.stcas.rs.gov.br
Informações sobre o Plano Estadual de Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil.
Informações sobre o Plano Estadual de Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário