TÍTULO: Resgatando o imaginário infantil.
ORGANIZADORA: Susana Brandão Rocha da Silva
CLIENTELA: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais)
APRESENTAÇÃO:
Este projeto trabalhará com os alunos com a finalidade de explorar os livros e o seu valor didático para estimular a leitura, a escrita como também à expressão oral, estimulando a criança ou jovem a escutar e pensar o mundo com imaginação.
“ A IMPORTÂNCIA DA HORA DO CONTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES E O DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS VARIADAS PARA A DESCOBERTA DAS DIVERSAS HABILIDADES NA CRIANÇA.”
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
O Projeto Resgatando o imaginário infantil surgiu da necessidade de alternativas para solucionar problemas de leitura e escrita de nossos alunos.
A escola assume a responsabilidade de iniciar a criança no processo de alfabetização e de aperfeiçoar sua leitura, de modo a garantir-lhe o domínio da prática. Assim sendo, cabe à escola mais do que alfabetizar, possibilitar a seus alunos a convivência com a tradição literária: DELA SE ESPERA A FORMAÇÃO DO LEITOR, incentivando-o ao contato com os livros e a leitura e desenvolvendo o domínio e o gosto pela leitura desde os primeiros anos de "leitores".
Conhecendo a importância da leitura como forma de expressar sentimentos, valores e a cultura de um povo, resolvi vivenciar um projeto que possibilite explorar diferentes tipos de textos e gêneros como também a biografia de vários poetas e autores regionais e nacionais.
Este projeto tem por objetivo salientar a importância da “ Hora do Conto” para a formação dos futuros leitores, acreditando ser a “ contação de histórias” uma forma de incentivo para o desenvolvimento do gosto da leitura. Objetiva-se demonstrar a importância do conto, pois quem ouve histórias desenvolve capacidades como o entendimento e compreensão e, com certeza, tornar-se-á um leitor crítico
Justifica-se o presente projeto.
HISTÓRIAS INFANTIS
O objetivo das aulas do conto é fazer com que os alunos busquem o interesse pela leitura. No decorrer do ano letivo serão trabalhados leituras infantis, pinturas e desenhos a partir da faixa etária de cada ciclo, histórias relacionados a nossa realidade e também atividades proposto a partir da metodologia do professor como filmes, apresentações teatrais etc... Os espaços utilizados para as aulas serão na sala de aula, biblioteca e área verde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer diversas Histórias infantis;
- tornar a leitura através da hora do conto algo prazeroso ao aluno, ou seja, que é realizado por desejo e não por obrigação;
- voltar este trabalho do conto para a satisfação de necessidades mais amplas do ser humano( culturais, afetivas, estéticas, etc);
- desenvolver todas as habilidades na criança;
- expandir a partir da Hora do Conto as formas de interpretação dos textos contados para diferentes campos de linguagem e técnicas ( teatro, música, dança, desenho, montagem, colagem, pintura,etc);
. formar o leitor do futuro e aproximar os pequenos do incrível universo lúdico que os livros oferecem.
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
• Desenvolver habilidades sociais;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
• Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
• Criar atitudes desejáveis;
• Permitir a livre expressão. - Formulação dos Problemas:
• Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, etc.?
• Vocês sabem algum história?
• Vocês lêem jornais ou revistas? Quais?
Estimular a leitura e desenvolver o prazer de ler.
Perceber que os livros podem nos levar a lugares que jamais pensaríamos que poderíamos chegar um dia.
Contagiar os pais, parentes e amigos com o hábito da leitura.
Ajudar a cada aluno formar sua opinião sobre o mundo.
Explorar a biblioteca da escola e todos os nossos recursos pedagógicos.
Etapas previstas:
Visita a biblioteca para locar um livro.
Trabalhar o autor, ilustrador, editora etc.
Desenhos interpretativos
Atividades individuais como:
Leitura não convencional, noções de latelaridade, sequência numérica, jogo da memória, bingo, etc.
Confecção de um dicionário com as letras do alfabeto.
Apresentação de histórias no retroprojetor e projetor
Se possível trazer para escola alguns autores para participarem do encerramento, autografar livros e principalmente para que os alunos conheçam quem escreveu o livro.
- Tempo da Atividade: 36 horas (módulos de 3 horas)
-Material:
Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, brocal, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.
Para as apresentações das histórias: vídeo, aparelho de som, livros de literatura, C.D.,teatro, (apresentações feitas por turmas mais velhas, da própria escola).
Para a apresentação da teia de histórias: tapete, almofadões, aparelho de som com música suave, incenso, baú ou caixa grande de papelão enfeitada com brilho, estrelas, lua.
Para a avaliação: Papel, lápis, lápis de cor, giz de cera.
-Planejamento Apresentação:
1º Módulo:
Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam à turma.
Planejar oito histórias e a maneira de serem apresentadas:
* Branca de Neve e os Sete Anões – vídeo
* Dona Baratinha – Contada
* João e Maria – Leitura
* Os Três Porquinhos -C D
* Cinderela – vídeo
* A Bela e a Fera – teatro
* O Príncipe Sapo – contada
* Chapeuzinho Vermelho – teatro
(Cada história será apresentada em um dia, e o procedimento será o mesmo, em todas as apresentações)
Apresentar a história;
Fazer o reconto conjunto, interpretando a história;
Traçar o perfil dos personagens principais;
Copiar o nome da história no caderno ilustrando-a.
2 º ao 9º Módulo:
Apresentação e interpretação das histórias.
10º e 11º Módulos:
Preparar material de artes para a dramatização das histórias.
Serão duas oficinas de fantoches, máscaras, acessórios e objetos que caracterizam as histórias apresentadas.
Exemplo: maçã da Branca de Neve, máscara do Lobo Mau, chapéu de Bruxa, varinha mágica da Fada, espelho mágico da Madrasta, Sapatinho da Cinderela, Caixinha com moeda de Dona Baratinha, Coroa do Príncipe Sapo, Fantoches dos Três Porquinhos, capa do Chapeuzinho Vermelho, rosa encantada da Fera, saquinho com as pedrinhas de Joãozinho, coroa de Princesa.
-Temas Transversais
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
-Desenvolvimento:
As crianças participarão de atividades de Hora do Conto e a partir desta de diversas outras atividades. As crianças poderão ouvir, interpretar histórias e realizar atividades artísticas sobre o livro trabalhado. Desta forma, apresenta-se a leitura as crianças como algo prazeroso desvinculado da obrigação e das tarefas escolares.
A literatura infantil será apresentada como elemento essencial na Hora do Conto. Um livro, previamente escolhido de acordo com os interesses de leitura das crianças e em relação ao sexo, a faixa etária será contado. As técnicas para esta atividade serão variadas: história contada, contada com gravuras, com fantoches ou bonecos, dramatizada, no varal, no flanelógrafo, na TV pedagógica, no avental pedagógico, etc. A partir desta Hora do conto serão trabalhadas diversas outras atividades como teatro, música, dança, desenho, pintura, maquetes, colagem, montagem, etc. O objetivo é único: despertar o prazer pela leitura, para então sedimentar o gosto e forma o leitor.
Das oficinas: Usar material reciclado para confeccionar as fantasias e adereços. Os moldes já serão entregues devidamente riscados e cortados. Os alunos se dividirão em grupos de trabalho e orientados por professora e estagiárias, executarão as atividades estipuladas.
(Algumas peças já se encontravam à disposição da turma, adquiridas anteriormente, pela escola).
Das apresentações das histórias: Propiciar aos alunos um ambiente aconchegante e confortável para conhecer as histórias, observando o planejamento das atividades.
METODOLOGIA
Somente quando a leitura é desenvolvida com muito entusiasmo e com muita vontade é que ela pode então se tornar interessante e atrativa para os seus ouvintes. Mas é evidente que somente ouvir a história não é suficiente para entreter a criança, por isso junto com as histórias trabalharemos algum tipo de manifestação da arte. O intuito de unir o lado artístico das crianças com a literatura é o de desenvolver nas mesmas a criatividade e a inspiração mostrando a elas que literatura também é arte. O nosso projeto propõe descobrir como despertar o interesse das crianças pela leitura. Assim as atividades que serão desenvolvidas prevêem dois momentos:
- a definição da história e das atividades a serem desenvolvidas após o contar histórias;
- segundo o encontro com as crianças durante o qual vivenciam as atividades previstas. Propõe-se um momento de fantasia, prazer e criatividade quanto ao ouvir as histórias e ao produzir objetos plásticos e atividades artísticas dentro do contexto escolar e considerando o nível e o interesse das crianças.
Buscaremos apresentar os contos da maneira mais interessante possível, mudando a voz de acordo com as falas, diversificando a cada semana as atividades propostas. Desenvolveremos também atividades diferentes, com novas técnicas, novos modos de contar e sempre com muito ânimo e expectativa para com o resultado.
O trabalho será realizado da seguinte forma:
1º, escolhe-se a história que será trabalhada;
2º, a técnica que será utilizada na história;
3º estuda-se a história;
4º conta-se a história da maneira mais envolvente possível;
5º discute-se a história e propõe-se uma atividade sobre o livro contado( teatro, música, dança, maquetes, colagem, pintura, desenho, montagem, etc)
As técnicas usadas para contar história são diversas, sendo descritas a seguir:
1, SIMPLES NARRATIVA: é o tipo de história mais fascinante e apreciada, requer apenas a voz do narrador e sua expressão corporal, para o uso desta técnica são indicados os contos de fadas;
2, SIMPLES NARRATIVA COM GRAVURA: ampliam-se as ilustrações dos livros para que fique mais nítida a visualização dos desenhos podendo ser exposta nem varal . É utilizado em livros pequenos com ilustrações indispensáveis para a compreensão da história, auxilia a criança na observação de detalhes e na organização do pensamento;
3, SIMPLES NARRATIVA COM O AUXÍLIO DO LIVRO: conta-se a história utilizando o livro. Quando suas imagens são indispensáveis e a ilustração complementa o que está escrito no livro;
4, SIMPLES NARRATIVA COM INTERFERÊNCIA DO LEITOR: o narrador vai fazendo perguntas para o ouvinte e ele vai construindo o texto. Esta técnica conta com a participação ativa do ouvinte com voz ou com gestos, são utilizadas em histórias de repetição, músicas ou adivinhas;
5, SIMPLES NARRATIVA COM FLANELÓGRAFO: é recomendada para histórias onde os personagens saem e entram em cena diversas vezes;
6, MAQUETE: cria-se um cenário onde se passa a história, para poder visualizar melhor o ambiente referido. Esta técnica deve ser utilizada em histórias que não ocorrem muitas variações de espaço;
7, AVENTAL PEDAGÓGICO: um avental onde haja todos os personagens e eles possam se movimentar no cenário construído no avental. Usados em histórias curtas e com poucos personagens;
8, TV PEDAGÓGICA: reproduz-se uma televisão e nela vai se passando as imagens do livro já ampliadas;
9, SIMPLES NARRATIVA COM DESENHO: o narrador vai narrando a história e construindo um outro desenho. Esta técnica desperta curiosidade no ouvinte, é muito atraente e recomendada para histórias com poucos personagens e traços rápidos;
10, SIMPLES NARRATIVA COM FANTOCHES: utiliza-se bonecos de fantoches e conta-se em um palco apropriado.
E finalmente chega o momento do lúdico e de descontração onde se propõe uma atividade que esteja ligada ao livro e ao tema que ele aborda, estas atividades serão de produção artística . É enfatizada a inclusão de desenhos, colagem, montagem e pintura de acordo com as histórias, pois neles as crianças demonstram o seu ponto de vista, sua maneira de compreender e representar as histórias. Utilizando lápis de cor, canetas coloridas, papéis, tesouras e réguas, giz de cera, cartolina, tintas , massa de modelar, as crianças se divertem realizando as atividades e sem perceber aprendem e desenvolvem melhor sua coordenação motora.
Serão desenvolvidas também atividades ligadas a música, dança, teatro referentes as histórias contadas.
Outras sugestões:
HISTÓRIAS RIMADAS, BEM HUMORADAS, COM SUSPENSE, ENIGMAS, BOAS MENSAGENS...
3. CHAPÉU MAL E LOBINHO VERMELHO
4. O FANTASMA BUFÃO
5. O FANTASMA DA FAZENDA
6. O MACACO SUPIMPA
7. O RAPTO DA SAPENILDA
8. NILIN
9. QUEM VAI ATRÁS DEDOICE OU É DOIDO OU TÁ PRÁ SER
10. VOCÊ VAI AO CASAMENTO DO PATO?
11. O GOLPE DA RAPOSA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O PROFESSOR:
• Conversar –sobre a origem da galinha d’angola, sobre príncipes onde existem príncipes, sobre outras histórias que encontramos lobos...
• Desenhar/pintar/confeccionar –. Máscaras, dedoches, fantoches de vara, para recontar a história de diferentes maneiras.
• Dramatizar – com o auxílio de roupas do “faz-de-conta”: chapéus, bijuterias, gravatas, véus, perucas...
• Visitar – zoológico, procurar galinha d”angola, lobos, raposas..
HISTÓRIAS TEMÁTICAS:
1. LALÁ A LATINHA DE LIXO (MEIO AMBIENTE)
2. O CIRCO
3. TIM TIM POR TIM TIM (CIRCO)
5. SSSIIUU, MOVIMENTOS DO SOM E DO SILÊNCIO
6. PATA AQUI PATA ACOLÁ ( MANGUE, MEIO AMBIENTE)
7. GULODICE NOS TEMPOS DA PEDRA(PRÉ-HISTÓRIA)
8. LUPÉRCIO, O ELEFANTINHO GAGO (PROBLEMAS
FONOARTICULATÓRIOS)
VIDA DE PALITO É FOGO (MEIO AMBIENTE)
9. O SOM DOS BICHOS
10. NA TOCA DO SAPO (METAMORFOSE)
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
• Brincar_ de circo, sugerir que se dividam em subgrupos e criem um número para ser apresentado, pitar o rosto das crianças...
• Investigar – curiosidades sobre a pré-história, sobre os tipos de mangue..., sobre a metamorfose.
• Desenhar/pintar/confeccionar – utilizar técnicas diferentes de pinturas tais como: lixa e lápis cera, aguada com guache, pintura com cotonetes, desenho cego, mosaico. Preenchimento com tiras...
• Dramatizar – com o auxílio de tiras de tecidos ou papel, trabalhar os movimentos corporais, imitar os o som que os bichos emitem,
• Visitar-zoológicos, jardins onde possam encontrar os animais citados, profissionais que falem sobre características dos bichos.
• Paródias - criar paródias a partir das histórias, utilizando músicas infantis mais conhecidas.
• Criar – fantoches de vara, deixá-los em lugares diferentes, com mensagens a cerca do meio ambiente.
• Brincar_ em um espaço livre, brinca com as músicas/loas que encontramos nas histórias.
• Investigar – curiosidades sobre a pré-história, sobre os tipos de mangue.. sobre a metamorfose.
• Desenhar/pintar/confeccionar – utilizar técnicas diferentes de pinturas tais como: lixa e lápis cera, aguada com guache, pintura com cotonetes, desenho cego, mosaico. Preenchimento com tiras...
• Ginástica historiada- fazer uma roda com as crianças e ir lendo a história e movimentando o corpo de acordo com os fatos da história.
Avaliação:
Entendemos que a avaliação não tem um fim em si mesmo. Desta forma a avaliação serve para redirecionamento da prática pedagógica, tomada de decisões, e sondagem do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma os alunos serão avaliados pela professora a cada atividade.
Culminância:
• Momento cultural na área do culto
Com a apresentação dos alunos do infantil-I Tarde
Dramatizando a história: UMA FESTA NO CÉU
• E também um lugar feito para eles ler (com livros, tapetes, almofadas, mesas, desenhos para colorir, giz de cera... seria interessante também se neste cantinho tivesse alguém para tomar cuidar dos alunos auxiliando as professoras) e uma ciranda de livros para que os alunos possam comprar os livros e levar para casa (criando assim um hábito, como se fosse um brinquedo)
Para dar continuidade no projeto, semanalmente (a cada sexta-feira) um aluno levará para casa a MALA DE LEITURA onde terá instruções para leitura com a família e fazer uma ilustração do livro que leu e trazer de volta para escola na segunda-feira.
Observações:
Este Projeto foi realizado por mim, que acrescentei algumas sugestões de Rosangela Lima, minha supervisora pedagógica na escola que eu lecionava.
Este projeto poderá ser realizado por todas as séries.
Da teia de histórias: Desafiar os alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso do tapete, almofadas, música e incenso, preparar um ambiente propício e agradável.
Colocar no baú as fantasias e acessórias confeccionados e numeradas, afixando na tampa do mesmo, uma lista apenas com o número de peças nele contidas.(Ao colocar as peças , exibi-las novamente às crianças relembrando a quem pertencem, de que história foi retirada, seu uso na história, etc).
Quando todas as crianças estiverem acomodadas no tapete, a professora iniciará a história:
Era uma vez, num bosque rodeado de lindas montanhas, onde dezenas de pássaros cantavam nos galhos floridos das árvores e agitavam suas asinhas num vôo apressado na busca de frutinhas para alimentar seus filhotes a piar nos ninhos. Naquela tarde ensolarada e perfumada de primavera, debaixo de um ipê amarelo, bem ao lado de um límpido lago, encontrei...
Aí a professora toca uma das crianças e ela dirá um número, retirando do baú a peça correspondente, continuando a história com o que lhe remete na lembrança, o objeto vindo do baú.
A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem sorteado na história, continuará contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta deverá dar seqüência com outro objeto.
A história prossegue até todos os objetos e personagens forem usados ou até quando as crianças permanecerem interessadas.
-Avaliação:
Ao final de cada módulo, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que sentiram com as atividades, o que mais gostaram, ou como gostaria...
Concluímos que o estímulo é muito importante para a formação do gosto da criança pela leitura, aquelas que recebem o incentivo dos pais, professores e amigos são muito mais interessadas e têm uma melhor facilidade de aprendizagem, de comunicação e de entendimento.
CONCLUSÃO:
Sente-se que as pessoas precisam fazer nascer em si o desejo de ampliar nas crianças o gosto pela leitura no seu dia-a-dia contribuindo para formarmos também o cidadão, pois não podemos nunca esquecer que o destino na narração de contos é de ensinar a criança a viajar por mundos ainda não conhecidos e estimulantes.
Conclui-se, preliminarmente, que a junção da literatura infantil e “contação” contribui para a formação do leitor por prazer e não por obrigação.
Bibliografia:
BARRIE, J. M..Peter Pan e outras histórias. Rio de Janeiro, Gamma. Histórias da Carochinha. São Paulo, Ática,1987,p.23-
CUNHA, M.A. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 1983.
MAGNANI, M.R.M. Leitura, Literatura e Escola: Subsídios para uma Reflexão sobre a Formação do Gosto. Campinas, 1987- Dissertação de Mestrado em Educação.
PASSARINI, S. P. O Fio de Ariadne: um Caminho para Narração de Histórias. São Paulo: Antropofosófica, 2004.
ZILBERMAN,R. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global.1994. ( Teses: 1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário