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domingo, 27 de fevereiro de 2011

SUGESTÕES PROJETOS SOBRE A ÁGUA (MODELOS)

                                
Projeto: Água na Escola

Objetivo:
Preservar a água do planeta, aprendendo mais, como Voluntários da Água e ajudando a conscientizar a todos com os quais convivemos.

Disciplinas trabalhadas com o projeto:
Ciências, Português, Informática, Música.

Houve acompanhamento do consumo de água da Escola:

Ações desenvolvidas:
A ação maior foi de conscientização através de dramatização e webgincana da Mandala de. O professor de Música dividiu a turma em grupos e cada um criou um Rap, enfocando a questão da água.
O professor de Laboratório também fez atividades enfocando o projeto.

Já temos planejado com a professora de Informática um trabalho com gráfico do consumo de água da escola.

Diagnóstico atual do projeto:
O Projeto serviu para conscientizar realmente os alunos. Em várias situações eles questionaram sobre o uso inadequado da água assim como o descarte de plásticos, que contribui para a poluição dos rios e mares.

Projeto: Semeando a água –

Objetivo:
Conscientizarão do uso racional da água.

Disciplinas trabalhadas com o projeto:
Educação Artística.

Houve acompanhamento do consumo de água da Escola:


Houve redução do consumo da água na Escola:


Ações desenvolvidas:
Conscientização para que houvesse uma redução no consumo desnecessário.


Nosso Tesouro: Água

Objetivo:
Tendo em vista as últimas informações sobre o tema: “Água no Brasil” '', a relação do Homem x Água, sentimos a necessidade de incorporar ao dia a dia da escola: informações que tratem desse tema, auxiliando em mudanças de comportamento a partir da nossa comunidade escolar que serão agentes de proliferação desse tema em suas vidas, fora do contexto escolar. OBJETIVOS: - compreender a importância da água na sobrevivência humana; - conscientizar-se que a água é um bem finito; - incorporar atitudes permanentes para o uso consciente da água; - reconhecer as situações em que a água é prejudicial à saúde; - distinguir diferentes formas de prevenções de doenças; - identificar os direitos universais da água; - reconhecer a utilidade da água nas usinas hidrelétricas.

Turmas trabalhadas houve participação de outras séries além da 5ª série (6° ano).
4ª série e as 1ª; 2ª e 3ª séries.

Disciplinas trabalhadas com o projeto:
Português e Ciências

Houve acompanhamento do consumo de água da Escola:
Comentário:
Todo o dia teve a leitura do hidrômetro.

Houve redução do consumo da água na Escola:

Comentário:

Ações desenvolvidas:
O aluno expôs trabalhos no pátio; apresentações em sala de aula das revistas trabalhadas; confecções de cartazes e livros; assistiram vídeo; produção de textos e desenhos; Cantaram e recriaram com recorteis a música Planeta Água; montaram um sacal de poesias.

Quando houve o desperdício de água devido às hidras de o banheiro disparar, os pequeninos corriam para chamar o funcionário e os maiores sozinhos solucionavam o problema. (já foram consertadas).

Situação atual das ações:
Os alunos continuam vigilantes e colaborando as ações e com o nosso projeto.

Diagnóstico atual do projeto:
Idem acima



Projeto: Nosso Planeta, nossa vida Objetivo:

Continuar os trabalhos iniciados ampliando-os no 2º Semestre envolvendo a comunidade escolar.

Turmas trabalhadas houve participação de outras séries.
Disciplinas trabalhadas com o projeto:
Todas as disciplinas, com maior ênfase em Matemática e Ciências.

Houve acompanhamento do consumo de água da Escola:


Comentário:
Fizemos o acompanhamento de água na residência dos educando e armazenamos os dados em gráficos (com cartazes)

Houve redução do consumo da água na Escola:


Comentário:
Foi feito um trabalho para calcular a quantidade de água encontrada na massa física de cada aluno e dando continuidade de quantos litros de água o ser humano necessita para sobreviver e quantidade que estamos desperdiçando de água (a média)

Ações desenvolvidas:
Desenhos representando o ciclo da água Desenho representando os estados físicos da água Cálculos da quantidade de água encontrada na massa física de cada aluno Apresentação dos trabalhos na sala de aula e murais da escola Apresentação e exposição dos trabalhos na feira de ciências em nossa escola (está sendo preparada)


Este projeto seguirá por todo ano letivo. Estamos colocando quadros com cartazes informativos pelos corredores da escola

Situação atual das ações:
Fizemos à feira de Ciências e foi um sucesso. Envolvemos alunos, funcionários, professores e toda a comunidade. Agora estamos finalizando os trabalhos para fazermos o encerramento do projeto neste ano letivo na última semana de novembro. Conseguimos apoio de uma artista plástica e de um organizador de grandes eventos para nos ajudar. Os ensaios já iniciaram, pois queremos encerrar este momento com “chave de ouro" e retomarmos o próximo ano com força.

Diagnóstico atual do projeto:
O trabalho está correspondendo a nossos objetivos propostos.

Projeto: Economize Brincando! - EMEF Paulo Duarte/ SP

Objetivo:
Criar jogos educativos e interativos com o temático Uso Racional da Água. Para tal foram trabalhadas as seguintes expectativas de aprendizagem: Reconhecimento da importância da água para a manutenção da vida no planeta; Reconhecimento de forma comparativa das distribuições das águas naturais no planeta, identificando a parcela disponível para consumo humano; Reconhecimento da origem, trajetos e transformações da água que consumimos no dia-a-dia; Reconhecimento da presença da água em seus diferentes estados físicos no planeta, nomeando e descrevendo processos de mudanças de estado em situações do cotidiano; compreensão de que a água é um bem natural finito que deve ser preservado e bem utilizado; Conhecimento das principais etapas de tratamento da água; Localização em mapas edita e edite da cidade, compreendendo seu funcionamento e reconhecendo seu papel na saúde da população e na qualidade ambiental; Identificação de situações de desperdício de água no uso doméstico ou na escola, buscando meios pra minimizá-los; Reconhecimento de doenças infecciosas e contagiosas veiculadas pela água e propostas de formas de evitá-las.

Turmas trabalhadas houve participação de outras séries com as expectativas de aprendizagem e a montagem de uma sala para Mostra Cultural com os jogos educativos. O restante da escola se apropriou e participou do trabalho durante a exposição.

Disciplinas trabalhadas com o projeto:
O projeto foi trabalhado nas aulas de Ciências entre os meses de Março a Novembro e nas aulas de Língua Portuguesa nos meses de setembro a novembro. Porém as atividades realizadas envolveram várias disciplinas, como por exemplo, a análise da conta de água (Matemática), o estudo de mapas (Geografia), a confecção de ilustrações (Artes) entre outras.

Houve redução do consumo da água na Escola:


Ações desenvolvidas:
As revistinhas foram entregues, após sensibilização e explicação sobre o projeto, entre os meses de março e outubro. Toda revistinha entregue foi lida coletivamente, com os alunos interpretando os personagens (momento sempre muito aguardado). Após a leitura de cada revistinha foi realizada uma síntese coletiva, de onde retirávamos as informações mais importantes e registrávamos no caderno sob a forma de tópicos. De acordo com o interesse e necessidades foram sendo desenvolvidas as seguintes ações: 1. Cálculo da quantidade de água que cada um tem no corpo, com confecção de mini-cartaz ilustrativo. 2. Cartaz dos três estados físicos da água com ilustrações, colagens e legenda explicativa. 3. Análise de gráficos e mapas mostrando a distribuição da água no planeta, em cada continente e também no Brasil (necessidade X disponibilidade). 4. Análise de esquema das mudanças dos estados físicos da água. 5. Apresentação da música "Planeta Água" de Guilherme Arantes e da poesia "A chuva" de Arnaldo Antunes (com realização de exercícios). 6. Confecção de cartazes com desenhos sobre o ciclo da água no seu dia-a-dia com legenda explicativa. 7. Confecção de tabela sobre doenças transmitidas através da água (doença/modo de transmissão/ organismo causador/ sintomas/ prevenção). 8. Análise da conta de água da casa de cada aluno com montagem de uma planilha coletiva (gasto total mensal em m3/gasto total mensal em litros/ gasto médio por dia/gasto médio por número de pessoas na casa/ medida a ser adotada pela família) nove. Apresentação do vídeo ETA/ETE enviado pela SABESP. 10. Estudo do Almanaque da Água, enviado pela Sabesp, com ênfase nos gráficos, mapas e ilustrações, inclusive localizando o sistema de tratamento mais próximo da nossa escola. 11. Confecção de cartaz com ilustração e legenda explicativa - ETA. 12. Confecção de bilhete ao amigo/parente "Gastão", explicando o porquê devemos economizar e como. 13. Leitura realizada pela professora e compartilhada pelos alunos do livro “Aventuras de uma gota d água (Samuel Murgel Branco) com posterior realização de mini-cartaz ilustrativo”. 14. Construção coletiva do jogo "Percurso da Economia", onde as 44 casas eram do tamanho de uma folha sul fite e os peões os próprios alunos - atitudes de uso racional constituíram as casas Avancem, atitudes de desperdício constituíram as casas Volte e atitudes de reflexão constituíram as casas Fique Uma Rodada Sem Jogar. 15. Construção coletiva do Jogo "Mico do Gotão", onde cartas tamanhas gigante confeccionadas em papel cartão levavam os alunos a associar figuras e frases com a temática do uso racional da água. 16. Construção coletiva do "Jogo da Memória Gigante" - foram utilizadas caixas vazias de leite encapadas e ilustradas com frases/figuras onde os alunos tinham que associá-las e encontrar o par. 17. Construção coletiva de "Boliche: Derrube essa Ideia" - caixas de leite encapadas e ilustradas com figuras que mostravam o desperdício de água viraram os pinos do jogo. 18. Construção coletiva de "Frases Enigmáticas", onde os alunos decifravam palavras e trechos de músicas com a temática água através de um código feito com símbolos.

A sala onde nosso trabalho ficou recebeu o título de Economize Brincando. Foram expostos todos os cartazes confeccionados e pré-selecionados ao longo do ano, a Declaração Universal dos Direitos da Água, bem como todos os jogos descritos acima. As revistinhas também tiveram um lugar de destaque na nossa exposição. Fizemos também a distribuição de panfletos fornecidos pela Sabesp. Durante o evento houve uma grande participação dos alunos e também da comunidade, que demonstraram bastante interesse e envolvimento com a temática.


Diagnóstico atual do projeto:
Eu e a minha parceira, professora Solange Domingues, ficamos muito satisfeitas com a realização do projeto. A avaliação por parte dos alunos e da comunidade escolar também foi muito satisfatória. Gostaríamos de poder dar continuidade a esse trabalho no ano de 2010. Contamos com a parceria do pessoal Água e Cidade. Projeto: Água: O Recurso Mais Precioso do Planeta Objetivo:
Diante de tantos acontecimentos ambientais não desejáveis se faz necessário que inicie o quanto antes as nossas ações para que o futuro promissor sustentável inicie hoje. Com isso, a presença da Educação Ambiental nas salas de aula é de extrema importância desde as séries iniciais até a plena formação do cidadão ambientalmente responsável e consciente, ajudando a desenvolver a análise crítica com relação ao consumo e ao desperdício da água. Ao conhecer a região onde a nossa escola está inserida, nos sentimos na obrigação de repassar para as novas gerações, todos os nossos conhecimentos acerca da importância e formas de conservação do precioso material da vida, a ÁGUA. Todas as nossas crianças independentes da classe social sofrem com o grande problema que assola a nossa região há muito tempo, visto que junto a essa negativa, vários agravantes podem ser vistos: não existe campanha permanente sobre a conservação da água em nossa cidade, e as poucas desenvolvidas não fazem com que o aluno pratique o que aprendeu. Nossa cidade ainda sofre com o escasso abastecimento, pois dependemos de uma barragem da cidade vizinha. Na grande maioria das casas não existe controle ou acompanhamento da quantidade de gasto de água mensal por pessoa. Ao se deparar com tantos problemas envolvendo a água, o Programa Água na Escola se tornou para nós um verdadeiro guia, onde com este pontapé inicial com certeza conseguiremos alcançar os nossos objetivos.

Turmas trabalhadas houve participação de outras séries.

Disciplinas trabalhadas com o projeto:
Matemática, Língua Portuguesa, História, Arte, Geografia e Ciências.

Houve acompanhamento do consumo de água da Escola:
Conseguimos fazer o acompanhamento a partir da contagem do tempo que as turmas levavam para lavar as mãos para o lanche e acompanhamento também através das contas de água emitidas pela CORSAN

Houve redução do consumo da água na Escola, Pois as turmas passaram a ler muito mais os cartazes de campanhas feitas pelas turmas participantes. Os mesmos foram colocados em pontos estratégicos da escola, como: banheiros, bebedouro e pia.

Ações desenvolvidas:
Ações já realizadas: Sensibilização em toda a escola, com campanhas sobre o consumo consciente da água através de cartazes feitos pelos próprios alunos; Criação de um informativo mensal para toda a comunidade, contendo informações sobre a água e todas as atividades desenvolvidas pela escola; Substituição das descargas embutidas pelos registros em todos os banheiros; Sensibilização de todos os funcionários da escola para acompanhar o aluno na hora de lavar as mãos para orientá-lo no gasto da água; Retirada das pias dos banheiros infantis e colocação de apenas uma na área aberta da escola, para que os funcionários monitorem o gasto dos alunos; Campanha “Traga sua garrafinha”, foi diminuído consideravelmente o gasto de água da escola, pois os alunos quando a trazem de sua própria casa percebem o valor da mesma. Com isso pudemos incentivar o cuidado com as epidemias de gripe e meningite que alguns meses atrás surgiram na nossa região; Recebimento de visitas dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde), com teatro de fantoches para esclarecimentos sobre água contaminada, dengue e outros assuntos acerca do tema trabalhado no projeto; Visita dos alunos a um rio poluído próximo a escola, para análise crítica e observação; Acompanhamento do gasto mensal de água na escola através da conta emitida pela COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento).

As escolas participantes poderiam ser contempladas com certificados para serem expostos junto aos seus prêmios, quadros e coisas do gênero. O certificado poderia se até mesmo um line e nós nos responsabilizaríamos em fazer a impressão.

Situação atual das ações:
As ações continuam sendo feitas em nossa escola, os alunos já "internalizaram" essa dinâmica em sua vivência escolar.

Diagnóstico atual do projeto:
O projeto fez com que nos reanimássemos com relação a projetos voltados para ações ambientais, visto que no nosso currículo não existe essa disciplina e muitas vezes os materiais didáticos utilizados pouco abordam as metodologias e práticas que poderiam ser vivenciadas na escola no aspecto ambiental.

A ÁGUA DO MUNDO
De Leo Jaime.
Vou correndo, como se isso me fizesse escapar dos pingos da chuva que se inicia. Menos tempo na chuva, pode ser ilusório, mas tenho a impressão de que ficarei menos molhado, de que chegarei menos ensopado. Com o canto do olho observo o senhor que com a mangueira termina de limpar a calçada, mesmo sabendo que a chuva há de modificar todo o cenário nos próximos instantes. Ou vai trazer de volta toda a sujeira que ele está tirando ou vai lavar outra vez o que ele acabou de lavar.

A água que cai do céu cai purinha, purinha, é o que penso enquanto corro dela. A água que cai do céu. Lembro-me do livro da Camille Paglia em que ela afirmava, ou pelo menos foi o que me recordo de ter dali subtraído, que o homem havia optado por viver em grupo por temor aos fenômenos naturais: chuvas, clima, terremotos etc. Foi preciso se unir contra as forças da natureza. As forças amorais na natureza. Quando passa um furacão levando tudo, bons ou os maus, estão todos ameaçados. Quando chove muito e tudo começa a inundar, anjos e demônios poderão estar em breve, igualmente submersos. Quando a água falta, senhores e escravos morrem da mesma sede. Há forças mais poderosas que a maldade humana.

Os destinos turísticos são, em sua maioria, lugares interessantes por causa da água. Praias, lagos, rios, cachoeiras: somos naturalmente atraídos pela água. A simples vista para o mar ou rio já torna um ambiente mais interessante. Parece óbvio o que digo, mas se levarmos em conta que grande parte do planeta é tomado por água isso passa a ser, sim, digno de nota: vivemos em meio a tanta água e ainda somos tão fascinados por ela! Nosso organismo é também, em sua maior porção, água. Somos água, viemos da água, para a água voltaremos e, enquanto tivermos como aproveitar a vida, quer fazê-lo perto de alguma fonte de água límpida, na beira de um rio ou mar. Navegando, que seja. Queremos água.

Vivemos, porém, sob o alerta de que a água pode acabar. É preciso economizar. Parece absurdo, pois a água é absolutamente indestrutível! Se você toca fogo ela vira fumaça e depois volta  a ser água, se congela ela derrete e volta a ser água, seja lá o que se faça com ela, à água volta a ser água depois de um tempo, pura e cristalina. E na mesma quantidade! Pois é. Mas pode voltar salgada. Sabe lá o que é morrer de sede em frente ao mar? O prejuízo maior que a água pode sofrer é a poluição. Uma vez poluída a água pode demorar muitos anos para voltar ao seu estado natural, potável, como os pingos da chuva lá do início.

Volto ao início e ao senhor que tentava varrer uma folha de árvore, pequenina, da porta de seu prédio, segundos antes da chuva começar. Quantos litros de água pura ele desperdiçava naquela tarefa imbecil? Não seria mais fácil varrer a folhinha ou pegá-la com a mão? Aquela água correria para o bueiro e se juntaria ao esgoto cheio de substâncias químicas e de lá iria parar sabe-se lá onde, mas, poluída, demoraria um tempo enorme para voltar para o reservatório Deágua da cidade. Este tempo é que pode ser o suficiente para uma cidade entrar em caos por não ter o que beber. A água não vai "acabar" nunca, mas talvez, um dia,  não possamos usufruir dela onde e como gostaríamos. Talvez as grandes desgraças naturais não nos metam tanto medo porque o que nos vai derrotar mesmo sejam as folhinhas nas calçadas. Aguadas de estupidez.

Atividade para o dia do meio ambiente


• Propor aos alunos a elaboração de cartazes, alertando a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a colaboração para um ambiente mais saudável.
JOGUE O LIXO NO LIXO!
RESPEITE OS ANIMAIS!

A arte da reciclagem: Promova a reciclagem de papéis:
Materiais:
- 1 litro de água
- 20 gramas de quaisquer tipos de papel ou quatro folhas de sul fitem
- 2 gramas de pó de gelatina
- 1 grama de anilina (caso você queira papel colorido)
- liquidificador
- 1 bacia grande
- 1 peneira de qualquer formato

Como fazer:
1. Na véspera, rasgue o papel em pedacinhos e deixe de molho por 24 horas. Bata a mistura de papel e água no liquidificador, acrescentando a gelatina e, se for o caso, a anilina.
2. Passe a massa para uma bacia com 5 litros de água e agite levemente.
3. Introduza a peneira na bacia e, fazendo um movimento vertical, deixe escorrer toda a água.
4. Coloque a peneira sobre uma pilha de jornais, ou sobre um pano absorvente, sugando o excesso de água com uma esponja.
5. Retire o papel da peneira e deixe secar ao sol.
6. Depois que estiver completamente seco, o papel reciclado estará pronto para ser uso.

Como surgiu o dia do meio ambiente?
Entre os dias 5 e 12 de junho de 1972, foi realizada em Estocolmo, a capital da Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A partir dessa data, o dia 5 de junho foi declarado Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os participantes da conferência assinaram documentos que deveriam obrigar os governos de todos os países a tomar medidas para impedir a poluição do solo, das águas e do ar. Eles também queriam que as pessoas tomassem consciência da necessidade de proteger o meio ambiente.
A conferência de 1992 foi realizada na cidade do Rio Janeiro e a de 2002 foram realizadas na África do Sul.





SUGESTÃO: Cante a música com os alunos e aproveite para questioná-los sobre as perguntas feitas nela.
CANTE: Herdeiros do futuro

A vida é uma grande
Amiga da gente
Dá-nos tudo de graça
Para viver
Sol e céu,
Luz e ar, rios e fontes.
Terra e mar.
Somos os herdeiros do futuro
E para esse futuro
Ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país.
Será que no futuro
Haverá flores? Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris terão cores
E os passarinhos
Vão poder voar?
Será que a terra
Vai seguir nos dando fruto, a folha,
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando um jeito bom
De a gente ser feliz?
Vamos ter de cuidar
Bem desse país.
Toquinho e Elias Andreato. Canção dos direitos da criança, Movieplay do Brasil.

PROJETO SAÚDE E VIDA

INTRODUÇÃO
Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo.
Quando o aluno percebe que este hábito o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc.
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
Espera-se incentivar o trabalho coletivo e a cooperação entre os próprios alunos, estes e o professor, entre a escola e a comunidade e também sensibilizar e mostrar a todos os setores da sociedade a necessidade de se posicionar pela preservação da natureza e de defender a importância desta na qualidade de vida.


 APRESENTAÇÃO
O presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano de 2019, buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de higiene.


3-JUSTIFICATIVA
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O Projeto "Sem saúde não vida", é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e
Sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de
Cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.
As experiências mostram que transmitir informações a respeito do
Funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.
OBJETIVO GERAL
Promover o consumo de alimentos saudáveis, manterem hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Conscientizar alunos de séries iniciais do Ensino de Fundamental quanto à importância do papel do ser humano dentro do ambiente em que vive, envolvendo assuntos que estejam relacionados com cultivo de espécies medicinais e articulas, as quais são utilizadas como matéria-prima vegetal para produção de medicamentos fototerápicos, inserindo desta forma, a Educação Ambiental e de Saúde na rotina escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
Higiene;
Identificar doenças causadas por falta de higiene;
Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e
Cabelos;
Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
Conscientização dos órgãos dos sentidos e suas utilidades para a vida diária; *Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
Adquirir conhecimentos das Ciências Naturais, sobre as plantas, vegetais, vacinas, doenças, a importância da água, da chuva e do sol para os seres vivos;
Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e utilizando gráficos
Identificar a moeda brasileira, conhecendo o sistema monetário;
Identificar as cores;
Desenvolver psicomotricidade;
Desenvolver a criatividade;
Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
Memorizar e aprender através do lúdico;
Desenvolver a expressão artística;


DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA


 Metodologia


Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os
Alunos.
São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.
Serão abordados conceitos básicos de Saúde Pública e de reciclagem e reutilização de materiais de difícil decomposição no ambiente, bem como de com postagem material orgânico.Os conceitos a serem desenvolvidos deverão respeitar o nível de entendimento intelectual dos expectadores, inserindo os assuntos de forma explícita através de palestras, cartilhas, estudos dirigidos, técnicas teatrais, montagem e manutenção de canteiros de plantas medicinais na escola e apresentação de vídeos e murais elaborados pelos alunos. Através das atividades desenvolvidas, do envolvimento, da participação e da compreensão dos assuntos trabalhados (conduzindo o aluno a uma reflexão e posicionamento após cada etapa apresentada), será possível avaliar se o nível de conscientização ambiental e de Saúde Pública foi realmente atingido. Resultados: Espera-se com este Projeto que a Educação Ambiental e de Saúde Pública sejam gradativamente inseridas na rotina escolar, o que se considera necessário para o desenvolvimento de uma consciência ambientalista, tornando as crianças partícipes da luta de preservação de espécies vegetais, sobretudo medicinais e também na construção de uma vida saudável.

1. Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima


Quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.


 SUGESTÕES:


• Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos os
Objetos envolvidos na higiene corporal.
• Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que o assunto permitir.


2. Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.


3. Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.


SUGESTÕES:


• Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários
Do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
• Mostre a importância do sol na higiene da roupa.
• Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um
Lugar para guardar roupas sujas.
• Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm o riscos de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, etc.
• Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão),
(Lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.


4. Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.

A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.
Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.
Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes: a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.

5. Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão diariamente, ou então, duas vezes por semana.

Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e
Bem cortados.
Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.


QUESTIONAMENTOS:

Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por quê?
Como devem ser estar às roupas que uso par ir à escola?
Que roupas devo usar para dormir?
E para passear?
Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no
Estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor
De garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem
Ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.


Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, par lendas, advinhas, quadrinhas e histórias;
Confeccionar álbum dos alimentos;
Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.
Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;
Conotação de histórias com fantoches;
Jogo da memória das frutas;
Bingo das frutas;
Bingo de rótulos;
Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (consciência fonológica);
Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos, (orientação da escrita na linha, margem, pontuação e outros); professor escriba;
Leitura pelos alunos de pequenos textos conhecidos e decorados (quadrinhas, par lendas e poemas);
Atividades com as letras do alfabeto e números;
Sequência numérica e de quantidade;
Atividades com identificação das horas;
Atividades para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem, dobraduras;
Atividades de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
Passeio ao mercado e sacola local;
Relatório oral e através de desenhos sobre as visitas;
Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio.


Recursos:

Livros de literatura infantil;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Tintas, pincel. Massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte; (encarte de supermercado ,farmácia, lojas, revistas jornal e outros);


Fantoches;
Jogos;
Alimentos para degustação;
Material diverso para trabalhar com os órgãos dos sentidos;


REFERÊNCIAS TEÓRICAS
O referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários teóricos.


TRUTURA DE APOIO


A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica,
Pais, alunos e toda a comunidade.


INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo.
Contar-se-á também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.


PROCEDIMENTOS
Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do 1º ciclo, sem duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares.


RECURSOS HUMANOS


Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.


RECURSOS MATERIAIS


Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material
Didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.


CLIENTELA
Alunos da Escola Municipal Maria Isabel de Queiroz (CAIC), das classes iniciais (1º ciclo)


ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
Será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.


AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e trabalho.


A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.


A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.


Sugestões para material de apoio:
Literatura infantil e livros pedagógicos:
O Sanduíche da Maricota - Avelino Guedes – Editora - Moderna
A Galinha Ruiva – Editora FTD.
Coleção Baú do Professor – Histórias e oficinas pedagógicas: histórias com projetos abrangendo várias áreas de conhecimento
Coleção A Nova Pré- Escola – projetos diários – Marisa Barreto – Editora Bolsa Nacional do Livro


Escovão e o Porcalhão – Ely Barbosa – Editora FTD
Coleção Cuidando do Corpo – Educação Infantil – Editora FAPI
Coleção Fantasia dos Dentinhos – Patrícia Amorim – Edições Sabida
Jogos, projetos e oficinas para Educação Infantil – Marília Centurión e outros – Editora FTD.
Educação Física Infantil – motricidade de um a seis anos – Professora Catalana G. Rodriguez- Editora Porte
Alguns episódios dos DVD da Turma Coricocó, também trata do Tema Alimentação e Saúde.
Forma ou Expressão dos Resultados
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.


Acompanhamento e Avaliação do Projeto
Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos
Os participantes e voluntários.

Projeto: Água na Escola - Trabalhando por um mundo melhor - 2009

Objetivo:
Criar condições para que os alunos: - reconheçam a água como um bem natural de fundamental importância para a sobrevivência do homem e de todos os seres vivos; - reconheçam a água como um bem finito, cuja utilização deve se dar de forma racional e responsável; - entendam a importância da conservação dos mananciais e das medidas contra a poluição dos rios e córregos e antidesperdício; - se tornem protetores desse bem, através de suas atitudes como usuários, e da transmissão de seus conhecimentos àqueles que ainda utilizam esse recurso de forma irracional e irresponsável.

Turmas trabalhadas, houve participação de outras séries além da 5ª série (6° ano)?:
Sim, através da exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das 5ª séries, toda a escola pode se informar a respeito das questões da água. Além disso, o tema água faz parte do currículo de outras séries, tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio.

Disciplinas trabalhadas com o projeto:
Geografia, ciências, história, português, matemática e arte.

Houve acompanhamento do consumo de água da Escola:
Não

Comentário:
Não tivemos acesso às contas de consumo de água da Escola.

Houve redução do consumo da água na Escola:
Não

Comentário:
Não foi possível realizar esse levantamento.

Ações desenvolvidas:
Os alunos receberam, ao longo do ano, as seis revistas abordando diferentes assuntos relacionados à água. Essas revistas foram lidas e interpretadas pelos alunos, auxiliados pelos professores. O estudo de cada revista resultou em trabalhos desenvolvidos pelos alunos e expostos à comunidade na Feira Cultural que ocorreu no dia 14/11/2009. Os trabalhos realizados foram: - histórias em quadrinhos - cartazes informativos - fotos - maquetes - jogos de memória - quebra-cabeças Além disso, os filmes sobre o tratamento de água e esgoto enviado pela Sabesp, assim como um filme sobre o aparecimento da água na Terra, foram passados aos alunos. Os alunos também participaram de um concurso de desenhos sobre a água do Projeto Brasil/Israel
 
Mais informações ou sugestões comente nesse espaço:
A prolongamento das férias de julho (por causa da gripe suína) deixou o calendário da escola apertado. Sendo assim, nesse ano não foi possível agendar uma visita dos alunos à ETA da Cantareira, como ocorreu no ano passado.

Situação atual das ações:
Encerramos nossas atividades do ano letivo.

Diagnóstico atual do projeto:
Os objetivos informativos foram atingidos. Quanto à conscientização sobre o uso racional da água e a preservação de suas fontes, é um processo continuo, que deverá ser retomado no próximo ano.

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