ENSINO RELIGIOSOVALORES PARA A VIDA TODA
O que é Ensino Religioso? Uma disciplina que tem o objetivo de estar ajudando o aluno, a compreender o mundo e o outro para melhor compreender a si mesmo, favorecendo o seu posicionamento ético, respeitoso e responsável diante da vida.
ConvivênciaNada melhor do que a boa disposição para encarar a convivência como aprendizado constante do dia-a-dia. Nem sempre as relações acontecem como a gente deseja... Um pouco de compreensão hoje, certa tolerância amanhã, e assim vai... A troca que a convivência proporciona traz ganhos que permitem a cada um se conhecer mais e se relacionar melhor.
VOCÊ AGE ASSIM?...
n -Espalha na turma um segredo que a amiga(o) pediu para que guardasse.
-É gentil.
-Grita, xinga e bate portas quando é contrariado.
-Fala ‘’bom dia, boa tarde, dá licença, me desculpe, muito obrigado’’.
-Aponta mais os defeitos que as qualidades dos outros.
-Provoca, provoca...até as pessoas perderem a paciência.
-É gentil.
-Grita, xinga e bate portas quando é contrariado.
-Fala ‘’bom dia, boa tarde, dá licença, me desculpe, muito obrigado’’.
-Aponta mais os defeitos que as qualidades dos outros.
-Provoca, provoca...até as pessoas perderem a paciência.
Quando a escola não é um paraíso
Gislaine, aluna da 2ª série, de oito anos, estava faltando frequentemente à escola. Quando comparecia, chorava muito e não participava das aulas, alegando dores de cabeça e medo. Certo dia, alguns alunos procuraram a professora da turma dizendo que a garota estava sofrendo ameaças. Teria que dar suas roupas, sapatos e dinheiro para outra aluna, caso contrário apanharia e seria cortada com estilete.
Carlos, da 5ª série, foi vítima de alguns colegas por muito tempo, porque não gostava de futebol. Era ridicularizado constantemente, sendo chamado de gay nas aulas de educação física. Isso o ofendia sobremaneira, levando-o a abrigar pensamentos suicidas, mas antes queria encontrar uma arma e matar muitos dentro da escola.
Carlos, da 5ª série, foi vítima de alguns colegas por muito tempo, porque não gostava de futebol. Era ridicularizado constantemente, sendo chamado de gay nas aulas de educação física. Isso o ofendia sobremaneira, levando-o a abrigar pensamentos suicidas, mas antes queria encontrar uma arma e matar muitos dentro da escola.
Isso tem um nome
- Os casos descritos acima são reais e revelam a agressão sofrida por crianças dentro da escola, colhidos e narrados por Cleo Fante como parte de uma pesquisa sobre a violência nas escolas, publicados em seu livro “Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz”. Esses e muitos outros casos de agressões e violências entre os alunos desde as séries iniciais até o ensino médio, demonstram uma realidade assustadora que muitos desconhecem, ou não percebem, trazendo à tona a discussão sobre o fenômeno bullying, o grande vilão de toda essa história. Mas o que é? Quais as causas? Como prevenir?
n O que é Bullying? O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Situações de BULLYING
n Colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar,
sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar ,intimidar ,perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar e quebrar pertences.
sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar ,intimidar ,perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar e quebrar pertences.
Como age o AGRESSOR
Na escola
• Faz brincadeira ou gozações, além de rir de modo desdenhoso e hostil;
• Coloca apelidos ou chama pelo nome e sobrenome dos colegas, de forma malsoante;
• Insulta, menospreza, ridiculariza, difama;
• Faz ameaças, dá ordens, domina e subjuga;
• Incomoda, intimida, empurra, picha, bate, dá socos, pontapés, beliscões, puxa os cabelos, envolve-se em discussões e desentendimentos;
• Pega materiais escolares, dinheiro, lanches e outros pertences dos outros colegas, sem consentimento.
• Coloca apelidos ou chama pelo nome e sobrenome dos colegas, de forma malsoante;
• Insulta, menospreza, ridiculariza, difama;
• Faz ameaças, dá ordens, domina e subjuga;
• Incomoda, intimida, empurra, picha, bate, dá socos, pontapés, beliscões, puxa os cabelos, envolve-se em discussões e desentendimentos;
• Pega materiais escolares, dinheiro, lanches e outros pertences dos outros colegas, sem consentimento.
Quais são as conseqüências possíveis para os alvos?
n Pode desencadear um quadro de neuroses, como a fobia social e, em casos mais graves, psicoses que, a depender da intensidade dos maus-tratos sofridos, tendem à depressão, ao suicídio e ao homicídio seguido ou não de suicídio.
E para os autores?
n Aqueles que praticam Bullying contra seus colega poderão levar para a vida adulta o mesmo comportamento anti-social, adotando atitudes agressivas no seio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho.
Estudos realizados em diversos países já sinalizam para a possibilidade de que autores de Bullying na época da escola venham a se envolver, mais tarde, em atos de delinqüência ou criminosos.
Estudos realizados em diversos países já sinalizam para a possibilidade de que autores de Bullying na época da escola venham a se envolver, mais tarde, em atos de delinqüência ou criminosos.
E quanto às testemunhas?
- As testemunhas também se vêem afetadas por esse ambiente de tensão, tornando-se inseguras e temerosas de que possam vir a se tornar as próximas vítimas.
BibliografiaIACOCCA, Liliana e Michele. O livro do adolescente. 1. ed. São Paulo, SP:editora ática,p.30,2002.
SILVA, Geane de Jesus, Bullying: quando a escola não é um paraíso, art. Jornal Mundo Jovem, março 2006
FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. rev. Campinas, SP: Verus editora, 2005.
Realização. Patrocínio. PROGRAMA DE REDUÇÃO DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO ENTRE ESTUDANTES. APRESENTAÇÃO. CONCEITUAÇÃO O que é Bullying? Onde ocorre Bullying? ...
www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm -
SILVA, Geane de Jesus, Bullying: quando a escola não é um paraíso, art. Jornal Mundo Jovem, março 2006
FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. rev. Campinas, SP: Verus editora, 2005.
Realização. Patrocínio. PROGRAMA DE REDUÇÃO DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO ENTRE ESTUDANTES. APRESENTAÇÃO. CONCEITUAÇÃO O que é Bullying? Onde ocorre Bullying? ...
www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm -
Nenhum comentário:
Postar um comentário