Vinho tinto reduz efeitos nocivos do sedentarismo
Resveratrol não substitui atividade física, mas pode retardar a deterioração óssea e muscular temporariamente
Muitas pesquisas médicas abordam os efeitos do vinho e alguns especialistas até recomendam a ingestão diária de um cálice da bebida para proteger o coração. Um novo estudo publicado no FASEB Journal revela que o vinho tinto pode reduzir temporariamente os efeitos negativos do sedentarismo no organismo.
Os estudiosos analisaram a reação do resveratrol — o ingrediente saudável do vinho tinto — no organismo de ratos mantidos em um ambiente que simula a ausência de gravidade dos voos espaciais.
O grupo de animais que ingeriu resveratrol não teve problemas de perda óssea e muscular, como aconteceu com os que não receberam a substância. Os pesquisadores acreditam que os resultados sugerem que os efeitos seriam similares em humanos em condições ambientais normais.
Segundo Gerald Weissmann, o editor da revista científica na qual a pesquisa foi publicada, o resultado é muito importante para os astronautas, pois no espaço é quase impossível fazer exercícios.
— O resveratrol pode não pode ser um substituto da atividade física, mas pode retardar a deterioração até que a pessoa possa começar a se mover novamente — alerta.
BEM-ESTAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário