Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estado RS (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) EVA (1) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) Fábulas (2) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) Historinhas Infantis (10) História (1) Histórias Infantis (53) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Máscaras (2) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (9) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projeto Água (1) Projeto Índio (1) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1) Árvore (1) Ética (2)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Projetos Pedagógicos Educação Infantil (modelos)


Projeto Primavera:

TEMA: Estação das Flores
DURAÇÃO:
PÚBLICO ALVO: Jardim I A e I B.
AUTORAS: Marilda

JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.

MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.

CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.

AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.

- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pot-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. (Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)

- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc – também é uma opção. (Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol)

- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente… Todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.

- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera – é simpático e as crianças amam.

- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem como pais em casa também.

- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.




Mais idéias…

Sugestão I:
Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura, pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. Você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho. Explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.

 Sugestão II:
Que tal iniciar com algumas musicas infantis?
Um passeio pelo jardim florido… mostrando alguns cuidados com as plantas…
Que tal contar historias e depois pedir q desenhem… fazer dobradura e dar a eles.
Trabalhar junto às cores da natureza… montar um cartaz com td qto é tipo de flor e fazer colagem…
São algumas ideias. espero ajudar

 Sugestão III:
Música da primavera:
Desperta no bosque gentil primavera.
Com ela chegou o canto, gorjeio dos sábia.
Tra lá tra lá.
As flores se abrem no bosque encantado
Com ela chegou às flores... Eu esqueci mas irei ver com as amigas do colégio e escrevo depois.
Tra lá tra lá.
Espero ter ajudá-la


Pode trabalhar com um desfile
Meninos e meninas!
Trabalhar cantigas de roda e outras
A linda rosa juvenil, onde está à margarida,
O cravo e a rosa etc.


Poesias:

1)- NO JARDIM
HELENA PINTO VIEIRA

JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORES
LINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO

2)- PRIMAVERA
CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES

A PRIMAVERA EXPLODIU
EM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU
MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS…

3)- PRIMAVERA
(autor desconhecido)

O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR
LINDA PRIMAVERA

COMO VOCÊ É LINDA
É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.

NA PRIMAVERA
SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.

O AR FICA CHEIROSO
FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.

LINDA PRIMAVERA
COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.

ÉPOCA DE ALEGRIA
QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.

DESABROCHAM LINDAS FLORES
E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.

(ANTONIO CÍCERO DA SILVA)
PROJETO: Alimentação Saudável
Uma alimentação rica e balanceada é hoje preocupação mundial em decorrência do aumento de casos de obesidade em toda sociedade. Por esta razão, o maternal 03 está estudando sobre Alimentação saudável, esta que deve ser trabalhada desde cedo a fim de proporcionar adultos mais conscientes de uma boa alimentação.
Sendo assim, estamos aprendendo sobre as frutas, verduras, legumes entre outros alimentos que fazem bem a saúde.
Por outro lado, é preciso saber que há também alimentos que em excesso fazem mal a saúde como pizza, salgadinhos, refrigerantes, balas, chicletes, bombons, pirulitos etc.
Já realizamos dois passeios: Hortifruti e Supermercado Esperança, na qual tivemos a oportunidade de visualizar os diferentes tipos de alimentos.
As crianças estão adorando e principalmente aprendendo sobre uma alimentação correta e sem exageros.
Muitas coisas estão por vir! Aguardem as novidades!Não deixem de comentar!

Projeto dos Animais

Justificativa:

    Observando que no zoológico podemos estar em contato com uma diversidade muito grande de animais, sejam eles da fazenda, deserto, floresta, em fim, de diferentes ecossistemas que no mundo não poderiam conviver juntos (como por exemplo, um camelo e um pingüim). Possibilitou-nos trabalhar algumas habilidades e competências apresentadas pelo RCNEI (Referenciais Curriculares Nacionais para Educação infantil).

   Além dessas qualidades que o zoológico nos proporciona, temos em visa o interesse das crianças pelos animais e o desejo delas de estarem em contato com eles ou conhecê-los mais. Esses pontos apresentados acima nos motivaram e influenciaram na escolha do tem para iniciar a realização desse projeto junto das crianças.

O que aprendemos:

    * Estimular a oralidade
    * Ampliação do vocabulário
    * Descrever os animais e o ambiente em que estão de forma simples
    * Iniciar a construção do conceito lógico - matemático: baixo/alto, maior/ menor, igual/ diferente.
    * Discriminar diferentes cores
    * Identificar diferentes texturas
    * Perceber diferenças e semelhanças entre os animais e as pessoas
    * Movimentar-se de forma variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.
    * Desenvolver percepções (tato, sabores, odores).
    * Imitar e identificar os sons dos animais
    * Desenhar pintar e modelar livremente
    * Fazer pintura coletiva individual com as mãos, pinceis...

Projeto formigas
Como surgiu...
O Projeto formiga teve início em fevereiro de 2006, na rodinha do grupo G3 da tarde. Por conta de serem facilmente encontradas em diferentes espaços da creche, inclusive  na rodinha muitos questionamentos foram sendo levantados pelas as crianças:
Se as Formigas teriam ouvido, boca, coração, sangue etc....
então iniciamos nossa pesquisa sobre esses pequenos seres
Por que e para que pesquisar as formigas ???
  • Pesquisamos as formigas porque elas não somente chamam nossa atenção por serem abundantes, como também, direta ou indiretamente prejudicam as flores dos nossos jardins, nossas plantações, parques, invadem nossas casas buscando açucar e outras substancias comestíveis.
  • Porque alguma delas são benéficas para a economia humana, perseguindo insetos prejudiciais para a economia agrícola e florestal.
  • A questão das formigas daninha é benéfica. Nos mostra o problema das formigas como um "fator de equilíbrio natural "
  • A utilidade das formigas não pode ser determinada sem dificuldades é necessário um conhecimento mais amplo possível para poder tirar conclusões corretas.
  • Elas são agentes importantes na modificação física dos solos, devido a quantidade de movimentação que estas fazem no solo, auxiliando a penetração de água.
  • As secreções eliminadas pelas formigas podem ter propriedades bactericidas e inseticidas, o que talvez poderia sugerir certas perspectivas á medicina.

Perguntas das crianças
  • As formigas tem orelhas?
  • As formigas têm cérebro?
  • Elas possuem olhos?
  • As formigas comem o que?
  • Elas têm coração?
  • Elas possuem dentes?
  • Morrem?   
  • Têm sangue?
  • Têm pai e mãe?
  • A formiga mora sozinha?
 O que descobrimos?
  • Que elas vivem juntas em colônias
  • Estão no mesmo grupo das vespas e abelhas
  • Presença de uma antena em forma de cotovelo
  • Presença de uma cintura que pode ter 1 ou mais segmentos
  • Dispersam sementes contribuindo pra  reflorestamento de muitos ecossistemas.
Projeto Aranha
Como surgiu...
No dia 22 de fevereiro fizemos um piquenique num gramado  quando avistamos uma enorme teia de aranha em forma de cone. Neste momento toda atenção ficou voltada para aranha e logo algumas crianças quiseram colocar a mão em sua teia que vinha até bem próximo ao chão. Percebi que poderia estar deixando passar um possível projeto. Foi então que durante a rodinha conversamos sobre a aranha e decidimos que iríamos cuidar da aranha para podermos estudá-la.
Problematização e "ponta pé" inicial
As perguntas foram surgindo: 
Será que esta aranha é venenosa? 
Como podemos pegar a aranha? 
Onde vamos colocá-la ?
Descobrimos que ela não era venenosa e a  visitamos várias vezes. 
Em um desses passeios descobrimos também que Paulinho iria nos ajudar na captura, porém, não conseguimos um vidro grande. 
Na semana seguinte, conseguimos um vidro com Tereza para colocar a aranha.  E lá fomos nós. Contamos  com a ajuda de Paulinho para capturar o nosso aracnídeo, que ainda estava na árvore. Chegando na sala foi aquela festa! Aranha, Aranha,... gritavam as crianças com os olhinhos brilhando.
Elaboração do índice
Depois de observarmos a aranha nos momentos de rodinha diariamente durante alguns dias, tivemos várias perguntas e respostas. Para que todas as crianças (mesmo as que ainda permaneciam na creche todo o dia quando capturamos a aranha) estivessem envolvidas com o projeto e principalmente depois que Anna Carolina solicitou um "médico aranho" para colocar a aranha que tinha "se transformado em duas" de volta nela mesma pude constatar que já tínhamos várias perguntas e respostas, foi então que montamos o nosso índice:

O que sabemos?

- Que o nome dela é aranha.
- Que o nome da casa dela é teia de aranha.
- Ela come mosca! Que nojo!
- Que ela não voa.
- Que ela anda pela parede.
- Que nós achamos a aranha na árvore.
- Que ela come mosquito.

O que queremos saber?

- A aranha dorme?
- Por que ela trocou de pele?
- Ela tem boca?
- Ela tem nariz?
- Ela tem cabelo?
- Ela tem mãos  e patas?
- Por que ela saiu do corpo dela?
- Ela se transformou em duas aranhas?
- Quantas patas ela tem?
- Por que ela morreu?
- Ela come formiga?
- Ela come carne?
- O que mais ela come?
- Será que ela bota ovos?
- Será que o filhinho dela sai da barriga?

Onde vamos pesquisar?

- Nos livros.
- Na Internet.
- Na biblioteca.
- Em casa.
- Com o médico Aranho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário