DESAFIOS
DO APRENDER
ALFABETIZAÇÃO
Claudia Mara da Silva
O QUE É
ESTA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO?
Essa é uma proposta voltada, para alunos com dificuldades de
aprendizagem e alunos com deficiência intelectual.
A proposta se baseia no Método Fônico e Método Sodré de alfabetização, o
que a diferencia do método Fônico é que na proposta se aprende o som das
sílabas e não de letras como no método Fônico.
O processo ensino aprendizagem
acontece de forma sistemática, ordenada e progressiva, iniciando com o
desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica até chegar a escrita e
a leitura de pequenos textos.
Nesse processo de
alfabetização, o aluno faz tentativas de leitura e escrita com ajuda de um
variado material, praticando e vivenciando, tudo com a mediação do professor.
Todos os passos evocam uma forma de trabalhar com intensa participação e
motivação.
Destacam-se aqui alguns pontos importantes referentes
ao desenvolvimento da proposta:
·
Seguir os passos indicados na proposta para
que a apropriação da leitura e da escrita aconteça de forma simples e objetiva.
·
O material de apoio é muito importante para o
manuseio do aluno. E serve também para a atuação do professor, enriquecendo sua
prática.
·
Todo
material tem como base a proposta de alfabetização silábica diferenciada,
portanto deve ser manuseado, diariamente, pelos alunos e seu professor.
·
A seleção e a organização das atividades
propostas seguem os princípios da alfabetização silábica, isto é, enfatiza a
sílaba e não o nome da letra.
·
As atividades que o material propõe são
desafiadoras, porém, simples e objetiva de fácil entendimento.
·
A avaliação deve ser diagnóstica e processual,
acontecendo com a prática dos jogos, dos exercícios e do preenchimento das
atividades da apostila.
Feliz aquele que transfere
o que sabe e aprende o que ensina.
Cora Coralina
MATERIAIS
DA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO
SACOLA ANIMADA
Esta
é uma sacola que contém dezoito objetos que iniciam com as sílabas a serem
trabalhadas no primeiro momento da alfabetização.
São elas:
Letra A e as sílabas simples com o A. BA-CA-DA-FA-GA-JA-LA-MA-NA-PA-QUA-RA-SA-TA-VA-XA-ZA.
Os objetos são de forma, tamanho, cor e textura diferentes (brinquedos,
utensílios ou outros). Ex: avião de brinquedo, banana amarela de plástico,
cachorro de pelúcia, patinho de borracha pequeno, etc.
OBJETIVOS
·
Despertar a consciência fonológica com várias
atividades de observação, manipulação e pronúncia, sempre repetindo a sílaba
pela qual inicia o nome do objeto.
·
Desenvolver as habilidades de memória, atenção, percepção e compreensão, essenciais para o trabalho
de leitura e escrita, com atividades, jogos e exercícios, como as situações que
o brincar oferece.
Sugestões de atividades
1- Espalhar os objetos no chão e pedir
que guardem o que começa com BA..., depois o que começa com LA..., e assim
sucessivamente, sempre envolvendo todos os alunos.
2- Colocar as sílabas A- BA- CA- DA...
nos objetos espalhados na mesa ou no chão.
3- Contar uma história usando os objetos
da sacola. Ex: Era uma vez um MA... (deixar que os alunos completem) que
gostava de comer BA... e um dia quando estava comendo viu um JA... no rio e...
4- Separar os objetos por cor, tamanho,
textura, etc., e enfatizar as sílabas iniciais.
5- Colocar os objetos espalhados pela
sala de aula, seguindo alguns critérios, por ex: O rato embaixo da mesa, o
cachorro em cima da cadeira, a banana dentro de uma sacola, o dado fora da
caixa, etc. Pedir os objetos reforçando a sílaba e as situações.
6- Reparta os objetos entre os alunos e
mostre as sílabas para reconhecimento, colocando-as na carteira de quem
acertou. Auxilie para que todos consigam.
7- Montar situações com os objetos da
sacola, por ex: Colocar o rato no tapete e perguntar qual situação o aluno
enxerga ali.
8- Mostrar dois objetos e suas respectivas
sílabas, ex: LÁPIS e TAPETE e as sílabas LA e TA, formando a palavra LATA.
9- Colocar um objeto atrás do outro e
perguntar: Quem é o primeiro. O último e assim por diante.
10- Distribuir os objetos entre os alunos, em
seguida escrever uma sílaba no quadro de giz. Pedir ao aluno que tem o objeto
com aquela sílaba que jogue o objeto dentro da sacola como no jogo de basquete
(cesta).
LEMBRAR
Que
o processo de memorização é fundamental para a aprendizagem, só se consegue
utilizar conhecimentos adquiridos quando é possível lembrar-se de questões que
se coloca.
Mecanismos
da memória:
Memória visual 75 %
Memória mecânica 11 %
Memória auditiva 9%
Memória tátil 5 %
Isto
quer dizer que guardamos na memória muito mais o que é visual, daí a
importância de se trabalhar com estímulos visuais.
CARTAZ
DAS SÍLABAS
É um cartaz com os desenhos da apostila: avião, banana, cachorro... (não
coloco a sílaba HA, porque HA não tem som e confunde os alunos, posteriormente
a letra H será trabalhada na apostila vol. II), e as sílabas referente aos
desenhos, as sílabas não são coladas no cartaz, são fixadas com imã, para que o
aluno desenvolva as atividades propostas.
OBJETIVO
·
Possibilitar
o desenvolvimento da discriminação auditiva e o reconhecimento das sílabas com
a letra A.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES COM O CARTAZ:
- Tirar todas as sílabas e apontar para o desenho perguntando qual sílaba deverá ser colocada ali;
- Ler diariamente com os alunos;
- Distribuir as sílabas entre os alunos e pedir para que coloquem novamente;
- Usar as sílabas do cartaz para escrever palavras;
- Ditar as sílabas do cartaz;
- Distribuir as sílabas entre os alunos, sortear um desenho ou um objeto da sacola animada o aluno que tiver com a sílaba correspondente vira a sílaba, ganha ao aluno que virar todas as sílabas.
O
cartaz deve ficar na sala de modo que os alunos consigam visualizar os desenhos
e as sílabas correspondentes.
LEMBRAR
Que consciência fonológica é a
capacidade lingüística de manipular os sons das palavras em unidades sonoras
menores (vocábulo, sílaba, fonema), é a habilidade de estar consciente dos sons
de uma língua. A habilidade de consciência fonológica não acontece
espontaneamente, por isso a importância de se trabalhar atividades que criem
essa habilidade.
Discriminação auditiva é a habilidade
de discriminar sons iguais e diferentes.
APOSTILA DE ALFABETIZAÇÃO
OBJETIVO
·
Auxiliar
o professor nos encaminhamentos acadêmicos durante o processo de alfabetização.
É
uma apostila como cartilha, elaborada com atividades simples e claras,
acompanhando os passos da proposta de alfabetização, as atividades evidenciam a
alfabetização silábica atendendo as necessidades de apoio que a proposta
requer.
LEMBRAR
Que durante a aprendizagem de uma
habilidade a pessoa passa por três estágios: cognitivo, associativo e autônomo.
Cognitivo
– a pessoa está
tentando compreender os objetivos da tarefa sobrecarregando os mecanismos da
atenção, após certo tempo de prática passará para o próximo estágio.
No inicio o aluno tenta compreender que B+ A
é BA, L+A é LA.
Associativo
– não exige tanto do
mecanismo da atenção é capaz inclusive de detectar alguns erros. Depois de muita prática passa para o último
estágio.
O aluno já consegue entender que trocando a
consoante muda o som, o P por M em vez de PA é MA.
Autônomo
– a habilidade está
bem desenvolvida permitindo que a pessoa a realize com consistência, e sem exigir
muito do mecanismo da atenção.
Compreende o principio
alfabético.
CADERNO DE ATIVIDADES
OBJETIVO
·
Reforçar o que está sendo trabalhado na
apostila e em sala de aula.
É
conveniente que cada aluno tenha seu caderno com as atividades sugeridas pela
proposta, poderá também servir para as tarefas de casa.
LEMBRAR
Para
que ocorra a aprendizagem são necessários três fatores básicos:
- Fator fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;
- Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;
- Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo.
BINGO DE SÍLABAS
Cartelas de papel cartão
divididas em 6 partes cada cartela, em 5 das
divisões cola-se as sílabas.
OBJETIVO
·
Reconhecer
e discriminar as sílabas.
·
Trabalhar
a discriminação auditiva.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES COM O BINGO DAS SÍLABAS:
- O professor sorteia uma figura ou um objeto e o aluno marca na cartela a sílaba inicial do que for sorteado.
- Sorteia-se a sílaba e o aluno marca na cartela.
- Por hipóteses o aluno tem que descobrir a sílaba sorteada. Ex a sílaba sorteada é de um animal que vive na lagoa.
BINGO DE FIGURAS
Como no bingo de sílabas mas em vez de
sílabas cola-se figuras nas cartelas. O ideal é colar figuras diferentes para
uma mesma sílaba – rádio/rato, faca/fada, sapato/sapo.No total são 50 figuras
coladas 5 em cada cartela.
BINGO DE PALAVRAS
As palavras são coladas nas cartelas.
FACA
|
SAPA
|
MALA
|
PATA
|
ARARA
|
LEMBRAR:
O desafio proposto pela dinâmica dos jogos
de alfabetização desperta o interesse pela leitura e proporciona oportunidade
de exercício
Aprendemos fazendo e quando fazemos
estamos aprendendo. Os jogos assumem para a proposta um caráter pedagógico
funcional, servem para desenvolver o processo de leitura e escrita de forma
lúdica, porém direcionada conforme prevê a proposta.
“E, acima de tudo, lembre-se de que pessoas
com deficiência necessitam do que há de melhor em você. A fim de que possam
ser elas mesmas e que possam crescer, aprender, modificar-se, desenvolver-se e
experimentar, você deve ter essas capacidades. Você só pode ensinar aquilo que
sabe. Se você é aberto ao crescimento, ao aprendizado, às mudanças, e às novas experiências, permitirá que elas
também o sejam.”
Sucesso
na tarefa de alfabetizar.
Abraço carinhoso
Claudia Mara
MODELO DE ATIVIDADES DA APOSTILA
AVIÃO
fonte: smart kids online
COPIE:
A
|
||||
LIGUE :
A
ESCREVA A
LETRA A PARA FORMAR
AS PALAVRAS.
___VIÃO ___BACAXI ___NEL
CIRCULE AS
PALAVRAS QUE COMEÇAM COM
A.
ABAJUR SALADA AGULHA BOCA
ATIVIDADES PRONTAS PARA JARDIM, PRÉ ESCOLA - EDUCAÇÃO INFANTIL- ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO
Olá Amigas!
Resolvi descarregar o meu pendrive na Net, então montei alguns albuns no PICASA.
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