Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

quinta-feira, 17 de maio de 2012



Apresentaremos um trabalho educacional tendo como eixo temático as festas juninas, não tem haver com uma religião específica, mas sim contribui para incentivar a participação geral.
Trata-se de um momento em que elas aprendem, divertem-se e experimentam uma integração, além de ser um trabalho inter disciplinar.
O tema Festas Juninas pode ser explorado de forma ampla e inter disciplinar, com a conseqüente realização de pesquisas e experiências de primeira mão. Possibilita ainda a realização de inúmeras atividades de organização e de registro, feitas individualmente, em pequenos grupos ou com a participação de toda a turma.
O professor neste projeto é o organizador e mediador, pois busca de informações, que estimula a curiosidade e a criatividade do grupo. Alguém que, acima de tudo, entende que os alunos não são receptores passivos, mas sujeitos com interesses e que estão construindo sua história e no caso do tem Festas Juninas, estão reconstruindo a cultura que estão imersos.
Para tanto a escola passa a ser um espaço de busca, de reflexão crítica e que trabalha com várias fontes e áreas do conhecimento.

Justificativa
Faz-se necessário desenvolver na escola temas que façam parte da cultura do nosso país, porque representa um dos pilares fundamentais do conhecimento sobre a vida social e cultural de um povo. E para o aluno aprender fazendo é muito importante para a formação do educando, porque a prática revela o prazer de conhecer.

Objetivos:
·        Refletir sobre vivências e experiências, dando a oportunidade dos alunos aprenderem conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia,
·        Respeitar o próximo,
·        Aprender trabalhar em grupo,
·         Ser criativo,
·         Ter uma linguagem bem desenvolvida,
·        Constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas,
·         Ser perceptivo aos fatores críticos;
·         Trabalhar conteúdos da série de forma significativa.
·        Aprimorar o conhecimento dos alunos quanto às suas raízes.
·        Desenvolver a escrita e o relacionamento interpessoal

·        Conhecer as características das festas juninas;
·        Respeitar o homem do campo e sua cultura;
·        Promover interesse e participação nas atividades de ensino-aprendizado;
·        Valorizar festa junina dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e culturais;
·        Promover o relacionamento inter pessoal.


Metodologia

Trabalhar os aspectos históricos, socioculturais e as curiosidades que acompanham os festejos juninos, todos os anos, não impede a escola de incrementar o arraial escolar com algo novo, reforçado pelas atividades lúdicas. Para isso, é preciso que o educador seja criativo, inovador e busque mesclar as características tradicionais com os conteúdos.

Serão trabalhas atividades de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.


Avaliação:
A avaliação será através de registro em relação à aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente às atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

Conclusão

O projeto pode ser finalizado com apresentação de alguns trabalhos, num painel de fotos do projeto e com a realização de uma Festa Junina.


Atividades do projeto


Conhecendo o tema

O primeiro passo para desencadear o projeto é ler em sala de aula um livro ou um texto sobre festas juninas, apresentar figuras de festas juninas e musicas de festas juninas para partilhar com os alunos. O professor pode planejar algumas atividades previamente e mobilizar os alunos.
Aqui vamos apresentar algumas atividades a fim de que os alunos conheçam melhor o tema.
Vale lembrar que é preciso também estar atento aos interesses do grupo, pois o papel do professor neste projeto é de organizador da aprendizagem.

Atividade: O Painel

Faixa etária: 5 a 11 anos de idade.
Conteúdo: Língua Portuguesa, História, Natureza e sociedade.
Objetivos: aprender novos conceitos e descobrir áreas de interesse
Materiais: figura da festa junina, papel pardo, cola tesoura, livro sobre festas juninas, textos sobre festas juninas.

O professor preparará um grande painel com as fotos e figuras dos elementos da festa junina e lerá textos sobre festas juninas

Nessa data comemorativa há uma afirmação de identidade cultural, pois, relembram o passado, porque quando se recria o cenário dos arraiais e apresentam-se danças das regiões há um resgate cultural e fortalece a identidade de um povo. Esse resgate deixa de ser apenas oral, como muitas vezes são passadas as culturas de um povo e passa ser concreto.
As festas juninas proporcionam um ensino aprendizado-dinâmico dinâmico em torno de manifestações culturais, gastronomia, significação e origem de elementos históricos. Elas também promovem o relacionamento interpessoal e confraternização que nenhuma outra data consegue realizar.
Além de ser a festa mais reproduzida e recriada nas escolas é também um bom momento para desenvolver um projeto de aprendizagem, porque é um trabalho sócio-cultural. Dessa forma, a escola pode e deve tomar partido dessa data para elaborar com as crianças atividades que lhes tragam o conhecimento assim como atitudes e valores.
É uma experiência que contribui para uma prática pedagógica diferenciada, além de motivar o aluno a participar, bem como possibilita trabalhar inter disciplinarmente de forma significativa. Porque escola é um espaço de formação ampla do educando, onde aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidades.
Dessa forma, o acesso às experiências culturais diversas e a novas linguagens, contribui para o desenvolvimento do aluno como sujeito sociocultural, crítico e criativo.

As fogueiras
As fogueiras, nas festas juninas, têm formas diferentes. Elas também servem para purificação do local. Aqui servirão de painel da aprendizagem.

Atividade: Doces caipiras
Nas festas juninas os doces são variados e não podem faltar no caminho da roça.
1. Será feito um cartaz com uma panela e na fumaça terá palavras, que formam nome de doces.
2. Esse cartaz será feito de feltro e as palavras em tiras de EVA com velcro colado atrás delas, para que possam ser fixadas no feltro.
3. As palavras
MAÇÃ PÉ ABÓBORA DE DOCE DE DOCE LEITE DOCE ARROZ DO MILHO ALGODÃO DOCE DE AMENDOIM DE CURAU FUBÁ BOLO DE AMOR PAÇOCA
Resposta:
MAÇÃ DO AMOR
ALGODÃO DOCE
DOCE DE LEITE
PÉ-DE-MOLEQUE
CURAU DE MILHO
BOLO DE FUBÁ
DOCE DE ABÓBORA
DOCE DE LEITE
PAÇOCA DE AMENDOIM
1. A resposta poderá estar dentro de um envelope, fixado ao lado do painel de feltro.
Desenvolvimento da atividade
1. O professor fixa o feltro na parede e coloca as letras numa mesa ao lado do painel;
2. Os alunos deverão formar nome compostos de doces.

Atividade: Ditados populares
Conteúdo: Língua Portuguesa e raciocínio lógico
Objetivos: Demonstrar habilidade para encontrar soluções lógicas e desenvolver a inteligência inter pessoal.
Material: cartolina cola tesoura, pincel.
1. Será feito um cartaz com uma grande fogueira e nela terá dois ditados populares,
- 6 a oito anos de idade: as letras das palavras estarão embaralhadas;
- 9 a 10 anos de idade: só as palavras estarão embaralhadas.

Ditados:
“Nem tudo que reluz é ouro”.
“Água mole pedra dura tanto bate até que fura”.
2. Várias frases com as palavras do ditado serão formadas e colocada numa mesa ao lado do cartaz, para que os alunos identifiquem a correta, ou será deixada uma folha sulfite numa mesa ao lado do cartaz para que os alunos escrevam os ditados que encontraram.
Atividade: Os anúncios

Toda Festa Junina tem cartazes informativos sobre as barracas. No projeto eles serão usados exercitar o uso do m e do n

Objetivos: Conteúdos: Língua Portuguesa
Materiais: cartolina, pincel.

1. Faça cartazes de cartolina com anúncios, e nas palavras deixe um espaço, onde é para usar m ou n;
2. Escreva m ou n e quadrados de cartolina, coloque uma fita adesiva atrás para que possam ser fixados para completar as palavras.
3. Divida a classe em grupos, cada grupo pode ser responsável por uma quantidade de cartaz.

Atividade: Criando uma fogueira
Conteúdo: Lógica e Arte
Objetivos: Demonstrar habilidade para encontrar soluções lógicas e desenvolver a inteligência interpessoal, a criatividade e a coordenação motora.
Material: palitos de sorvete

1. A classe será dividida em grupos;
2. Cada grupo irá formar uma fogueira com palitos de sorvete. O que vale nesta atividade é a criatividade.

As brincadeiras
As festas juninas escolares promovem uma confraternização que nenhuma outra data consegue realizar, porque as brincadeiras são muitas: argola corrida do saco, rabo do burro...




Elementos da festa junina: correio elegante, a fogueira, a quadrilha, o casamento, as bandeiras, os doces, o mastro, os fogos de artifício, as brincadeiras (pau de sebo, bingo, Corrida dos sacos, boliche de latas, caça ao objeto, cadeia, corrida do milho, corrida do ovo na colher, corrida do saco, corrida do saci ou corrida dos sapatos, dança da laranja, pesca da maçã, jogo do bicho ou do rabo do burro, jogo de argolas).

Atividade: O causo

Conteúdo: Língua Portuguesa

Objetivos: praticar a memorização dos fatos e seu encadeamento lógico; desenvolver a expressão oral e a audição; comprovar a deformação que ocorre quando transmitimos informações a outros.

Materiais: a história do Bumba- Meu- Boi

Os causos são muito comuns no campo, são histórias relacionadas à vida do campo, e são contados também nas rodas de conversa numa festa junina ao redor de uma fogueira.

1. A professora escolherá três alunos da classe, que ficarão fora da sala de aula, porque será lido um causo os outros alunos;
2. Esclarecer que devem prestar muita atenção no causo, porque um aluno da classe será escolhido para contar o causo para uns alunos que está fora da classe;
3. Ler o causo para a classe;
4. Pedir para que entre um dos alunos que está do lado de fora da classe;
5. O causo será contato por um aluno que estava na classe para os alunos que estava fora da classe;
6. Quando esse aluno terminar, pedir para que o segundo aluno, que está do lado de fora entre e ouça o causo, que será contado pelo aluno anterior que ouviu;
7. Assim que o segundo aluno terminar, pedir para que entre o terceiro aluno. Ele ouvirá o causo, que será contada pelo segundo aluno.
8. O terceiro aluno contará o causo que ouviu para a classe.
9. A professora analisará com a classe as diferenças entre os causos contados e os erros cometidos ao longo das diversas narrações.

O causo do Bumba- Meu -Boi ou Boi Bumbá

Um fazendeiro rico possui um bonito boi, que inclusive sabe dançar. Na fazenda tem um trabalhador, o Chico, que resolve roubar o boi porque a mulher, a Catirina, está com desejo de comer língua do boi mais bonito da fazenda.

Ao saber que o boi sumiu do pasto o fazendeiro fica muito triste e manda seus empregados procurarem o boi.

Quando os funcionários encontram o boi, ele está muito doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.

Indicação de leitura: Bumba- Meu - Boi da autora Stela Barbieri da Editora Girafa


Atividade: O Bumba-Meu-Boi

Conteúdo: Arte

Objetivos: desenvolver a criatividade
Materiais: folha sulfite A4, lápis preto, caixa de lápis de cor.

O bumba-meu-boi adquire nomes, danças e adereços diferentes por todo o Brasil, mapa do Brasil.

• Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas são chamados bumba-meu-boi;
• Pará e Amazonas são Boi-Bumbá ou Pavulagem;
• Pernambuco é Boi Calemba ou Bumbá;
• Ceará é Boi de Reis, Boi Surubim e Boi Zumbi;
• Bahia é Boi Janeiro, Boi Estrela do Mar, Dromedário e Mulinha-de-Ouro;
• Paraná, em Santa Catarina, é Boi de Mourão ou Boi de Mamão;
• Minas Gerais, Rio de Janeiro e Cabo Frio é Bumba ou Folguedo do Boi;
• Espírito Santo é Boi-de-Reis;
• Rio Grande do Sul é Bumba Boizinho, ou Boi Mamão;
• São Paulo é Boi de Jacá e Dança do Boi.

Mesmo com diferentes nomes e danças por região o nome mais conhecido no Brasil é o Bumba-Meu-Boi

Atividade com a tela
1. Será apresentada aos alunos a tela Bumba- Meu- Boi do artista Camilo Riani
2. A professora entregará aos alunos folha sulfite A4 e um lápis preto;
3. Os alunos riscaram a folha com os olhos fechados, fazendo vários movimentos, sem tirar o lápis da folha. O professor colocará uma música;
4. Depois procurarão visualizar na folha a figura do bumba-meu-boi, a figura poderá aparecer de formas diferentes: de lado, de frente, só a cara;
5. O aluno fará o contorno da figura com lápis de outra cor, deverá desenhar os olhos.


Atividade com o mapa
Objetivos: trabalhar com o mapa e desenvolver a inteligência espacial.
Conteúdo: Geografia, Natureza e sociedade.
Material: mapa

1. A professora entregará um Xérox com o mapa do Brasil, ou colocará o mapa fixado na lousa e junto com a turma procurará os Estados que usam o Boi nas festas juninas.

Atividade dramatização
Objetivos: Desenvolver a criatividade, explorar recursos narrativos.
Conteúdo: Língua Portuguesa e Arte
1. Os alunos encenaram o causo do Bumba-meu-boi;
2. O bumba meu boi será feito de caixinha de leite longa vida e os outros personagens de colher de pau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário