Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

João Porcalhão

                           
Texto Teatral Infantil de ANDRÉ FAXAS 2000
registrado no EDA da Biblioteca nacional- RJ e na SBAT
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Dica: Para salvar a peça em formato word (doc), clique em editar, selecionar tudo, até todo o texto coberto com a cor preta. Dê um clique com o botão do mouse da direita, selecione “recortar”, abra o word (documento em branco), clique novamente com o botão do mouse da direita, logo após selecione “colar”. Clique em “colar”, que todo o texto será transferido para o word. Clique novamente em “salvar como”, digite o nome do arquivo e edite conforme o seu gosto.
CONTATOS COM O AUTOR:
telefones: (21) 2799.5319 / 86121798
PERSONAGENS:
JOÃO PORCALHÃO – O menino que não gosta de tomar banho.
CHIQUINHO- O melhor amigo de João. Bom caráter.
CHICÃO- Irmão de Chiquinho. Mal-caráter, incentiva João aos maus hábitos.
CAPITÃO PORCÃO- Ser imundo, que deseja levar João para o mundo da sujeira.
CAPITÃO SABONETE- O super-herói que tentará salvar João das garras do Capitão Porcão.
Ps. CHIQUINHO / CAPITÃO SABONETE – mesmo ator
CHICÃO / CAPITÃO PORCÃO – mesmo ator
CENÁRIO INICIAL: RUA RESIDENCIAL
(MÚSICA) (EFEITO DE ÁUDIO: VOZ DA MÃE DE JOÃO, E DE JOÃO)
VOZ DA MÃE- João ! João ! Onde você vai garoto ?
VOZ DE JOÃO – Vou pro futebol, mãe. É a hora da pelada. O Chiquinho e o Chicão estão me esperando.
(NESSE MOMENTO, CHIQUINHO E CHICÃO ENTRAM EM CENA) (EM SILÊNCIO, COMEÇAM A JOGAR BOLA)
VOZ DA MÃE- E o banho, João ? Há muito tempo que você não toma banho, garoto. Todo dia é a mesma coisa. Chega sujo da escola, vai para o futebol, se suja mais ainda, depois se esconde e vai dormir sem tomar banho. Não estou te agüentando, menino ! Ninguém agüenta mais esse cheiro ruim !
VOZ DE JOÃO- Ah, mãe ! Não liga não. Mais tarde eu tomo banho. Tchau.
VOZ DA MÃE- João ! Venha cá ! Não me desobedeça ! João ! João !
(MÚSICA DA ENTRADA DE JOÃO PORCALHÃO) (OS TRÊS JOGAM FUTEBOL DURANTE A MÚSICA) (CHICÃO VENCE O JOGO) (FIM DO EFEITO DE ÁUDIO)
CHICÃO- Pra variar, eu ganhei de novo. Vocês dois são muito otários.
CHIQUINHO- Claro, Chicão ! Você só sabe roubar e fazer faltas.
JOÃO- E além do mais, é maior e mais velho do que eu e o Chiquinho.
CHICÃO- Eu sou é craque. Sou o Rei do futebol !
CHIQUINHO- É ruim. Você só ganha porque é o dono da bola. Eu e o João vamos treinar para te vencer.
JOÃO- Você vai ver só, Chicão. Nós vamos arrebentar.
CHICÃO- Ah, calem a boca, seus pirralhos. É hora de pagarem a aposta. Façam fila. Um cascudo em cada um.
JOÃO- Eu não quero ganhar cascudo não.
CHIQUINHO- Minha cabeça já está inchada de ganhar cascudo todo dia.
CHICÃO- Chega de choradeira. Primeiro é do meu maninho Chiquinho.
(CHICÃO DÁ UM CASCUDO EM CHIQUINHO)
CHIQUINHO (GRITANDO)- Ai!!!!!!!
CHICÃO- Agora, o fedorento do João Porcalhão.
(CHICÃO DÁ UM CASCUDO EM JOÃO)
JOÃO- Uiii!!!!!!
CHICÃO (GARGALHANDO)- Ah, ah, ah! Dar cascudo é muito bom ! (SENTINDO MAL CHEIRO) Unnnnn, que cheiro ruim. De onde será que está vindo esse cheiro ?
CHIQUINHO- É verdade. Que inhaca ! Acho que está vindo do lado do João.
JOÃO- É ruim, hein ? Sou um menino muito cheiroso.
CHICÃO- Que nada ! Você não deve tomar banho há um tempão. Deve estar cheio de caraca. Mas você está certo, João. Se quiser ser um homem de verdade, não pode ser cheirosinho. Homem que é homem tem que ser fedorento, como eu. Agora eu vou lá para a pracinha. Vai ter um torneio de cuspe à distância e serei campeão de novo. Ninguém cospe mais longe do que eu. Querem ver ?
CHIQUINHO- Não precisa, Chicão. Acho isso uma porcaria.
JOÃO- Depois você me ensina ? Eu também gosto muito de cuspir no chão.
CHICÃO- Outra hora te mostro, João. Estou atrasado. Até mais, seus Zés Manés !
(CHICÃO SAI DE CENA)
CHIQUINHO- Não entra na do Chicão, cara. Ele é meu irmão, mas é um péssimo exemplo. Não gosta de estudar, faz bagunça na sala de aula, briga na rua, tira meleca do nariz e não toma banho.
JOÃO- Você que é um bobo, Chiquinho. Chicão é o meu ídolo. Meu sonho é ser como ele. Um dia eu chego lá.
CHIQUINHO- Você está errado, cara. Assim você não chegará a lugar algum. Por quê você não vai pra casa e toma um banho ?
JOÃO – Tá maluco ? E desde quando João Porcalhão toma banho ? Você é um mané mesmo, Chiquinho.
CHIQUINHO- Eu sou seu amigo, João. As meninas não gostam de garotos fedorentos.
JOÃO- Eu pouco me importo com que as meninas pensam. Elas são chatas e metidas. E não quero mais ser seu amigo, Chiquinho. Você é muito chato, não fale mais comigo. A partir de hoje, minha turma será outra. Vou fazer tudo que o Chicão faz. Não vou mais estudar, vou fazer bagunça na sala, vou ser respondão, vou fazer isso... (PEGA UMA BALA NO BOLSO E JOGA O PAPEL NO CHÃO)
CHIQUINHO- Não faça isso. Assim você suja a cidade..
JOÃO- Vou fazer isso também. (DÁ UMA CUSPARADA NO CHÃO) E isso (TIRA A MELECA DO NARIZ) e pra finalizar, vou brigar na rua. Vem, Chiquinho, vem... (CHAMA CHIQUINHO PARA A BRIGA)
CHIQUINHO- Você quer brigar com seu melhor amigo, João ?
JOÃO- Você não é meu amigo. Se fosse mesmo, me apoiaria.
CHIQUINHO- É muito ruim ouvir isso de você, João. Como eu não quero te machucar, eu vou embora.
(CHIQUINHO SAI DE CENA)
JOÃO- Esta fugindo, seu medroso ? Vem brigar, vem ? Esse Chiquinho é um bobo mesmo. Está com medo de me encarar, porque eu sou um grande lutador. E também eu sou muito esperto e inteligente. Vocês não acham ? (PROVAVELMENTE, AS CRIANÇAS RESPONDERÃO NEGATIVAMENTE) O quê ? Vocês não concordam comigo ? Deve ser porque vocês são uns bobos também. E não gosto de amigos bobos !
(SURGE O EFEITO DE ÁUDIO COM A VOZ DA MÃE DO JOÃO)
VOZ DA MÃE – João Porcalhão ! Venha para a casa, garoto ! É hora do banho ! Se você não vier em dois minutos, vou atrás de você com o chinelo na mão !
JOÃO (AO PÚBLICO) – Nossa ! Tenho que me mandar daqui ! Senão, hoje eu ganho uma coça. Se ela descobrir que eu não tomo banho há um mês, vou apanhar muito. Preciso fugir. Mas, para onde eu vou ?
(MÚSICA SOMBRIA) (JUNTO COM A MÚSICA, SURGE O EFEITO DE ÁUDIO COM A VOZ DO CAPITÃO PORCÃO CHAMANDO POR JOÃO PORCALHÃO)
JOÃO PORCALHÃO (MUITO ASSUSTADO) – Que voz é essa ? O quê está acontecendo aqui ?
(ENTRA EM CENA O CAPITÃO PORCÃO) (MUDA-SE O CENÁRIO PARA O “MUNDO DA SUJEIRA”)
CAPITÃO PORCÃO- João Porcalhão, o menino sujão !
JOÃO- Quem é você ?
CAPITÃO PORCÃO- Sou Capitão Porcão, o amigo da sujeira, da porcaria e do cascão. Sou o mago da bagunça, da caraca e do lixão. Sou amigo das crianças sem higiene nem educação. E estou pronto para ajudá-lo, meu amigo Porcalhão.
JOÃO- Nossa ! Que confusão !
CAPITÃO PORCÃO- É fácil de entender, meu filho. Você agora está no meu mundo. Um mundo maravilhoso, repleto de beleza e alegria. O mundo da sujeira !
JOÃO- Mundo da sujeira ? Como eu vim parar aqui ?
CAPITÃO PORCÃO- É muito simples, meu chapa. Você atingiu o estágio superior da sujeira. Quando alguém fica mais de um mês sem tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes, viaja para o Mundo da sujeira e é condenado a viver para sempre nesse lugar sensacional. E eu sou o chefe desse mundo ! Capitão Porcão, o rei da podridão !
JOÃO- Eu não sabia disso. Quero voltar para casa, não quero ficar aqui. Esse lugar é muito feio e você também. Estou com saudades da minha mãe, dos meus amigos.
CAPITÃO PORCÃO- Estou te estranhando, João. Virou maricas agora, rapaz ? Está querendo ganhar chineladas da mamãe ?
JOÃO- Não ! Chineladas não !
CAPITÃO PORCÃO- Está querendo também conviver com aquele amigo chato, chamado Chiquinho, que só fala coisas bobas ?
JOÃO- É, isso também não.
CAPITÃO PORCÃO- Então relaxe e aproveite as melhores coisas que o Mundo da sujeira podem te proporcionar.
JOÃO- E o que tem de bom aqui ?
CAPITÃO PORCÃO- Muitas coisas, meu amigo. Veja só: nós aqui não temos florestas, árvores, essas coisas sem graça. Eu destruí tudo. No céu, temos lindos urubus. Muito lixo, muito lixo. Lixo à vontade, lama, poeira, esgoto, tudo de fedorento que existe. É o paraíso ! Não existe essa coisa horrorosa chamada água ! Aliás, repita comigo João : eu odeio água.
JOÃO- Eu odeio água. Eu odeio água. Êpa ! E se eu tiver sede ?
CAPITÃO PORCÃO- Aqui não tem sede, garoto. Não precisamos de água pra nada. Nem de água, nem de sabonete, nem de shampoo e nem de nada que lembre limpeza. Aqui não se pode falar a palavra limpeza. Arghhhh !!!! Compreendeu ?
JOÃO- Esse mundo é maravilhoso, seu Porcão. Aqui eu posso brincar à vontade ?
CAPITÃO PORCÃO- Poderá fazer o que sempre quis. Poderá rolar à vontade na terra e na lama. Poderá tirar quantas melecas quiser e colá-las sob as mesas. Poderá cuspir no chão, ir ao banheiro sem lavar as mãos depois. Não é demais ?
JOÃO- E aqui tem muitas crianças para brincar ?
CAPITÃO PORCÃO- É o que não falta aqui. Temos muitos porcalhoezinhos no Mundo da sujeira. Meninos e meninas que odeiam banho.
JOÃO- Meninas também ?
CAPITÃO PORCÃO- Claro. Existem muitas meninas porquinhas também.
JOÃO- Posso ir então, Capitão ?
CAPITÃO PORCÃO- Claro. Mas antes, preciso te dar uma recomendação: existe um bandido muito mau, que anda por aqui. Ele quer seqüestrar os porcalhões do Mundo da sujeira.
JOÃO- Nossa ! Um seqüestrador ?
CAPITÃO PORCÃO- Um cara mau e cruel. O nome dele é Capitão Sabonete. Seu objetivo é levar os porcalhões para o Mundo da Limpeza. Um lugar horroroso, cheio de regras. Lá tem que tomar banho duas vezes por dia, tem que lavar as mãos, tem que escovar os dentes, é horrível. Cuidado com ele, João Porcalhão. E cuidado também com essas crianças chatas. Elas estão do lado do Capitão Sabonete. Eles não são meus amigos ! Vamos para o Mundo da Sujeira, vamos !
(SAEM DE CENA) (MÚSICA DO CAPITÃO SABONETE) (ENTRA EM CENA CAPITÃO SABONETE)
CAPITÃO SABONETE (AO PÚBLICO) – Capitão Sabonete invade o Mundo da Sujeira, em nome da sujeira e da higiene ! Capitão Sabonete ! O guardião dos banhos e do cheiro bom. Estou aqui para uma missão muito difícil. Tenho que salvar um menino chamado João Porcalhão, das garras do terrível Capitão Porcão. Ele quer tornar o menino um servo da sujeira para sempre. Preciso ajudá-lo a livrar-se da influência maléfica daquele sujeito. João Porcalhão precisa tornar-se um menino limpinho, saudável e estudioso. Por isso, preciso contar com a ajuda de vocês, amiguinhos. Vocês podem me ajudar ? (PROVAVELMENTE, AS CRIANÇAS RESPONDERÃO POSITIVAMENTE) Vocês, por acaso, viram o João Porcalhão por aqui ? (AS CRIANÇAS DEVERÃO INFORMAR A CAPITÃO SABONETE QUE JOÃO JÁ ESTÁ COM CAPITÃO PORCÃO) O quê ? Ele está com o Capitão Porcão ? Pelo visto, o caraquento já influenciou o menino com seu papo sujo. Preciso bolar um plano... (PENSATIVO) Já sei ! Vou esperar o João ficar sozinho e tentarei convencê-lo a ficar comigo. Se o Capitão Porcão perguntar por mim, digam que não me viram. Tenho que me esconder. Lá vem eles.
(CAPITÃO SABONETE ESCONDE-SE EM ALGUMA PARTE DO CENÁRIO)
(VOLTAM JOÃO E CAPITÃO PORCÃO)
CAPITÃO PORCÃO- E então, João ? Gostou do nosso passeio ?
JOÃO- Sim senhor, Capitão ! Eu adorei. Principalmente, a floresta de papel de balas.
CAPITÃO PORCÃO- Aquilo foi invenção minha. Derrubei todas as árvores da floresta e em seus lugares, coloquei um bilhão de papel de balas que os porcalhõezinhos jogam pelo chão. Mas, espere um pouco, João. Preciso perguntar uma coisa às crianças... (AO PÚBLICO) Crianças, por acaso, o chato do Capitão Sabonete apareceu por aqui ? Respondam, seus bobos ! (PROVAVELMENTE ELAS RESPONDERÃO NEGATIVAMENTE) Assim é melhor ! Ele morre de medo de mim. Mas, se ele aparecer por aqui (DÁ UM APITO A JOÃO), toque este apito bem alto, João. Eu darei uma boa lição naquele sabonete folgado.
(CAPITÃO PORCÃO SAI DE CENA) (JOÃO FICA COM O APITO EM SENTINELA)
(CAPITÃO SABONETE REAPARECE)
CAPITÃO SABONETE- João Porcalhão ! Sou o Capitão Saboneteeeeee!!!!!!! O defensor dos limpinhos e cheirosos ! (JOÃO TENTA APITAR) (CAPITÃO SABONETE PEGA O APITO) Não faça isso, João. Não apite. Não chame o Capitão Porcão aqui. Vamos conversar.
JOÃO- Não quero conversar com você, Capitão Sabonete. Você é muito mau e quer me seqüestrar.
CAPITÃO SABONETE- Mentira, João. Eu sou seu amigo e amigo de todas as crianças. Não é, pessoal ? (AO PÚBLICO, QUE DEVERÁ RESPONDER POSITIVAMENTE)
JOÃO- Essas crianças não sabem nada. São bobos e chatos !
CAPITÃO SABONETE- Não diga isso, rapaz. Todos nós somos seus amigos e só queremos o seu bem. Queremos que tome banho, que fique cheiroso. Não é horrível ser chamado de João Porcalhão ?
JOÃO- Eu adoro o meu nome. Além do mais, não quero tomar banho e ficar cheiroso. Sou feliz do jeito que sou. Odeio ser bonzinho. Água faz muito mal pra mim, sabia ?
CAPITÃO SABONETE- Não diga besteira, João. Água é a essência da vida. Antes de nascer, dentro da barriga da sua mãe, você vivia dentro d’água. Se você não beber água, morrerá seco. A água está presente nos alimentos, nos passeios à praia, à piscina, à cachoeiras. Água é tudo e você precisa usá-la para poder viver.
JOÃO- Isso é bobagem. Se tomar banho, gasta a pele. E além disso, tomar banho dá muito trabalho. Acho melhor você se mandar.

O RESTANTE, SÓ  COM PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO (21 2799.519)

Nenhum comentário:

Postar um comentário