PROJETO BICHINHOS DE JARDIM
PROJETO “BICHOS DE JARDIM: Preservando a natureza e pensando no futuro.”
Fase II – 5 anos
Duração: ano de 2011
JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Bichos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
O produto final do Projeto será a realização de um caderno coletivo de registro apresentado na exposição dos trabalhos da escola.
OBJETIVO GERAL
Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que o compõem envolvendo a prática de observação, comparação de um jardim e do terrário construído pelo grupo, cuidados com o mesmo, e descoberta de curiosidades. Desta forma despertar a consciência dos cuidados com a natureza e com o meio em que vivemos.
INTERVENÇÃO I
Objetivo
Conhecer o Projeto de Natureza e Sociedade – BICHOS DE JARDIM e levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.
Visitar uma biblioteca para pesquisar sobre o tema que vamos estudar.
Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados para o estudo.
1ª Atividade
• Roda de conversa para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.
• Questionar as crianças sobre:
Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?
Você tem um jardim em casa?
Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
Quais cuidados devem ter com o jardim?
Quem cuida do jardim?
• Construir um quadro a partir das informações das crianças.
• Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no quadro as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.
O QUE SABEMOS? O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? O QUE APRENDEMOS
• Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam, o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.
2ª Atividade
• Apresentação do projeto.
• Explicar sobre a escolha do tema.
• Falar qual será o produto final do projeto.
• Ouvir a opinião das crianças a respeito do tema.
• Fazer um bilhete informativo aos pais sobre o projeto e pedindo colaboração com revistas, textos e gravuras sobre o tema.
3ª Atividade
• Falar um pouco sobre os bichos de jardim e sobre o jardim, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:
Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?
Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema para começarmos a montar uma biblioteca de classe.
Incentivá-los a freqüentar a biblioteca pra conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (Visitar a biblioteca do Município e/ou levar diversos portadores textuais com essas informações).
• PARA CASA: Enviar pesquisa para montar a biblioteca.
4ª Atividade
• Convidar o grupo para uma visita ao jardim.
• Estabelecer previamente com o grupo o que vamos observar e os cuidados que devemos ter.
• Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto. (registrar no quadro da 1ª atividade)
• Pedir que em uma folha de papel as crianças desenhem alguns bichos que podemos encontrar no jardim e tudo o que foi observado no passeio.
• Montar um mural com os desenhos das crianças.
5ª Atividade
• Refletir sobre as questões levantadas com o passeio.
• Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.
• Retomar ao quadro inicial para acrescentar novos questionamentos, responder outros e atualizar os registros.
INTERVENÇÃO II
Objetivo
Despertar interesse pela observação investigação.
Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim.
Construir um terrário.
6ª Atividade
• Em roda apresentar a idéia de construir um terrário.
• Fazer leitura de um texto informativo sobre “Terrário”.
• Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.
• Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.
7ª Atividade
• Construção do terrário juntamente com as crianças.
8ª Atividade
• Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.
• Ao chegar na escola introduzir os animais no terrário.
• Confeccionar quadro de registro das observações sobre o terrário.
DATA OBSERVAÇÃO
OBS. Essa atividade deverá ser realizada freqüentemente até o final do projeto.
INTERVENÇÃO III
Objetivo
Conhecer a vida das formigas e como funciona um formigueiro.
9ª Atividade
• Em roda fazer a leitura do texto informativo sobre as formigas e a rotina no formigueiro. (Revista Ciência Hoje das Crianças. Janeiro / Fevereiro 2005, 2ª ed., pág. 4, 5, 6)
• Socializar com as crianças o que acharam do texto.
10ª Atividade
• Assistir um vídeo do filme “LUCAS E O FORMIGUEIRO” ou “VIDA DE INSETOS”.
• Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.
INTERVENÇÃO IV
Objetivo
Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.
11ª Atividade
• Leitura em roda do texto informativo sobre as lagartas. (Revista ciências Hoje das Crianças, outubro 2006, 2ª ed., pág. 7)
• Socializar o texto com o grupo.
• Registrar o que já aprenderam de novo no quadro da atividade 1.
12ª Atividade
• Leitura e discussão do texto informativo “Borboletas”, setembro de 2004, pág. 14.
• Fazer pesquisa na Internet sobre a metamorfose da borboleta ou mariposa. (Utilizar os quebra cabeças que tem na escola que trás a seqüência em desenhos).
13ª Atividade
• Leitura e discussão do texto informativo “Joaninha” (Revista Nosso Amiguinho, novembro de 2003. pág. 14)
• Conversa sobre o texto.
14ª Atividade
• Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).
• Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.
• Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.
15ª Atividade
• Socializar o material encontrado e organizar a ordem para estudá-los.
• Compartilhar curiosidades sobre um dos bichos escolhidos. ( Reservar a 16ª, 17ª, 18ª atividades para estudo dos outros bichos)
19ª Atividade
• Em roda montar um mural informativo com gravuras e curiosidades sobre o jardim e os bichos existentes nele.
INTERVENÇÃO V
Objetivo
Conhecer e respeitar os profissionais dessa área de trabalho.
20ª Atividade
• Propor ao grupo que convidemos um profissional em jardinagem para visitar a nossa escola.
• Elaborar perguntas para serem feitas a um profissional de paisagismo ou jardinagem sobre a criação de um jardim e a todo o universo que envolve o tema.
• Possíveis perguntas para a entrevista:
O que usamos para montar um jardim?
O que você faz para o jardim ficar bonito?
Você gosta do que faz?
Há quanto tempo você trabalha com jardinagem?
Os animais que vivem no jardim prejudicam as plantas?
Você joga veneno no jardim?
Por que devemos molhar o jardim?
Lembrem-se que as perguntas devem ser elaboradas com as crianças, a partir de suas curiosidades e interesses.
• Elaborar o convite para o convidado (jardineiro ou paisagista).
21ª Atividade
• Visita do profissional em jardinagem ou paisagismo a escola.
• Entrevista feita pelas crianças.
• Roda de conversa para retomar e discutir as respostas dadas pelo profissional entrevistado.
INTERVENÇÃO VI
Objetivo
Organizar as informações para o livro.
22ª Atividade
• Organização do livro em tema Dividir o tema “BICHOS DE JARDIM” em sub-temas para a distribuição dos grupos.
a) Grupo 1 – Jardim (passeio, o que foi observado e o que descobrimos).
b) Grupo 2 – Curiosidades sobre os bichos estudados
c) Grupo 3 – Terrário (construção, observação e experiência).
d) Grupo 4 – Relato da visita do jardineiro (o que aprendemos com ele).
23ª Atividade
• Arrumar o pátio com o material que foi preparado durante o projeto e disponibilizar para observação.
• Expor o terrário.
INTERVENÇÃO VII
Objetivo
Avaliar o que estudamos e o que aprendemos.
Devolver os bichos ao seu ambiente natural.
24ª Atividade
• Visita ao jardim para devolver os bichos que colocamos no terrário.
25ª Atividade
• Avaliação do projeto.
• Socialização das fotos no decorrer dos trabalhos.
Dentre as atividades do projeto, pode-se citar:
• A listagem dos bichinhos de jardim estudados;
• A observação e estudo de diversos bichinhos coletados: tatu-bola, minhoca, caracol, joaninha, borboleta, abelha, formiga, centopéia, gafanhoto, entre outros, contando com o envolvimento das famílias na coleta de diversas amostras de bichinhos;
• Trabalho com obras da literatura infantil, como as histórias “Tatu-bola”, “A Plantinha e o Caracol”, “A Minhoca Coca”, “A Lagarta e a Borboleta”, “A Cigarra e a Formiga” e outras relativas ao tema, além de poesias como “Minhoca”, de Maria da Graça Almeida “A Joaninha”, de Elias José e “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes;
• Construção de texto cooperativo, a partir da obra “Cobra-cega”, de Avelino Guedes, ao qual as crianças deram o título “o Minhoqueiro”;
• Momento Filosófico, trabalhando a questão das diferenças, sentimento de rejeição e acolhimento a partir da obra “A Joaninha Diferente”, de Eunice Braido;
• Jogos matemáticos: “Dez lagartinhas”, trabalhando a contagem, seqüência dos numerais, relação número/quantidade;
• Construção de um mini-jardim, utilizando terra, pedras, mudas de plantas, água e alguns bichinhos, como tatu-bola, centopéia, minhocas, etc;
LEILÃO DE JARDIM
CECÍLIA MEIRELES
QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?
BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS?
QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?
QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?
(ESTE É O MEU LEILÃO).
Confeccione os bichinhos com dobraduras:
Atividades do poema:
PROJETO RETIRADO DO BLO GGER EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO
JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Bichos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
O produto final do Projeto será a realização de um seminário apresentado para as outras turmas da escola e exposição dos trabalhos realizados no decorrer do projeto.
OBJETIVO GERAL
Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que o compõem envolvendo a prática de observação, comparação de um jardim e do terrário construído pelo grupo, cuidados com o mesmo, e descoberta de curiosidades.
INTERVENÇÃO I
Objetivo
Conhecer o Projeto de Natureza e Sociedade - BICHOS DE JARDIM e levantar os conhecimentos prévios acerca do tema.
Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados para o estudo.
1ª Atividade
- Roda de conversa para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele.
- Questionar as crianças sobre:
Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?
Você tem um jardim em casa?
Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
Quais cuidados devem ter com o jardim?
Quem cuida do jardim?
- Construir um quadro a partir das informações das crianças.
- Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no quadro as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.
O QUE SABEMOS? | O QUE GOSTARIAMOS DE SABER? | O QUE APRENDEMOS |
- Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam, o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.
2ª Atividade
- Apresentação do projeto.
- Explicar sobre a escolha do tema.
- Falar qual será o produto final do projeto.
- Ouvir a opinião das crianças a respeito do tema.
3ª Atividade
- Falar um pouco sobre os bichos de jardim e sobre o jardim, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:
Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?
Incentivá-los conhecerem os livros e as revistas que tratam do tema. (levar diversos portadores textuais com essas informações).
4ª Atividade
- Convidar o grupo para uma visita ao jardim.
- Estabelecer previamente com o grupo o que vamos observar e os cuidados que devemos ter.
- Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto. (registrar no quadro da 1ª atividade)
- Pedir que em uma folha de papel as crianças desenhem alguns bichos que podemos encontrar no jardim e tudo o que foi observado no passeio. (desenho com dedos)
- Montar um mural com os desenhos das crianças.
5ª Atividade
- Refletir sobre as questões levantadas com o passeio.
- Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas.
- Retomar ao quadro inicial para acrescentar novos questionamentos, responder outros e atualizar os registros.
INTERVENÇÃO II
Objetivo
Despertar interesse pela observação investigação.
Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim.
Construir um terrário.
6ª Atividade
- Em roda apresentar a idéia de construir um terrário.
- Fazer leitura de um texto informativo sobre "Terrário".
- Listar com o grupo materiais necessários para a construção do mesmo.
- Caixa de vidro (tipo aquário grande), tela para fechar e evitar que os bichos fujam, terra vegetal, pedriscos ou areia grossa, carvão triturado, pó de xaxim, plantas pequenas, gravetos e folhas secas.
7ª Atividade
- Construção do terrário juntamente com as crianças.
8ª Atividade
- Visita ao jardim para coletar animais que farão parte do terrário.
- Ao chegar na escola introduzir os animais no terrário.
- Confeccionar quadro de registro das observações sobre o terrário.
DATA | OBSERVAÇÃO |
OBS. Essa atividade deverá ser realizada freqüentemente até o final do projeto.
INTERVENÇÃO III
Objetivo
Conhecer a vida das formigas e como funciona um formigueiro.
9ª Atividade
- Em roda fazer a leitura do texto informativo sobre as formigas e a rotina no formigueiro. (Revista Ciência Hoje das Crianças. Janeiro / Fevereiro 2005, 2ª ed., pág. 4, 5, 6)
- Socializar com as crianças o que acharam do texto.
10ª Atividade
- Assistir um vídeo do filme "Formiguinha Z".
- Fazer um paralelo do filme com o que já aprendemos.
INTERVENÇÃO IV
Objetivo
Conhecer as curiosidades De alguns bichos de jardim e suas características.
11ª Atividade
- Leitura em roda do texto informativo sobre as lagartas. (Revista ciências Hoje das Crianças, outubro 2006, 2ª ed., pág. 7)
- Socializar o texto com o grupo.
- Registrar o que já aprenderam de novo no quadro da atividade 1.
12ª Atividade
- Leitura e discussão do texto informativo "Borboletas", setembro de 2004, pág. 14.
- Fazer pesquisa na Internet sobre a metamorfose da borboleta ou mariposa. (Utilizar os quebra cabeças que tem na escola que trás a seqüência em desenhos).
13ª Atividade
- Leitura e discussão do texto informativo "Joaninha" (Revista Nosso Amiguinho, novembro de 2003. pág. 14)
- Conversa sobre o texto.
14ª Atividade
- Em roda listar com o grupo outros bichinhos que podemos encontrar no jardim (besouro, vaga-lume, abelhas, tatuzinho-de-jardim, minhocas, cigarra, taturanas, caracol ou caramujo, aranha e grilo).
- Fazer um levantamento com as crianças para verificar os que elas querem conhecer.
- Fazer pesquisa sobre os bichos escolhidos.
15ª Atividade
- Socializar o material encontrado e organizar a ordem para estudá-los.
- Compartilhar curiosidades sobre um dos bichos escolhidos. ( Reservar a 16ª, 17ª, 18ª atividades para estudo dos outros bichos)
19ª Atividade
- Em roda montar um mural informativo com gravuras e curiosidades sobre o jardim e os bichos existentes nele.
INTERVENÇÃO V
20ª Atividade
- Arrumar o pátio com o material que foi preparado durante o projeto e disponibilizar para observação.
- Convidar as outras turmas para visitarem nosso projeto e nossas descobertas
- Expor o terrário.
- Apresentação do seminário.
INTERVENÇÃO VII
Objetivo
Avaliar o que estudamos e o que aprendemos.- Devolver os bichos ao seu ambiente natural.
21ª Atividade
- Visita ao jardim para devolver os bichos que colocamos no terrário.
22ª Atividade
- Avaliação do projeto.
- Socialização das fotos no decorrer dos trabalhos.
EDUCAÇÃO ADVENTISTA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: BICHINHOS DE JARDIM
TEMPO PREVISTO: Aproximadamente dois meses.
OBJETIVO: Conhecer os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de criação e cultivo.
INTERDISCIPLINARIDADES POSSÍVEIS: Linguagem, Matemática e Artes visuais.
ETAPAS PROVÁVEIS:
*Em roda, apresentar o novo tema de pesquisa e realizar um levantamento, junto ao grupo, dos animais que poderá ser encontrados no jardim que será observado na próxima etapa do trabalho.
O tema pode ser apresentado a partir de uma imagem.
Nesta etapa, é importante registrar as hipóteses das crianças, para que possam ser retomadas ao longo da pesquisa.
*Observação no local de visitação.
Observar pequenos animais (minhoca, borboleta, joaninha, tatu-bola, gafanhoto, abelha) de um jardim dentro ou perto da comunidade escolar.
Nesta etapa, é importante que as crianças registrem os animais que encontrarem no meio do jardim. O registro pode ser realizado por meio de escrita e/ou desenho.
*Em roda, realizar uma análise junto ao grupo, retomando as hipóteses iniciais das crianças sobre os animais que imaginavam encontrar em um jardim e os que realmente foram encontrados na etapa anterior. É importante realizar esta conversa pautada nos registros iniciais do trabalho, para que as crianças possam comparar suas idéias iniciais com o que puderam observar durante este primeiro momento da pesquisa.
*Em roda, conversar com as crianças sobre as possibilidades de estudo dos animais considerando o jardim como um espaço aberto, que não garante a observação em um tempo muito prolongado (dias, por exemplo).
Refletir com o grupo sobre como poderiam observar os animais por um tempo prolongado, para que pudessem conhecer suas características físicas, diferentes formas de locomoção e alimentação, garantindo seu bem-estar.
Nesta etapa, é importante registrar as idéias das crianças sobre a realização da observação dos animais por um tempo prolongado e as hipóteses de onde os colocar durante o tempo de pesquisa.
*Apresentação do terrário. Nesta etapa, é importante retomar a conversa realizada na etapa anterior, na qual as crianças foram convidadas a pensar em como poderiam observar os animais de jardim por um grande período de tempo sem colocá-los em risco.
Apresentar o terrário como um local apropriado para a realização de investigações sobre os animais de jardim, pontuando a importância de devolver estes animais para seu local de origem após o período de pesquisa.
Mostrar, por meio de uma figura de terrário, os materiais necessários para sua montagem e como se dará sua manutenção durante o período de pesquisa.
*Montagem do terrário. Retomar com o grupo a etapa anterior, na qual o professor mostrou o terrário como um local adequado para a colocação dos animais durante o tempo de pesquisa. Relembrá-los dos materiais necessários para sua montagem e mãos à obra!
*Coleta dos animais de jardim.
Voltar com os alunos ao jardim observado e levar o terrário para a coleta dos animais. Esses animais devem ser de pequeno porte, como caracol, tatu-bola, minhoca, joaninha, etc. Após colocar os animais no novo habitat, tampar a caixa mantendo uma abertura para a respiração, que pode ser feita com furos ou usando uma tela.
Nesta etapa, é importante orientar as crianças sobre como coletar essas espécies sem que haja riscos tanto para elas quanto para os animais.
*Observação do terrário.
Durante um período prolongado de tempo, em horários combinados com o professor, os alunos podem observar como os animais interagem, suas características físicas, como se locomovem e como se alimentam da vegetação ali plantada. É interessante que o terrário fique em uma altura possível de ser observada pelas crianças durante todo o período de aula.
Durante os períodos de observação coletiva, mediada pelo professor, é importante registrar as falas das crianças sobre suas observações, para que possam ser retomadas ao longo do processo e sistematizadas ao final da pesquisa.
*Sistematização das informações registradas sobre os animais durante os momentos de observação coletiva.
Para esta etapa, é importante retomar, junto ao grupo, as informações registradas durante os períodos de observação, produzindo um texto coletivo que integre as informações pesquisadas. Para isso, o professor pode realizar o papel de escriba,anotando o texto produzido verbalmente pelos alunos.
Pode ser confeccionado um painel contendo os registros das crianças sobre os animais observados, fotos dos processos de observação do terrário e o texto produzido coletivamente, no qual as crianças sistematizam as informações pesquisadas. Feito isso, expor o terrário observado e a pesquisa realizada para toda a comunidade escolar.
*Devolução dos animais para o jardim de onde foram retirados.
Terminado o período de pesquisa e observação dos animais de jardim, as crianças devem devolvê-los para sem ambiente natural.
fonte: NOVOS CAMINHOS - ED. DCL
COLÉGIO MARISTA MEDIANEIRA Professora marista Ângela Maria Guarnieri de Oliveira, do Nível II do Medianeira, destaque do mês de junho da revista especializada: Guia Prático para Professores da Educação Infantil.
Os alunos da
Educação Infantil tiveram a oportunidade de participar de atividades significativas fora da sala de aula. Essas atividades fazem parte do Projeto Conhecendo os Bichinhos de Jardim, desenvolvido com o objetivo de proporcionar a observação, a análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, estimulando a curiosidade e a pesquisa.A criança, em suas relações com o ambiente que a cerca, concebe a natureza a seu modo. Porém, à medida em que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo. Este processo de desconstruir antigos conceitos e construir novos, reorganizando as idéias e modificando o pensamento e, portanto, o conhecimento, é o ato de aprender.
Assim, a Educação Infantil da escola, dentro do eixo Meio Ambiente, tem como objetivo ajudar as crianças a transformar suas concepções e formular novas representações do mundo, propondo situações de aprendizagem que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a busca e formulação de explicações para os fenômenos e acontecimentos do mundo natural e social. E o trabalho com projetos possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada.
Dentre as atividades do projeto, pode-se citar:
- A listagem dos bichinhos de jardim estudados;
- A observação e estudo de diversos bichinhos coletados: tatu-bola, minhoca, caracol, joaninha, borboleta, abelha, formiga, centopéia, gafanhoto, entre outros, contando com o envolvimento das famílias na coleta de diversas amostras de bichinhos;
- Trabalho com obras da literatura infantil, como as histórias “Tatu-bola”, “A Plantinha e o Caracol”, “A Minhoca Coca”, “A Lagarta e a Borboleta”, “A Cigarra e a Formiga” e outras relativas ao tema, além de poesias como “Minhoca”, de Maria da Graça Almeida “A Joaninha”, de Elias José e “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes;
- Construção de texto cooperativo, a partir da obra “Cobra-cega”, de Avelino Guedes, ao qual as crianças deram o título “o Minhoqueiro”;
- Momento Filosófico, trabalhando a questão das diferenças, sentimento de rejeição e acolhimento a partir da obra “A Joaninha Diferente”, de Eunice Braido;
- Jogos matemáticos: “Dez bolinhas para a joaninha”, trabalhando a contagem, seqüência dos numerais, relação número/quantidade;
- Construção de um mini-jardim, utilizando terra, pedras, mudas de plantas, água e alguns bichinhos, como tatu-bola, centopéia, minhocas, etc;
- Preparo e degustação do Bolo Formigueiro, entre outras atividades que proporcionaram a aprendizagem significativa.
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