Modelo de Projeto Primavera
“Floreando com a Primavera”
sugestão de Atividades
sugestões:
-Fazer a sondagem junto com eles sobre flores que eles já conhecem, nomes. Flores que tem em casa. Flores que conhecem por vê-las no percusso de casa para escola.
Listagem de nomes de flores ( integrando a outras areas do conhecimento, atividades de base alfabética, dependendo da turminha)
-vivência de misturas de cores para pintar telas com flores, ( pesquisar grandes pintores da arte brasileira que tinha esse estilo etc).
- Plantio de girassol ( se a escola tiver espaço, melhor ainda. Explore-o)
Construir painéis com desenhos de flores diferentes que eles conhecem.
colagem, montagens, conhecer sementes que dão origens as flores, plantio na sala, demonstração, cuidado, fatores que influenciam no processo de desenvolvimento da planta.
Colagem com diferentes (tamanhos e cores) pétalas e folhas secas.
Atividades que trabalham a coordenação motora, privilegiando flores
Como lembrancinha para um dia: As crianças poderão levar uma tulipa de jujuba para casa.
Como fazer?
espeta-se jujubas em um palito de churrasco. Dá-se o acabamento com papel celofane recortado de forma que pareça uma tulipa. Fica lindo
ou então como lembrança para casa poderiam levar um vasinho de violeta para eles cuidarem em casa.
-Fazer a sondagem junto com eles sobre flores que eles já conhecem, nomes. Flores que tem em casa. Flores que conhecem por vê-las no percusso de casa para escola.
Listagem de nomes de flores ( integrando a outras areas do conhecimento, atividades de base alfabética, dependendo da turminha)
-vivência de misturas de cores para pintar telas com flores, ( pesquisar grandes pintores da arte brasileira que tinha esse estilo etc).
- Plantio de girassol ( se a escola tiver espaço, melhor ainda. Explore-o)
Construir painéis com desenhos de flores diferentes que eles conhecem.
colagem, montagens, conhecer sementes que dão origens as flores, plantio na sala, demonstração, cuidado, fatores que influenciam no processo de desenvolvimento da planta.
Colagem com diferentes (tamanhos e cores) pétalas e folhas secas.
Atividades que trabalham a coordenação motora, privilegiando flores
Como lembrancinha para um dia: As crianças poderão levar uma tulipa de jujuba para casa.
Como fazer?
espeta-se jujubas em um palito de churrasco. Dá-se o acabamento com papel celofane recortado de forma que pareça uma tulipa. Fica lindo
ou então como lembrança para casa poderiam levar um vasinho de violeta para eles cuidarem em casa.
Objetivos a serem compartilhados
1- Noção de estação do ano; (primavera, verão, outono e inverno) O que identifica cada estação do ano.
2- Conhecer e identificar a primavera como a estação das flores;
3- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
4- Valorizar as manifestações artísticas na escola por promover dramatizações de músicas e poemas;
5- Ampliar a linguagem oral; (leitura pelo professor, pelo aluno, reconto oral, história inventadas a partir de fantoches confeccionados pelo professor ou pelos alunos e/ ou outros recursos).
6- Atividades de base alfabética levando em consideração as fases de escrita da turma.
7- Desenvolver a criatividade e gosto pelas músicas da primavera e outras;
8- Desenvolver o raciocínio Lógico Matemático por proporcionar jogos, brincadeiras e atividades que sistematizem.
Eixos temáticos:
1. Linguagem Oral e escrita
2. Matemática
3. Movimento
4. Música
5. Artes Visuais
6. Natureza e Sociedade
Conteúdos:
1- Língua Portuguesa: Linguagem Oral: (leitura pelo professor, pelo aluno, reconto oral, história inventadas a partir de fantoches confeccionados pelo professor ou pelos alunos e/ ou outros recursos; dramatizações, cantos, declamação de poesias;) História: A primavera da largata, Ruth Rocha, dentre outras;
2- Linguagem escrita: Atividades de base alfabética levando em consideração as fases de escrita da turma. (Poemas, músicas, poesias, parlendas, canções História: A primavera da largata, Ruth Rocha, dentre outras)
3-Matemática: Numerais, noções matemática e raciocínio lógico, idéia de quantidade.4-Natureza e Sociedade: Textos informativos sobre a primavera, estações do ano, meio ambiente e preservação do meio, animais de jardim e outros;
5-Música e Movimento: Coordenação, movimento corporal, conhecendo a si mesmo e o próprio corpo no espaço, dramatização da música: Linda rosa juvenil e outras; audição e cântico das músicas sobre a primavera e outras;
6-Artes visuais: Criatividade, expressividade, coordenação motora;
Sugestões de atividades
1- Sondagem inicial sobre o que as crianças pensam sobre a primavera;
2- Introdução da temática sobre as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno);
3- Estudo com a turma sobre o que identifica cada estação;
4- Estudo com a temática sobre preservação e cuidados com o meio ambiente;
5- Leitura pelo professor de histórias relacionado à temática: audição ou reconto da história: A primavera da largata, Ruth Rocha, dentre outras;
6- Construção de lista com os alunos no mesmo campo semântico ou mesma unidade de sentido envolvendo o tema primavera;
7- Canto e dramatização da canção a Linda rosa juvenil;
8- Contagem de materiais envolvendo numerais e idéias de quantidades;
9- Trabalhando cores, texturas, colagens;
10- Confecção do copinho descartável decorado com grama;
11- Confecção da viseira da primavera, óculos, girassol com palito de churrasco;
Avaliação
Observação e registro pelo professor do interesse e desenvolvimento dos alunos frente às atividades propostas.
Anexos
A linda rosa juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei
batemos palmas para o rei, para o rei
“Leilão de jardim” de Cecília Meireles
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
As Borboletas
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então...
Oh, que escuridão!
Vinícius de Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário