DESAFIOS
DO APRENDER
ALFABETIZAÇÃO
Claudia Mara da Silva
O QUE É
ESTA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO?
Essa é uma proposta voltada, para alunos com dificuldades de
aprendizagem e alunos com deficiência intelectual.
A proposta se baseia no Método Fônico e Método Sodré de alfabetização, o
que a diferencia do método Fônico é que na proposta se aprende o som das
sílabas e não de letras como no método Fônico.
O processo ensino aprendizagem
acontece de forma sistemática, ordenada e progressiva, iniciando com o
desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica até chegar a escrita e
a leitura de pequenos textos.
Nesse processo de
alfabetização, o aluno faz tentativas de leitura e escrita com ajuda de um
variado material, praticando e vivenciando, tudo com a mediação do professor.
Todos os passos evocam uma forma de trabalhar com intensa participação e
motivação.
Destacam-se aqui alguns pontos importantes referentes
ao desenvolvimento da proposta:
·
Seguir os passos indicados na proposta para
que a apropriação da leitura e da escrita aconteça de forma simples e objetiva.
·
O material de apoio é muito importante para o
manuseio do aluno. E serve também para a atuação do professor, enriquecendo sua
prática.
·
Todo
material tem como base a proposta de alfabetização silábica diferenciada,
portanto deve ser manuseado, diariamente, pelos alunos e seu professor.
·
A seleção e a organização das atividades
propostas seguem os princípios da alfabetização silábica, isto é, enfatiza a
sílaba e não o nome da letra.
·
As atividades que o material propõe são
desafiadoras, porém, simples e objetiva de fácil entendimento.
·
A avaliação deve ser diagnóstica e processual,
acontecendo com a prática dos jogos, dos exercícios e do preenchimento das
atividades da apostila.
Feliz aquele que transfere
o que sabe e aprende o que ensina.
Cora Coralina
MATERIAIS
DA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO
SACOLA ANIMADA
Esta
é uma sacola que contém dezoito objetos que iniciam com as sílabas a serem
trabalhadas no primeiro momento da alfabetização.
São elas:
Letra A e as sílabas simples com o A. BA-CA-DA-FA-GA-JA-LA-MA-NA-PA-QUA-RA-SA-TA-VA-XA-ZA.
Os objetos são de forma, tamanho, cor e textura diferentes (brinquedos,
utensílios ou outros). Ex: avião de brinquedo, banana amarela de plástico,
cachorro de pelúcia, patinho de borracha pequeno, etc.
OBJETIVOS
·
Despertar a consciência fonológica com várias
atividades de observação, manipulação e pronúncia, sempre repetindo a sílaba
pela qual inicia o nome do objeto.
·
Desenvolver as habilidades de memória, atenção, percepção e compreensão, essenciais para o trabalho
de leitura e escrita, com atividades, jogos e exercícios, como as situações que
o brincar oferece.
Sugestões de atividades
1- Espalhar os objetos no chão e pedir
que guardem o que começa com BA..., depois o que começa com LA..., e assim
sucessivamente, sempre envolvendo todos os alunos.
2- Colocar as sílabas A- BA- CA- DA...
nos objetos espalhados na mesa ou no chão.
3- Contar uma história usando os objetos
da sacola. Ex: Era uma vez um MA... (deixar que os alunos completem) que
gostava de comer BA... e um dia quando estava comendo viu um JA... no rio e...
4- Separar os objetos por cor, tamanho,
textura, etc., e enfatizar as sílabas iniciais.
5- Colocar os objetos espalhados pela
sala de aula, seguindo alguns critérios, por ex: O rato embaixo da mesa, o
cachorro em cima da cadeira, a banana dentro de uma sacola, o dado fora da
caixa, etc. Pedir os objetos reforçando a sílaba e as situações.
6- Reparta os objetos entre os alunos e
mostre as sílabas para reconhecimento, colocando-as na carteira de quem
acertou. Auxilie para que todos consigam.
7- Montar situações com os objetos da
sacola, por ex: Colocar o rato no tapete e perguntar qual situação o aluno
enxerga ali.
8- Mostrar dois objetos e suas respectivas
sílabas, ex: LÁPIS e TAPETE e as sílabas LA e TA, formando a palavra LATA.
9- Colocar um objeto atrás do outro e
perguntar: Quem é o primeiro. O último e assim por diante.
10- Distribuir os objetos entre os alunos, em
seguida escrever uma sílaba no quadro de giz. Pedir ao aluno que tem o objeto
com aquela sílaba que jogue o objeto dentro da sacola como no jogo de basquete
(cesta).
LEMBRAR
Que
o processo de memorização é fundamental para a aprendizagem, só se consegue
utilizar conhecimentos adquiridos quando é possível lembrar-se de questões que
se coloca.
Mecanismos
da memória:
Memória visual 75 %
Memória mecânica 11 %
Memória auditiva 9%
Memória tátil 5 %
Isto
quer dizer que guardamos na memória muito mais o que é visual, daí a
importância de se trabalhar com estímulos visuais.
CARTAZ
DAS SÍLABAS
É um cartaz com os desenhos da apostila: avião, banana, cachorro... (não
coloco a sílaba HA, porque HA não tem som e confunde os alunos, posteriormente
a letra H será trabalhada na apostila vol. II), e as sílabas referente aos
desenhos, as sílabas não são coladas no cartaz, são fixadas com imã, para que o
aluno desenvolva as atividades propostas.
OBJETIVO
·
Possibilitar
o desenvolvimento da discriminação auditiva e o reconhecimento das sílabas com
a letra A.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES COM O CARTAZ:
- Tirar todas as sílabas e apontar para o desenho perguntando qual sílaba deverá ser colocada ali;
- Ler diariamente com os alunos;
- Distribuir as sílabas entre os alunos e pedir para que coloquem novamente;
- Usar as sílabas do cartaz para escrever palavras;
- Ditar as sílabas do cartaz;
- Distribuir as sílabas entre os alunos, sortear um desenho ou um objeto da sacola animada o aluno que tiver com a sílaba correspondente vira a sílaba, ganha ao aluno que virar todas as sílabas.
O
cartaz deve ficar na sala de modo que os alunos consigam visualizar os desenhos
e as sílabas correspondentes.
LEMBRAR
Que consciência fonológica é a
capacidade lingüística de manipular os sons das palavras em unidades sonoras
menores (vocábulo, sílaba, fonema), é a habilidade de estar consciente dos sons
de uma língua. A habilidade de consciência fonológica não acontece
espontaneamente, por isso a importância de se trabalhar atividades que criem
essa habilidade.
Discriminação auditiva é a habilidade
de discriminar sons iguais e diferentes.
APOSTILA DE ALFABETIZAÇÃO
OBJETIVO
·
Auxiliar
o professor nos encaminhamentos acadêmicos durante o processo de alfabetização.
É
uma apostila como cartilha, elaborada com atividades simples e claras,
acompanhando os passos da proposta de alfabetização, as atividades evidenciam a
alfabetização silábica atendendo as necessidades de apoio que a proposta
requer.
LEMBRAR
Que durante a aprendizagem de uma
habilidade a pessoa passa por três estágios: cognitivo, associativo e autônomo.
Cognitivo
– a pessoa está
tentando compreender os objetivos da tarefa sobrecarregando os mecanismos da
atenção, após certo tempo de prática passará para o próximo estágio.
No inicio o aluno tenta compreender que B+ A
é BA, L+A é LA.
Associativo
– não exige tanto do
mecanismo da atenção é capaz inclusive de detectar alguns erros. Depois de muita prática passa para o último
estágio.
O aluno já consegue entender que trocando a
consoante muda o som, o P por M em vez de PA é MA.
Autônomo
– a habilidade está
bem desenvolvida permitindo que a pessoa a realize com consistência, e sem exigir
muito do mecanismo da atenção.
Compreende o principio
alfabético.
CADERNO DE ATIVIDADES
OBJETIVO
·
Reforçar o que está sendo trabalhado na
apostila e em sala de aula.
É
conveniente que cada aluno tenha seu caderno com as atividades sugeridas pela
proposta, poderá também servir para as tarefas de casa.
LEMBRAR
Para
que ocorra a aprendizagem são necessários três fatores básicos:
- Fator fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;
- Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;
- Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo.
BINGO DE SÍLABAS
Cartelas de papel cartão
divididas em 6 partes cada cartela, em 5 das
divisões cola-se as sílabas.
OBJETIVO
·
Reconhecer
e discriminar as sílabas.
·
Trabalhar
a discriminação auditiva.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES COM O BINGO DAS SÍLABAS:
- O professor sorteia uma figura ou um objeto e o aluno marca na cartela a sílaba inicial do que for sorteado.
- Sorteia-se a sílaba e o aluno marca na cartela.
- Por hipóteses o aluno tem que descobrir a sílaba sorteada. Ex a sílaba sorteada é de um animal que vive na lagoa.
BINGO DE FIGURAS
Como no bingo de sílabas mas em vez de
sílabas cola-se figuras nas cartelas. O ideal é colar figuras diferentes para
uma mesma sílaba – rádio/rato, faca/fada, sapato/sapo.No total são 50 figuras
coladas 5 em cada cartela.
BINGO DE PALAVRAS
As palavras são coladas nas cartelas.
FACA
|
SAPA
|
MALA
|
PATA
|
ARARA
|
LEMBRAR:
O desafio proposto pela dinâmica dos jogos
de alfabetização desperta o interesse pela leitura e proporciona oportunidade
de exercício
Aprendemos fazendo e quando fazemos
estamos aprendendo. Os jogos assumem para a proposta um caráter pedagógico
funcional, servem para desenvolver o processo de leitura e escrita de forma
lúdica, porém direcionada conforme prevê a proposta.
“E, acima de tudo, lembre-se de que pessoas
com deficiência necessitam do que há de melhor em você. A fim de que possam
ser elas mesmas e que possam crescer, aprender, modificar-se, desenvolver-se e
experimentar, você deve ter essas capacidades. Você só pode ensinar aquilo que
sabe. Se você é aberto ao crescimento, ao aprendizado, às mudanças, e às novas experiências, permitirá que elas
também o sejam.”
Sucesso
na tarefa de alfabetizar.
Abraço carinhoso
Claudia Mara
MODELO DE ATIVIDADES DA APOSTILA
AVIÃO
fonte: smart kids online
COPIE:
A
|
||||
LIGUE :
A
ESCREVA A
LETRA A PARA FORMAR
AS PALAVRAS.
___VIÃO ___BACAXI ___NEL
CIRCULE AS
PALAVRAS QUE COMEÇAM COM
A.
ABAJUR SALADA AGULHA BOCA
Olá! Esse ano vou trabalhar com uma turma de Educação especial (DI), gostaria de saber onde posso adquirir essa apostila. Você saberia me dizer?
ResponderExcluirObrigada.
Juliana
Olá eu também gostaria de saber onde posso conseguir essa apostila, porque me parece bem interessante e preciso com urgencia porque temos alunos que estao ha anos na escola e até hoje não conseguem ler e escrever.
ResponderExcluirenvie um email para:
Excluirabcclaudiamara@gmail.com