“A beleza de ser mãe”
Desenvolver um projeto intitulado “Mãe, a Mulher da minha Vida”, possibilita ao aluno (a criança) pensar o quanto é importante ser mãe e ser filho. Na atualidade, sabemos o quanto nos falta tempo para cumprir essa “missão” devido a tantas atribuições que nos foram impostas pela vida moderna.
Aí está a magnitude do nosso projeto, criar situações de ensino-aprendizagem que possibilitam os alunos a pensarem em suas mães enquanto pessoas humanas, dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos e dúvidas e poder, com isso, tornar o Mundo delas, Encantado.
- Reconhecer a importância da mãe na família.
- Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...)
- Valorizar a pessoa humana.
- Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
- Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães.
- Confeccionar lembranças e cartões para presentear às mães.
- Produzir uma peça teatral que será apresentada para homenagear às mães.
- Fazer um concurso de poesias enfatizando o tema Mãe.
- Produzir textos com o tema "O que eu nunca disse a mamãe."
- Enfeitar os murais com as produções dos alunos.
Como surgiu o dia das Mães
Desenvolvimento:
- Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil das mães em questão.
- Pesquisa extra classe.
- Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando às Mães.
- Criação de poesias, mensagens.
- Produção de uma peça teatral.
- Confecção de lembranças.
- Confecção de cartões.
- Produção de textos a partir de temas ligados à Mãe grávida: gravidez saudável ou de risco, mãe aidética, fumante, alcoólatra.
- Criação de depoimentos a partir do tema: O que nunca disse à mamãe..., Meus sentimentos de adolescentes...
- Criação de slogans.
- Apresentação de dança pelos alunos.
- Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil das mães em questão.
- Pesquisa extra classe.
- Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando às Mães.
- Criação de poesias, mensagens.
- Produção de uma peça teatral.
- Confecção de lembranças.
- Confecção de cartões.
- Produção de textos a partir de temas ligados à Mãe grávida: gravidez saudável ou de risco, mãe aidética, fumante, alcoólatra.
- Criação de depoimentos a partir do tema: O que nunca disse à mamãe..., Meus sentimentos de adolescentes...
- Criação de slogans.
- Apresentação de dança pelos alunos.
TEXTO INFORMATIVO
Nos Estados Unidos, uma moça chamada Ana Jarvis começou uma campanha para que o Dia das Mães fosse comemorado no segundo domingo de maio, dia em que morreu a sua mãe. Aos poucos a campanha de Ana teve sucesso e conquistou quase todo o mundo.
LEIA:
Obrigado, mamãe!
Hoje é o melhor dia do ano,
É um dia especial.
É mais que aniversário!
Hoje e o Dia das Mães!
É tão bom quanto o Natal!
Vou muito bem na escola
E não fiz nada de errado
Pra ter que bajular.
Então deve ser verdade
Isso que eu quero falar:
Obrigado, mamãe,
Pelas noites mal dormidas,
Pelas horas tão sofridas
Que você me dedicou.
Obrigado, mamãe,
Por esse amor tão profundo,
Por me ter posto no mundo,
Por fazer tudo o que eu sou.
Muito obrigado, mamãe!
Obrigado por seu carinho,
Por todo esse amor, todinho,
Que você deu para mim...
Obrigado, mamãe...
Pedro Bandeira, Obrigado, mamãe!
O livro do amor pela mulher mais
importante do mundo. Editora Moderna.
PROJETO DIA DAS MÃES JUSTIFICATIVA Como começou o Dia das Mães? "Feliz Dia das Mães" é a frase mais utilizada no segundo domingo de maio em quase todos os países. Os americanos e ingleses dizem Happy Mother's Day, os italianos Tanti Auguri, Mammina e os alemães Alles Gute Zum Mutter Tag. Independente da língua utilizada, cada pessoa expressa, nesse dia, seus sentimentos, seu carinho, sua ternura e sua alegria à mãe. E os que já a viram partir desta vida, lembram-na com o coração cheio de saudade. A comemoração do Dia das Mães é uma das celebrações mais antigas. A História revela que antigamente na Grécia, durante a prim avera, os gregos celebravam-no em honra de Rhea, a mãe dos deuses. Séculos depois, na Inglaterra, em meados de 1600, encontrou-se a celebração intitulada Mothering Day, honrando as mães da Inglaterra. Nessa época, o dia era reservado aos serviçais pobres, que prestavam serviços aos mais ricos geralmente em lugares afastados de seus lares, para se deslocarem até suas casas e passarem o dia com as mães. Para dar sentido a essa confraternização e a união, elaborava-se, conforme a tradição, um bolo especial, o mothering cake. Em 1872, nos Estados Unidos, falou-se, pela primeira vez, em dia das mães, que seria dedicado à paz, sugerido por Julia Ward Howe. No entanto, somente em 1907 foi iniciada uma campanha para a criação de um dia das mães nacional. Essa idéia surgiu na pequena cidade de West Virginia, Estados Unidos. A jovem Ana Jarvis, órfã materna, sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, no segundo domingo do mês de maio. Assim, nesse dia de 1907, iniciou-se o costume de reverenciar as mães em cerimônia religiosa. No ano seguinte, a 10 de maio, Ana Jarvis propôs na igreja episcopal, onde sua mãe muito havia trabalhado, que a homenagem se estendesse a todas as mães do país. Em 1910, sempre em maio, o governador de West Virginia oficializou a cerimônia no estado. Finalmente, em 1914, o presidente americano Woodrow Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano. Na América do Sul, a primeira comemoração do dia das mães, foi realizada pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre, a 12 de maio de 1918. Quase todos os países do mundo celebram essa festa. Alguns a celebram em datas diferentes, mas do mesmo modo que o Brasil, vários países como a Austrália, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Itália, Turquia instituíram o segundo domingo de maio. A idéia original de homenagear as mães numa cerimônia religiosa foi modificada pelo comércio, que aproveita a data para incrementar as vendas de produtos para presenteá-las. Muitas pessoas lembram apenas de homenagear as mães porque a data é explorada comercialmente, com campanhas publicitárias lembrando como a mãe é importante na vida de todos e, por isso, "precisam dar algum presente" a ela, homenageando-a. Professora Simone Helen Drumond de Carvalho – http://simonehelendrumond.ning.com Objetivos Procedimento Metodológico Avaliação - Reconhecer a - Desenvolvimento de atividades variadas, que terão a finalidade de resgatar valores estruturantes para a criança, - Acompanhar a importância da obedecendo a um cronograma de planejamento, conforme as características da escola. Para isso, será necessário participação/satis mãe na família. organizar atividades em que as mães sejam percebidas fora do vínculo materno e proporcionem ao aluno a fação de alunos, ampliação de seu campo de análise, tanto no pequeno grupo quanto na totalidade de seu convívio; pais e comunidade - Elaboração de projetos /planejamentos menores para cada série e turma a serem desenvolvidos conforme o nível educativa como de maturidade das crianças. um todo. - Resgatar os valores que as Sugestões: famílias estão perdendo (respeito, - Concurso Vovó Charmosa (para a avó materna) - tem o objetivo de contemplar as relações que ocorrem na escola amor, partilha...) de forma mais ampla, bem como as diversas formas de família vivenciadas pelas crianças; - Mamãe Trabalha Fora - convite a mães que exerçam diferentes atividades profissionais para falar sobre seu - Refletir em trabalho e de que forma conseguem conciliá-lo com a vida pessoal; torno de - Bazar da Mamãe – comércio, a preços simbólicos, de lembrancinhas artesanais confeccionadas pelos alunos, cujo aspectos total arrecadado será revertido em benefícios da escola ou da própria classe que desenvolver a ação; relevantes a - Valorizar a - Aulas para Mamãe – convite às mães para participarem de aulas lúdicas com a participação de sua criança. serem mantidos pessoa humana. - Sarau Musical para Mamãe – homenagens musicais para as mães da escola.
PROJETO DIA DAS MÃES JUSTIFICATIVA Como começou o Dia das Mães? "Feliz Dia das Mães" é a frase mais utilizada no segundo domingo de maio em quase todos os países. Os americanos e ingleses dizem Happy Mother's Day, os italianos Tanti Auguri, Mammina e os alemães Alles Gute Zum Mutter Tag. Independente da língua utilizada, cada pessoa expressa, nesse dia, seus sentimentos, seu carinho, sua ternura e sua alegria à mãe. E os que já a viram partir desta vida, lembram-na com o coração cheio de saudade. A comemoração do Dia das Mães é uma das celebrações mais antigas. A História revela que antigamente na Grécia, durante a prim avera, os gregos celebravam-no em honra de Rhea, a mãe dos deuses. Séculos depois, na Inglaterra, em meados de 1600, encontrou-se a celebração intitulada Mothering Day, honrando as mães da Inglaterra. Nessa época, o dia era reservado aos serviçais pobres, que prestavam serviços aos mais ricos geralmente em lugares afastados de seus lares, para se deslocarem até suas casas e passarem o dia com as mães. Para dar sentido a essa confraternização e a união, elaborava-se, conforme a tradição, um bolo especial, o mothering cake. Em 1872, nos Estados Unidos, falou-se, pela primeira vez, em dia das mães, que seria dedicado à paz, sugerido por Julia Ward Howe. No entanto, somente em 1907 foi iniciada uma campanha para a criação de um dia das mães nacional. Essa idéia surgiu na pequena cidade de West Virginia, Estados Unidos. A jovem Ana Jarvis, órfã materna, sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, no segundo domingo do mês de maio. Assim, nesse dia de 1907, iniciou-se o costume de reverenciar as mães em cerimônia religiosa. No ano seguinte, a 10 de maio, Ana Jarvis propôs na igreja episcopal, onde sua mãe muito havia trabalhado, que a homenagem se estendesse a todas as mães do país. Em 1910, sempre em maio, o governador de West Virginia oficializou a cerimônia no estado. Finalmente, em 1914, o presidente americano Woodrow Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano. Na América do Sul, a primeira comemoração do dia das mães, foi realizada pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre, a 12 de maio de 1918. Quase todos os países do mundo celebram essa festa. Alguns a celebram em datas diferentes, mas do mesmo modo que o Brasil, vários países como a Austrália, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Itália, Turquia instituíram o segundo domingo de maio. A idéia original de homenagear as mães numa cerimônia religiosa foi modificada pelo comércio, que aproveita a data para incrementar as vendas de produtos para presenteá-las. Muitas pessoas lembram apenas de homenagear as mães porque a data é explorada comercialmente, com campanhas publicitárias lembrando como a mãe é importante na vida de todos e, por isso, "precisam dar algum presente" a ela, homenageando-a. Professora Simone Helen Drumond de Carvalho – http://simonehelendrumond.ning.com Objetivos Procedimento Metodológico Avaliação - Reconhecer a - Desenvolvimento de atividades variadas, que terão a finalidade de resgatar valores estruturantes para a criança, - Acompanhar a importância da obedecendo a um cronograma de planejamento, conforme as características da escola. Para isso, será necessário participação/satis mãe na família. organizar atividades em que as mães sejam percebidas fora do vínculo materno e proporcionem ao aluno a fação de alunos, ampliação de seu campo de análise, tanto no pequeno grupo quanto na totalidade de seu convívio; pais e comunidade - Elaboração de projetos /planejamentos menores para cada série e turma a serem desenvolvidos conforme o nível educativa como de maturidade das crianças. um todo. - Resgatar os valores que as Sugestões: famílias estão perdendo (respeito, - Concurso Vovó Charmosa (para a avó materna) - tem o objetivo de contemplar as relações que ocorrem na escola amor, partilha...) de forma mais ampla, bem como as diversas formas de família vivenciadas pelas crianças; - Mamãe Trabalha Fora - convite a mães que exerçam diferentes atividades profissionais para falar sobre seu - Refletir em trabalho e de que forma conseguem conciliá-lo com a vida pessoal; torno de - Bazar da Mamãe – comércio, a preços simbólicos, de lembrancinhas artesanais confeccionadas pelos alunos, cujo aspectos total arrecadado será revertido em benefícios da escola ou da própria classe que desenvolver a ação; relevantes a - Valorizar a - Aulas para Mamãe – convite às mães para participarem de aulas lúdicas com a participação de sua criança. serem mantidos pessoa humana. - Sarau Musical para Mamãe – homenagens musicais para as mães da escola.
Desenhos
Cartões
Poemas e recados
Rodinha: conversa informal sobre as profissões –
Profissões das mães;
Tipos de profissões;
Quais profissões gostariam de ter quando crescer.
Fazer uma brincadeira:
Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. O jogo continua
Sugestões: Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; Faz comida; ensina crianças etc.
Atividade 1: pintura da capa do Livro de Receita da Mamãe.
Capa:
MAMÃE
ESTE LIVRO É PARA VOCÊ CONTINUAR SABOREANDO A MINHA VIDA. TE AMO MAMÃE!!!
2ª página:
RECEITAS PARA VOCÊ
Rosquinhas para CháIngredientes:3 xícaras de farinha de trigo1 colher de manteiga2 colheres de óleo1 xícara de açúcar1 ovo2/3 pitada de sal4 colheres de fermento RoyalModo de FazerMisturar todos os ingredientes menos o fermento e farinha. Mexer até ficar uma massa líquida e homogênea. Colocar o fermento e bater bem. Tirar da batedeira, ir acrescentando a farinha até a massa ficar soltinha e em ponto de enrolar. Polvilhar a pia com farinha. Fazer rolinhos e logo em seguida ir cort7ando a massa e fazendo rosquinhas.Fritar em óleo nem quente.Se desejar, depois de frito, passar no açúcar e na canela.
PanquecaIngredientes:2 copos de farinha de trigo2 copos de água2 ovos1 colher de queijo ralado1 tablete de caldo de carneModo de fazer:Bater todos os ingredientes e fritar em frigideira apenas untada com óleo quente.Uma concha por panquecaRendimentos: 12 panquecas
3ª página:
Bolinho de chuvaÉ a mesma receita de panqueca, menos o caldo de carne e o queijo ralado.Fritar em colheradas em óleo bem quente.Bolo de milhoIngredientes:1 lata de leite moça1 lata de milho escorrido100 grs de coco ralado1 colher de margarina1 colher de fermento4 ovosModo de fazer:Bata no liquidificador e leve para assar. Não deixar assar muito para não ficar duro.Bolo de bananaIngredientes:6 bananas maduras1 xícara de óleo3 ovos2 xícaras de açúcar2 xícaras de farinha de rosca1 colher de fermento em póModo de fazer:Bater tudo. Assar em forma untada e em forno pré-aquecido. Após assado, polvilhar com açúcar e canela.BrigadeiroIngredientes:1 lata de leite condensado2 colheres de manteiga
4ª página:
4 colheres rasa de chocolate em póChocolate granuladoModo de fazer:Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Retire do fogo, despeje sobre um prato untado e deixe esfriar. Faça bolinhas e passe no chocolate granulado.Bolo de FubáIngredientes:2 xícaras de açúcar3 gemas3 claras batidas em neve1 xícara de óleo2 xícaras de farinha de trigo1 xícara de fubá1 copo de leite1 colher de fermentoModo de fazer:Coloque o açúcar e a gema na batedeira e bata até ficar claro em seguida acrescente o óleo e desligue a batedeira.Vá colocando aos poucos a farinha e o fubá, mexendo com uma colher. Acrescente o leite, as claras em neve e, por último, o fermento. Despeje numa assadeira untada e asse em forno pré-aquecido.Torta de LiquidificadorIngredientes:12 colheres de farinha de trigo3 ovos1 xícara de óleo3 colheres de queijo ralado2 xícaras de leite1 colher de sal1 colher de fermento em póModo de fazer:Bata tudo no liquidificador. Coloque metade da massa numa forma untada. Cubra com o recheio a gosto (frango desfiado, carne moída,
5ª página:
legumes, atum, palmito). A seguir despeje o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido.Musse de ChocolateIngredientes:200 g de chocolate meio amargo100 g / 1/2 tablete de manteiga4 ovos4 colheres (sopa) de açúcar1/2 xícara (chá) de café prontoModo de fazer:1. Separe as claras das gemas.2. Numa tábua, pique o chocolate grosseiramente.3. Numa panela pequena, coloque o chocolate, a manteiga e o café. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até a mistura ficar homogênea. Desligue o fogo e reserve.4. Na tigela maior da batedeira, junte o açúcar e as gemas e bata até obter um creme esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido e bata bem.5. Lave e seque bem as pás da batedeira. Na tigela menor, coloque as claras e bata até o ponto neve. Incorpore 1/3 das claras em neve à mistura de chocolate e mexa bem. Incorpore o restante das claras delicadamente, porém sem demora.6. Transfira a musse para taças individuais ou para uma tigela grande e leve à geladeira por 6 horas. Sirva gelada.
Torta de BombomIngredientes08 bombons(tipo sonho de valsa)01 lata de leite condensado01 lata de creme de leiteA mesma medida da lata de leite de vaca04 ovosChocolate granulado para enfeitarModo de FazerColoque em uma panela o leite condensado, o leite de vaca e as 4 gemas. Leve ao fogo até ferver e ficar um creme, mexendo sempre. Despeje este conteúdo em uma fôrma e deixe esfriar. Coloque por cima deste creme os
6ª página:
bombons cortados em fatias. Bata as 4 claras em neve com 8 colheres de sopa de açúcar. Misture o creme de leite com as claras. Despeje em cima dos bombons. Enfeite com o chocolate granulado.
Macarrão bolonhesa
Ingredientes:
1 Cebola
1 PimentãoAmarelo e 1 Pimentão Verde
5 azeitonas verdes picadas
2 Latas de molho de tomate pronto
2 Cubos de Caldo de Bacon
2 tomates picados
500g de Macarrão
500g de Carne Moída
Modo de fazer:
1. Pique a cebola, o pimentão verde e o pimentão amarelo, refogue por alguns minutos em uma panela com óleo quente até dourar a cebola, mexendo para não queimar a cebola.
2. Misture a carne moída, deixe cozinhar por alguns minutos, vá mexendo aos poucos para misturar a carne cozida com a carne crua.
3. Adicione o caldo de bacon, o molho e as azeitonas, mexa bem, deixe cozinhar até o macarrão ficar pronto.
4. Prepare o macarrão, misture o molho ao macarrão e sirva
5. Acompanhamento Sugerido: Queijo Ralado.
BOM APETITE!!!
NOME:
TURMA:
PROFESSORAS:
Atividade 2: distribuir várias cartelas com as profissões para os alunos, explicá-las cada uma. Os alunos terão que colori-las.
Atividade 3: jogo das profissões.
Materiais: várias cartelas com ilustração das profissões (as que os alunos coloriram) e uma caixa de papelão ou saquinho de tnt para por elas dentro.
O professor irá chamar um aluno por vez para retirar uma cartela. Ele terá que imitar a profissão para o restante da turma tentar descobri-la. Assim sucessivamente.
PROJETO: DIA DAS MÃES
TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!!
DURAÇÃO: 2 SEMANAS.
JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.
OBJETIVO: Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
· Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;
· Conhecer e identificar diversas profissões;
· Desenvolver atenção e a criatividade;
· Praticar a coordenação motora fina e ampla;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.
· Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
· Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;
· Conhecer e identificar diversas profissões;
· Desenvolver atenção e a criatividade;
· Praticar a coordenação motora fina e ampla;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.
CONTEÚDOS:
Data comemorativa – dia das mães, dia do trabalho;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
· Expressão corporal;
· Historinhas;
. Criatividade, imaginação e dramatização.
. Música e ritmo;
. Socialização;
Data comemorativa – dia das mães, dia do trabalho;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
· Expressão corporal;
· Historinhas;
. Criatividade, imaginação e dramatização.
. Música e ritmo;
. Socialização;
METODOLOGIA:
. Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões
· Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,
· Confecção de cartazes: “As profissões”, “Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe”;
· Construção do livrinho de receita, do cartão pra mamãe;
· Confecção do porta-jóias de garrafa pet;
· Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;
· Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
· Momento flash: uma foto para mamãe.
· Dinâmicas com as mães no dia da festa;
· Homenagem as mãe: apresentação das turmas.
. Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões
· Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,
· Confecção de cartazes: “As profissões”, “Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe”;
· Construção do livrinho de receita, do cartão pra mamãe;
· Confecção do porta-jóias de garrafa pet;
· Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;
· Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
· Momento flash: uma foto para mamãe.
· Dinâmicas com as mães no dia da festa;
· Homenagem as mãe: apresentação das turmas.
CULMINÂNCIA: festas em homenagem as mães.
AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
Projeto Dia das Mães
♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
(Feito por mim!)
♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
APRESENTAÇÃO
Mãe amiga, mãe companheira, mãe que protege, mãe que acolhe... Mãe que tudo faz para que seu filho tenha sempre o melhor!!!
Uma figura tão especial e ao mesmo tempo com características tão comuns... Um valor imensurável, doação constante... Uma mãe branca, uma mãe negra... Uma mãe jovem, uma mãe idosa...
Como é importante a figura dessa pessoa no dia-a-dia de uma criança!!! Como faz a diferença na formação do caráter de um ser humano conviver com a presença de uma mãe!!!...
Chamamos de figura, porque no atual contexto social em que vivemos a figura de mãe pe absorvida por várias pessoas em situações diferentes... Quando uma mulher concebe uma criança e a acompanha por toda sua vida, ela é a mãe biológica. Num mesmo instante em outro lugar uma avó se depara com seu neto, sozinho, perdido no mundo... Ela o acolhe , educa, dá amor, carinho... Trata como um verdadeiro filho, ele passa a chamá-la de minha mãe avó... Podemos também falar de pais, que muitas vezes sozinhos educam seus filhos, sendo ao mesmo tempo pai e mãe...
E, é com essa seqüência de diversificações da figura da mãe que a escola tem que se preocupar, pois sabemos que entre nossos alunos existem diversos contextos familiares e sabemos também, que entre esses variados contextos, seja uma mãe biológica, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança, um jovem ou um adolescente é sentir-se seguro na proteção de sua família...
E é baseado nesse contexto que surge o projeto do dia das mães, que traz como slogan “AQUI SE ENCONTRAM MÃES ORIONITAS!!!” Um projeto que fala da importância da figura dessas mães na formação do seu humano!!!!!!
OBJETIVO GERAL
O Projeto de Dia das Mães traz como objetivo geral uma contribuição para a formação humana, proporcionando momentos de reflexão sobre a valorização da vida em família.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano | |
Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares | |
Aproximação de pais e filhos | |
Valorização da família | |
Valorização da vida | |
Formação humana |
Nenhum comentário:
Postar um comentário