Educação Ambiental, Projetos
Sou um entusiasta. Acho que nosso trabalho educativo, seja dentro ou fora da escola, pode ser muito mais aproveitado, aprofundado, “capilarizado” (utilizando um neologismo da área) e solidificado através deles.
O bom desenvolvimento de atividades de educação ambiental depende, muitas vezes, da montagem de um bom projeto, que amarre todas as possibilidades e esclareça as caracteristicas do local e do trabalho a ser realizado.
Descrever seus objetivos e ações pode facilitar o envolvimento de mais pessoas, até mesmo a obtenção de apoios financeiros ou materiais.
Seja qual for a atividade, simples como a montagem de uma exposição, ou um projeto mais completo, um bom planejamento é o primeiro passo para seu sucesso.
Veja um pequeno resumo de como pode ser escrito o seu projeto, lembrando que outras opções podem entrar e se somar à esta idéia:
1. Apresentação (quem?)
Capa, título do projeto, coordenador do projeto, equipe técnica, local e data.
2. Introdução (o quê? Por quê?)
Discorrer, resumidamente, sobre o tema geral no qual o projeto está inserido.
Na introdução, a justificativa e a relevância do projeto podem ser apresentadas.
Na justificativa, você vai expor as razões teóricas e práticas que tornam importante a realização do trabalho – o que ele vai mudar, e porque ele é fundamental.
Pode-se dizer, aqui, qual o Público-alvo do projeto, ou seja, a quem ele se destina.
3. Objetivos (para quê? Para quem?)
Os objetivos indicam os resultados a serem alcançados pelo projeto.
São construídos com frases que começam com um verbo no infinitivo. São divididos em:
Objetivo geral – É o seu resultado a longo prazo, aonde você quer chegar através da execução do projeto. Em geral, estabelece-se apenas um.
Objetivo específico – São operacionais, correspondem ao que se pretende pôr em prática através do projeto. Definem as ações que, realizadas, farão o projeto alcançar o objetivo geral.
4. Desenvolvimento (como? Com quê?)
Como o projeto será realizado? Chama-se também de metodologia do seu projeto.
Considerando que você tem um ponto de partida (situação antes do projeto) e um ponto de chegada (situação após o projeto), esta etapa vai dizer como você vai chegar de um ponto a outro.
Entram aqui suas concepções teóricas, a escolha do conjunto de estratégias que você vai utilizar.
Desenvolver um curso é uma atividade, mas quais metodologias irão nortear a realização deste curso?
5. Cronograma de atividades (quando?)
Deve explicitar como os objetivos serão atingidos. Aqui vamos definir quais atividades – as tarefas – serão desenvolvidas para se alcançar os objetivos específicos descritos. O que se precisa fazer para que os resultados esperados aconteçam?
Sabendo o que se vai fazer, deve-se determinar quanto tempo cada atividade necessita para ser desenvolvida e quando ela será realizada.
O cronograma servirá também para a avaliação permanente do projeto.
A melhor maneira é fazer uma tabela das atividades x mês de realização:
Atividades Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5
Atividade I x
Atividade II x x
Atividade III x x
Avaliação final x
.
6. Recurso para a realização do projeto (com o que e quanto?)
Resumo financeiro ou dos recursos que requer. Entram os recursos humanos (pessoal) e os materiais (publicações, equipamentos, mesas, cadeiras, materiais de escritório…).
Quem vai te dizer o que precisa são as atividades as quais você se dispõe a realizar.
Muitras vezes, é necessário fazer um cronograma de desenbolso (ou cronograma financeiro): uma tabela como a das atividades, mas com os valores a serem gastos por períodos determinados.
7. Bibliografia (quais as fontes?)
Pode-se relacionar, ao final do projeto, os livros, artigos, documentos etc., que nortearam o trabalho.
8. Avaliação e Monitoramento (como acompanhar)
Não se trata de avaliar apenas o desempenho daqueles que se submetem ao processo (como os alunos, por exemplo), mas avaliar toda a equipe e o próprio plano elaborado e desenvolvido. Trata-se de avaliar o projeto não como um julgamento, mas para melhorar a prática e consertar possíveis erros.
Lembrando que a avaliação é um aspecto que deve estar presente em todos os momentos do processo, do planejamento à conclusão.
É imprescindível uma avaliação final ao término do projeto, medindo os resultados imediatos. Estes resultados fornecem instrumentos para futuros projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário