Disciplinas: Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão este projeto e serão aplicadas por outros professores.
Duração: Setembro a Dezembro
Temas Transversais: Pluralidade cultural, Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.
Série: Pré- A
Perfil da classe:
A classe aqui descrita é composta de .... alunos em sua totalidade, sendo .... meninas e .... meninos.
Todos os educandos possuem neste 2º semestre, ... anos completos.
Destes .... alunos, .... frequentavam às aulas desde o primeiro semestre e .... iniciaram neste 2º semestre letivo.
Todos os alunos, de modo geral, são participativos, com grande interesse nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Estão no processo de construção da escrita e da leitura, passando pelas várias fases desta processo de aquisição.
Porém, cabe ressaltar, que possuem pouca concentração e se dispersam com facilidade durante as atividades, sendo necessário, atividades curtas e sempre diversificadas.
Apresentação do projeto:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.
O grupo não só integrará trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.
Justificativa:
Nesta fase da idade pré escolar é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história.
Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.
Portanto, este projeto é uma extensão do que iniciamos no 1º semestre e será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.
Objetivos:
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;
Estabelecer uma relação com a sociedade;
Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
Conhecer seus antepassados;
Identificar tipos de moradia e formas de construções;
Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Conceitos:
Conhecer partes do corpo e órgãos do sentido;
Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
Reconhecer a existência de diferentes formas, quantidades, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo;
Ampliar o vocabulário;
Ler e interpretar textos e imagens;
Classificar pares e ímpares;
Relacionar quantidades e números;
Resolver problemas;
Desenvolver o conceito das quatro operações fundamentais;
Ordenar partes para a formação de um todo;
Estabelecer relações de família e moradia;
Reconhecer as organizações familiares das sociedades;
Conhecer as relações entre o homem, sua saúde e todo seu ambiente.
Procedimentos:
Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Ler diferentes tipos de textos;
Produzir textos;
Realizar atividades diárias de higiene;
Entender o papel da escovação dentária;
Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
Montar painéis;
Construir cartazes;
Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;
Elaborar com os alunos regras de higiene;
Desenvolver atividades lúdicas;
Dramatizar histórias;
Organizar entrevistas e pesquisas;
Registrar experiências vividas pelo grupo.
Atitudes:
Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
Aprender a usar e proteger os órgãos do sentidos;
Valorizar a escovação diária dos dentes;
Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças;
Apreciar e ler vários tipos de textos;
Preservar o corpo e a sua saúde;
Identificar todas as partes do corpo;
Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
Trocar efetiva experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
Desenvolver o auto - conceito.
Português
- Leitura e interpretação de texto e histórias;
- Formação de palavras e frases;
- Produções de texto;
- Alfabeto(maiúsculo ,minúsculo)
- Introdução a letra cursiva;
- Ordem alfabética;
- Pontuação
- Rimas
- Gênero, número e grau do substantivo
- Sílabas e números de letras.
- Seqüência numérica;
- números pares e ímpares;
- Ordem crescente e decrescente;
- Números ordinais;
- Noções das 4 operações fundamentais;
- Situações- problemas;
- Formas geométricas;
- Altura, peso, maior, menor
- Sucessor e antecessor
- Partes do corpo;
- Cuidados com o corpo ;
- Prevenção as doenças;
- Órgãos do sentido e suas utilidades;
- Cuidados ao meio ambiente;
- Limpeza e conservação do meio onde vivem.
História e Geografia
- Árvore genealógica;
- Membros Integrante da família;
- Localização da moradia;
- Partes da casa;
- Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
- Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);
- Textos informativos
- Músicas relacionadas ao tema
- Pesquisas
- Jogos
- Conversas e debates
- Preparação de palestras e /ou entrevistas
- Confecção de murais e cartazes
- Recorte e colagem de gravuras , palavras
- Cartazes com regras de higiene
- Caça - palavras
- Palavras Cruzadas
- Quebra-cabeça
- Bonecos
- Calendários
- Literatura infantil
- Atividades Matemáticas
- Fichas com palavras e novos vocabulários
- Dobraduras
- Dinâmicas de grupo
- Seqüência de figuras (ordenação)
- Reprodução de histórias
- Recontos
- Desenhos
- Livros didáticos,
- CDs/ som
- Sucatas
- Papéis diversos
- Internet/computador/softwares
- Folhas xerocadas
- Tintas e pincéis
- Lápis coloridos e giz de cera
- Hidrocor
- Máquina fotográfica
- Painéis
- Vídeo
- Revista/ jornais
- Livros de literatura infantil
- Cola
- Tesoura
- Tecidos
- Produtos de higiene
- Produtos de limpeza
- Argila
- Espelho
- Exposição dos bonecos de cada criança
- Palestras com médicos ou dentistas
- Semana da higiene com exposição de materiais relacionados ao tema
- Dramatização de peças com bonecos, fantoches
- Exposição de fotos do Projeto;
- Exposição de cartazes confeccionados.
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
- Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
- Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
- Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
- Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário