Vamos montar um Caderninho de Alfabetização iniciando com a Vogal A:
As Noções de Grandezas e Medidas na Educação Infantil
Desde
muito cedo, elas têm contato com certos aspectos das medidas. O fato de
que as coisas têm tamanhos, pesos, volumes, temperatura diferentes e
que tais diferenças frequentemente são assinaladas pelos outros (está
longe, está perto, é mais baixo, é mais alto, mais velho, mais novo,
pesa meio quilo, mede dois metros, a velocidade é de oitenta quilômetros
por hora etc.) permite que as crianças informalmente estabeleçam esse
contato, fazendo comparações de tamanhos, estabelecendo relações,
construindo algumas representações nesse campo, atribuindo significado e
fazendo uso das expressões que costumam ouvir. Esses conhecimentos e
experiências adquiridos no âmbito da convivência social favorecem à
proposição de situações que despertem a curiosidade e interesse das
crianças para continuar conhecendo sobre as medidas.
De
acordo com o RCN, O professor deve partir dessas práticas para propor
situações-problema em que a criança possa ampliar, aprofundar e
construir novos sentidos para seus conhecimentos. As atividades de
culinária, por exemplo, possibilitam um rico trabalho, envolvendo
diferentes unidades de medida, como o tempo de cozimento e a quantidade
dos ingredientes: litro, quilograma, colher, xícara, pitada etc. A
comparação de comprimentos, pesos e capacidades, a marcação de tempo e a
noção de temperatura são experimentadas desde cedo pelas crianças
pequenas, permitindo-lhes pensar, num primeiro momento, essencialmente
sobre características opostas das grandezas e objetos, como
grande/pequeno, comprido/curto, longe/perto, muito/pouco, quente/frio
etc. Entretanto, esse ponto de vista pode se modificar e as comparações
feitas pelas crianças passam a ser percebidas e anunciadas a partir das
características dos objetos, como, por exemplo, a casa branca é maior
que a cinza; minha bola de futebol é mais leve e menor do que a sua etc.
O desenvolvimento dessas capacidades comparativas não garantem, porém, a
compreensão de todos os aspectos implicados na noção de medida.
As
crianças aprendem sobre medidas, medindo. A ação de medir inclui: a
observação e comparação sensorial e perceptiva entre objetos; o
reconhecimento da utilização de objetos intermediários, como fita
métrica, balança, régua etc., para quantificar a grandeza (comprimento,
extensão, área, peso, massa etc.). Inclui também efetuar a comparação
entre dois ou mais objetos respondendo a questões como: “quantas vezes é
maior?”, “quantas vezes cabe?”, “qual é a altura?”, “qual é a
distância?”, “qual é o peso?” etc. A construção desse conhecimento
decorre de experiências que vão além da educação infantil.
Para
iniciar esse processo, as crianças já podem ser solicitadas a fazer uso
de unidades de medida não convencionais, como passos, pedaços de
barbante ou palitos, em situações nas quais necessitem comparar
distâncias e tamanhos: medir as suas alturas, o comprimento da sala etc.
Podem também utilizar-se de instrumentos convencionais, como balança,
fita métrica, régua etc., para resolver problemas. Além disso, o
professor pode criar situações nas quais as crianças pesquisem formas
alternativas de medir, propiciando oportunidades para que tragam algum
instrumento de casa. O uso de uma unidade padronizada, porém,
deverá
aparecer como resposta às necessidades de comunicação entre as
crianças, uma vez que a utilização de diferentes unidades de medida
conduz a resultados diferentes nas medidas de um mesmo objeto.
O
tempo é uma grandeza mensurável que requer mais do que a comparação
entre dois objetos e exige relações de outra natureza. Ou seja,
utiliza-se de pontos de referência e do encadeamento de várias relações,
como dia e noite; manhã, tarde e noite; os dias da semana; os meses; o
ano etc. Presente, passado e futuro; antes, agora e depois são noções
que auxiliam a estruturação do pensamento.
O
uso dos calendários e a observação das suas características e
regularidades (sete dias por semana, a quantidade de dias em cada mês
etc.) permitem marcar o tempo que falta para alguma festa, prever a data
de um passeio, localizar as datas de aniversários das crianças, marcar
as fases da lua.
Cartazes com Noções e Grandezas
Nenhum comentário:
Postar um comentário