Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

As aventuras do Barrigudinho

    
Texto teatral infantil de: ANDRÉ FAXAS 1997
Registrada no EDA da BN-RJ sob o nº 265.277 livro 475 Folha 437, na SBAT sob o nº 2566 . registro do autor André Faxas na SBAT: 31533 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Dica: Para salvar a peça em formato word (doc), clique em editar, selecionar tudo, até todo o texto coberto com a cor preta. Dê um clique com o botão do mouse da direita, selecione “recortar”, abra o word (documento em branco), clique novamente com o botão do mouse da direita, logo após selecione “colar”. Clique em “colar”, que todo o texto será transferido para o word. Clique novamente em “salvar como”, digite o nome do arquivo e edite conforme o seu gosto.
CONTATOS COM O AUTOR:
telefones: (21) 2799.5319 / 86121798
PERSONAGENS:
BARRIGUDINHO – Menino gorducho e guloso
NICOLE- Menina bonita, colega de escola de Barrigudinho
ZEZINHO- Outro colega de escola, menino agressivo e violento
MONSTRO DOS DOCES- O vilão da história. Quer destruir Barrigudinho
MULHER ENERGÉTICA- A heroína. Ativa e saudável, quer salvar Barrigudinho.
PS. NICOLE / MULHER ENERGÉTICA - mesma atriz
ZEZINHO / MONSTRO DOS DOCES- mesmo ator
CENÁRIO INICIAL: BAIRRO ONDE MORA BARRIGUDINHO
(MÚSICA INICIAL) (NO CENÁRIO DEVERÁ HAVER UMA JANELA, DE ONDE SURGIRÁ UM FANTOCHE DE CACHORRO) (ESTE FANTOCHE PODERÁ SER MANIPULADO PELO ATOR QUE INTERPRETARÁ ZEZINHO E MONSTRO DOS DOCES, À CRITÉRIO DA DIREÇÃO) (NO ÁUDIO, DEVERÁ HAVER UMA GRAVAÇÃO COM A VOZ DO FANTOCHE)
FANTOCHE- Olá, criançada ! Eu sou o Lupy e vou contar uma história para vocês. Há alguns anos, duas pessoas se apaixonaram e se casaram. O tempo passou e o casal então, esperava a chegada do seu primeiro filho. A barriga da mamãe estava muito grande e o bebê chegaria logo. Porém, a senhora exagerava um pouco nos seus desejos e, de tanto comer, a sua barriga crescia cada vez mais. Até que... Nasceu ! Era um menino. Mas não sabiam que nome ele teria. E, notando algo diferente no garoto, de tanto comer dentro da barriga da sua mãe, não tiveram dúvidas: seu nome seria Barrigudinho !(MÚSICA DA ENTRADA DO BARRIGUDINHO) (O FANTOCHE É RECOLHIDO) (SURGE BARRIGUDINHO)(DEVERÁ SURGIR O CENÁRIO DA ESCOLA)
BARRIGUDINHO (AO PÚBLICO)- Hoje é meu primeiro dia de aula na escola e não posso me atrasar. Já estou louco pra chegar a hora da merenda. Minha mãe me deu o maior dinheirão para o lanche e vou fazer a festa. Mas ela também me disse que tenho que estudar. Mas estudar é tão chato. Mas, se eu não estudar, ela me dá palmada. Tenho que ir pra escola, tchau. (SEGUE EM DIREÇÃO À ESCOLA) (EM FRENTE À ESCOLA, DEVERÁ HAVER UM TABULEIRO REPLETO DE DOCES E GULOSEIMAS)(AO SE DEPARAR COM ELES, BARRIGUDINHO SE ENTUSIASMA) Que maravilha ! Não sabia que escola era tão boa assim ! Tem bala, laranjinha. Chiclete e paçoquinha. Pirulito que bate-bate, Mirabel de chocolate. Tem tudo que a gente ama: biscoito de vento e amendoim Nakayama. Tem Kinder ovo, tartaruga Tortuguita, biscoito e batata-frita. Já sei ! Vou levar tudo que o dinheiro der ! (BARRIGUDINHO TIRA UMA ENORME CÉDULA DA MERENDEIRA E A JOGA SOBRE O TABULEIRO)(PEGA OS DOCES E OS GUARDA NOS BOLSOS E NA MERENDEIRA) Que delícia! Nunca vou deixar de vir à escola ! (ENTRA EM CENA NICOLE) (BARRIGUDINHO SE ENCANTA) Que menina bonita... (DIRIGE-SE À NICOLE) Oi, menina. Quer um doce ?
