Temperos e ervas podem ser cultivados em casa com facilidade, mesmo para quem não tem muito espaço. Os canteiros de ervas, além de fornecer condimentos a quem os cultiva, também perfumam o ambiente com seus aromas exóticos.
Em áreas pequenas, as ervas podem ser plantadas em canteiros de até mesmo 30 cm de largura, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade, de preferência adubado com húmus de minhoca. As regas devem ser feitas pela manhã ou no fim da tarde, evitando-se horários muito quentes e de sol muito forte.
O horário para a colheita das ervas deve ser nas primeiras horas da manhã, porque assim é preservado o frescor das plantas. Depois de colhidas, as ervas podem ser estocadas secas ou congeladas.
Várias são as espécies de boa adaptação em canteiros. As principais são o alecrim, o manjericão, a camomila, a capuchinha, a cebolinha, a erva cidreira, o hortelã, o orégano, o poejo, a salsinha e a sálvia.
Dicas de plantio e informações sobre algumas ervas:
* Coentro (Coriandum sativum) - Como condimento, é usado em frutos do mar. As sementes aromatizam marinados e vinagres e são usadas em licores. Semeia-se na primavera e colhe-se a partir de 60 dias após o plantio. As sementes são colhidas no fim do verão. Atinge 70cm a um metro de altura.
* Estragão (Artemísia dracunculus) - Como condimento, é usado em pepinos e cebolinhas em conservas, vinagres, aves e peixes frios e molhos. Cultivada em locais ensolarados e solos férteis e drenados. Multiplica-se por mudas de sementes ou pedaços de raiz. Alcança até 60 cm de altura.
* Louro (Laurus nobilis) - Como condimento, é usado no feijão, em peixes e carnes fritas e em marinadas ou molhos. As folhas secas têm sabor mais acentuado do que as frescas.
Fazendo um Jardim de Ervas para a Cozinha
Pense na idéia de plantar ervas de uso culinário o mais perto possível da cozinha, para poder tirar uma ou duas flhas mesmo no escuro ou na chuva. Um jardim como esse não precisa ser grande.
Meio metro basta para seis ervas muito usadas: manjericão, cebolinho, salsa, alecrim, tomilho e hortelã.
Se quiser fazer um jardim maior, acrescente à lista aneto, orégano, louro, gerânio, segurelha e estragão; as duas últimas pela cor e aroma.
Uma faixa estreita de terreno ao longo de uma parede é um excelente local para o jardim de ervas culinárias; o calor refletido torna mais intenso o sabor e o aroma das ervas que gostam de sol.
Para criar um jardim definitivo, e muito fácil de cuidar, examine a possibilidade de plantar ervas entre os degraus de uma escada, entre os aros da roda de uma velha carroça, ou até mesmo entre a moldura envidraçada de uma pequena janela velha.
Apóie a moldura de madeira com um ou dois tijolos sobrepostos e preencha cada espaço com a mistura de solo apropriada à erva a ser plantada ali.
Para salsa, cebolinha, hortelã, segurelha e aneto, utilize terra enriquecida, cheia de húmus, e para a maioria das outras ervas, terra fofa e arenosa.
A maioria das ervas culinárias, especialmente manjericão, cebolinho, aneto e sálvia, produzem folhas maiores e melhores quando aparadas.
Se aparar demais, cave em volta e ponha um pouco de adubo ou acrescente, na próxima vez que for regar, um pouco de farinha de peixe, para estimular o novo crescimento.
Colheita e Preservação
Durante os meses de verão, colha as ervas frescas de acordo com suas necessidades. Mas, para obter o máximo de um jardim de ervas e conservá-lo com bom aspecto, uma boa idéia é também colher algumas folhas, flores e sementes e armazená-las.
A melhor época para cortar as ervas para prevervação é quando as plantas começam a dar flores; nesta fase, a essência das folhas atingiu o auge.
Colha as folhas no meio da manhã, assim que o orvalho tenha se evaporado, e antes que chegue o calor do dia.
Pode as ervas anuais até a metade de seu tamanho, e as perenes até um terço. As ervas de crescimento lento, como o louro e o alecrim, demandam uma poda mais leve.
Corte os galhos com podeiras ou uma faca e arrume-os em camadas numa cesta. Colha somente a quantidade de folhas que for usar em seguida e nunca as deixe empilhadas.
Sementes como as do coentro, aneto, cominho, funcho e a alcaravia devem ser retiradas logo que se tornem escuras, e os talos comecem a murchar.
As raízes podem ser colhidas em qualquer época, mas a melhor estação é o outono. Desenterre um tufo de raiz, separando a quantidade de torrões de que vai precisar. Replante com cuidado os que sobrarem.
A secagem é a maneira consagrada pelo tempo de se preservarem ervas. Funciona bem para segurelha, hortelã, tomilho, manjerona, levistico, louro, alecrim, orégano e erva-cidreira.
A sálvia também se adequa à secagem, embora às vezes fique bolorenta.
O aneto, o cebolinho, a salsa, o cerefólio, o funcho e o louro perdem muito de seu sabor, sendo preferível congelá-los.
Uma maneira de secar ervas é amarrá-las em ramos e pendurá-las de cabeça para baixo em local quente, seco e bem arejado. Um sótão ou galpão é ideal, ou se desejar, você pode pô-las do lado de fora da casa, à sombra, e trazê-las para dentro à noite - a secagem à luz do sol destrói o sabor e a cor.
Para conservar os ramos livres de poeira, é aconselhável pô-los dentro de sacos de papel furados. Se costuma secar ervas no forno da cozinha, certifique-se de que a temperatura não ultrapasse os 65°C , caso contrário, todo o sabor será destruído.
Quando suficientemente secas, as ervas se desfazem se você as esmigalhar. Para chegar a esse estágio levam até duas semanas, dependendo do tipo de erva, da temperatura do ar e do processo de secagem. O próximo passo é retirar as folhas dos caules e sacudir as sementes.
Conserve-as em recipientes de louça ou de vidro fechados. Ponha etiquetas com o nome da erva e a data. Durante a primeira semana de estocagem, verifique se há sinais de condensação.
Se houver, retire as ervas do recipiente e seque-as durante um ou dois dias.
As ervas secas se conservam melhor em locais frescos e escuros, como despensas ou armários. Embora fiquem bonitas dentro de jarras de vidro expostas na cozinha, logo perdem a cor e o sabor. Ervas estocadas duram um ano ou mais.
A maioria das ervas conserva cores vivas e grande parte do sabor quando congeladas. Podem ser usadas em sopas, ensopados, guisados, molhos e tempero para saladas, mas ficam excessivamente moles para decorar pratos.
Lave as ervas e corte todas as partes sem cor. O aneto, o manjericão e o tomilho conservam melhor o sabor e as cores quando alvejados antes de congelar (Para alvejar o manjericão, ferva uma panela cheia de água, e com pinças, mergulhe de uma só vez alguns ramos de ervas na água. Após alguns segundos, retire-os, sacuda-os para eliminar o excesso de água e seque as ervas entre duas toalhas limpas.)
Ponha-as em sacos plásticos; vede, etiquete e date. Se for congelar somente as folhas, ponha-as bem abertas numa assadeira, congele-as e só depois coloque-as em sacos plásticos. Caso contrário, elas irão colar umas nas outras.
Outro método de congelamento consiste em moer as ervas, pô-las em fôrmas de gelo e enchê-las de água. Ou então, pique as ervas no liqüidificador ou processador de alimentos com um pouco de água e depois coloque o líquido nas fôrmas. Assim que as fôrmas de gelo estiverem congeladas, ponha as pedras de ervas em sacos plásticos etiquetados.
Ervas congeladas se conservam durante mais de seis meses. Se for usá-las em pratos quentes, não há necessidade de descongelar antes de usar.
Manjericão, alecrim, azedinha-da-horta e estragão podem ser conservados em óleo e guardados por até nove meses.
Utilize óleo vegetal ou azeite, ou ainda uma mistura dos dois.
Ponha uma camada de folhas lavadas e secas numa jarra de vidro e por cima uma camada de óleo.
Alterne as camadas, sendo a última de óleo. Mantenha na geladeira.
Ao usar as folhas, raspe o excesso de óleo, devolvendo-o à jarra.
Use seu óleo de ervas preferido em escabeches, refogados, churrascos ou molho de saladas.
ANOME
ORIGEM &
CARACTERÍSTICAS
USO
PROPRIEDADES
ABSINTO ---------------------VIDE LOSNA--------------------
Açafrão
São os pistilos de uma flor de cor violeta, originária do Oriente, cultivada na Espanha e no Paquistão.
O verdadeiro açafrão tem um preço elevado devido às dificuldades no cultivo. Especiaria de forte aroma, sabor amargo e coloração vermelho-alaranjada.
Utilizado no preparo de arroz, risotos, massas, carnes, sopas, cremes, crustáceos, carnes brancas, pães, doces e biscoitos. Indispensável na paella, no risoto milanês.
Deve ser dissolvido na água, em caldos, no azeite ou óleo quente antes de qualquer preparo.
Os estigmas da flor
do açafrão têm propriedades antiespasmódicas e sedativas. Como infusão, usa-se no tratamento da asma,coqueluche, histeria, cálculos dos rins, fígado e bexiga. No combate às hemorróidas é usado como cataplasma quente.
Açafrão da Terra
Também conhecido como falso açafrão, açafrão de raiz, gengibre dourado ou açafrão do amazonas, são nomes populares da cúrcuma, especiaria mais econômica utilizada como alternativa ao verdadeiro açafrão.
De coloração amarelo-dourado que tem um sabor ligeiramente amargo e perfume almiscarado, se obtém do risoma de uma planta tropical da família do gengibre.
Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita.
É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.
Aipo ou Salsão
Planta de caule grosso e fibroso, com grandes folhas verdes. Tem aroma e sabor bem fortes.
Dele são usados a raiz, o caule, as folhas e as sementes.
Use em pequenas quantidades pois seu óleo tem aroma muito forte que se mistura aos alimentos durante o cozimento. Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos.
Boa fonte de potássio, ajuda a equilibrar a pressão arterial e baixar o colesterol.
Favorece o funcionamento dos rins, alivia dores articulares principalmente em casos de gota.
Tem poucas calorias.
alcaparra Botão da flor de alcaparreira. tem um sabor picante e acre.
Guarda seu aroma e sabor mesmo depois do cozimento. Utilizada na forma de conserva em vinagre. Se mistura muito bem com a cebola e azeitonas,em molhos frios, carnes frias, peixes cozidos e saladas. Indispensável no molho tártaro e no steak tartare. digestivo e afrodisíaco.suas raízes possuem qualidades diuréticas, adstringentes e calmantes.
alecrim Erva aromática de sabor forte ligeiramente canforado. Deve ser adicionada inteira ou picada no final do cozimento, para evitar a evaporação de seus óleos aromáticos. Apresenta-se desidratada ou em pó.
Utilizada para perfumar carnes, aves e peixes grelhados,principalmente, de porco, carneiro, cabrito, cordeiro e de vitela. Também usada em sopas, molhos, legumes, arroz e saladas. Acrescenta um sabor delicioso à maionese. Diurético,antimicrobiano, cicatrizante,tônico, cardiotônico, anti-reumático,estimulante, digestivo,anti-espasmódico, anti-reumático. Combate dores musculares, ativa as funções do pâncreas e é anti-convulsivo.
alfavaca OU mANJERICÃO Erva da família do manjericão. Pode ser utilizada fresca e seca Suas folhas secas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos e ensopado de lagosta. Fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas, e carnes. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco. Analgésico, diurético (frutos) e antiespasmódico
alho Raiz, cujo bulbo se constitui de vários dentes, de sabor picante e aroma forte. É um dos condimentos mais utilizados na culinária mundial. Pode ser utilizado em grãos, em pó ou flocos.
Os dentes de alho, depois de descascados, são utilizados esmagados, picados ou fatiados. Podem ser usados crus, grelhados, assados ou fritos. Nunca utilize um alho queimado, pois ele incorpora ao prato um sabor ácido e desagradável. antibiótico, anticoagulante,
controlador de colesterol, anti-inflamatório, vermífugo, anti-séptico, diurético
e anti-térmico. Símbolo da saúde e fertilidade.
alho porró Planta da família da cebola e do alho, de
folhas verdes e o bulbo branco, coberto por uma película brilhante.
Maior que a cebolinha verde, tem sabor semelhante ao alho, porém mais suave. É utilizado em saladas, sopas, sopas, cremes, carnes e molhos. É indicado para quem faz regime por possuir poucas calorias.
ANETO
ou DILL
ou ENDRO
ou FUNCHO DOCE
Planta pouco conhecida,
de odor agradável e forte, fresco e picante.
O sabor é quente e seu uso é bastante variado. Na tradução do inglês, DILL é o nome dado às sementes do Aneto. Semelhante à erva-doce.
Usado na culinária, é indispensável no preparo carnes, peixes, camarões, moluscos, omelete, molhos, conservas de pepinos, pimentão, marinados, sopas, pães, massas, queijos, salada de batata, vegetais cozidos e no arroz, pastelaria e para tempero de hortaliças.
Usam-se as sementes inteiras ou moídas.As folhas frescas são usadas para temperar peixes,
carnes e frangos. Também usado para fazer licor.
Usa-se o bulbo para fazer saladas. É usada fresca na culinária para tempero de saladas, pizzas, sopas e gratinados. Em pó é usada no preparo de biscoitos, bolos, bolachas, pães, queijos, peixes, frutos do mar, molhos para saladas e frutas em calda.
ANIS OU ERVA DOCE OU ERVA DOCE DE CABEÇA Planta da família das Apiaceae, anteriormente chamadas Umbelliferae. Sua fruta, em forma de semente, consiste em dois pistilos unidos e tem um sabor aromático forte e um odor poderoso. Os caules se parecem com os do aipo na textura e são mais suave no sabor do que os frutos.
Sua fruta, em forma de semente, é usada na culinária, em confeitaria e em licor (como anisete, zammù, uzo) A semente de anis também é usada em alguns caris e pratos com frutos do mar.Todas as partes que ficam acima do solo de uma planta jovem de anis também são comidas como vegetal. A semente é eficiente contra mal hálito e como ajudante digestivo.
Destilando a fruta extrai-se um óleo volátil de anis, útil no tratamento de flatulência e cólicas infantis. Pode ser dada como Aqua Anisi, em doses de uma onça ou mais, ou como Spiritus Anisi, em doses de 5-20 gotas.
O constituinte primário do óleo (até 90%) é a anetol, Também contem methil cavicol, aldehido anísico, ácido anísico e terpene.
anis estrelado Especiaria que tem a forma de uma estrela, com 8 pontas.
Deve ser utilizada seca e em pouca quantidade, pois é tóxica. Usada na preparação de carnes de porco, pato, peixes, frutos do mar, pães, biscoitos, doces, geléias e gelatinas. Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas. Facilita a digestão e elimina gases intestinais.
ARTEMISIA
OU ESTRAGÃO
OU SÁLVIA
O folclore a descreve como erva dos cem gostos, mas é conhecida como sálvia.
Tem sabor marcante, parecido com o anis.
As folhinhas são muito parecidas com as de erva-doce.
Na culinária usar as folhas para carnes vermelhas, de porco, frangos, galinhas, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Para aromatizar vinagres, salsichas, queijos e pães.
Dá um toque especial a vinagres, picles, molhos, maionese e saladas.
Ótimo bem picadinho junto com manteiga derretida, para derramar sobre aspargos, vagem, beterraba, ervilha ou espinafre ou ainda para passar sobre bifes prontos.
Seu chá é bom para gengivas inflamadas, aftas, dores de garganta e problemas de mucosas, alivia diabetes e sintomas da menopausa.
Além de diminuir suor excessivo, restaurar a energia e ter poder tonificante sobre o fígado. Usado também para dores de ovário, icterícia, depressão, tremores, vertigens e até mesmo contra impotência sexual. Misturada com a margarina light, por exemplo, pode ser usada para preparar carnes, e é ainda anti-séptica, fungicida, contém estrógeno e ajuda a combater a diarréia.
Azeitona Espremidas fornecem o óleo de oliva, o mais sadio de todos os óleos comestíveis.
Entra na composição de muitos pratos e molhos e antepastos. Muito usada como complemento nas saladas e nos recheios. Em alguns casos, alivia a sensação de azia.
B
NOME ORIGEM &
CARACTERÍSTICAS
USO
PROPRIEDADES
BAUNILHA Planta que pertence à família das orquídeas, encontrada em fava e mais facilmente como essência. Muito aromática e de coloração marrom escuro. Utilizada para perfumar doces, bolos, cremes, mingaus, pudins, fios de ovos, marrom glacê, bebidas com leite e gemadas. Aromatiza medicamentos de gosto ruim, como xaropes e tinturas.
BICARBONATO DE AMÔNIA ou
sal de amoníaco
Fermento utilizado no preparo de pães, bolos e biscoitos, para dar crocância. Faz crescer a massa e por ser volátil, seu aroma desaparece no forno sem deixar sabor.
BICARBONATO DE SÓDIO Fermento em pó . As primeiras bebidas de soda foram produzidas pela adição de bicarbonato de sódio na limonada Utilizado no preparo de bolos e biscoitos. Usado para absorver umidade e odores. Usado como antiácido no tratamento da indigestão.
BOUQUET GARNI Bouquet de ervas aromáticas frescas ou secas amarradinho com barbante ou linha. Para ervas secas, faça um sachê com um pedaço de gase e amarre com um fio de algodão.
O que você junta e a quantidade, depende da receita e do volume que será preparado.
O bouquet garni clássico leva salsinha, louro e tomilho.
Outras combinações:
salsinha, louro e alecrim;
salsinha, louro e cebolinha verde; salsinha, louro, cebolinha verde e tomilho;
salsinha, louro, tomilho e aipo; salsinha, tomilho e majerona; salsinha, louro e orégano, salsão, louro, tomilho e alho porró;
salsão, louro, tomilho, alho-poró e alecrim; sálvia, louro, tomilho, alecrim, sálvia e dill.
Usado quando você quiser temperar, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet e remova no final da preparação.
C
NOME ORIGEM & CARACTERÍSTICAS USO PROPRIEDADES
CANELA
Dá um toque oriental e misterioso mesclada no tempero de carne de carneiro ou cabrito.
Usada para aromatizar doces, como arroz-doce e curau. É maravilhosa sobre banana cozida. Dizem ter propriedades afrodizíacas
Cebola
Um dos temperos mais utilizados na cozinha. No Brasil são cultivadas as brancas, mais suaves, e as roxas, mais fortes e picantes.
Indispensável nas saladas ou para dar consistência a certos molhos.
D
NOME ORIGEM & CARACTERÍSTICAS USO PROPRIEDADES
dendê
Da polpa e da amêndoa do fruto extraí-se o azeite de dendê.
Usado na composição da maioria dos pratos da culinária baiana
DILL -----------------VER ANETO----------------
E
NOME ORIGEM & CARACTERÍSTICAS USO PROPRIEDADES
ENDRO --------------------- VER ANETO ------------------
ERVA CIDREIRA
OU
MELISSA
Tem um ótimo aroma e sabor
utilizada como condimento alimentar, em sopas, aves, peixes, frutos do mar, saladas, e bebidas à base de frutas. Somente deve ser colocada no final do cozimento, pois perde o sabor quando cozida. Usam-se as folhas e flores que devem ser secas rapidamente e conservada em separado. Pode ser encontrada fresca, em pó ou desidratada. Também é conhecida como Melissa.
ERVA DOCE --------------------- VER ANIS --------------------
ERVA DOS VERMES
------------------------VER LOSNA-----------------------
ESTRAGÃO ------------------------VER ARTEMISIA----------------------
F
NOME ORIGEM & CARACTERÍSTICAS USO PROPRIEDADES
FUNCHO DOCE
----------------------VER ANETO -----------------
G
nome origem & características uso propriedades
gengibre
Presente na composição do curry.
Muito usado num tipo de cerveja e para aromatizar destilados.
Tempero básico do nosso quentão caipira.
Na cozinha acrescenta frescor e aroma a peixes, carnes e molhos.
GERGELIM
Sementes com sabor muito semelhante ao das amêndoas.
Usado na cozinha árabe, cru ou levemente tostado, com sabor mais forte, no tempero de saladas, queijos, ensopados de peixes, aves ou carnes. Dá um sabor especial quando acrescentado ao arroz integral já cozido.Bom nas massa de pães, pãezinhos, biscoitos, roscas, e em certos tipos de bolo. Ótimo polvilhado sobre peixe, galinha, ou macarrão, antes de ir ao forno. O gergelim dá um óleo com alto teor de gordura.
H
nome origem & características uso propriedades
HORTELÃ OU MENTA
Existe uma enorme variedade de sabores e de aromas de hortelã. As espécies mais conhecidas no Brasil são a hortelã-pimenta e a hortelã comum. Também é conhecida como menta.
Na culinária a hortelã é muito usada no preparo de molhos, para aromatizar pratos salgados, além de dar um sabor especial a bebidas e sobremesas.
A culinária árabe faz muito uso da hortelã. Por exemplo, no quibe, no tabule e pratos feitos à base de carne de cordeiro. Suas folhas frescas dão aroma especial a saladas, caldas e pratos feitos à base de carne e de peixe.
L
nome origem & características uso propriedades
LOSNA
OU
ABSINTO
OU
ERVA DOS VERMES
Planta herbácea, perene (cultivada muitas vezes como anual), que alcança de 1 a 1,20 m . de altura. Produz folhas recortadas, de coloração verde-acinzentada e flores amarelas, bem miúdas e reunidas em pequenos cachos. Em algumas regiões do Brasil a floração da planta é difícil, principalmente em locais muito quentes ou com sol intenso; por isso, para finalidades medicinais costuma-se utilizar mais as folhas do que as flores.
Popularmente, a losna também é conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes.
Na culinária, para dar sabor a vinhos, licores e aperitivos.
Na medicina em infusões ou como chá.
As propriedades aperitivas (estimulante do apetite), vermífugas e estomacais explicam o uso da planta no preparo do vermute e do licor de absinto. Em virtude da presença de uma substância tóxica - a tuinona - pode produzir efeitos altamente perigosos. Em doses elevadas, os chás e outros preparados a partir desta planta podem provocar tremores, convulsões, tonturas e até delírios. Quando utilizado na produção de licor obtido pela maceração do absinto em álcool tem efeito alucinógeno e não com finalidades medicinais.
LOURO
Árvore originária do Mediterrâneo. Varia entre 5 e 10 m podendo atingir até 20 m de altura. Suas folhas são vistosas e têm odor forte e paladar amargo. O seu fruto é do tipo baga e quando maduro tem cor negra. A madeira dessa árvore é de excelente qualidade.
Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais. Esse costume também foi herdado na Roma na época dos Césares. Por isso o termo laureado deriva justamente do gênero Laurus.
Na culinária,ideal no preparo de molhos, legumes, assados, caldos, ensopados, frutos do mar, em massas e conservas. amassando as folhas seu óleo essencial é liberado lentamente, tornando perfeito a cozimentos longos. Uma folha apenas pode dar vida ao feijão e algumas verduras. Indispensável na vinha d'alhos e no tempero de carnes. A folha deve ser retirada antes de se servir a refeição, pois é ruim de mastigar e torna o prato deselegante.
Possui propriedades medicinais para reumatismo, estômago, etc.
O chá das suas folhas é indicado em caso de problemas com a digestão.
Na ilha da Madeira, o óleo obtido da baga do loureiro endêmico, possui propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizado localmente como remédio caseiro para diversos males.
M
nome origem & características uso propriedades
mANJERICÃO OU alfavaca Erva da família do manjericão. Pode ser utilizada fresca e seca Suas folhas secas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos e ensopado de lagosta. Fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas, e carnes. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco. Analgésico, diurético (frutos) e antiespasmódico
MELISSA OU ERVA CIDREIRA
Da família da erva-cidreira. È também um tempero aromatizante. Em caldos e carnes dá certo e acrescenta um agradável sabor de limão aos pratos de peixes, saladas e frangos. Mas, é nas sobremesas, especialmente nas de frutas, e em sucos, que é utilizada. No preparo de chás que a água de melissa sempre se usou como calmante.
MENTA OU HORTELÃ
erva comestível apreciada por seu aroma refrescante. Bastante utilizada na cozinha. Planta aromática, de flores rosadas ou brancas, utilizada para aromatizar licores, caramelos, etc. Seu consumo produz uma sensação de frio na boca. Ótima para as vias respiratórias e o seu aroma é um estimulante do apetite.
MOLHO INGLÊS
OU
WORCESTERSHIRE
Tempero líquido de cor escura e sabor característico, feito de vinagre de malte, melaço, açúcar, cebola, alho, tamarindo, cravo, essência de anchova e extrato de carne.
Utilizado na culinária para temperar carnes, aves, sopas, molhos, caldos, caças, ensopados, recheios de sanduíches.
S
nome origem & características uso propriedades
Salsão ou Aipo
Planta de caule grosso e fibroso, com grandes folhas verdes. Tem aroma e sabor bem fortes.
Dele são usados a raiz, o caule, as folhas e as sementes.
Use em pequenas quantidades pois seu óleo tem aroma muito forte que se mistura aos alimentos durante o cozimento. Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos.
Boa fonte de potássio, ajuda a equilibrar a pressão arterial e baixar o colesterol.
Favorece o funcionamento dos rins, alivia dores articulares principalmente em casos de gota.
Tem poucas calorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário