Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (9) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

quarta-feira, 12 de março de 2014

COPA DO MUNDO 2014

Projeto Copa do Mundo
1. PROJETO: COPA DO MUNDO DE 2014 
2. IDENTIFICAÇÃO: Escola ....................
Diretor: ........................
Coordenadora: ...........................
Secretária: .............................
PROFESSORES PARTICIPANTES: 
3. JUSTIFICATIVA. O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, consequentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc. O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo. Tendo em vista que alguns jogos do Brasil ocorrerão em dias letivos, a escola desenvolverá suas atividades normais até a hora do jogo e encaminhará algumas atividades sugeridas neste projeto para serem desenvolvidas pelos alunos, como reposição das aulas.
4. OBJETIVO GERAL Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país. Conhecer a história das copas. Identificar cada país e os dias que jogam. Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
Período de Realização: Junho de 2014
6. METODOLOGIA ► Observação: Usar o laboratório de informática sempre que possível.
7. SUGESTÕES DE TRABALHO Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, assistir aos jogos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas. Temas Transversais
ÉTICA: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
MEIO AMBIENTE: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).
PLURALIDADE CULTURAL: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos. Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas. Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?
MATEMÁTICA JOGO BEM CALCULADO São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções. Sugestões de atividades: Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times Identificação de formas geométricas no campo Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzido numa maquete Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio. Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas Criar problemas. Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Hexa (bem como tetra, tri, Penta, bicampeão) Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...).
LÍNGUA PORTUGUESA PAPO MAIS COERENTE Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as ideias com mais clareza e confiança. Sugestões de atividades: Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa. O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis. Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa). Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).
LÍNGUA ESTRANGEIRA Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte. Sugestões de atividades: Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções. Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa. Criação de um site bilíngue falando sobre o futebol brasileiro HISTÓRIA LANCES DO PASSADO No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados. Sugestões de atividades: Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional" Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos. História das Copas Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes) Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários Mãos de obra temporária que surge em razão da copa Retrospectiva das Copas
GEOGRAFIA O MUNDO NUM ESTÁDIO Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo. Sugestões de atividades: Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da América do Sul, o país-sede da Copa, para posterior comparação. Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na cidade. Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
A Copa também do sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado). Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias). Localização no mapa da sede da Copa
CIÊNCIAS (QUÍMICA FÍSICA E BIOLOGIA) EXPERIÊNCIAS DE CAMPO Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências. Sugestões de atividades: Demonstração de como as informações de imagem e som viaja de um ponto a outro do planeta. Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias. Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico? A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso. O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
••. ARTES EXPLOSÃO DE CRIATIVIDADE Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios. Sugestões de atividades: Análise das mascotes das Copas, que retratam os países. Criação do para mascote do Brasil. Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas. Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui"). Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas. Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos. A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol•.
8. AVALIAÇÃO: O coletivo de professores da escola, juntamente com coordenadores e diretor proporcionará um momento juntamente com os alunos para avaliar o projeto, considerando os aspectos comportamentais, vivenciais e artísticos das atividades desenvolvidas no projeto e os alunos receberão uma pontuação que fará parte da nota do 2º bimestre.
9. ANEXOS
É Uma Partida De Futebol
Skank Composição: Samuel Rosa E Nando Reis
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol
Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime.
Posso chorar, se ele não ganhar.
Mas se ele ganha, não adianta.
Não há garganta que não pare de berrar
A chuteira veste o pé descalço
Tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol.
O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante.
Que emocionante, é uma partida de futebol.
O meu goleiro é um homem de elástico
Os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol
ola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
O meio-campo é lugar dos craques Que vão levando o time todo pro ataque
10. O centroavante, o mais importante,
Que emocionante é uma partida de futebol! Utêrêrêrê, Utêrêrêrê, Utêrêrêrê, Utêrêrêrê.

Poema – trava língua Jogo de Bola – Cecília Meireles
A bela bola Rola:
A bela bola do Raul.
Bola amarela,
A da Arabela.
A do Raul, Azul.
Rola a amarela
E pula a azul.
A bola é mole,
É mole e rola.
A bola pula.
É bela e pula.
É bela, rola e pula,
É mole, amarela, azul.
De Raul é de Arabela,
E a de Arabela é de Raul.

Pra Frente Brasil (Copa De 1970)
Hinos Composição: Miguel Gustavo
Noventa milhões em ação,
Pra frente Brasil,
Do meu coração...
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil, Salve a Seleção!
De repente
É aquela corrente pra frente, Parece que todo o Brasil deu a mão... Todos ligados na mesma emoção...
Tudo é um só coração! Todos juntos vamos, Pra frente Brasil! Brasil!
11. Salve a Seleção!
























 1. Projeto Copa do Mundo 2014 
2. ABERTURA: No dia 12 de junho será dado o pontapé inicial na Copa do Mundo 2014 no Brasil e nossa escola certamente não ficará fora do evento. 
3. JUSTIFICATIVA: O Futebol é um esporte extremamente competitivo, seja nos gramados ou fora dele. Prova disso são as frequentes discussões entre membros de torcidas rivais. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício a debates em classe, jogos externos e outros, a fim de transformar o que seria simples discussão (que por vezes tem fim trágico) em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo. Dado o momento atual em que todas as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área, social, intelectual, política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.
4. OBJETIVO GERAL:
*Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • • • • • • •
Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
Reconhecer a importância da história de nosso País em Copas do Mundo;
Compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
Analisar o interesse econômico de cada País envolvido;
Compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada; Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
Conhecer as contradições de nosso país. Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias. Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira) Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos.

Sugestões para o desenvolvimento do projeto:
Bandeirinhas para enfeitar a escola /
Desenhos livres sobre a Copa
O Hino Nacional
Quantas vezes o Brasil foi campeão?
Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão) Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
Agenda da copa História das Copas
Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
A Bandeira Brasileira
As bandeiras dos demais países Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
O respeito às demais seleções Reforçar o espírito patriótico
Retrospectiva das Copas Colagem Pintura Desenho Mosaico Maquetes
Avaliação: A avaliação será feita durante o andamento do projeto através de atividades orais escritas, interesse, participação, assiduidade e pontualidade.



PROJETO: COPA DO MUNDO
PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA
ESTE PROJETO SE PROPÕE GERADO PELO INTERESSE DESPERTADO NO POVO BRASILEIRO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2014 QUE SE REALIZARÁ NO BRASIL E QUE ACONTECE DE QUATRO EM QUATRO ANOS ONDE SELEÇÕES DE FUTEBOL DE DIVERSOS PAÍSES DO MUNDO SE REÚNEM PARA ESTA DISPUTA.
ASSIM, AS SELEÇÕES DE FUTEBOL DE TODO O MUNDO, INCLUSIVE A DO BRASIL INTERAGEM POSSIBILITANDO CONHECER E EXPLORAR A DIVERSIDADE CULTURAL, SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS, SEMPRE LEVANDO A CRIANÇA A DESENVOLVER O INTERESSE, A CURIOSIDADE E HABILIDADES NECESSÁRIAS BUSCANDO SEMPRE RESPEITAR A IDADE E A FASE DE DESENVOLVIMENTO DE CADA UMA DELAS.
OBJETIVOS
# ESTIMULAR O HÁBITO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E LINGUAGEM VERBAL E ORAL;
# DESENVOLVER O GOSTO PELAS ATIVIDADES ESPORTIVAS;
# DESENVOLVER O ESPÍRITO DE EQUIPE, COOPERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO;
# ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO DE IDEIAS, E SENTIMENTOS;
# PROPORCIONAR A AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE FUTEBOL;
# CONHECER A DIVERSIDADE CULTURAL DOS PAÍSES ENVOLVIDOS;
# ESTIMULAR O SENTIMENTO CÍVICO ATRAVÉS DO CONTATO COM OS PRINCIPAIS SÍMBOLOS DA PÁTRIA COMO A BANDEIRA E O HINO NACIONAL;
# ESTIMULAR A COORDENAÇÃO E HABILIDADE MOTORA: EQUILÍBRIO, LATERALIDADE, NOÇÃO DE ESPAÇO, ETC;
# ESTIMULAR E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ARGUMENTAR E RESOLVER CONFLITOS, GANHAR E PERDER;
# ESTIMULAR A COMPETIÇÃO SAUDÁVEL;
DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADES RELACIONADAS COM:
*INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: CONVERSAS INFORMATIVAS SOBRE A TEMÁTICA;
* PORTUGUÊS/LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: USO E LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS COM NOTÍCIAS SOBRE O TEMA;
* PORTUGUÊS E MOTRICIDADE: CONFECÇÃO DE ÁLBUM ESPORTIVO COM CONSIDERAÇÕES DAS CRIANÇAS;
*PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE TEXTOS ALUSIVOS AO TEMA;
*JOGOS: MINI CAMPEONATO CONTEMPLANDO AS PRINCIPAIS SELEÇÕES (Preferencialmente as que as crianças conhecerem)
* PESQUISA E IDENTIDADE: COMO SÃO AS PESSOAS, SUA CULTURA E AS CIDADES DO PAÍS QUE SEDIARÁ A COPA DO MUNDO;
* PESQUISA E IDENTIDADE: QUAL O TIME QUE VOCÊ E SEUS FAMILIARES MAIS GOSTAM? QUAL A SELEÇÃO QUE GANHARÁ A COMPETIÇÃO?
* PORTUGUÊS E MOTRICIDADE: HIPÓTESE DE LEITURA E ESCRITA: IDENTIFICAR, RECORTAR, COLAR E ESCREVER OS NOMES DAS PRINCIPAIS SELEÇÕES E JOGADORES;
* ARTES E PORTUGUÊS: CONFECCIONAR UMA MASCOTE E GRITO DE GUERRA ESCRITO PARA O MOMENTO DOS JOGOS;
* GEOGRAFIA: VERIFICAR EM UM MAPA PARA ONDE É O PAÍS QUE SEDIARÁ A COPA E AS CIDADES ONDE SERÃO OS JOGOS;
*MATEMÁTICA E JOGOS: JOGOS E BRINCADEIRAS QUE CONTEMPLEM NÚMERO DE JOGADORES, PAÍSES PARTICIPANTES, FORMA DE CONTAGEM DA PONTUAÇÃO, ETC;
* ARTE: CONFECÇÃO DE ADEREÇOS DE MÃO PARA OS JOGOS;
* DISCIPLINA: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO MOMENTO DE COMEÇO DE CADA JOGO (Momento de audição do Hino Nacional), COMPORTAMENTO;
* ARTES: ATIVIDADES RELACIONADAS COM AS CORES DA SELEÇÃO;
* PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E ARTES: CONTAÇÃO DA HISTÓRIA:
PELEGRINO E PETRÔNIO E DESENHOS DO CONTORNO DOS PÉS DE VERDE E AMARELO DAS CRIANÇAS COM SEUS RESPECTIVOS NOMES E NÚMEROS DE CALÇADOS;
* ARTES: ATIVIDADE ARTÍSTICA COM A TÉCNICA DO ASSOPRO ONDE CADA CRIANÇA UTILIZA UM CANUDO PARA ASSOPRAR TINTA GUACHE VERDE E AMARELA EM UMA FOLHA DE PAPEL;
* PORTUGUÊS E ARTES: IMPRESSÃO DAS MÃOS COM AS CORES DA SELEÇÃO E OS NOMES DAS CRIANÇAS;
* ARTES: PINTURA DO ROSTO COM AS CORES VERDE E AMARELO NOS DIAS DE JOGOS;
JOGOS: BRINCADEIRAS DIRIGIDAS COM JOGOS E BRINQUEDOS DIVERSOS;
* ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS: PESQUISA DOS VARIADOS PRATOS DOS PAÍSES QUE ESTARÃO NA COPA;
* CONFECÇÃO DE ORNAMENTOS PARA ENFEITAR A ESCOLA E AS SALAS DE AULAS;
ETC;
CULMINÂNCIA: CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO MINI CAMPEONATO DAS SELEÇÕES E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHINHOS FEITOS DURANTE A COPA.




Atividades

Em um primeiro momento será realizada a seguinte pergunta:
Qual o significado da copa para a família?

Para iniciar o projeto será apresentado o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a identificação será mostrada imagens sobre costumes, músicas, comidas e pontos turísticos.
Os alunos irão confeccionar a bandeira do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas).

Será realizada uma roda de conversa perguntando para os alunos “O que é futebol?” Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
Após a roda os alunos irão ver vídeos de crianças, personagens e animais jogando bola.

Através do Globo terrestre os alunos identificarão onde fica o Brasil
Após a localização será confeccionada a bandeira do país que ficará exposta na sala (serão identificadas as formas geométricas e as cores).

Conhecimento de músicas do Brasil momento de muito aprendizado para o conhecimento de um novo ritmo musical.

Conhecendo um pouco da cultura como costumes, roupas e pontos turísticos. Através de fotos e vídeos.

Culinária: Os alunos irão conhecer um pouco das comidas típicas

Confecção de jogadores. Serão desenhados no papel cartão branco e pintado com tinta, cada aluno pintará uma parte do jogador. Para do desenvolvimento da coordenação motora e o trabalho em grupo.

Confecção da bola de futebol: os alunos pintarão a bola de isopor para reproduzir a bola de futebol. Este será um trabalho em grupo, para o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade.

Reprodução da obra “Futebol” de Cândido Portinari através da colagem dos personagens que aparece na obra, será realizada em papel colorido. Será realizada a obra por ter nascido no Brasil, seus pais eram imigrantes Italianos e viaja para Paris.

Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.

Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.

Reprodução do ponto turístico:

Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.

Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).

Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.

Confecção do mascote

Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.

Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.

Reprodução do ponto turístico:
Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.

Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.

Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).


Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.

Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.


Tema: União das Nações através da Copa do Mundo.••.

Justificativa

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanha este grande evento.

Objetivo Geral

O desenvolvimento deste projeto mostrará para o aluno a diferença entre os países, em relação ao modo de se vestir, alimentação e música.
O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a discriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.

Objetivos Específicos

- Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil,
- Visualizar danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
- Identificar os países através da bandeira e cores;
- Compreender e Respeitar o trabalho coletivo.
Metodologia
- Será usado o laboratório de informática e data show.
- Exibição de fotos dos países e vídeos de futebol.

Passeio do 2º Bimestre

- Visitar um campo de futebol

Temas transversais

Ética: Abordagem da união dos povos através da copa, respeito entre os alunos e as regras, trabalhar o conceito de que nem sempre se vence. Através das derrotas traçamos novas estratégias.

Meio Ambiente: Observar os lugares e as mudanças por causa da copa (enfeites), localizar pontos positivos (torcida) e negativos (sujeira).

Pluralidade Cultural: Verificar se possui costumes dos outros países que nós herdamos. Pesquisar alguns ídolos e montar um painel dos ídolos do futebol da vários países.

Matemática

- Construção de um campo de futebol para localizar as formas geométricas;
- Quantidade de jogadores no campo de futebol.

Língua Portuguesa

- Hino Nacional (confecção do hino com figuras relacionadas às palavras).

Artes

- Criação de uma mascote para a sala;
- Reprodução de uma obra de Cândido Portinari – Futebol;
- Música Partida de Futebol do Skank;
- Confecção de 1 jogador de futebol do país trabalhado.






Ficha técnica

Créditos: Projeto elaborado pela professora _______________________________

Público-alvo: Ensino Fundamental e Ensino Médio

Duração: 1 mês letivo

RESUMO
Desde o primeiro momento, notou-se que os alunos se sentiram interessados pelo trabalho, mesmo porque o tema é interessante e estimulante.
Neste ano de Copa do Mundo nada melhor do que explorá-la. Suprindo a curiosidade e aproveitando o envolvimento dos alunos o trabalho desenrolou-se espontaneamente.
A cada informação adquirida, novas ideias surgem e consequentemente outras atividades também.
Os alunos participam ativamente do trabalho de pesquisa e da coleta de dados. Muito significativa foi à participação dos mesmos nos debates e nas interpretações das coletas de dados.
Entender as respostas dadas pelos entrevistados foi o máximo. Outro ponto a destacar foi o fato de os alunos se sentirem importantes enquanto entrevistadores e ainda mais quando podiam retornar com as respostas certas as repassando aos seus entrevistados.
Quando trabalhamos na elaboração de gráficos e de tabelas foi outro entusiasmo, pois saber construir um gráfico posteriormente entendê-lo era muito gratificante. Comparar as respostas, interpretá-las e discutir esses resultados abrem novas perspectivas e curiosidades. Quando, na aula de matemática trabalhou-se com resolução de problemas envolvendo informações sobre a Copa do Mundo, notou-se maior interesse e melhor aprendizagem. Além de acumularem informações sobre o tema, a aprendizagem era algo mais prazeroso.
Serão usados no projeto com mapas localizando os países, nos informamos sobre a população, o clima, a posição geográfica em relação ao Brasil... Continuaremos explorando o tema enquanto durar a Copa do Mundo.
Na certeza de que novas informações surgirão e que ainda há muito que se descobrir e aprender sobre a copa e dos países participantes.

Apresentação: Projeto que trabalha também o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do Mundo.

Justificativa: Aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre o país onde será a sede: Brasil, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de troca de informações entre escolas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Objetivos: Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele "desmonopolizou" os símbolos nacionais. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Atividades que poderão ser desenvolvidas de acordo com as áreas do conhecimento.

Artes
Explosão de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes...
O Brasil vive um momento de grande criatividade popular.
Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.

Sugestões de atividades:
Análise da mascote das Copas, que retrata o país-sede.
Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foi construído.

Ciências Naturais
Experiências de Campo
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.
Sugestões de atividades:
• Demonstração de como as informações de imagem e som viaja de um ponto a outro do planeta. (Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta à outra do fio. Mostre que não há nada sendo transportada por ela, só energia. O mesmo vale para o rádio e a televisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar, viajando em altíssima velocidade).
• Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
• Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?

Educação Física
Batendo um bolão
A Educação Física faz ligação direta com o torneio. O professor pode enriquecer a vivência do aluno explicando regras, técnicas e jogadas para ele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola.
Sugestões de atividades:
• Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novas regras para um torneio interclasses.
• Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Vale futebol, vôlei, handebol, basquete...
• Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores.
• Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas e movimentações.
• Discussão sobre as causas da violência nos estádios- e sugestões de como solucionar esse grave problema social.

Geografia
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.

Sugestões de atividades:
• Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da Coréia do Sul e do Japão, os países-sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
• Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na vizinhança da escola.
• Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
• A Copa também dá sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
• Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).

História
Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

Sugestões de atividades:
• Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"
• Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
• Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol
• Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando pó que ele não se mantém vivo em outros momentos.

Língua Estrangeira
Estádio de Babel
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.

Sugestões de atividades:
• Troca de e-mails com estudantes de outros países
• Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções.
• Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta
• Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.
• Criação de um site bilíngue falando sobre o futebol brasileiro

Língua Portuguesa
Papo mais coerente
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as ideias com mais clareza e confiança.

Sugestões de atividades:
• Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo
• Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos
• Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.

Matemática
Jogo bem calculado
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.

Sugestões de atividades:
• Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times
• Identificação de formas geométricas no campo
• Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete
• Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.
• Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas
• Criar problemas.

Atividades que poderão ser desenvolvidas de acordo com as áreas do conhecimento.
5ª a 8ª série
• Pode-se pedir que os alunos definissem racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
• Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?

Ensino médio
• Sugiro uma pesquisa sobre o avanço das conquista feminino desde o século XIX até os dias atuais. "O que foi conseguido e o que ainda falta conseguir?" (E no esporte: Qual foi o seu avanço).
• Questione o papel da mulher retratada na literatura. Sugiro algumas das "heroínas" mais conhecidas: Capitu (Dom Casmurro - Machado de Assis)
Luísa (O primo Basílio- Eça de Queiroz)
Emma (Madame Bovary- Gustave Flaubert)
Lúcia (Lucíola _ José de Alencar)
Aurélia (Senhora - José de Alencar)
Iracema (Iracema - José de Alencar)
Ceci (O Guarani- José de Alencar)

Planejamento
Público-alvo: 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Levantamento dos países onde será a sede: Pergunte a seus alunos se eles sabem onde vai ser a Copa do Mundo. Permita que eles se expressem livremente.
• Perguntar de quanto em quanto tempo é realizada a Copa.
• Dizer que Brasil é o único país que esteve em todas as Copas. (Contando com a deste ano, são dezessete participações e quatro títulos, em 1958, 1962, 1970 e 1994).
• Peça-lhes que olhem o globo para localizarem o país que será a sede
• Vamos dividir a sala em grupos, pedir para que pesquisem
bandeiras e números de países que irão participar da "Copa".

Organizar os grupos para que apresentem as figuras ilustrativas em forma de mural.
• O grupo que pesquisou sobre o Brasil deverá pesquisar costumes, cultura, religião e comidas típicas.
• Pesquisar clima e localização geográfica do país
• Análise da mascote da Copa que retratam o país-sede.

Levantamento de trabalho e consumo
• Pesquisar sobre a venda de televisores no Brasil. (Em jornais, revistas e no site abaixo).
• Estádios do futuro.
• A Copa na Era digital.
• O negócio do Futebol
Levantamento dos times que estarão na final
• Pesquisar figuras e reportagens sobre os times que estiverem na final.
• Bandeiras e sua localização geográfica.

Encerrando e avaliando o projeto "Copa 20____"
• Converse com sua turma sobre o projeto.
• Por que foi importante?
• O que eles mais gostaram de pesquisar?
• Em dupla, peça para eles registrarem essa experiência em forma de redação, e diga para que não se esqueçam do Título.


Nenhum comentário:

Postar um comentário