Atividades na área de Comunicação e Expressão
Exercícios Fonoarticulatórios:
• Fazer caretas que expressem tristeza, alegria, raiva, susto, etc.
• Jogar beijos.
• Fazer bochechos, com e sem água.
• Assoprar apitos e língua de sogra.
• Fazer bolhas de sabão.
Exercícios respiratórios:
• Inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
• Inspirar e expirar pelo nariz.
• Inspirar e expirar pela boca.
• Inspirar, prender o ar por alguns momento, expirar.
• Aprender a assoar o nariz, usando um lenço e tapando ora uma narina, ora outra.
Exercícios de expressão verbal e gestual:
•
Contar o que vê em fotos ou gravuras, começar com gravuras que
contenham poucos elementos.
• Contar a história de seus próprios
desenhos.
• Brincar de "o que é o que é"? Uma criança diz : "É
redonda, serve para jogar e para chutar". A resposta é: "Uma bola".
•
Imitar ondas do mar, mesa, animais, etc., somente com gestos.
• Imitar algo, somente com gestos, para os colegas advinharem o que é, se for preciso, usar sons.
Atividades na Área da Percepção
Exercícios de Percepção Tátil:
• Apalpar sacos e pacotes com as mãos, a fim de adivinhar que objetos estão dentro.
• Reconhecer colegas pelo tato.
•
Andar descalço em lama, água, areia, terra, madeira, contando depois o
que sentiu.
• Manipular objetos de madeira para poder experimentar
variações de temperatura (quente, gelado, morno).
• Manipular objetos
de madeira para poder experimentar variações de tamanho (pequeno,
médio, grande).
Exercícios de Percepção Gustativa:
• Experimentar coisas que têm e que não tem gosto.
• Provar alimentos em diferentes temperaturas.
• Provar alimentos fritos, assados, cozidos, crus.
• Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros.
•
Provar e comparar alimentos da mesma cor, mas sabores bem diferente:
sal, açúcar, farinha de trigo comum, farinha de mandioca crua.
Exercícios de Percepção Olfativa:
•
Experimentar coisas que têm e que não têm cheiro.
• Experimentar odores
fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como:
vinagre, álcool, café, perfumes.
Exercícios de Percepção Auditiva:
•
Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos
da natureza.
• Procurar a fonte de onde se origina determinado som.
• Brincar de cobra cega.
• Tocar instrumentos musicais.
• Fazer rimas com palavras.
Exercícios de Percepção Visual:
•
Identificar o branco e o preto.
• Reconhecer, entre muitos, objetos
que têm as cores primárias - vermelho, azul e amarelo.
• Agrupar
objetos de acordo com suas cores.
• Agrupar objetos de acordo com suas formas.
• Montar quebra-cabeças simples.
Atividades na Área da Coordenação
Exercícios de Coordenação Dinâmica Global:
• Sentar-se no chão como alguns índios, com as pernas e braços cruzados.
• Engatinhar bem rápido.
• Correr imitando animais.
• Correr segurando uma bola.
• Arremessar bolas para um colega.
Exercícios de Coordenação VisoManual ou Fina: Exercícios Gerais:
• Modelar com massa e barro.
• Grampear com grampeador.
• Folhear livros e revistas, folha por folha.
• Brincar com iô-iô.
• Martelar, parafusar.
Exercícios Específicos:
•
Rasgar papel livremente utilizando, de início, papéis que não ofereçam
muita resistência ao serem rasgados.
• Rasgar papel em pedaços
grandes, em tiras, em pedaços pequenos.
Recortar com tesoura:
•
Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem
papel.
• Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.
• Recortar tiras de papel largas e compridas.
• Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.
Colar:
• Colar recortes em folha de papel, livremente.
• Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.
• Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.
• Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.
• Colar recortes sobre apenas uma linha diagonal.
Modelar:
• Modelar com massa e argila e formas circulares, esféricas, achatadas
nos pólos (como tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas
(como pau de vassoura), quadrangulares (como tijolo), etc.
Perfurar:
• Perfurar livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou
caneta de ponta fina sem carga.
• Perfurar folha de cartolina em
seqüência semelhante à proposta para o trabalho com isopor.
• Perfurar o
contorno de figuras desenhadas em cartolina e procurar recortá-las
apenas perfurando.
Bordar:
• Enfiar macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.
•
De início as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será
bem grosso e firme. Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios
menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis.
• Bordar em
talagarça.
• Alinhavar em cartões de cartolina.
• Pregar botões.
Manchar
e traçar:
• Fazer os quatro exercícios seguintes usando inicialmente
giz de cera e depois pincel e tinta, lápis de cor e lápis preto.
•
Fazer manchas em folha de papel, livremente.
• Fazer manchas dentro de figuras grandes.
• Fazer manchas sobre uma linha.
•
Fazer manchas entre linhas paralelas, de início distantes e depois
mais próximas.
• Passar andando por dentro de caminhos feitos com cordas
estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que
se seguem.
• Com caneta hidrográfica passar um traço entre duas linhas
paralelas.
• No papel sulfite, entre as linhas paralelas, traçar
várias linhas com lápis de cor, cada uma de uma cor (traço do
arco-íris).
• Traçar linhas sobre desenhos e letras pontilhadas em papel
sulfite.
Pintar:
• Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.
Dobrar:
• Dobrar folha de papel ao meio, na altura de linhas pontilhadas
(horizontais e verticais) marcadas na folha.
• Dobrar guardanapos de
papel e de pano em retas perpendiculares e diagonais em relação às
bordas.
• Dobrar papel e montar figuras (cachorro, chapéu, sapo, flor,
etc.)
Exercícios Grafomotores:
• Passar o dedo indicador
da mão dominante sobre uma reta horizontal traçada pelo educador, com
giz, no quadro. Seguir a orientação da esquerda para a direita.
• Com o
dedo indicador, traçar uma mesma reta no ar, de olhos abertos. Repetir
o exercício de olhos fechados.
• Passar giz sobre o traço feito pelo
educador. Fazer outros traços iguais ao lado.
• Pintar o mesmo traço em
papel, com pincel grosso e tinta.
Exercícios de Coordenação Visual:
•
Seguir com os olhos e a cabeça o movimento de um objeto manipulado
pelo educador.
• Andar ao redor de um objeto, sem desviar os olhos
dele.
• Fixar os olhos sobre um objeto imóvel, por alguns segundos.
• Seguir apenas com os olhos movimentos de objetos: de baixo para cima, da direita para a esquerda, etc.
Atividades na Área de Orientação
Exercícios de Orientação Temporal:
•
Ouvir histórias, ou músicas que contenham histórias, e depois contar a
seqüência dos fatos.
• Ordenar cartões com figuras e formas e recompor
uma história com início, meio e fim.
• Observar animais (mosca,
lesma, largatixa, gato, tartaruga, etc.) e dizer quais são os mais
velozes e os mais lentos.
• Mover carrinhos rápida e lentamente,
seguindo instruções do professor.
• Plantar feijões e observar o seu
crescimento. Posteriormente, o professor e as crianças desenharão a
história da vida do feijão, passando pelas etapas do seu
desenvolvimento, da semente até a planta adulta.
Exercícios de Orientação Espacial:
•
Andar pela sala explorando o ambiente e os objetos, inicialmente de
olhos abertos e depois de olhos fechados.
• Montar quebra-cabeças.
• Jogar amarelinha.
•
Responder onde está o céu, o teto, o chão, a lâmpada, com palavras
como: em cima, atrás,
• Andar pela sala e pelo pátio seguindo a
direção indicada por setas pintadas no chão.
Atividades da Área de Conhecimento
Corporal e Lateralidade Exercícios de Conhecimento Corporal:
• Nomear partes do próprio corpo, do corpo dos colegas, do corpo de bonecos. • Juntar as partes de um boneco desmontável.
• Completar o desenho de uma figura humana com o que estiver faltando.
• Deixar o corpo cair, em bloco, sobre o colchão.
• Exercitar tensão e relaxamento no corpo (amolecer, murchar, endurecer, etc.)
Exercícios de Lateralidade:
•
Colocar fitas vermelhas no pulso e tornozelo do lado direito e
realizar exercícios que peçam movimentos como: erguer a mão direita,
abaixar a mão esquerda, erguer o braço direito e abaixar o esquerdo,
etc.
• Colocar a mão sobre contornos de mãos desenhados no quadro,
rapidamente, como se estivesse dando um tapa. Colocar a mão na mesma
posição da mão desenhada.
• Seguindo a solicitação do professor,
desenhar ou colocar objetos no lado direito ou esquerdo de uma folha de
papel dividida ao meio verticalmente, e marcada com as inscrições
direita e esquerda nos lados correspondentes.
• Colocar os pés sobre os
contornos de pés desenhados no chão, direito sobre direito, esquerdo
sobre esquerdo.
Atividades da Área de Habilidades Conceituais
•
Observar uma coleção de objetos pequenos misturados: pedrinhas,
botões, conchas, grãos de milho, bolinhas de vidro, clipes, etc.
Separar esses objetos pela classe a que pertencem: conjunto de pedras,
de botões, de clipes.
• Seriar objetos de acordo com o tamanho (do menor
para o maior), com a cor (da mais clara à mais escura), com a
espessura ( do mais fino para o mais grosso), conservando a mesma
categoria.
• Distribuir o mesmo número de objetos, observando que a
quantidade não se altera quando modificamos sua posição.
• Cortar
frutas ao meio para dividi-las com um colega (dois pedaços: um para
cada um).
• Organizar armários, separando peças iguais e deixando-as
próximas.
• Jogos (contribuem para desenvolvimento de noções
matemáticas): pega-varetas, memória, dominó, etc.
• Exercícios com
blocos lógicos de vários tamanhos, espessura, cor, forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário