É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
É a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo também a emoção.
Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Psicomotricidade é um termo empregado
para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das
experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua
individualidade, sua linguagem e sua socialização.
A área psicomotora educativa é vista como
um itinerário de maturação psicológica, permitindo que a criança viva
um percurso que vai do prazer de agir ao de pensar.
Durante os primeiros anos escolares as
crianças passam por exercícios de coordenação motora. Pode não parecer,
mas estas atividades posicionam o indivíduo no tempo e espaço e o fazem
reconhecer noções simples de localização como “direita – esquerda” ou
“frente – trás”. Quando a criança não desenvolve essas capacidades pode
demonstrar dificuldade na prática de esportes, na fala, no
comportamento, mas principalmente na escrita.
Uma criança com distúrbios psicomotores
freqüentemente apresenta: Deficiência na formação de conceitos; falhas
de percepção (discriminação de tamanho, orientação espacial e temporal,
discriminação figura-fundo); atraso nos níveis de desenvolvimento motor
(sentar, engatinhar, andar); alteração no processo do pensamento
(dificuldades no pensamento abstrato e pensamento desorganizado);
memória pobre; atenção deficiente. Geralmente são portadoras de
problemas da fala, disgrafia e quase sempre são lentos na realização dos
trabalhos escolares. São crianças de fácil fatigabilidade, apresentando
dificuldades em transpor do plano vertical (quadro) para um plano
horizontal (caderno).
As dificuldades psicomotoras podem causar
estados de instabilidade, que podem estar presentes de várias formas:
hiperatividade, impulsividade, agitação. Algumas crianças chegam a tal
estado de agitação que mesmo aos 8 ou 9 anos de idade cronológica são
incapazes de se manter sentadas por alguns segundos, tendo assim
dificuldades de permanecer em sala de aula, dificultando muito a
aprendizagem.
O trabalho para desenvolvimento da
linguagem e aprendizagem se baseia em: executar ordens simples, nomeação
das partes do corpo, objetos e pessoas, identificação da utilidade das
coisas, identificação de ações, reconhecimento de quantidades, esquema
corporal, entre outros…
Bibliografia: Psicomotricidade e Aprendizagem ( autoras: Lucia Schueler do Nascimento e Maria Therezinha de Carvalho Machado)
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