Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Dente Vicente

TEXTO TEATRAL INFANTIL DE ANDRÉ FAXAS 1999
Registrada no EDA da BN-RJ sob o nº 268.704 livro 482 Folha 364, na SBAT sob o nº 2564 . registro do autor André Faxas na SBAT: 31533 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Dica: Para salvar a peça em formato word (doc), clique em editar, selecionar tudo, até todo o texto coberto com a cor preta. Dê um clique com o botão do mouse da direita, selecione “recortar”, abra o word (documento em branco), clique novamente com o botão do mouse da direita, logo após selecione “colar”. Clique em “colar”, que todo o texto será transferido para o word. Clique novamente em “salvar como”, digite o nome do arquivo e edite conforme o seu gosto.
CONTATOS COM O AUTOR:
telefones: (21) 2799.5319 / 8612.1798
PERSONAGENS:
VICENTE – O dente cariado e maltratado.
FRANCISQUINHA- A menina rebelde
PONG- O chiclete vilão da história.
ESMERALDA- A escova de dentes namorada de Vicente.
BILLY BORDOADA- O dentista cruel e sanguinário
Ps. PONG/ BILLY BORDOADA - mesmo ator
FRANCISQUINHA / ESMERALDA - mesma atriz
CENÁRIO: QUARTO DE MENINA

(MÚSICA) (LOGO APÓS A MÚSICA, ENTRARÁ O EFEITO DE ÁUDIO, COM A VOZ DO NARRADOR) (ENTRA FRANCISQUINHA, COM UM PIRULITO GIGANTE)
NARRADOR- Esta é Francisquinha. Uma menina levada e sapeca. Cheia de saúde, ela é muito inteligente e só tira boas notas na escola. Diz ela, que tem muitos namorados e que é a menina mais bonita do colégio. Adora brincar, dançar e fazer esporte. Mas será que ela tem algum defeito ?
FRANCISQUINHA- Claro que não, eu sou perfeita.
NARRAÇÃO- Sim, ela tem um grande defeito. Um defeito que pode atrapalhar todas as suas qualidades: Francisquinha não escova os dentes.
FRANCISQUINHA- Isso é só um detalhe sem importância.
NARRAÇÃO- Isso é o que você pensa. Escovar e cuidar dos dentes é muito importante. Mas, para contar essa história, precisamos contar com a ajuda de alguém muito especial.
FRANCISQUINHA- Quem ?
NARRAÇÃO- Vicente, o dente que sente !
(ENTRA EM CENA VICENTE) (MÚSICA) (FRANCISQUINHA DESMAIA)
VICENTE- Ei, menina ? Acorde ! Acorde !
(FRANCISQUINHA ACORDA E SE ASSUSTA)
FRANCISQUINHA- Quem é você ?
VICENTE – Vicente.
FRANCISQUINHA- Vicente ?
VICENTE- O dente.
FRANCISQUINHA- Que dente ?
VICENTE- Que sente.
FRANCISQUINHA- Que história complicada ! Não estou entendendo nada.
VICENTE- Eu sou um dos seus dentes. Fui escolhido, pois sou o mais maltratado de todos.
FRANCISQUINHA- Continuo sem entender. Se você é meu dente e mora na minha boca, o que está fazendo aqui ?
VICENTE- Como disse, sou o representante do sindicato dos seus dentes. Adquiri formas humanas, para te fazer uma série de reivindicações, que elaborei junto a meus companheiros de boca.
FRANCISQUINHA- Está muito complicado para eu entender. Mas, de qualquer forma, estou achando muito estranha essa história de conversar com um dente.
VICENTE- Para você ver a que ponto chegou. Precisou um dos seus dentes adquirir vida, para implorar que nos trate melhor.
FRANCISQUINHA- Na verdade, sendo meu dente ou não, eu não te dou a mínima importância. Vocês e seus amigos não servem pra nada. A não ser, para me dar trabalho e doer.
VICENTE- Estou me sentindo profundamente ofendido. Como não sirvo pra nada ? Eu trituro os alimentos antes de irem para o estômago, facilitando o trabalho dele. Estou presente nos momentos mais felizes da sua vida, me expondo no teu sorriso. E até para situações constrangedoras eu sou usado: tenho que roer unha, mascar chiclete, tenho que agüentar o frio do sorvete e o quente do café. Preciso de consideração.
FRANCISQUINHA- Você é um dente muito folgado, sabia ? Se acha uma maravilha... Mas, eu só percebo você quando dói e tenho que ir ao dentista.
VICENTE- Por isso mesmo que estou aqui. Para fazer com que você cuide de mim, impedindo assim a dor e aquele dentista sanguinário.
FRANCISQUINHA- Acontece, meu filho, que tenho muito que fazer e não posso perder tempo com um dente sujo, amarelo e chato.
VICENTE- É tão simples, Francisquinha. Basta você nos escovar todos os dias, com uma escova leve e macia, um creme dental com flúor. Depois, tem que usar um bom fio dental, para tirar o resto dos alimentos que ficam entre nós, dentes. Precisa fazer isso todos os dias, após as refeições, ao acordar e antes de dormir.
FRANCISQUINHA- Ufa, que trabalheira ! Acho melhor você perder as esperanças. Não terei todo esse trabalho com você. Agora, suma daqui, que eu tenho que brincar com as minhas amigas.
VICENTE- Pois fique sabendo a senhora, que eu não te deixarei em paz, até cuidar de mim e dos meus companheiros. Estarei atrás de você, te fiscalizando e exigindo bons tratos.
FRANCISQUINHA- Estou morrendo de medo de você, seu bobo. Se quiser, pode ficar. Mas não quero nenhum dente maluco atrás de mim, ouviu ?
(FRANCISQUINHA SAI DE CENA)
VICENTE (AO PÚBLICO)- Que menina ! Não sabia que ela era tão atrevida assim. Terei muito trabalho com ela. Mas, vocês precisam me ajudar, amiguinhos. Se ela não cuidar de mim, eu vou apodrecer e terei de ser arrancado. Então, uma menina tão bonita como ela, ficará banguela e terá que usar dentadura. Vamos combinar o seguinte então: enquanto Francisquinha não escovar os dentes, vocês não serão amigos dela. Fiquem de mal. Outra coisa: tenho um grande inimigo na vida. É um cara mau e implicante. O nome dele é Pong. Um chiclete vermelho, que só quer saber de nos destruir e nos causar cáries. Olhem como estou: cheio de buracos ! E um dos responsáveis por isso, é o Pong. Não deixem que ele conquiste a Francisquinha mais uma vez. Agora, vou segui-la, para ver o que ela está fazendo.
(VICENTE SAI DE CENA) (MÚSICA PARA ENTRADA DE PONG) (PONG ENTRA EM CENA)
PONG (AO PÚBLICO) – Eihoooo! Sou o Pong, o chiclete gostoso ! Eihoooo! Sou irresistível e atraente. Todas as crianças me amam, não é ? Amam sim e não me tiram da boca. Existo em vários sabores. Hoje sou de tutti-frutti, amanhã de morango, depois de hortelã. Já me inventaram de tangerina, de uva, de laranja e até de melancia. Tem até Pong de caldinho dentro, com forma de bolinha e muito mais ! Sou muito doce e só acabo, quando a boca se cansa de me mastigar. Todos me mastigam, mastigam e nunca entro no estômago. Mas, quando entro, causo o maior estrago. Colo tudo lá dentro. Eihoooo! Sou o terror dos dentes ! Odeio todos eles e sempre venço ! Eihooo! Quem quer Pong, o chiclete gostosinho ?
(ENTRA FRANCISQUINHA, COM VICENTE ATRÁS) (PONG SE ESCONDE E MONTA UMA BARRACA DE VENDA DE CHICLETES)
VICENTE- O quê você está pensando em fazer, Francisquinha ?
FRANCISQUINHA- Larga do meu pé, Dente Vicente. Você é uma mala sem alça !
VICENTE- Eu só quero o seu bem. Sou seu amigo.
FRANCISQUINHA- Não preciso da sua amizade. Eu já tenho muitos amigos aqui.
VICENTE- Você acha mesmo ? Você acha também que eles aprovam o seu comportamento ruim ?
FRANCISQUINHA- Claro que sim. (AO PÚBLICO) Colegas, vocês não me apoiam ? O quê ? Não ? Vocês são uns amigos da onça e eu estou de mal. Não quero papo com nenhum de vocês. Eu sou muito esperta e vocês são uns bobos !
VICENTE- Eles também só querem a tua felicidade, Francisquinha.
FRANCISQUINHA- Não enche ! Já estou farta desse papo chato. Vou me divertir ! Já sei ! Ali tem uma banca de doces ! (AVISTA PONG E SUA BANCA) Como eu estou cheia de dinheiro, vou gastar. Tem cada maravilha naquela banca...
PONG (DENTRO DA BARRACA, GRITANDO) – Olha aí, olha aí ! Quem vai querer ? Quem vai querer ?
VICENTE- Não faça isso, Francisquinha. Ali só tem besteira. E além do mais, você não está com fome.
FRANCISQUINHA- E desde quando se precisa ter fome para comer besteiras ?
PONG- Eihooo ! Eihooo!
VICENTE (ASSUSTADO) – Nossa ! Eu conheço esse grito... Não vá lá ! (AJOELHADO) Eu te imploro !
FRANCISQUINHA- Eu faço o que quiser da minha vida, tá bom ?
PONG- Venha menina ! Venha ver que maravilhas nós temos aqui !
FRANCISQUINHA (A PONG) – Que banca legal ! O quê vocês tem aí ?
PONG- Temos muitas coisas, menina. Mas, nada tão bom, quanto à especialidade da casa.
FRANCISQUINHA- E qual é a especialidade da casa ?
PONG- Chicletes ! Muitos chicletes !
VICENTE (GRITANDO, DESESPERADO) – Chiclete não ! Chiclete não !
FRANCISQUINHA- O senhor sabe convencer um cliente, não é ?
PONG- Temos chicletes de todos os sabores. Mas, devo indicar para a bela menina, o melhor deles !
FRANCISQUINHA- E qual é ?
PONG- Pong sabor tutti-frutti ! Eihooo!
VICENTE- Pong tutti-frutti não !
FRANCISQUINHA- Adorei ! Vou levar tudo. Tudo Pong tutti-frutti.
PONG- Fez uma bela compra, senhorita.
VICENTE- Não compre, Francisquinha. Ele é o meu maior inimigo. O chiclete Pong quer me destruir.
FRANCISQUINHA- Não tenho nada a ver com as suas brigas, Vicente. O importante, é que o Pong é gostoso e açucarado. Vou levar a caixa e mascar tudo em casa.
(PONG DESMONTA A BARRACA E SAI DE CENA MOMENTANEAMENTE)
VICENTE- Francisquinha ! Se você fizer isso, sentirá dor também.
FRANCISQUINHA – Tchau, Vicente.
(FRANCISQUINHA SAI DE CENA COM A CAIXA DE CHICLETES) (PONG VOLTA)
VICENTE- Você mais uma vez provou que é um mal-caráter, Pong.
PONG- Está com medinho de me encarar, Mané ? Eihooo! Está com os seus dias contados. Ela vai abrir a caixa e mastigará todos os Pongs que tem direito. Então, eu acabarei com você ! Eihooo!
VICENTE- Apesar de ser um covarde, iludindo a menina com seu sabor açucarado, eu não tenho medo. Mesmo cariado e esburacado, eu ainda sou forte o suficiente para te enfrentar.
PONG- Francisquinha está abrindo o primeiro Pong nesse momento. Vamos ao duelo.
(MÚSICA PARA A LUTA DE VICENTE E PONG) (ELES SE PREPARAM PARA O COMBATE) (PONG BATE EM VICENTE, QUE CAI DIVERSAS VEZES) (VICENTE, ENFRAQUECIDO, CAI DE VEZ) (PONG, VITORIOSO, RI E COMEMORA)
PONG- Eihooo! Eu sou o campeão ! A vitória é minha ! Depois te pego de novo, mané !
(PONG SAI DE CENA) (VICENTE SENTE MUITAS DORES)
VICENTE (DOLORIDO)- Ah, estou cada vez mais fraco. Não agüento mais enfrentar o Pong. A Francisquinha não podia ter feito isso. Não tenho mais forças, as cáries me enfraquecem. Se eu tiver que encarar o Pong de novo, acho que não agüentarei. Terei que ser arrancado. Essa menina precisa tomar juízo, antes que seja tarde demais. Aliás, por onde estará ela agora ? De certo, deve estar cheia de dor-de-dente. Pelo menos, tão cedo não mastigará outro Pong. Ah, já sei ! Ela deve ter ido à farmácia com a mãe dela ! Preciso ir até lá procurá-la. Ela não pode ficar sozinha um minuto sequer.
(VICENTE SE DIRIGE AO CENÁRIO DA FARMÁCIA) (MÚSICA ROMÂNTICA) (ENTRA EM CENA ESMERALDA)
ESMERALDA- Vicente !
VICENTE- Esmeralda !
ESMERALDA- Vicente !
VICENTE- Esmeralda ! A escova mais bela que o mundo já produziu... Suave, cerdas brancas, cabo flexível...
ESMERALDA- Há quanto tempo não nos vemos ?
VICENTE- Desde quando a Francisquinha me escovou com você, pela última vez. Há um ano e meio atrás...
ESMERALDA- Estou com muitas saudades, Vicente. Você foi o dente mais bonito que já escovei.
VICENTE- Você continua linda, Esmeralda. Que pena, que a Francisquinha nunca mais te comprou para me escovar.
ESMERALDA- Eu estou triste, Vicente. Vejo que há muito tempo ela não cuida de você. Está cheio de cáries e sem alguns pedaços.
VICENTE- Ela nos separou. Por isso, estou acabado e fraco. Sinto que estou no fim. Fico com vergonha de chegar perto de você, assim desse jeito. Acho que não me ama mais, Esmeralda.
ESMERALDA- Sempre é tempo de mudar, Vicente. A Francisquinha vai cuidar de você, como antigamente. E voltará a ser aquele dente bonito, que era disputado por todas as escovas.
DENTE- Você lembra como éramos felizes naquele tempo ? Todos os dias nos encontrávamos. Teve um dia até, que fizemos uma festa e convidamos todos os seus parentes. Veio o seu irmão fio dental, a sua prima fita, aplicaram até o seu tio flúor em mim. Eu estava completando um ano como dente permanente. Bons tempos aqueles ! A Francisquinha gostava de nós.
ESMERALDA- Agora tenho que ir, Vicente. Tem uma família querendo me comprar.
VICENTE- Não, não vá. A Francisquinha pode te comprar e te levar para a casa.
ESMERALDA- Não. Ela passou por aqui agora e nem olhou pra mim.
VICENTE- Não podemos nos separar de novo, Esmeralda. O nosso amor é muito forte. Você é a minha única salvação.
ESMERALDA- Preciso ajudar a conservar os dentes da criança daquela família. Tenho que ir. Quem sabe um dia, a Francisquinha mude de idéia e me leve de novo pra junto de você. Adeus, Vicente.
VICENTE (MUITO TRISTE) – Adeus, Esmeralda.
(MÚSICA TRISTE) (ESMERALDA SAI DE CENA) (VICENTE CHORA)

O RESTANTE, SÓ  COM PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO (21 2799.519)

Nenhum comentário:

Postar um comentário