Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CORRA QUE O CHINELO VEM AÍ ! (A HISTÓRIA DE BILECO)

CORRA QUE O
CHINELO
VEM AÍ !
(A HISTÓRIA DE BILECO)
PEÇA TEATRAL INFANTIL DE ANDRÉ FAXAS – 1992
Registrada no EDA da BN-RJ sob o nº 91.161 livro 124 Folha 453, na SBAT sob o nº 2561 . registro do autor André Faxas na SBAT: 31533
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Dica: Para salvar a peça em formato word (doc), clique em editar, selecionar tudo, até todo o texto coberto com a cor preta. Dê um clique com o botão do mouse da direita, selecione “recortar”, abra o word (documento em branco), clique novamente com o botão do mouse da direita, logo após selecione “colar”. Clique em “colar”, que todo o texto será transferido para o word. Clique novamente em “salvar como”, digite o nome do arquivo e edite conforme o seu gosto.

CONTATOS COM O AUTOR: e-mail: andrefaxas@bol.com.br
telefones: (21) 2799.5319 / 86121798

PERSONAGENS:
BILECO- O garoto levado
DENTE- Malandro e cariado
ESTÔMAGO- Faminto e gorducho
UNHA- Suja e vaidosa
CORAÇÃO- amigo e conselheiro
DR. MARINHO- O dentista cruel
SEU WELLINGTON- Pai de Bileco. Desinteressado
SEU AZEVÊDO- Vendedor de doces
BIANCA- Namorada de Bileco
PS. DENTE – SEU AZEVÊDO - mesmo ator
ESTÔMAGO- DR. MARINHO- mesmo ator
CORAÇÃO- SEU WELLINGTON- mesmo ator
UNHA – BIANCA - mesma atriz
CENÁRIO: À CRITÉRIO DO DIRETOR, TENDO COMO SUGESTÕES, O QUARTO DO BILECO, O QUINTAL DA SUA CASA, ETC.
ÁUDIO: VOZ DA MÃE DO BILECO.
(CHINELOS VOAM PELO PALCO)
VOZ DA MÃE- Bileco, Bileco ! Cadê você, menino ? Você vai ver só quando eu te encontrar, moleque ! O chinelo vai esquentar no teu lombo ! Onde já se viu ? Não fez a lição, não foi à escola. Sujou o quarto, quebrou meu vaso de planta. Bateu no gato, xingou a vizinha, roubou manga na casa do seu José ! Pulou o muro da igreja, manchou sua camisa nova, levantou a saia da empregada ! Puxou o cabelo da tua irmã, amarrou a lata no rabo do cachorro, quebrou o rádio do teu pai, gastou a sua mesada toda em picolé ! Bileco !!!!!! Cadê você, garoto ????
(MÚSICA TEMA DA PEÇA, ALEGRE E DANÇANTE) (BILECO DANÇA E PULA ATÉ O TÉRMINO DA MÚSICA)
BILECO (AO PÚBLICO) – Tudo bem, pessoal ? Sabem quem sou eu ? Bileco, o mais levado de todos os meninos ! Ganhei o concurso mundial de levadêz e peraltice. Concorri contra mais de 600 milhões de crianças em todo o mundo e venci. Essa aqui é a quinta casa que eu moro nesse ano, pois as outras quatro, eu quebrei tudo. Nem tenho mais brinquedos, pois os que eu tinha, quebrei. Eu sou o melhor ! Vocês também são levados ? Pintam o sete também ? Botam o mundo de cabeça pro ar ? Mas, garanto que não são tão bons como eu ! Já fui expulso de 15 colégios, de 20 clubes e o pior vocês saberão agora: quando eu nasci, fui expulso da própria Maternidade. Mas não liguem, nem todo mundo é perfeito.(BILECO BOCEJA) Sabem de uma coisa ? Eu estou com um sono... Também, trabalhei à beça hoje... Quebrei sete janelas... três vasos... dez copos... (ADORMECE)
(EFEITOS MUSICAIS)(MÚSICA DE NINAR) (DEPOIS DE ALGUM TEMPO, SURGE DENTE)
DENTE- Aiiiiiiiiiii !!!!!!! Que dor ! Esse Bileco hoje mastigou chiclete, tomou sorvete, refrigerante e ainda por cima, foi dormir sem escovar os dentes. Aliás, deixa eu me apresentar: eu sou o dente, com certeza, o mais bonito e forte órgão do corpo humano.
(DENTE CANTA SUA MÚSICA)
Eu sou o Dente, o mais bonito
Mordo tudo que eu ver
Eu sou branquinho, engraçadinho
Mordo tudo pra você
Tratem bem de mim crianças
Me escovem todos os dias
Sempre depois das refeições
Depois e antes de dormir
Só tenho medo de uma coisa
Do homem de branco
Essa figura sinistra
O nome dele é dentista.
DENTE- E, como eu não quero ir ao dentista, vou aproveitar que ele está dormindo e vou escovar os dentes. Aliás, me escovar. ( PEGA UMA ENORME ESCOVA DE DENTES E COMEÇA A SE ESCOVAR) (SENTE ENORME ALEGRIA E PRAZER EM SER ESCOVADO) Que gostoso. Como é bom ser escovado ! Esse creme dental... Hunnnn... Agora, amiguinhos, prestem atenção em como se escovar os dentes de maneira correta. (UTILIZA A ESCOVA GIGANTE, PARA DEMONSTRAR ÀS CRIANÇAS) Peguem uma escova em bom estado, sem estar careca e passem um bom creme dental com flúor. Pegue a escova nessa posição e comece a escovar-nos, de baixo pra cima e de cima pra baixo. Nunca escove assim (MOSTRA A ESCOVAÇÃO NA HORIZONTAL), pois pode ser prejudicial a nós dentes, chamados pelos cientistas, de órgãos duros que guarnecem as maxilas do homem e que servem especialmente para morder e triturar os alimentos.
(EFEITO DE ÁUDIO)(MÚSICA PARA ENTRADA DO ESTÔMAGO) (ESTÔMAGO ENTRA CORRENDO ATRÁS DE DENTE, ABORRECIDO E IRRITADO)
DENTE- O que foi, bolo fofo ? Desculpe... O que foi, Estômago ?
ESTÔMAGO – Você é muito cínico mesmo, cabeça cariada. Vai me dizer que já se esqueceu ?
DENTE- Mas o que eu fiz ?
ESTÔMAGO (IMITANDO DENTE) – O que eu fiz ???? Seu amigo da onça ! Quer ver os outros pelas costas, não é ? Seu aprendiz de dentadura ! (AO PÚBLICO) Sabem o que ele fez, amiguinhos ? Deixou o Bileco engolir duas bolinhas de gude. (CHORA)(DENTE RI) Está rindo de quê ???
DENTE (CÍNICO) – Qual o sabor da bolinha de gude ? Laranja, uva ou abacaxi ?
ESTÔMAGO (INGÊNUO) – Sabe que eu não reparei. Mas, bem que eu senti um gostinho de morango... (CAI NA REAL E SE IRRITA) Eu já vou te dizer o sabor ! Mas, antes, quebrarei todos os dentes da sua boca ! Ou melhor, te quebrarei inteiro ! (AMEAÇA DENTE)
DENTE (APAZIGUANDO) – Calma, meu amigo Estômago. Eu vou te explicar: você conhece o Bileco, né Maguinho ? Ele come tudo o que vê, exceto comida. E, de repente, não é que o pestinha pega duas bolas de gude e enfia tudo na boca... Você queria o quê ? Que eu mastigasse as bolinhas e me partisse ao meio ? Tá certo que eu sou forte, mas não sou de ferro. E, além do mais, a essa altura do campeonato, você já deve ter mandado as bolinhas lá pro intestino e ficou tudo bem.
ESTÔMAGO- A menorzinha eu mandei para o compadre intestino. Mas a bilha grandalhona, ainda está aqui dentro. (CHORA)
DENTE (CONSOLANDO-O)- Que é isso, meu amigo ? Aonde está aquele sujeito que agüentava qualquer coisa ? Até Nescau com Coca-cola ?
ESTÔMAGO- É que, ultimamente, eu não tenho mais agüentado o Bileco. Só come besteira: é bala, sorvete, doce, é aquele biscoitinho amarelo que gruda no meu corpo e me faz um mal danado. É aquele chiclete que você mastiga, mastiga, mastiga e nunca desce. E quando desce, me enrola todo. Que saudade de um feijão, de um arroz, de um bifezinho, uma saladinha, um suco de laranja. E o pior, é que o Bileco tem tudo isso e desperdiça. Ele não lembra das outras crianças que vivem por aí, que não tem nem um pedaço de pão para comer.
DENTE- Deixa de tristeza, Maguinho. Que tal se eu fosse lá na cozinha preparar alguma coisa para eu mastigar e você comer ?
ESTÔMAGO- Ôba, estou morrendo de fome !
(DENTE SAI DE CENA) (ESTÔMAGO CANTA A SUA MÚSICA)
Eu sou Estômago, o mais gordinho
Como tudo que eu ver
Eu sou fofinho e cheirosinho
Como tudo pra você
Tratem bem de mim crianças
Comam coisas saudáveis
Salada, batata, bife à milanêza
Arroz, feijão, maçã de sobremesa
Só tenho medo de uma coisa
Do homem da porta da escola
Com seus biscoitos e sorvetes
É o vendedor de balas.
(VOLTA DENTE, COM UMA LATA DE ERVILHAS NA MÃOS)
DENTE- Estômago, o pai do Bileco foi à geladeira e assaltou tudo. Só sobrou essa lata de ervilhas aqui.
ESTÔMAGO- Com a fome que estou, como qualquer coisa.
(DENTE ABRE A BOCA DO BILECO E JOGA AS ERVILHAS) (DORMINDO, BILECO COME)(ESTÔMAGO E DENTE, RESPECTIVAMENTE, FAZEM O MOVIMENTO DE DIGERIR E MASTIGAR)(ALEGRIA TOTAL)
(UNHA ENTRA EM CENA, REPREENDENDO AMBOS)
UNHA- Mas que baixeza é essa ? Isso aqui virou casa da sogra ? Dois brutamontes como vocês, pulando feito dois bebezinhos. Por isso é que ninguém dá valor a vocês.
DENTE- Olha quem fala ? Só vive grande e suja ! (DENTE E ESTÔMAGO RIEM)
UNHA- Pelo menos, meu filho, eu sou a parte mais reparada do corpo das pessoas. Todos prestam atenção em mim, até quando eu estou grande e suja. Comigo é bem mais fácil: é só me cortar um pouquinho, que eu cresço de novo. Agora, com você... (DIRIGE-SE A DENTE) Essa cárie horrível na tua cabeça, toda podre, feia... Com você, Dentinho, só botando uma dentadura no teu lugar ! (ESTÔMAGO RI) (UNHA AGORA SE DIRIGE A ELE) E você, seu bofe ? Tá rindo de quê ? Por acaso, já reparou essa tua barriga ridícula ?
(DENTE E ESTÔMAGO FICAM IRADOS) (CONFABULAM)
DENTE- Você está pensando o mesmo que eu, Estômago ?
ESTÔMAGO- Estou sim. Principalmente, depois dela ter me chamado de bofe.
DENTE- Então, Dona Unha... A senhora acha que pode ir ofendendo a gente assim, né ? Pode ir me chamando de dente cariado, chamar o meu amigo Maguinho de bofe ? Pois é, então a senhora vai receber o troco !
UNHA- Que troco ? Eu não comprei nada.
(ESTÔMAGO PÕE O DEDO DE BILECO NA BOCA)(BILECO RÓI A UNHA) (DENTE DEMONSTRA ROER A UNHA)
UNHA- Me solta ! Tire essas cáries imundas de cima de mim ! Não me roa mais, ouviu ?
(UNHA CANTA)
Eu sou a Unha, a mais charmosa
Arranho tudo que eu ver
Sou transparente e delicada
Arranho tudo pra você
Tratem bem de mim crianças
Quando eu crescer me corte
Não me passe muito esmalte
Eu tenho alergia.
Só tenho medo de uma coisa
Do cabeça preta
Essa figura demente
O nome dele é dente.
DENTE- Cuidado pra quando você cantar, não quebrar os vidros.
UNHA- Cuidado pra quando você falar, não jogar esse mal-hálito em cima de mim.
DENTE- Me segura, Maguinho ! Me segura ! Senão...Senão... Eu te rôo !
UNHA- Grosseiro !
DENTE- Tela de esmalte !
UNHA- Esconderijo de feijão !
DENTE- Assassina de piolho !
UNHA- Abridor de garrafa !
(BATE BOCA GENERALIZADO)(ENTRA EM CENA, CORAÇÃO)(TODOS PARAM DE BRIGAR)
ESTÔMAGO- Coração, você também veio...
DENTE- Por que você está triste, Coração ?
CORAÇÃO- Por que vocês brigam ?
UNHA- Foi ele quem começou.
DENTE- Foi ela.
CORAÇÃO- Não importa quem começou. O importante é que nunca comece. Por motivo algum, por razão nenhuma. Para que brigar, se a gente pode amar ? O amor é tão mais bonito! Por que se aborrecer por causa de um defeito ? Só porque a Unha é grande ou suja, ou o Dente é cariado, ou se o Estômago é gordo ou mole ? Para que tanta inveja, tanta vaidade ? Temos que saber, é que se não nos unirmos, nunca transformaremos o Bileco em um menino bom. Vamos, gente. Vamos fazer as pazes.
(DENTE E UNHA FAZEM AS PAZES)
(CORAÇÃO CANTA)
Eu sou Coração, o mais sincero
Amo tudo que eu ver
Eu sou vermelho e apaixonado
Amo tudo pra você.
Tratem bem de mim crianças
Não façam malcriação
Vivam sempre apaixonadas
E cantem essa canção
TODOS Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá , lá
Só tenho medo de uma coisa
Dessa coisa sem beleza
Que entristece as pessoas
O nome dela é tristeza
ESTÔMAGO- Ah, Coração. Essa música me fez lembrar o grande amor da minha vida: sopa de ervilha !
DENTE- E a minha ? Foi a escova mais bonita que me escovou até hoje. Era dourada, cerdas fortes e macias.
UNHA- Eu me lembrei também do meu grande amor: aquele esmalte azul-aniz, que me passaram...
ESTÔMAGO- Mas, espera aí: o Bileco pinta Unha ?
UNHA- Foi um acidente. O Bileco quis pintar a cara da boneca da irmã dele, com o esmalte de sua mãe. Só que ele deixou o esmalte escorregar da sua mão e caiu sobre mim. Ah, nunca mais vou esquecer daquele esmalte...
DENTE- Grande coisa, um esmaltezinho vagabundo.
ESTÔMAGO- E você, Coração ? Qual o seu grande amor ?
CORAÇÃO- O meu grande amor ? É a menina mais bonita, a mais bonita do mundo ! A menina das tranças, que tira as melhores notas da escola: Bianca !
DENTE- Bianca ? Eu não conheço nenhuma Bianca.
ESTÔMAGO- Você está esquecido, Dentinho ? Bianca, é aquela menina que toma sorvete com o Bileco, na hora do recreio.
DENTE- É mesmo. Toda vez que ele toma sorvete com ela, eu fico doendo, mas fico feliz. Por que isso acontece, Coração ?
CORAÇÃO- Porque o amor supera todas as dores, todos os rancores e todas as tristezas. Mas, às vezes, o amor se cansa de sofrer e chora. É o que acontece com o Bileco : eu faço de tudo para que ele seja um menino bom, que escove os dentes, corte as unhas, coma alimentos saudáveis, que estude. E ele faz justamente o contrário. Com isso, eu fico triste, envelheço e choro. (CORAÇÃO CHORA)
UNHA- Chora não, Coração. Ele também me maltrata, me rói, me suja.
DENTE- E comigo, Coração ? Ele não me escova há meses. Olha o tamanho da cárie que eu tenho na cabeça.
ESTÔMAGO- Eu sou quem mais sofre. Não como um prato de comida há dias. É só besteira que o Bileco me dá.
CORAÇÃO- Eu nem ligo para o fato do Bileco ser levado e sapeca. Eu até gosto, pois estou sempre em aventura. Mas, tudo tem um limite. E eu só digo isso, porque eu sei que o Bileco não é feliz assim. Quer apenas provar pra gente, que é uma pessoa capaz e forte. Mas, no fundo, ele tem muito medo. Pois, sabe que um dia a infância vai acabar. E aí, quando tiver que encarar o mundo dos adultos, vai ser muito mais difícil. (CHORA)
DENTE- Nós precisamos bolar um plano para tornarmos o Bileco um menino bom.
UNHA- Bileco, menino bom ? Impossível.
ESTÔMAGO- É mais fácil eu virar sarapatel de angu à baiana, do que o Bileco se tornar um menino bom.
CORAÇÃO- Nada disso, Estômago. Todos podemos mudar. Basta querermos, basta termos força de vontade.
UNHA- Você acha então, que se ele quiser, não me rói mais ?
CORAÇÃO- Claro.
ESTÔMAGO- Ou então, se quiser, poderá comer salada de legumes ?
DENTE- E me escovar todos os dias ?
CORAÇÃO- Claro, Bileco poderá ser o melhor menino do mundo.
ESTÔMAGO- Porque o pior, ele já é.
UNHA- E o que poderemos fazer ?
CORAÇÃO- Acho que a gente tem que conversar com ele.
DENTE- Você está maluco, Coração ? Se a gente conversar com ele, aí que vai ser pior.
ESTÔMAGO- Temos que prendê-lo e obrigá-lo a fazer tudo o que não gosta.
CORAÇÃO- Não! Não podemos usar a violência como arma. Quando o Bileco apronta alguma arte, o que fazem com ele ?
TODOS- Tacam o chinelo nele !
DENTE- E aí ele diz...
TODOS- Corra que o chinelo vem aí !
CORAÇÃO- E será que adianta ? Não adianta nada. Logo após o chinelo passar, ele apronta de novo. Temos que tratá-lo com carinho.
ESTÔMAGO- Com bastante carinho ! Por isso, vou à cozinha preparar um churrasquinho para o Bilequinho !
(BILECO ACORDA)(AO SAIR, ESTÔMAGO É O ÚNICO QUE PERCEBE ISSO)(BILECO ESTÁ ENFURECIDO) (ESTÔMAGO TENTA AVISAR AOS OUTROS, MAS PERDE A VOZ)
DENTE- O que foi, Maguinho ? Perdeu a voz ? Acabou a carne ? Está estragada ? Sem sal ? O que foi ????
ESTÔMAGO (COM MUITO MEDO) – O Bileco... O Bileco... Acordou !!!!!!!
TODOS (EM PÂNICO) – O Bileco acordou !!!!!!!!!!!
BILECO- (IRADO, CORRENDO ATRÁS DOS ÓRGÃOS) – Então, vocês querem me mudar, não é ? Querem que eu coma salada, escove os dentes, corte as unhas, não faça malcriação, que não pinte o sete ? Vocês são todos bobalhões e bocoiós ! E nunca me farão ser um bobalhão e bocoió, entenderam ?
CORAÇÃO- Mas você seria bem mais feliz, Bileco.
BILECO- Eu seria um tonto igual a você !
UNHA- Bileco, imagine se você não roesse mais as unhas ? Ficaria mais bonito e teria um monte de namoradas.
DENTE- Se me escovasse todos os dias, não teria mais dor de dente.
ESTÔMAGO- E se comesse alimentos saudáveis, teria mais forças para se divertir.
CORAÇÃO- E se fosse um menino bom, teria todos esses coleguinhas para brincar.
BILECO (GRITANDO) – Eu não quero nada disso ! Não quero ser quieto ! Sou o menino mais levado do mundo, faço malcriação e não gosto de escola ! E é melhor vocês irem embora, senão, vocês vão ver o que eu vou aprontar !
(BILECO CANTA)
Eu sou Bileco, o mais levado
Quebro tudo que eu ver
Eu sou pestinha e safadinho
Quebro tudo pra você
Vão embora daqui crianças
Não torrem a paciência
Não vou à escola, não sou bobão
E vou tudo explodir !
Só tenho medo de uma coisa
Da coisa que já vai surgir
TODOS O quê que é ?
Corra que o chinelo vem aí
Corra que o chinelo vem aí
Corra que o chinelo vem aí !
DENTE- Por favor, Bileco...
CORAÇÃO- Ainda há tempo de mudar, vamos ser amigos ?
BILECO- Eu não quero amigos. Só quero aprontar, vou virar o mundo de cabeça pra baixo. E vocês vão ver só, eu vou ser o Rei !
ESTÔMAGO- Então Rei, que tal a gente fazer uma boquinha ?
UNHA- Um Rei precisa de unhas bem limpinhas...
DENTE- E de dentes bem branquinhos...
CORAÇÃO- E do coração em paz.
BILECO (GRITANDO) – Chega ! Vocês são muito chatos ! Vou aprontar com todos vocês !
CORAÇÃO- Mas, Bileco, nós fazemos parte de você. Nós somos você também.
BILECO- Não são nada. O meu dente não é tão cariado assim, minha unha não é tão suja assim, meu estômago não está com tanta fome assim e meu coração não é tão medroso assim.
UNHA- Está enganado, Bileco. Você é que não está se vendo.
BILECO (FURIOSO) – Vocês fizeram eu perder a minha paciência. E a primeira é você, Unha !
(ELE COMEÇA A ROER AS UNHAS)(UNHA E DENTE EXECUTAM AS EXPRESSÕES CORPORAIS DEVIDAS)
BILECO- Agora são vocês dois: Dente e Estômago !
(BILECO PEGA UM CHICLETE, COMEÇANDO A MASTIGÁ-LO) (DENTE E ESTÔMAGO EXPRESSAM DOR E DESCONFORTO)(CORAÇÃO FICA ANGUSTIADO,CHORA)
BILECO- E por fim você, Coração !
CORAÇÃO- Comigo, você pode fazer o que quiser, Bileco. Você me maltrata, quando você maltrata o teu semelhante.
BILECO (SEM GRAÇA) – Você é muito bôbo ! Vou pra rua aprontar !
(BILECO SAI DE CENA)
DENTE- Eu não te avisei, Coração ? Com ele não dá pra conversar.
ESTÔMAGO- Ele é muito mau.
UNHA- Acho melhor nós irmos embora e deixar ele se destruir.
CORAÇÃO- Não podemos nos esquecer, que se ele se destruir, nos destruiremos também. Temos é que bolar um plano, para torná-lo um menino bom. (AO PÚBLICO) Alguém tem um plano aí ? (À CRITÉRIO DA DIREÇÃO, OS ATORES DEVERÃO PERGUNTAR ÀS CRIANÇAS SOBRE A SOLUÇÃO DO PROBLEMA)
DENTE- Eu tenho um plano !
(OS QUATRO, EM CENA, FAZEM UMA CONFERÊNCIA SECRETA)(SAEM DE CENA) (VOLTA BILECO)(ESTÁ COM UMA ATIRADEIRA NAS MÃOS)
BILECO (AO PÚBLICO) – Sabem o que eu fiz, pessoal ? Acabei de matar três passarinhos, com essa atiradeira aqui. Legal, né ? Passarinho foi feito pra isso mesmo, pra ser morto. Ainda mais como um caçador como eu, o maior caçador do mundo ! Mas, mudando de assunto, vocês viram aqueles órgãos bocoiós ? Sabem pra onde eles foram ? Devem ter ido embora, para não me encherem mais o saco, não é ? Eles são muito bobos. O Dente não agüenta um sorvete. O Estômago só gosta de comida ruim. A Unha, por qualquer coisinha, suja. E o Coração ? Se derrete e chora por tudo. Pra mim, eles não valem nada. Não preciso deles pra viver, só quero brincar, pintar e bordar !
O RESTANTE, SÓ  COM PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO (21 2799.519)

Nenhum comentário:

Postar um comentário