NICOLE- Não, obrigada. Já lanchei e não faz bem comer entre as refeições. Ainda mais doces.
BARRIGUDINHO- Qual o seu nome, menina bonita ?
NICOLE- Nicole, menino barrigudo. E o seu ?
BARRIGUDINHO- Barrigudinho !
(NICOLE RI)
NICOLE- Barrigudinho ? Isso é nome ?
BARRIGUDINHO- É meu nome sim, meu pai quem botou. Ele disse que quando eu estava na barriga na minha mãe, eu comia muito doce. Aí, minha barriga cresceu e eu virei o Barrigudinho.
NICOLE- E você acha isso legal ? Ter uma barriga desse tamanho ?
BARRIGUDINHO- É muito bom. E cada vez eu como mais doce, para ela ficar maior.
NICOLE- Ih, Barrigudinho. Temos que ir. Já está na hora da aula.
BARRIGUDINHO- Nicole ! (TÍMIDO) Será que... Eu posso me sentar ao seu lado na aula ?
NICOLE- Sabe o que é, Barrigudinho ? É que eu tenho namorado e ele vai ficar com ciúme.
BARRIGUDINHO (DESILUDIDO)- Você tem namorado ?
NICOLE- Tenho sim. É o Zezinho. (ENTRA EM CENA ZEZINHO) Ele é o menino mais forte da escola. Ele joga futebol, luta caratê, faz natação e não tem a barriga igual à sua.
ZEZINHO- Oi, Nicole. Quem é esse bobo aí ?
NICOLE- É o Barrigudinho.
ZEZINHO (RINDO) – Barrigudinho ? É um mané mesmo ! Você nunca iria namorar um cara assim !
NICOLE- Coitado, não fale assim dele, Zezinho. É barrigudo, mas é bonzinho. Vamos para a aula. Ah, eu trouxe bombom pra tia ! (NICOLE TIRA UM BOMBOM DA MOCHILA E MOSTRA)
ZEZINHO (MOSTRANDO O SEU BOMBOM) – Eu também trouxe !
NICOLE- E você, Barrigudinho ? Também trouxe bombom pra tia ?
(BARRIGUDINHO MOSTRA UM PAPEL DE BOMBOM, INSINUANDO QUE ELE O COMERA)(ZEZINHO E NICOLE RIEM, SAINDO DE MÃOS DADAS)(BARRIGUDINHO FICA TRISTE)
BARRIGUDINHO (AO PÚBLICO) – A Nicole não gosta de mim, só porque eu sou barrigudo. E o quê tem demais ? Só porque esse Zezinho é forte que é melhor do que eu ? Essa escola é muito chata, muito chata.
(VOLTA ZEZINHO COM UMA BOLA NAS MÃOS)
ZEZINHO- Moleque barrigudo ! O professor de Educação Física faltou e eu peguei a bola pra gente jogar. Quer brincar, seu lerdo ? Ou essa barriga não deixa ?
BARRIGUDINHO- Eu sou muito esperto e sei jogar bola. Sou o craque do Botafogo e você vai ver !
ZEZINHO- É ruim ! Vem jogar, mané ? Vem jogar !
(ZEZINHO E BARRIGUDINHO SIMULAM UM JOGO DE FUTEBOL) (NICOLE ENTRA EM CENA, ASSISTINDO A TUDO) (ZEZINHO DRIBLA BARRIGUDINHO DIVERSAS VEZES) (ESTE FICA OFEGANTE E CAI NO CHÃO)
ZEZINHO- Não agüenta nada, seu bobo ! É um Barrigudinho mesmo !
BARRIGUDINHO- Não sou bobo !
ZEZINHO- É bobo, lerdo e fraquinho. Quer ver como esse Barrigudinho é bobo, Nicole ? (ZEZINHO PEGA UM BOMBOM E OFERECE A BARRIGUDINHO) Quer um doce ? Vem pegar, otário ? (BARRIGUDINHO CORRE, MAS NÃO ALCANÇA ZEZINHO) Olha, Nicole ? Veja como esse barrigudo é bobo, não agüenta correr ! E ainda quer te namorar !
BARRIGUDINHO- É mentira dele, Nicole. Não sou lerdo, sou esperto. Namora comigo, Nicole ? Eu gosto muito de você.
NICOLE- Não leve a mal, Barrigudinho. Mas não dá para namorar um menino como você.
BARRIGUDINHO- Eu sou forte e brigo bem. Quer ver ? Vem brigar, Zezinho ? Vem ?
(ZEZINHO E BARRIGUDINHO SIMULAM UMA BRIGA, ONDE O SEGUNDO LEVA A PIOR) (BARRIGUDINHO CAI NO CHÃO, CHORANDO)
ZEZINHO- Foi muito fácil ! É um lerdinho mesmo ! Vamos, Nicole ! Deixe esse Barrigudinho para aí !
NICOLE- Que decepção, Barrigudinho ! Meninas gostam de namorados fortes. Tchau, Barrigudo !
(NICOLE E ZEZINHO SAEM DE MÃOS DADAS)
BARRIGUDINHO- Nicole, não vá ! Que droga ! Por que eu sou assim ? Tudo por causa dessa barriga grande. Mas o que eu faço ? Eu sou assim mesmo... Só gosto de doces. Ela tem que gostar de mim do jeito que eu sou. E sabem de uma coisa ? vou comer mais e mais. (BARRIGUDINHO COME OS DOCES QUE ESTAVAM EM SUA MERENDEIRA)( COMEÇA A SENTIR-SE MAL) O quê está acontecendo ? Estou ficando tonto... (BARRIGUDINHO CAMBALEIA) (SURGE UM EFEITO DE ÁUDIO CORRESPONDENTE)(MÚSICA DE SUSPENSE) Minha cabeça está rodando... Acho que eu vou desmaiar... (CAI NO CHÃO)
(APÓS O DESMAIO DE BARRIGUDINHO, ACONTECERÁ A TROCA DE CENÁRIO PARA O “REINO DO AÇÚCAR”) (O EFEITO MUSICAL E A MÚSICA DE SUSPENSE DEVEM SE ESTENDER ATÉ O FINAL DA TROCA DE CENÁRIO E DA ENTRADA DO MONSTRO DOS DOCES) (ENTRA EM CENA O MONSTRO DOS DOCES)(BARRIGUDINHO ACORDA)(FIM DA MÚSICA)
MONSTRO DOS DOCES (GARGALHANDO) – Ah, ah, ah. O quê temos aqui ? Mais um barrigudinho apaixonado por doces ????
BARRIGUDINHO- Onde estou ? Quem é você ?
MONSTRO DOS DOCES- Sou seu melhor amigo, o Monstro dos Doces ! Eu posso te proporcionar qualquer doce que quiser. Posso te dar qualquer besteira que quiser comer !
BARRIGUDINHO – Que lugar é esse ?
MONSTRO DOS DOCES- Aqui é o Reino do Açúcar. O lugar onde todos os barrigudinhos são felizes. É o paraíso da gordura, do colesterol, do açúcar. Tudo é permitido aqui: não tem hora para estudar, não tem hora para acordar, não tem escola, não tem comida sem graça. É o mundo da preguiça, onde podemos comer as bobagens que quisermos, na hora em que quisermos. E, principalmente, não tem arghhhh Educação Física.
BARRIGUDINHO- Posso comer à vontade ?
MONSTRO DOS DOCES- Pode comer o que quiser. Exceto, algumas coisas que são proibidas por mim e pelas leis do Reino do Açúcar.
BARRIGUDINHO- O quê, seu Monstro ?
MONSTRO DOS DOCES- Aqui não entra comida. Nada de feijão, arroz, legumes, verduras, carne... E nada saudável que existe. Só entra no Reino do Açúcar, o que é gostoso e não contém vitaminas.
BARRIGUDINHO (EMPOLGADO) – Mas o senhor é legal mesmo, seu Monstro !
MONSTRO DOS DOCES- Como disse, sou seu amigo e só quero o seu bem. Poderá comer à vontade, se encher de calorias. Pode engordar, engordar, engordar ! Essa barriga ficará maior ainda.
BARRIGUDINHO- Mas, as meninas não gostam dos meninos barrigudos.
MONSTRO DOS DOCES- Que nada ! Elas gostam sim. Veja as vantagens de se namorar um Barrigudinho: elas podem usar a barriga como travesseiro, quando tiverem sono. Podem usá-la como bóia na piscina, podem brincar de comidinha, usando a sua barriga como melancia... E muito mais ! (AO PÚBLICO) As meninas não gostam dos barrigudos ? (PROVAVELMENTE, A RESPOSTA DO PÚBLICO SERÁ NEGATIVA)
BARRIGUDINHO- Eu é que não sou pro bico de vocês ! Sou muito bonito !
MONSTRO DOS DOCES- Não leve as meninas a sério, Barrigudinho. São todas bobas, não sabem de nada da vida. Aliás, vou te dar um conselho: não dê atenção às mulheres. Elas são terríveis e querem ver o nosso fim.
BARRIGUDINHO- Verdade, seu Monstro. Minha mãe mesmo, é um exemplo disso. Ela não deixa eu comer doces, me faz acordar cedo, me obriga a estudar... Ela é muito má, muito má.
MONSTRO DOS DOCES- É por isso que estou aqui para ajudá-lo. Mas, tome muito cuidado com alguém que aparece por aqui de vez em quando.
BARRIGUDINHO- Quem ?
MONSTRO DOS DOCES- Uma tal Mulher Energética.
BARRIGUDINHO- Esquelética ?
MONSTRO DOS DOCES- Energética ! É uma mulher chata, malvada e histérica. Só de pensar nela, eu já me canso. Ela quer levar os barrigudos para o bom, quer dizer, para o mal caminho.
BARRIGUDINHO- Ela não deixa a gente comer doces ?
MONSTRO DOS DOCES- Não. Não deixa nada, não pode nada. É uma mala sem alça. Só quer saber de agitar, agitar, agitar. Ela me estressa. Não se deixe levar pela sua conversa.
BARRIGUDINHO- Fique tranqüilo, seu Monstro. Não vou deixar que ela me desencaminhe.
MONSTRO DOS DOCES (PASSANDO A MÃO NA CABEÇA DE BARRIGUDINHO) – Bom garoto, bom garoto. Agora, vá passear pelo Reino do Açúcar. Tem árvores que dão chocolate, rios de coca-cola, flores de algodão doce e nuvens de sorvete de flocos. Coma à vontade e se delicie ! (DÁ UMA GARGALHADA)
BARRIGUDINHO- Tchau, seu Monstro ! (BARRIGUDINHO SAI DE CENA)
MONSTRO DOS DOCES (AO PÚBLICO, MUDANDO O TOM) – É um tolinho mesmo. Caiu direitinho na minha conversa. Ele vai comer, comer até estourar. Então, será um dos meus escravos para sempre ! Não terá mais saúde e será um preguiçoso ! Vou destruí-lo ! E vocês, seus pestinhas, não ajudem o Barrigudinho ! Senão, eu coloco vocês no meu caldeirão e faço um grande melado ! (GARGALHADA) (BOCEJO) Essa missão me deu um soninho... Ai, que soninho ! É muito trabalho para um monstro só. Estou dormindo muito pouco, apenas vinte horas por dia... Vou tirar um ronco... (GRITANDO) E vocês, não ajudem o Barrigudinho ! Não ajudem ! (SAI DE CENA)
(BARRIGUDINHO VOLTA)
BARRIGUDINHO- Esse lugar é maravilhoso ! É muita gostosura junta ! Nossa, eu comi demais ! Não sabia que aqui era tão bom assim. E tem o Monstro, que é meu amigo, não é ? (NESSE MOMENTO, O PÚBLICO DEVERÁ SINALIZAR NEGATIVAMENTE À PERGUNTA DE BARRIGUDINHO ) Você são uns invejosos ! Estão com inveja, porque eu posso comer à vontade e vocês não. E sabem de uma coisa ? Vou tirar um cochilinho !
(BARRIGUDINHO DEITA NO CHÃO) (É ACORDADO, SUBITAMENTE, PELA MÚSICA AGITADA DA MULHER ENERGÉTICA) (MULHER ENERGÉTICA ENTRA EM CENA, FAZENDO GINÁSTICA)
MULHER ENERGÉTICA (GRITANDO) – Mulher Energética !!!!!! Atividade, atividade!!! Energia ! Vitalidade ! Ralação ! Malhação ! Alimentação ! Disposição !

O RESTANTE, SÓ  COM PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO (21 2799.519)

Nenhum comentário:

Postar um comentário