Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Projeto Identidade

Tema:
"Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa..."
Disciplinas: Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão este projeto e serão aplicadas por outros professores.
Duração: Setembro a Dezembro
Temas Transversais: Pluralidade cultural, Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.
Série: Pré- A
Perfil da classe:
A classe aqui descrita é composta de ....  alunos em sua totalidade, sendo ....  meninas e ....  meninos.

Todos os educandos  possuem neste 2º semestre, ...  anos completos.

Destes .... alunos, ....  frequentavam às aulas desde o primeiro semestre e .... iniciaram neste 2º semestre letivo.

Todos os alunos, de modo geral, são participativos, com grande interesse nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Estão no processo de construção da escrita e da leitura, passando pelas várias fases desta processo de aquisição.

Porém, cabe ressaltar, que possuem pouca concentração e se dispersam com facilidade durante as atividades, sendo necessário, atividades curtas e sempre diversificadas.


Apresentação do projeto:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.

Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.

O grupo não só integrará trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.


Justificativa:
Nesta fase da idade pré escolar é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história.
Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.

Portanto, este projeto é uma extensão do que iniciamos no 1º semestre e será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.

Objetivos:

Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;

Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;

Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;

Estabelecer uma relação com a sociedade;

Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;

Conhecer seus antepassados;

Identificar tipos de moradia e formas de construções;

Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.


Conceitos:

Conhecer partes do corpo e órgãos do sentido;

Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;

Reconhecer a existência de diferentes formas, quantidades, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo;

Ampliar o vocabulário;

Ler e interpretar textos e imagens;

Classificar pares e ímpares;

Relacionar quantidades e números;

Resolver problemas;

Desenvolver o conceito das quatro operações fundamentais;

Ordenar partes para a formação de um todo;

Estabelecer relações de família e moradia;

Reconhecer as organizações familiares das sociedades;

Conhecer as relações entre o homem, sua saúde e todo seu ambiente.

Procedimentos:

Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;

Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

Ler diferentes tipos de textos;

Produzir textos;

Realizar atividades diárias de higiene;

Entender o papel da escovação dentária;

Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;

Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;

Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;

Montar painéis;

Construir cartazes;

Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;

Elaborar com os alunos regras de higiene;

Desenvolver atividades lúdicas;

Dramatizar histórias;

Organizar entrevistas e pesquisas;

Registrar experiências vividas pelo grupo.



Atitudes:

Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;

Aprender a usar e proteger os órgãos do sentidos;

Valorizar a escovação diária dos dentes;

Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças;

Apreciar e ler vários tipos de textos;

Preservar o corpo e a sua saúde;

Identificar todas as partes do corpo;

Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;

Trocar efetiva experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;

Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;

Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;

Desenvolver o auto - conceito.


Conteúdos relacionados ao projeto:
Português
  • Leitura e interpretação de texto e histórias;
  • Formação de palavras e frases;
  • Produções de texto;
  • Alfabeto(maiúsculo ,minúsculo)
  • Introdução a letra cursiva;
  • Ordem alfabética;
  • Pontuação
  • Rimas
  • Gênero, número e grau do substantivo
  • Sílabas e números de letras.
Matemática
  • Seqüência numérica;
  • números pares e ímpares;
  • Ordem crescente e decrescente;
  • Números ordinais;
  • Noções das 4 operações fundamentais;
  • Situações- problemas;
  • Formas geométricas;
  • Altura, peso, maior, menor
  • Sucessor e antecessor
Ciências
  • Partes do corpo;
  • Cuidados com o corpo ;
  • Prevenção as doenças;
  • Órgãos do sentido e suas utilidades;
  • Cuidados ao meio ambiente;
  • Limpeza e conservação do meio onde vivem.

História e Geografia

  • Árvore genealógica;
  • Membros Integrante da família;
  • Localização da moradia;
  • Partes da casa;
  • Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
  • Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);
 Atividades
  • Textos informativos
  • Músicas relacionadas ao tema
  • Pesquisas
  • Jogos
  • Conversas e debates
  • Preparação de palestras e /ou entrevistas
  • Confecção de murais e cartazes
  • Recorte e colagem de gravuras , palavras
  • Cartazes com regras de higiene
  • Caça - palavras
  • Palavras Cruzadas
  • Quebra-cabeça
  • Bonecos
  • Calendários
  • Literatura infantil
  • Atividades Matemáticas
  • Fichas com palavras e novos vocabulários
  • Dobraduras
  • Dinâmicas de grupo
  • Seqüência de figuras (ordenação)
  • Reprodução de histórias
  • Recontos
  • Desenhos
 Material didático/ recursos
  • Livros didáticos,
  • CDs/ som
  • Sucatas
  • Papéis diversos
  • Internet/computador/softwares
  • Folhas xerocadas
  • Tintas e pincéis
  • Lápis coloridos e giz de cera
  • Hidrocor
  • Máquina fotográfica
  • Painéis
  • Vídeo
  • Revista/ jornais
  • Livros de literatura infantil
  • Cola
  • Tesoura
  • Tecidos
  • Produtos de higiene
  • Produtos de limpeza
  • Argila
  • Espelho
Eventos relacionados ao projeto:
  • Exposição dos bonecos de cada criança
  • Palestras com médicos ou dentistas
  • Semana da higiene com exposição de materiais relacionados ao tema
  • Dramatização de peças com bonecos, fantoches
  • Exposição de fotos do Projeto;
  • Exposição de cartazes confeccionados.
 Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
  • Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
  • Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário