Por: Fatima Calado
Ter filhos é um trabalho árduo. Vamos encarar isso – não há nenhuma outra profissão tão difícil e tão gratificante ao mesmo tempo! Os pais lutam diariamente para ser positivos enquanto orientam e disciplinam seus filhos.
Uma paternidade positiva exige que os pais mudam suas técnicas, melhorando assim a saúde mental da criança e seu comportamento. A paternidade positiva permite que os pais ajudem a desenvolver habilidades sociais em seus filhos, treina os pais a conversar em vez de gritar, incentiva a utilização duma crítica construtiva ao invés de punição, mostra como usar o momento de castigo, em vez de punições físicas, e dá exemplos de como redirecionar seu filho, em vez de focar no que a criança pode estar fazendo de errado.
Tudo isso pode ser ensinados a pais que sentem que este tipo de paternidade é benéfica. Os pais têm que encontrar formas de aprender as técnicas paternidade positiva e, em seguida, aplicar estes conhecimentos na sua vida diária com seus filhos.
•Se você está tentando ser positivo, peça ao seu médico ou pediatra do seu filho para ajudar. Muitos pais pensam que os médicos só são bem informados sobre questões relacionadas com a saúde. Esquecemos que os médicos também sabem para onde encaminhar um pai que procura ajuda na questão de paternidade. Seu médico pode levá-lo na direção certa, em direção a uma paternidade positiva. Um médico pode conhecer lugares em sua cidade ou bairro que há sobre paternidade positiva. Se o médico não saber, muito provavelmente ele pode te ajudar a encontrar pessoas que sabem.
•Outro bom recurso quando se trata de tentar aprender sobre paternidade positiva é numa faculdade local. Muitas vezes tais locais oferecem diferentes tipos de aula sobre paternidade.
Uma maneira de aprender as habilidades necessárias para ser pai de modo positivo é ter aulas sobre isso. As aulas podem variar de grátis até uma taxa mínima e podem ter uma aula única ou várias sessões. Se você quiser aprender isso, encontre uma turma e inscreva-se!
•Se fazer aulas com outros pais não é a sua, ou você não têm tempo para fazê-lo, porque não experimentar uma aula online? Os pais podem ficar surpreendidos ao saber quantas aulas online sobre paternidade positiva são oferecidas hoje! Ao fazer um curso on-line, você pode aprender a se tornar mais positivo em sua habilidade como pai, e você pode aprender isso no seu próprio ritmo, na privacidade de sua própria casa!
•Se você tem problemas financeiras, e não pode pagar para aprender as competências positivas, por que não tentar fazer uma busca na internet? , Escrevendo "paternidade positiva", você encontrará milhares de sites que oferecem sugestões. Alguns destes sites são gratuitos. Pode tomar um pouco de tempo e de pesquisa de sua parte, mas pode valer a pena no fim quando você implementar as estratégias mencionadas nos sites que você visitou.
•Livros sobre paternidade são mais uma opção quando se trata de tentar aprender. Há tantos livros sobre paternidade por aí, e milhares deles sobre como com isso de forma positiva. Se você não pode se dar ao luxo de comprar um livro, por que não vê se sua biblioteca local tem ele para oferecer? Há muitos livros maravilhosos para serem lido sobre o tema, como O poder da paternidade positiva: Um maravilhoso caminho para criar seus filhos por Glenn I. Latham, ou Disciplina Positiva de A a Z 2 ª Edição revisada e ampliada: De bebês a Adolescentes, 1001 Soluções para Problemas do Dia a Dia na Paternidade, de Jane Ed.D. Nelsen, etc. Estes livros são bons investimentos, quando se trata de estratégias positivas para a paternidade.
Se pai não é fácil. Ser positivo com seus filhos quando eles estão bagunçando às vezes parece impossível. Por aprender a ser um bom pai pode fazer aquilo que parece uma situação impossível, e transformá-la em uma situação de aprendizagem. O primeiro passo é encontrar os recursos para ensinar as competências necessárias para uma paternidade positiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário