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terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Trabalhando valores

JUSTIFICATIVA: 

Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida?

Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e

sentimentos, que culminam nas atitudes.

Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos

valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se

essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo

no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos

alunos.

OBJETIVOS O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno, deverá: • compromissar-se com a filosofia de nossa escola; • propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana; • intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.

PROCEDIMENTOS • Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de

conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos

para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma

notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou

ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.

• Todos os docentes deverão ler, para suporte de seus enfoques, o Livro das virtudes para crianças de William Bennett. Editora Nova Fronteira. Ads by Google

 • Selecionar canções coerentes com as temáticas em voga. • Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês. • Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão. • Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões (ver sugestões). • Seguir o cronograma: Valores trabalhados no 1º semestre de 2000 Valores a trabalhar no 2º semestre de 2000 FEVEREIRO AGOSTO 2ª quinzena – amizade 1ª quinzena – verdade MARÇO 2ª quinzena – União

1ª quinzena – cooperação SETEMBRO

2ª quinzena – respeito

1ª quinzena – Liberdade ABRIL 2ª quinzena – Dedicação 1ª quinzena – responsabilidade OUTUBRO 2ª quinzena – carinho 1ª quinzena – Alegria MAIO 2ª quinzena – Partilha 1ª quinzena – amor NOVEMBRO 2ª quinzena – bondade 1ª quinzena – Solidariedade JUNHO 2ª quinzena – Paz

1ª quinzena – honestidade

2ª quinzena – justiça

Os valores acima mencionados não foram escolhidos por mero acaso, mas por meio da pesquisa realizada pela escola, a qual possibilitou um levantamento dos anseios dos pais em relação ao que gostariam que fosse trabalhado com seus filhos.

Bibliografia de apoio Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil. Coleção Sentimentos, de Janine Amos. Editora EKO.  Fábulas, Coleção Se Ligue em Você, de Luiz A. Gasparetto. São Paulo, Espaço, Vida & Consciência. O desafio do mar, de Vilmar Berna. São Paulo, Paulinas. Aprendendo a ser e a conviver, de Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro. São Paulo, FTD. PARA LER E REFLETIR... "O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão." Texto Reflexivo: Compromissar-se com a Educação é refletirmos a cada dia a filosofia de nosso

colégio: "Ensino Completo. Formação Integral". Estamos vivendo a "Era do

Conhecimento", momento em que nenhuma pessoa pode parar de estudar, de

reciclar-se. Contudo, o homem tem de saber filtrar as informações e o

conhecimento significativo para aplicá-los no dia-a-dia; tem de saber gerenciar

todo esse "saber" para não "stressar" e sentir-se útil e feliz na sociedade em

que vive. Quando dirigimo-nos ao "conhecimento" não nos referimos apenas ao

conhecimento formal mas, sim, ao conhecimento das experiências vividas, ao

conhecimento do ser humano, dos acontecimentos do mundo. Atualmente

surgem muitos cursos sobre o desenvolvimento pessoal e grupal, sobre como

conviver e relacionar-se melhor, como ser mais feliz!

Sabedoria consiste em equilíbrio pessoal, em inteligência de nossas posturas e

expressividades. Queremos preparar os nossos filhos para a vida. Para tanto,

perguntamos: "Bastaria o conteúdo formal da escola?" "Resolveria para a

transformação da sociedade, em que almejamos um mundo cada vez melhor,

indivíduos que possuíssem muito conhecimento, mas não soubessem expressá-

los?" "O que o mercado de trabalho exige hoje?" Exige iniciativa,

argumentação, ética, divisão com o outro...SIM, É PRECISO IR ALÉM! Nossos

alunos estarão atuando profissionalmente num amanhã muito breve. Ser um

profissional, qualquer um pode ser, porém, tornar-se um grande profissional e

uma grande pessoa é o desafio! A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela

precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há

como crescer no cognitivo se não houver arelação entre as pessoas, se não

houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida. E é na relação que osv alores tornam-se relevantes. Todo ser humano tem suas crenças e, com base nelas, seus pensamentos,

sentimentos eatitudes. Se refletirmos o comportamento dos adolescentes, por

exemplo, veremos que muitas de suas preocupações pautam-se no como o grupo

vai perceber ou receber essa ou aquela determinada atitude. Se o fato do

adolescente vestir uma blusa na cor verde limão implicar em não aprovação do

grupo, ele não a vestirá. Para que esse adolescente possa ter a utonomia, ou

seja, discernir o certo do errado, o que vai "pesar" serão os valores que ele

construiu até então.

Desde a Educação Infantil, os verdadeiros valores precisam ser abordados. Não

no sentido da imposição, mas no da construção! É do zero aos sete anos que a

personalidade das pessoas se estrutura. Nessa fase, a criança recebe toda uma

bagagem e depois ela já começa a interiorizar o que quer ou não quer para si. O

que o ser humano recebe de significativo nessa faixa etária ele levará para a

vida toda! Toda pessoa está em processo de constante aprendizagem, porém,

ela será um ser privilegiado e mais seguro se a bagagem de conhecimento for de

soma, ano a ano, em sua existência.

Trabalhar valores é algo que não é visível e imediato. Ninguém viu um átomo,

assim como ninguém viu a alma e, no entanto, asgrandes energias estão

presentes; às vezes nas menores partículas. Os valores se constroem no

convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, Educadores, precisamos,

além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa,

assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental

planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o

comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que

cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para

uma discussão. Isso é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um

de nós. Esse diferencial do Positivo na formação do cidadão é comprometimento

com o social. Temos de fazer valer cada gesto e palavra nossa, lembrando que

todos somos Educadores (o professor, o zelador, o pai, o amigo...).

Nesse sentido, uma vez que a escola existe para e pelo ALUNO, o diálogo

constante com a família é fundamental. A melhor herança que um pai pode

deixar para o filho é o"ser" não o"ter". Basta observarmos a realidade atual:

quantas empresas famosas, de alto porte, deixam de existir após a morte do

proprietário. Os filhos desentendem-se por não terem aprendido a administrar

 o negócio e nem tão pouco a lidar com o outro. Todos precisamos deam or . O sentimento é algo pessoal, interno; ninguém consegue nos dizer: "Goste dele(a)!", porém, temos querespeitar todas as pessoas. Temos que nos

transportar ao lugar do outro para entendê-lo e compreendê-lo melhor. Quando

estamos abertos para receber o outro, a vida é uma novidade vibrante! Nunca

podemos ter tanto orgulho de nossa força ao ponto de pensarmos não precisar

daquele que está ao nosso lado. Partilhar pensamentos, sentimentos,

conhecimentos e atitudes, esse é o nosso lema! Tanto nas reuniões com todos os

Pais da turma, como nos encontros individuais com as famílias, osv alores

precisam ser refletidos. A mãe que traz uma situação, como por exemplo: "

Estão chamando meu filho de gordinho", vem em busca de ajuda, necessita de

um retorno. Que tal aplicar para essa turma a "Dinâmica das Flores"? (veja link

abaixo).

Dinâmica das flores Além de dinâmicas, filmes ou contos, atividades cotidianas no caderno ou livro

didático poderão fortalecer o trabalho de valores. Como exemplo citamos uma

produção textual proposta na 1ª série, em que a professora deveria explorar o

tema "bilhete". Os alunos elaboraram seus bilhetes, dirigindo-se a seus pais que

tinham como tarefa respondê-los com a mesma dedicação. Nessa oportunidade,

estabeleceu-se mais uma vez uma relação de amor e diálogo entre pais e filhos.

Veja como isso aconteceu:

"Mamãe, você poderia fazer aquela deliciosa macarronada no domingo para mim. Estou com saudade... Um beijo Seu filho muito amado 18/04/00" "Filho querido, é com muita alegria que a mamãe irá prepara uma deliciosa

macarronada. Que tal para amanhã? Seu prato predileto será feito com

aquele molho especial!!!

Dois beijos Mamãe 19/04/00 A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Mais ineficiente seria se não partilhasse com a família dessa reflexão.

Acreditamos numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, na qual os

cidadãos atuem compromissados com o bem-estar de todos. Assim, inserimos o

trabalho de valores no "Programa Vida" , programa esse, que é cuidadosamente

planejado com atividades de palestras e encontros para oportunizar, além do

que é trabalhado e abordado no dia-a-dia, o alcance de nossos objetivos no

aspecto formativo. Alguns dos temas do "Programa Vida" deste ano letivo são:

Orientação Sexual, Dependência Química, Limites, Valores. No que se refere

aos"valores" , o educador, entendendo que o agente principal da escola é o

aluno, deverá: *compromissar-se com a filosofia de nosso colégio; *propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana e atividades relacionais; *intensificar o trabalho de "valores", consciente do papel social da escola, de

modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam cidadãos mais felizes e o

fortalecimento da autonomia dos homens.

Para que tenhamos a possibilidade de refletir sentimentos e comportamentos

humanos, de um modo mais profundo, mapeamos o cronograma que segue abaixo.

Os valores mencionados não foram escolhidos por mero acaso, mas por meio das

pesquisas realizadas pela escola, as quais possibilitaram um levantamento dos

anseios dos pais em relação ao que gostariam que fosse trabalhado com seus

filhos. Contudo, o cronograma é bastante flexível, pois construir cada "valor"

em nosso interior é um "ir e vir" constante de reflexões, é discutir notícias e

reportagens atuais, é falar sobre a vida, sobre a nossa vida!

2ª quinzena de fevereiro- AMIZADE 1ª quinzena de março- COOPERAÇÃO 2ª quinzena de março- RESPEITO

1ª quinzena de abril- RESPONSABILIDADE

2ª quinzena de abril- CARINHO

1ª quinzena de maio- AMOR

2ª quinzena de maio- BONDADE

1ª quinzena de junho- HONESTIDADE

2ª quinzena de junho- JUSTIÇA

1ª semana e última de julho- SOLIDARIEDADE

1ª quinzena de agosto- VERDADE

2ª quinzena de agosto- UNIÃO

1ª quinzena de setembro- LIBERDADE

2ª quinzena de setembro- DEDICAÇÃO

1ª quinzena de outubro- ALEGRIA

2ª quinzena de outubro- PARTILHA

1ª quinzena de novembro- COMPANHEIRISMO

2ª quinzena de novembro- PAZ

A discussão desses valores não se sustenta apenas nas ações dos homens com

os homens, mas nas ações dos homens também com o meio. No ano 2000, a PAZ

está sendo abordada em todos os meses, assim como a preservação do meio

ambiente. Em sintonia com o mundo, caminhamos em busca de dias melhores!

Algumas experiências vividas no 1º semestre/2000 Histórias – além das fontes bibliográficas citadas no "Projeto Valores", a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda, tem encantado professoras e alunos. Alguns contos e fábulas (de Esopo e La Fontaine) têm

Fitas de Vídeo –juntamente com as sugestões dadas no "Projeto Valores", vale citar entre outras trabalhadas: "Direitos do Coração", Paulinas Vídeoe "Smilingüido em Moda Amarela", Editora Luz e Vida, "Desenhos do Pokémon".  Dinâmicas de Grupo – obtêm-se bons resultados com: "Dinâmica das Flores", entre outras... (veja exemplos no link abaixo) Algumas dinâmicas Recreio com cores –a docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde,

vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.

Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as)

coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês

receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um

recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências

de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de

saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre

a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)

A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores Correio da Amizade –Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da

revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas

residências de cada um!

• Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado

de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as

turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-

se planejar um piquenique entre elas.

• Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado". Cantinhos –nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que

retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos

espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita

ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.) / "Galeria do

posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando

por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso". A professora

expõe as telas e discute-se.

 

 

Trabalhando valores - sugestões de atividades

  • Expor o projeto e explicar como será trabalhado durante o ano letivo, através da dinâmica do jogo das virtudes.
  • Montar a escada dos valores para cada turma envolvida.
  • Assistir a fita de vídeo Na era do gelo. Um filme que aborda muito bem a amizade, o companheirismo, a honestidade e a ajuda ao próximo.
  • Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
  • Atividades referentes ao temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações, etc.
  • Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não houve, quais os motivos.
  • Avaliação semanal do projeto pelos professores envolvidos, supervisão e orientação, tomando as medidas cabíveis para o sucesso do projeto.
  • Utilizar-se de música ambiente nas atividades.
  • Realizar dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e atitudes.
  • Confecção de murais sobre valores fixados pela escola.
  • Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
  • Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
  • Identificar, registrar e praticar outros valores, que adicionaremos às atividades e ao nosso dicionário.
  • Confeccionar Dicionário dos Valores – Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário.
  • Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.
  • Na escada dos valores, à medida que os objetivos forem alcançados pelos alunos, a turma que chegar primeiro no topo da escada, receberá como prêmio, uma tarde de cinema, pipoca e refrigerante.
  • Ao término, recomeçamos a escada dos valores novamente. (isto se o os degraus forem preenchidos até o final do ano letivo).
  • Paralelamente, acontecerá leitura semanal do livro Soprinho no Bosque Encantado, seguido de desenho da cena em questão, aonde a cada semana irão completando os quadros, à medida que o projeto se desenvolve.
  • Terminada a leitura do livro e os desenhos prontos, será reconstruída coletivamente a história, baseando-se nos desenhos realizados.
  • Cada aluno fará o seu comentário do: “como era antes” e “como é agora”.
  • Montar um livro por sala, escolhendo os melhores desenhos.
ATIVIDADES:

"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."


Valores a serem trabalhados:
AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO – RESPONSABILIDADE – DISCIPLINA – HONESTIDADE – PACIÊNCIA – DEDICAÇÃO – PARTILHA – COMPANHEIRISMO.

Histórias – a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. Alguns contos e fábulas de Esopo e La Fontaine.
“Fitas de Vídeo – “Na era do gelo”, “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo e “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “Desenhos do Pokémon”, ‘Doze é Demais”.

Dinâmicas de Grupo

Jogo das Virtudes

Baseado na atividade proposta por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.
Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução da vida.
Idade Sugerida: De 10 a 14 anos.
Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador).
1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.
2) Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.
3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. Veja abaixo as dez questões e respostas:
Recreio com cores
O professor deve preparar cartões coloridos de acordo com o número de alunos.
Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo."
A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores

Correio da Amizade
Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele;
A turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências de cada um!
Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula.
Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências.
Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.
Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".

Cantinhos
Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.)
"Galeria do posso, não posso"
Cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo.
Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles que elaboram, as regras.

Confeccionar dobraduras como: Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das demais salas de aula. É só aguardar o resultado!

A Árvore da Vida
Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião com Pais.
Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.



Dinâmica das flores

A professora chega na classe com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês!
Mas por que será?
Vamos, antes, conversar sobre a beleza que cada uma destas flores possui.
João, que beleza você vê na margarida?
E você, Gisele, fale-nos o que há de bonito na camélia..."
Após toda exploração, a docente distribui as flores no meio do círculo de crianças e fala: "As flores são como as pessoas.
Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa...mas todas são flores e possuem a sua beleza.
Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa...mas todas são pessoas e possuem a sua beleza."
Nesse momento a professora pode refletir alguns valores como: respeito, a amizade e compreensão e solicitar, então, que cada aluno escolha uma das flores para levar para casa como marco dessa reflexão.
Essa é uma das muitas vivências que se pode fazer com os pais numa reunião ou explicar para a mãe, citada no exemplo acima, que essa será a estratégia utilizada pela professora.

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