Para
realizar uma Festa Junina é preciso um planejamento. Neste \momento os alunos
vão entender como é o desenvolvimento de uma festa, porque muitas vezes as
crianças só conhecem a Festa Junina pronta, isso a impede de realmente
vivencias de forma plena esse evento que sempre faz parte do calendário
escolar.
Objetivo
As
atividades aqui propostas têm como objetivo fazer com que o aluno vivencie a
Festa Junina desde a sua criação e ao mesmo tempo trabalhar os conteúdos.
Atividade:
Os convidados
Conteúdo:
Lógica matemática
Objetivos:
pensar de forma matemática, desenvolver o raciocínio lógico.
Materiais:
lousa e giz.
1. A professora explicará para turma que a
atividade é fazer o planejamento de uma festa junina;
2. Será
feita uma relação de quantos convidados cada aluno trará na festa junina;
3. Serão
feitos os seguintes questionamentos:
_____Quem
dos alunos tem mais convidados?
_____Quem
dos alunos tem menos convidados?
_____Quando
convidados femininos têm?
_____Quantos
convidados masculinos?
_____Se for
convidar só os convidados das alunas. Quantos convidados terão?
_____Se for
convidar só os convidados dos alunos. Quantos convidados terão?
_____Quantos
convidados temos dos alunos que são números pares na lista de chamada da
classe?
_____Quantos
convidados temos dos alunos que são números ímpares na lista de chamada da
classe?
Atividade:
Listas
Conteúdo:
Língua Portuguesa
Objetivos:
desenvolver a escrita e a coerência
Materiais:
cartolina, pincel, fita adesiva, cola.
1. É hora
do planejamento da Festa Junina
2. A classe será dividia em grupos;
3. Cada
grupo será responsável por setor da festa junina;
4. Os
alunos farão listas das atividades, comidas, brincadeiras, músicas que terão na
festa junina;
5. Com
alunos de 6 e 7 anos de idade a atividade será oral, ou com figuras e desenhos,
e com os alunos de oito a onze anos de idade a atividade será escrita em forma
de lista.
6. Após a
elaboração das listas, o material será apresentado para a classe.
Atividade:
As receitas
Conteúdo:
Língua Portuguesa e Lógica
Objetivos:
desenvolver a interpretação e o raciocínio lógico.
Materiais:
cartolina, pincel, fita adesiva.
1. O
professor escreverá em cartolina receitas de comidas típicas juninas, mas não
colocará o nome da receita;
2. Numa
cartolina a parte o professor colocará nome das comidas, isto é, das que foram
dadas às receitas;
3. Os
alunos divididos em grupos leram as receitas, procurando indícios através dos
ingredientes colocados a qual comida a receita pertence;
4. Após
todos os alunos terem identificados às receitas e o professor ter apresentado
os nomes corretos, haverá um debate conduzido pelo professor para saber como as
crianças raciocinaram.
Atividade:
Conhecendo o espaço
Objetivos:
desenvolver o raciocínio lógico e espacial.
Conteúdo:
Matemática
Material:
Fita métrica, cartolina, lápis de cor, lápis preto, régua.
1. As
crianças irão fazer uma planta baixa da Festa Junina;
2. A classe será dividida em grupos;
3. Os
grupos deverão identificar:
Quantas
barracas deverão ter na festa?
Vai ter
palco?
Vai ter
quadrilha junina?
2. No
local, onde pode ser feito uma festa na escola, irão medir o espaço e já
definir onde ficarão as barracas, o palco (se for ter), onde será realizado a quadrilha
junina.
3. Após a
identificação farão à planta baixa da festa Junina, usaram para isso a régua.
4. Cada
grupo apresentará a planta baixa da Festa Junina.
Atividade:
O convite
Conteúdo:
Arte e Matemática
Objetivos:
desenvolver a criatividade
Materiais:
papel cartão, papel dobradura (várias cores), cola, tesoura.
1. O
professor apresentará para as crianças a tela de Volpi, As bandeirinhas.
Explicará que as bandeiras fazem parte das festas juninas porque são usadas
para enfeitar a festa;
2. Os
alunos confeccionaram um convite da festa junina, para tanto várias
bandeirinhas serão feitas recortadas do papel dobradura e deverão ser colado no
papel cartão em forma de convite.
Atividade:
As bandeirinhas
Conteúdo:
Lógica-Matemática
Objetivos:
desenvolver o raciocínio lógico-matemático
Materiais:
bandeirinhas coloridas de papel
Descubra
quantos triângulos tem na bandeirinha de festa junina
Resposta:
sete triângulos
Atividade:
Descubra a sequência
1. Divida a
sala em grupos;
2. Crie uma
seqüência de bandeirinhas por cores, de 6 a 10 bandeirinhas;
3. Faça uma
seqüência diferente para cada grupo;
4. Cada
grupo deverá lembrar a sua seqüência.
Indicação
de Livro: Alfredo Volpi, coleção Mestres das Artes no Brasil, Editora Moderna.
Atividade:
O caminho
Para os
alunos não se perderem no caminho, será feito uma seqüência de elementos que
encontraram, assim poderão voltas para casa tranquilamente.
Conteúdo:
Lógico-matemática
Objetivos:
demonstrar habilidade para encontrar soluções lógicas e desenvolver a
inteligência interpessoal e espacial, pensar de forma matemática.
Material:
EVA, velcro, cola quente, tesoura.
Será feito
um painel de EVA com elementos que representa figuras do caminho, como árvore,
pescaria, setas e também um número.
O cartaz
será dividido em quatro quadrados, sendo que no último terá velcro para que as
figuras sejam fixadas de acordo com a seqüência, para isso várias figuras com
velcro serão colocadas numa mesa.
1. Os
grupos deverão descobrir, de acordo com a seqüência;
2. Coloque
a resposta num envelope.
Atividade:
Os caipiras
No caminho
da roça também é o momento de encontrar os amigos para uma conversa. Aqui será
encontrado um amigo, que traz um problema a ser resolvido.
Conteúdo:
Lógico-matemática
Objetivos:
demonstrar habilidade para encontrar soluções lógicas e desenvolver a
inteligência interpessoal e pensar de forma matemática
Material:
cartolina, pincel.
Faça dois
rostos caipiras e neles números escondidos.
1. 6 a 11 anos de idade: Os grupos
deverão descobrir quais são os números que aparecem nos rostos;
2. 8 a 11 anos de idade: Qual dos
dois rostos o resultado da soma dos números é maior?
3. Coloque
a resposta num envelope e o deixe ao lado dos cartazes.
Atividade:
As fitas
Na região
sul a dança das Fitas é uma tradição. A coreografia principal é o trançado.
Possui um mastro enfeitado com flores e guirlandas e com fitas coloridas.
Objetivos:
o relacionamento interpessoal.
Conteúdo:
Educação Física.
Materiais:
metalóides- azul vermelho- amarelos.
1. Cada
aluno receberá 50 cm
de metalóide, o professor deverá formar pares de cores, podendo repetir os
pares;
2. A atividade iniciará numa grande roda e com
uma música de Festa Junina;
3. O
professor pedirá que formem pares com alunos que possuem a mesma cor de fita;
4. Os
alunos ficarão um de frente para o outro, segurando as fitas, como se formassem
uma ponte;
5. O
professor pedirá que formem trios, citará as cores do trio;
6. Várias
ordens de formação serão dadas, sempre ressaltando as cores, o aluno que não
conseguir entrar numa formação, algumas vezes alguns alunos ficarão fora da
formação.
Atividade:
Alfabeto caipira
O sentido
de "festa" se amplia, sobretudo com a musicalidade e com as danças.
As quadrilhas juninas na escola são ótimas para desenvolver o relacionamento
interpessoal.
Aproveite
esse momento e faça uma dança diferente!
Objetivos:
desenvolver a escrita e o relacionamento interpessoal.
Conteúdo:
Língua Portuguesa e Educação Física.
Materiais:
música Balãozinho.
1. Cada
aluno recebe, nas costa, uma letra do alfabeto numa escrita numa folha sulfite
e fixada com uma fita adesiva;
2. O
professor deverá ficar atento para que tenha as letras que serão pedidas nas
palavras, por isso as letras podem ser repetidas;
3. Escolhe
uma música de festa junina, aqui vamos exemplificar com a música balãozinho;
4. Forma-se
se uma grande roda, o professor vai fazendo o comando da quadrilha, mas antes
de falar a palavra, pedirá que formem a grande roda, vai ser o sinal para turma
se preparar porque será pedida uma formação de palavra;
5. A palavra pedida deverá fazer parte da
música e neste momento a música pára.
6. Após a
formação da palavra por alguns alunos no centro da grande roda a música volta e
reinicia a quadrilha;
7. Veja as
palavras que podem ser pedidas:
BALÃOZINHO
Venha cá,
meu balãozinho.
Diga aonde
você vai.
Vou
subindo, vou pra longe,
Vou pra
CASA dos meus PAIS.
Ah, ah, ah,
mas que bobagem.
Nunca vi
BALÃO ter pai.
Fique
quieto neste canto
E daí você
não sai.
Toda MATA
pega FOGO.
Passarinhos
vão morrer.
Se cair em
nossas matas,
O que pode
acontecer.
Já estou
arrependido.
Quanto mal
faz um balão.
Ficarei bem
quietinho,
Amarrado
num CORDÃO.
Faça uma
roda do aprendizado com o tema soltar balão, debata com os alunos porque é
proibido soltar balões.
Atividade
formação de palavras
Faixa
etária: 8 a
11 anos de idade
Conteúdo:
Educação Física
Objetivos:
desenvolver a escrita e o relacionamento interpessoal
Materiais:
folhas sulfites, pincel.
1. Divida a
classe em grupo;
2. Entregue
para cada grupo letras da frase Casamento caipira no arraial, escritas em
quadradinhos de folha sulfite, mas não deverão saber a frase usada;
3. Cada
grupo de verá formar palavras com as letras dadas, poderão usar cada letra uma
vez;
4. O
professor verificará qual grupo formou mais palavras;
5. Após a
verificação, o grupo de deverão descobrir a frase que as letras pertencem, a
pista será a apresentação da tela O casamento de Cândido Portinari.
Atividade:
A trilha caipira
Hora de movimentar
o corpo, cumprindo atividades em grupo.
Faixa
etária: 8 a
11 anos de idade
Conteúdo:
Educação Física
Objetivos:
desenvolver o relacionamento interpessoal.
Materiais:
folhas sulfites, pincel, fita adesiva, papel cartão, dado.
1. A atividade deverá ser feita no pátio da
escola;
2. Uma
trilha será feita com papel cartão, do tamanho de uma folha sulfite, cada folha
receberá um número, que serão de um a 20.
3. Em
quatro casas os participantes serão informados para voltar duas ou três casas.
4. Serão feitas
folhas tarefas para de 1 a
20;
5. As
folhas tarefas serão fixadas pelo professor em vários lugares da escola;
3. A classe será dividida em grupos;
4. Um
participante de cada grupo jogará o dado para saber qual casa irá marcar;
5. Conforme
o número indicado, o grupo deverá procurar a folha tarefa;
6. A tarefa será apresentada ao professor pelo
grupo, porque todos os alunos do grupo deverão cumprir;
7. Após
cumprir a tarefa o grupo joga de novo o dado para saber quanta casa deve
seguir;
8. Ganha o
jogo quem chegar primeiro no final da trilha.
Tarefas:
- Fazer o
caracol da quadrilha junina;
- Fazer o
túnel da quadrilha junina;
- Fazer o
balance da quadrilha junina;
- Fazer o
cumprimento da quadrilha junina;
- Cantar
uma música junina;
- Imitar
uma fogueira junina;
- Imitar
uma pessoa subindo num pau de sebo;
- Trocar de
sapatos entre os integrantes do grupo;
- Fazer o
pequeno galope da quadrilha junina;
- Fazer a
grande roda da quadrilha junina à esquerda e à direita;
- Tocar uma
sanfona;
- Fazer uma
grande roda em volta do professor;
- Fazer o
trenzinho da quadrilha junina;
Atividade:
Argolas
Conteúdo:
Língua Portuguesa, Educação Física e Movimento;
Objetivos:
desenvolver a escrita e a coordenação motora;
Materiais:
latas de achocolatados ou leite em pó cola folha sulfite, pincel, argolas.
As latas
serão cobertas na parte central com folhas sulfite, para isso faça uma tira
larga de folha sulfite e cole suas pontas, em cada tira, lata, coloque uma
sílaba;
Escolha
sílabas que possam formar palavras de elementos que tem na Festa Junina.
1. A classe será dividida em grupos iguais;
2. Cada
aluno jogará a argola uma vez;
3. Conforme
os alunos acertam as argolas, deverão formar alguma palavra.
Atividade:
A Pescaria
No caminho
da roça sempre tem um rio ou um riacho, onde se pode pescar.
Faixa
etária: 5 a
11 anos de idade
Conteúdo:
Língua Portuguesa;
Objetivos:
desenvolver a matemática e a coordenação motora;
Observação:
Os peixes deverão ser feitos de rolinhos de papel higiênico,
Materiais:
rolinho de papel higiênico, papel dobradura, tesoura, cola quente, varinha,
barbante, anzol (não sei como pode ser feito). O peixinho receberá um número.
Deverá ser colocado em um recipiente, pode ser uma grande caixa, ou um lago
feito de papel (colocado no chão) porque o certo é evitar água.
1. Cada
criança do grupo pescará um peixinho;
2. Os
valores serão somados;
3. Ganha o
grupo que fez mais pontos de pescaria.
Atividade:
As frutas
No caminho
da roça tem árvores frutíferas, mas as frutas caíram e se misturaram. É preciso
separar as frutas para que possam ser feitos doces para a nossa festa junina.
Conteúdo: Lógico-matemática
Objetivos:
desenvolver o raciocínio lógico e o relacionamento interpessoal.
Material:
EVA, tesoura, pincel, caixa de sapato, cola, papel dobradura.
As frutas
serão feitas de EVA: goiaba, jabuticaba, amora, maçã, pêssego e as cestas de
frutas serão feitos de caixas de sapatos.
1. Serão
misturadas e colocadas no chão;
2. Os
grupos deverão separar as frutas e colocar em cestas.
Atividade:
Desafio: encontre o caminho
Faixa
etária: 6 a
11 anos de idade
Conteúdo:
Lógico-matemática
Objetivos:
demonstrar habilidade para encontrar soluções lógicas e desenvolver a
inteligência espacial;
Material:
papel pardo, pincel, papel cartão, cola.
Atividade:
O caminho
Faça um
painel com vários caminhos a ser seguido, no início do caminho desenhe ou cole
um casal caipira e no final do caminho faça o desenho ou cole uma figura de um
arraial. Faça também várias setas de papel cartão, que dêem para mostrar o
caminho escolhido pelo grupo.
1. Coloque
o caminho numa mesa grande;
2. Os
grupos descobrir qual caminho deverá ser seguido pelo casal caipira.
Atividade:
A quadrilha junina
Quando se
fala em Festas Juninas
nos lembramos da vida no campo. Na quadrilha junina, ele também citado, o
caminho da roça.
Aqui vamos
tornar esse caminho da roça também do aprendizado!
Objetivo
Usar
diversas habilidades a fim de desenvolver inteligências e trabalhar os
conteúdos.
Desenvolvimento
da atividade:
1. Será feito
na sala de aula ou no pátio da escola o caminho da roça e do aprendizado com
atividades de coerência e formação de palavras, como um circuito;
2. A classe será dividida em grupos;
3. Cada
grupo terá o seu tempo para fazer o caminho da roça e do aprendizado, uns 10
min, ou 2 minutos por atividade;
4. O
professor usará o apito para avisar o término do tempo;
5. Ganha o
grupo que conseguir resolver tudo e fazer mais pontos na atividade da pescaria,
dessa forma poderá ter mais de um grupo vencedor.
O casamento
caipira
Nas Festas
Juninas sempre têm o casamento caipira, é uma tradição. Portanto não poderia
faltar no projeto.
Atividade:
casamento caipira
Primeira
etapa do casamento caipira
Conteúdo:
Arte
Objetivos:
desenvolver a criatividade, desenvolver a compreensão oral e auditiva.
Materiais:
uma figura com a cena de um casamento, folha sulfite, lápis preto.
Indicamos
para esta atividade a tela O casamento de Cândido Portinari.
1. Um aluno
da classe irá passar os detalhes da figura para que os outros alunos possam
desenhar a figura, mas só poderá responder o que for perguntado a ele.
2. Os
demais alunos irão desenhar conforme e entendem a orientação.
3. Após
todos desenharem a figura será mostrada;
4. O
professor questionará se a classe achou fáceis as orientações e se os alunos
acreditam que souberam perguntar.
Segunda
Etapa da atividade casamento caipira
Conteúdo:
Língua Portuguesa e Arte
Objetivos:
desenvolver a escrita, a coerência e a interpretação.
Materiais:
uma figura com a cena de um casamento e folha sulfite.
Indicamos
para esta atividade a tela O casamento de Cândido Portinari
1. Será
apresentada aos alunos a tela de Cândido Portinari O casamento;
2. Após a
leitura da tela, a classe será dividida em grupos;
3. Cada
grupo fará a sequência do casamento num texto, veja o modelo com o tema Festa Junina.
Festa
Junina
A chegada
A música
A fogueira.
As barracas
Os doces
O pau de
sebo.
O correio
elegante.
A leitura.
A dança
O balancê
As
brincadeiras.
A
despedida.
Os fogos.
4. Faça o
mesmo com o tema Casamento caipira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário