PROJETO: CARNAVAL:
1-PROPOR A REALIZAÇÃO DE UM DESFILE DE CARNAVAL NA ESCOLA.
2-ESCOLHER UM NOME PARA CADA BLOCO.
3-CONVIDAR UMA CARNAVALESCA PARA FAZER UMA ENTREVISTA COM OS ALUNOS.
4- CONFECCIONAR AS MÁSCARAS.
5- SELECIONAR AS MÚSICAS PARA O DESFILE.
Peça de Teatro para o Carnaval
Tema: O Baile dos Animais
Autora: Andreza Melo Menezes
Personagens:
1 - Narrador
1 - Gato professor
Alunos fantasiados de animas (gato, coelho, elefante, rato, cavalo, urso e papagaio)
*Pode ser tambem apenas as mácaras.
Narrador: Hoje é dia de festa, e a bicharada não perde tempo, foi preparado um baile de carnaval, mas quem vai se destacar neste salão?
O primeiro a comparecer foi o cachorro.
Entra um aluno vestido de cachorro.
Narrador: O cachorro é um amigo leal, mas ele não veio sozinho, com ele no laço veio o carrapato.
Toca uma música bem animada e o aluno vestido de cachorro começa a se coçar e latir e sai;
(jogando bastante confete)
Narrador: Depois do cachorro quem chegou foi o coelho, todo faceiro e saltitante e com ele lá vem o elefante!
Toca uma música bem animada e entra dois alunos um vestido de coelho e o outro de elefante
(jogando bastante confete)
Narrador: A festa ta ficando animada, de lá vem vindo a bicharada, todos vindo com bastante alegria e cantando Roda Cutia:
Entra quatro crianças fantasiadas (pode ser de rato, cavalo, urso e papagaio) elas fazem uma roda e pulam cantando Roda Cutia.
Musica:
Roda Cutia, de Noite de Dia o galo cantou e a casa caiu...
Narrador: Bom agora acho que então podemos começar o nosso baile, pois os animais da rua já estão todos aqui...
Um barulho ao fundo de miados de gatos e entra a professora e o restante dos alunos todos vestidos de gatos...
Um clima de suspense....
Professora vestida de gato: Como que é essa história de vocês fazerem um baile de carnaval e não nos convidar? O que vocês pensam? Só porque estamos sempre em cima das casas não sabemos danças?
Vou mostrar junto com meus amigos uma coisa para vocês...
Uma música de fundo começa e os gatos começam a dançar...
Nós Gatos já Nascemos Pobres – Os saltimbancos
Depois do apresentação coloque outra música bem animada e os gatos chamam os outros animais e todos dançam juntos.
TEMA:
A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS
RESUMO
[...] primordial analisar os fatores que impedem a formação de sujeitos leitores para que se possa apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa a leitura. A leitura sempre teve e tem um papel social de grande interferência na sociedade, mas enquanto haver educadores com caráter dominador o processo educacional será sempre excludente. [...]
INTRODUÇÃO: Sabemos das dificuldades que as crianças têm em leitura, portanto, elaborei este projeto com o principal objetivo de Iniciei com Cecília Meireles e Ana Maria Machado. Chego à sala de aula com uma caixa de sapato decorada, onde as crianças precisam falar a palavra mágica que é o título do projeto e a partir daí desenvolvo de acordo com o poema, livro ou texto que vou trabalhar. Ao chegar na porta da sala as crianças ficam curiosas JUSTIFICA-SE O PRESENTE PROJETO
PROBLEMA DA PESQUISA
Hipóteses aguardado as novidades.
OBJETIVO GERAL: oportunizar o acesso aos livros paradidáticos de forma prazerosa, sempre levando uma breve biografia dos escritores
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Argumentar qual o papel social da leitura;
- Descrever qual o papel da leitura no contexto educacional;
- Verificar como a escola hoje trabalha com a formação de leitores;
- Identificar quais as práticas pedagógicas utilizadas para a aquisição da leitura e para a formação do leitor cidadão.
REFERENCIAL TEÓRICO
Importância de despertar a Leitura nas Séries Iniciais
Expansão livre para libertar
A importância da leitura no processo educacional
Expansão livre para libertar
A importância da leitura no processo educacional
METODOLOGIA
Delineamento da Pesquisa
Métodos e Técnicas Utilizadas
Metodologia de pesquisa bibliográfica
Delineamento da Pesquisa
Métodos e Técnicas Utilizadas
Metodologia de pesquisa bibliográfica
CRONOGRAMA
Projeto: AMADOS ANIMAIS
Tema: Os animais
Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil
Duração: 1 semestre -
Temas Transversais: Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Série: 2º ano
Professoras:
Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo.
A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram na roda de conversa.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
A leitura compartilhada estará voltada para animais e contará com diferentes textos, de autores variados e em gêneros diferenciados o que facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Objetivos:
Definir de diversos animais, suas principais características;
Diferenciar vertebrados e
invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Conceitos:
Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e Selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Procedimentos:
Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, paineis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Assistir a uma peça teatral;
Associar escrita de nomes ,letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Se possível, Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;
Atitudes:
Preocupar-se com a preservação da natureza;
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem os animais.
Conteúdos relacionados ao projeto:
Português (linguagem oral e escrita)
Nomes
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
As letras, o alfabeto
Formação de palavras , frase e pequenos textos
Números de letras e sílabas
Ordem alfabética
Interpretação de textos
Letras maiúsculas e minúsculas
Substantivo próprio e comum
Reescrita de textos e músicas
Rimas
Leitura
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça-palavras;
Produção de texto;
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Músicas;
Poesias;
Listagens;
Leituras diversas;
Fábulas, contos, histórias;
Adivinhações.
Ditado diagnóstico;
Matemática
Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;
Espessura e largura
Orientação espaço- tempo
Distância
Numerais associados a quantidade
Numerais(leitura e escrita)
Interpretação de gráficos ou tabelas
Adição
Subtração
Formas geométricas
Situações problemas
Ordem crescente, decrescente
Sucessor e antecessor
Maior e menor
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangran
Ciências Naturais e os temas transversais (natureza
e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
Moradia (habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Metamorfose
Grupos sociais
Atividades:
Jogos diversos;
Quebra - cabeça;
Calendários;
Sequência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Liga pontos;
Pinturas;
Dramatizações;
Mímicas;
Material didático/ recursos:
Livros didáticos e paradidáticos;
CDs/ som
Televisão/filmes
Sucatas
Papéis diversos
Folhas xerocadas
Tintas e pinceis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Paineis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Fichas, figuras
Eventos relacionados ao projeto:
Teatro: Peça da Dona Baratinha
Exposições
Maquetes
Álbum
Livros confeccionados na escola
Apresentações de :
Peças Teatrais
Dedoches
Fantoches
Contando histórias
Músicas
Fotos
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana
da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
PROJETO: LEITURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário