Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

PLANEJAMENTO DA FESTA JUNINA





Para realizar uma Festa Junina é preciso um planejamento. Neste \momento os alunos vão entender como é o desenvolvimento de uma festa, porque muitas vezes as crianças só conhecem a Festa Junina pronta, isso a impede de realmente vivencias de forma plena esse evento que sempre faz parte do calendário escolar.

Objetivo
As atividades aqui propostas têm como objetivo fazer com que o aluno vivencie a Festa Junina desde a sua criação e ao mesmo tempo trabalhar os conteúdos.

Atividade: Os convidados
Conteúdo: Lógica matemática
Objetivos: pensar de forma matemática, desenvolver o raciocínio lógico.
Materiais: lousa e giz.
1. A professora explicará para turma que a atividade é fazer o planejamento de uma festa junina;
2. Será feita uma relação de quantos convidados cada aluno trará na festa junina;
3. Serão feitos os seguintes questionamentos:
_____Quem dos alunos tem mais convidados?
_____Quem dos alunos tem menos convidados?
_____Quando convidados femininos têm?
_____Quantos convidados masculinos?
_____Se for convidar só os convidados das alunas. Quantos convidados terão?
_____Se for convidar só os convidados dos alunos. Quantos convidados terão?
_____Quantos convidados temos dos alunos que são números pares na lista de chamada da classe?
_____Quantos convidados temos dos alunos que são números ímpares na lista de chamada da classe?

Atividade: Listas
Conteúdo: Língua Portuguesa
Objetivos: desenvolver a escrita e a coerência
Materiais: cartolina, pincel, fita adesiva, cola.
1. É hora do planejamento da Festa Junina
2. A classe será dividia em grupos;
3. Cada grupo será responsável por setor da festa junina;
4. Os alunos farão listas das atividades, comidas, brincadeiras, músicas que terão na festa junina;
5. Com alunos de 6 e 7 anos de idade a atividade será oral, ou com figuras e desenhos, e com os alunos de oito a onze anos de idade a atividade será escrita em forma de lista.
6. Após a elaboração das listas, o material será apresentado para a classe.

Atividade: As receitas
Conteúdo: Língua Portuguesa e Lógica
Objetivos: desenvolver a interpretação e o raciocínio lógico.
Materiais: cartolina, pincel, fita adesiva.
1. O professor escreverá em cartolina receitas de comidas típicas juninas, mas não colocará o nome da receita;
2. Numa cartolina a parte o professor colocará nome das comidas, isto é, das que foram dadas às receitas;
3. Os alunos divididos em grupos leram as receitas, procurando indícios através dos ingredientes colocados a qual comida a receita pertence;
4. Após todos os alunos terem identificados às receitas e o professor ter apresentado os nomes corretos, haverá um debate conduzido pelo professor para saber como as crianças raciocinaram.


Atividade: Conhecendo o espaço
Objetivos: desenvolver o raciocínio lógico e espacial.
Conteúdo: Matemática
Material: Fita métrica, cartolina, lápis de cor, lápis preto, régua.
1. As crianças irão fazer uma planta baixa da Festa Junina;
2. A classe será dividida em grupos;
3. Os grupos deverão identificar:
Quantas barracas deverão ter na festa?
Vai ter palco?
Vai ter quadrilha junina?
2. No local, onde pode ser feito uma festa na escola, irão medir o espaço e já definir onde ficarão as barracas, o palco (se for ter), onde será realizado a quadrilha junina.
3. Após a identificação farão à planta baixa da festa Junina, usaram para isso a régua.
4. Cada grupo apresentará a planta baixa da Festa Junina.

Atividade: O convite
Conteúdo: Arte e Matemática
Objetivos: desenvolver a criatividade
Materiais: papel cartão, papel dobradura (várias cores), cola, tesoura.
1. O professor apresentará para as crianças a tela de Volpi, As bandeirinhas. Explicará que as bandeiras fazem parte das festas juninas porque são usadas para enfeitar a festa;
2. Os alunos confeccionaram um convite da festa junina, para tanto várias bandeirinhas serão feitas recortadas do papel dobradura e deverão ser colado no papel cartão em forma de convite.

Atividade: As bandeirinhas

Conteúdo: Lógica-Matemática
Objetivos: desenvolver o raciocínio lógico-matemático
Materiais: bandeirinhas coloridas de papel

Descubra quantos triângulos tem na bandeirinha de festa junina
Resposta: sete triângulos

Atividade: Descubra a sequência
1. Divida a sala em grupos;
2. Crie uma seqüência de bandeirinhas por cores, de 6 a 10 bandeirinhas;
3. Faça uma seqüência diferente para cada grupo;
4. Cada grupo deverá lembrar a sua seqüência.
Indicação de Livro: Alfredo Volpi, coleção Mestres das Artes no Brasil, Editora Moderna.


Atividade: O caminho
Para os alunos não se perderem no caminho, será feito uma seqüência de elementos que encontraram, assim poderão voltas para casa tranquilamente.


Conteúdo: Lógico-matemática
Objetivos: demonstrar habilidade para encontrar soluções lógicas e desenvolver a inteligência interpessoal e espacial, pensar de forma matemática.
Material: EVA, velcro, cola quente, tesoura.
Será feito um painel de EVA com elementos que representa figuras do caminho, como árvore, pescaria, setas e também um número.
O cartaz será dividido em quatro quadrados, sendo que no último terá velcro para que as figuras sejam fixadas de acordo com a seqüência, para isso várias figuras com velcro serão colocadas numa mesa.
1. Os grupos deverão descobrir, de acordo com a seqüência;
2. Coloque a resposta num envelope.

Atividade: Os caipiras

No caminho da roça também é o momento de encontrar os amigos para uma conversa. Aqui será encontrado um amigo, que traz um problema a ser resolvido.

Conteúdo: Lógico-matemática
Objetivos: demonstrar habilidade para encontrar soluções lógicas e desenvolver a inteligência interpessoal e pensar de forma matemática
Material: cartolina, pincel.
Faça dois rostos caipiras e neles números escondidos.
1. 6 a 11 anos de idade: Os grupos deverão descobrir quais são os números que aparecem nos rostos;
2. 8 a 11 anos de idade: Qual dos dois rostos o resultado da soma dos números é maior?
3. Coloque a resposta num envelope e o deixe ao lado dos cartazes.

Atividade: As fitas
Na região sul a dança das Fitas é uma tradição. A coreografia principal é o trançado. Possui um mastro enfeitado com flores e guirlandas e com fitas coloridas.
Objetivos: o relacionamento interpessoal.
Conteúdo: Educação Física.
Materiais: metalóides- azul vermelho- amarelos.
1. Cada aluno receberá 50 cm de metalóide, o professor deverá formar pares de cores, podendo repetir os pares;
2. A atividade iniciará numa grande roda e com uma música de Festa Junina;
3. O professor pedirá que formem pares com alunos que possuem a mesma cor de fita;
4. Os alunos ficarão um de frente para o outro, segurando as fitas, como se formassem uma ponte;
5. O professor pedirá que formem trios, citará as cores do trio;
6. Várias ordens de formação serão dadas, sempre ressaltando as cores, o aluno que não conseguir entrar numa formação, algumas vezes alguns alunos ficarão fora da formação.

Atividade: Alfabeto caipira
O sentido de "festa" se amplia, sobretudo com a musicalidade e com as danças. As quadrilhas juninas na escola são ótimas para desenvolver o relacionamento interpessoal.
Aproveite esse momento e faça uma dança diferente!

Objetivos: desenvolver a escrita e o relacionamento interpessoal.
Conteúdo: Língua Portuguesa e Educação Física.
Materiais: música Balãozinho.
1. Cada aluno recebe, nas costa, uma letra do alfabeto numa escrita numa folha sulfite e fixada com uma fita adesiva;
2. O professor deverá ficar atento para que tenha as letras que serão pedidas nas palavras, por isso as letras podem ser repetidas;
3. Escolhe uma música de festa junina, aqui vamos exemplificar com a música balãozinho;
4. Forma-se se uma grande roda, o professor vai fazendo o comando da quadrilha, mas antes de falar a palavra, pedirá que formem a grande roda, vai ser o sinal para turma se preparar porque será pedida uma formação de palavra;
5. A palavra pedida deverá fazer parte da música e neste momento a música pára.
6. Após a formação da palavra por alguns alunos no centro da grande roda a música volta e reinicia a quadrilha;
7. Veja as palavras que podem ser pedidas:

BALÃOZINHO
Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe,
Vou pra CASA dos meus PAIS.
Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi BALÃO ter pai.
Fique quieto neste canto
E daí você não sai.
Toda MATA pega FOGO.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas,
O que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho,
Amarrado num CORDÃO.
Faça uma roda do aprendizado com o tema soltar balão, debata com os alunos porque é proibido soltar balões.

Atividade formação de palavras
Faixa etária: 8 a 11 anos de idade
Conteúdo: Educação Física
Objetivos: desenvolver a escrita e o relacionamento interpessoal
Materiais: folhas sulfites, pincel.
1. Divida a classe em grupo;
2. Entregue para cada grupo letras da frase Casamento caipira no arraial, escritas em quadradinhos de folha sulfite, mas não deverão saber a frase usada;
3. Cada grupo de verá formar palavras com as letras dadas, poderão usar cada letra uma vez;
4. O professor verificará qual grupo formou mais palavras;
5. Após a verificação, o grupo de deverão descobrir a frase que as letras pertencem, a pista será a apresentação da tela O casamento de Cândido Portinari.

Atividade: A trilha caipira
Hora de movimentar o corpo, cumprindo atividades em grupo.
Faixa etária: 8 a 11 anos de idade
Conteúdo: Educação Física
Objetivos: desenvolver o relacionamento interpessoal.
Materiais: folhas sulfites, pincel, fita adesiva, papel cartão, dado.
1. A atividade deverá ser feita no pátio da escola;
2. Uma trilha será feita com papel cartão, do tamanho de uma folha sulfite, cada folha receberá um número, que serão de um a 20.
3. Em quatro casas os participantes serão informados para voltar duas ou três casas.
4. Serão feitas folhas tarefas para de 1 a 20;
5. As folhas tarefas serão fixadas pelo professor em vários lugares da escola;
3. A classe será dividida em grupos;
4. Um participante de cada grupo jogará o dado para saber qual casa irá marcar;
5. Conforme o número indicado, o grupo deverá procurar a folha tarefa;
6. A tarefa será apresentada ao professor pelo grupo, porque todos os alunos do grupo deverão cumprir;
7. Após cumprir a tarefa o grupo joga de novo o dado para saber quanta casa deve seguir;
8. Ganha o jogo quem chegar primeiro no final da trilha.

Tarefas:
- Fazer o caracol da quadrilha junina;
- Fazer o túnel da quadrilha junina;
- Fazer o balance da quadrilha junina;
- Fazer o cumprimento da quadrilha junina;
- Cantar uma música junina;
- Imitar uma fogueira junina;
- Imitar uma pessoa subindo num pau de sebo;
- Trocar de sapatos entre os integrantes do grupo;
- Fazer o pequeno galope da quadrilha junina;
- Fazer a grande roda da quadrilha junina à esquerda e à direita;
- Tocar uma sanfona;
- Fazer uma grande roda em volta do professor;
- Fazer o trenzinho da quadrilha junina;

Atividade: Argolas
Conteúdo: Língua Portuguesa, Educação Física e Movimento;
Objetivos: desenvolver a escrita e a coordenação motora;
Materiais: latas de achocolatados ou leite em pó cola folha sulfite, pincel, argolas.
As latas serão cobertas na parte central com folhas sulfite, para isso faça uma tira larga de folha sulfite e cole suas pontas, em cada tira, lata, coloque uma sílaba;
Escolha sílabas que possam formar palavras de elementos que tem na Festa Junina.
1. A classe será dividida em grupos iguais;
2. Cada aluno jogará a argola uma vez;
3. Conforme os alunos acertam as argolas, deverão formar alguma palavra.

Atividade: A Pescaria
No caminho da roça sempre tem um rio ou um riacho, onde se pode pescar.
Faixa etária: 5 a 11 anos de idade
Conteúdo: Língua Portuguesa;
Objetivos: desenvolver a matemática e a coordenação motora;

Observação: Os peixes deverão ser feitos de rolinhos de papel higiênico,
Materiais: rolinho de papel higiênico, papel dobradura, tesoura, cola quente, varinha, barbante, anzol (não sei como pode ser feito). O peixinho receberá um número. Deverá ser colocado em um recipiente, pode ser uma grande caixa, ou um lago feito de papel (colocado no chão) porque o certo é evitar água.

1. Cada criança do grupo pescará um peixinho;
2. Os valores serão somados;
3. Ganha o grupo que fez mais pontos de pescaria.

Atividade: As frutas
No caminho da roça tem árvores frutíferas, mas as frutas caíram e se misturaram. É preciso separar as frutas para que possam ser feitos doces para a nossa festa junina.
Conteúdo: Lógico-matemática
Objetivos: desenvolver o raciocínio lógico e o relacionamento interpessoal.
Material: EVA, tesoura, pincel, caixa de sapato, cola, papel dobradura.
As frutas serão feitas de EVA: goiaba, jabuticaba, amora, maçã, pêssego e as cestas de frutas serão feitos de caixas de sapatos.
1. Serão misturadas e colocadas no chão;
2. Os grupos deverão separar as frutas e colocar em cestas.

Atividade: Desafio: encontre o caminho
Faixa etária: 6 a 11 anos de idade
Conteúdo: Lógico-matemática
Objetivos: demonstrar habilidade para encontrar soluções lógicas e desenvolver a inteligência espacial;
Material: papel pardo, pincel, papel cartão, cola.

Atividade: O caminho
Faça um painel com vários caminhos a ser seguido, no início do caminho desenhe ou cole um casal caipira e no final do caminho faça o desenho ou cole uma figura de um arraial. Faça também várias setas de papel cartão, que dêem para mostrar o caminho escolhido pelo grupo.
1. Coloque o caminho numa mesa grande;
2. Os grupos descobrir qual caminho deverá ser seguido pelo casal caipira.


Atividade: A quadrilha junina
Quando se fala em Festas Juninas nos lembramos da vida no campo. Na quadrilha junina, ele também citado, o caminho da roça.
Aqui vamos tornar esse caminho da roça também do aprendizado!

Objetivo
Usar diversas habilidades a fim de desenvolver inteligências e trabalhar os conteúdos.

Desenvolvimento da atividade:
1. Será feito na sala de aula ou no pátio da escola o caminho da roça e do aprendizado com atividades de coerência e formação de palavras, como um circuito;
2. A classe será dividida em grupos;
3. Cada grupo terá o seu tempo para fazer o caminho da roça e do aprendizado, uns 10 min, ou 2 minutos por atividade;
4. O professor usará o apito para avisar o término do tempo;
5. Ganha o grupo que conseguir resolver tudo e fazer mais pontos na atividade da pescaria, dessa forma poderá ter mais de um grupo vencedor.

O casamento caipira
Nas Festas Juninas sempre têm o casamento caipira, é uma tradição. Portanto não poderia faltar no projeto.
Atividade: casamento caipira
Primeira etapa do casamento caipira
Conteúdo: Arte
Objetivos: desenvolver a criatividade, desenvolver a compreensão oral e auditiva.
Materiais: uma figura com a cena de um casamento, folha sulfite, lápis preto.
Indicamos para esta atividade a tela O casamento de Cândido Portinari.

1. Um aluno da classe irá passar os detalhes da figura para que os outros alunos possam desenhar a figura, mas só poderá responder o que for perguntado a ele.
2. Os demais alunos irão desenhar conforme e entendem a orientação.
3. Após todos desenharem a figura será mostrada;
4. O professor questionará se a classe achou fáceis as orientações e se os alunos acreditam que souberam perguntar.

Segunda Etapa da atividade casamento caipira
Conteúdo: Língua Portuguesa e Arte
Objetivos: desenvolver a escrita, a coerência e a interpretação.
Materiais: uma figura com a cena de um casamento e folha sulfite.
Indicamos para esta atividade a tela O casamento de Cândido Portinari
1. Será apresentada aos alunos a tela de Cândido Portinari O casamento;
2. Após a leitura da tela, a classe será dividida em grupos;
3. Cada grupo fará a sequência do casamento num texto, veja o modelo com o tema Festa Junina.
Festa Junina
A chegada
A música
A fogueira.
As barracas
Os doces
O pau de sebo.
O correio elegante.
A leitura.
A dança
O balancê
As brincadeiras.
A despedida.
Os fogos.
4. Faça o mesmo com o tema Casamento caipira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário