LEITURA E PESQUISA: FESTAS JUNINAS
Autor: Soymara Vieira Emiliao
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico;
■Reconhecer e valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro;
■Reconhecer a construção histórica e cultural realizada pelos sujeitos;
■Compreender a leitura como fonte de informação,
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos devem ser leitores e escritores iniciantes.
Estratégias e recursos da aula
1º Atividade
Professor inicie a aula
informando que, devido a aproximação da festa junina da escola, a turma
montará um mural sobre o tema . Para isso é necessário fazer um
levantamento prévio dos conhecimentos que já possuem . A atividade
Imagem-Legenda é uma boa estratégia. A turma precisa primeiramente se
familiarizar com o estilo das legendas e observar como são escritas.
Distribua revistas e jornais. Deixe os alunos explorá-los livremente e
peça que encontrem legendas.
Exemplos de legendas:
Discuta as características linguísticas: são textos curtos?
São descritivos?
São diferentes do que encontramos nas histórias?
Registre as conclusões através de um texto coletivo.
2 º Atividade
Organize a turma em duplas
produtivas, quer dizer, com conhecimentos complementares e próximos
sobre a leitura e escrita. Apresente uma série de imagens sobre a festa
junina que podem ser obtidos em revistas, jornais ou mesmo na internet.
Abaixo relacionei alguns sites onde é possível baixar essas imagens.
http://www.google.com/images?hl=en&q=festa+junina+imagens&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=q511TJ -sJIXGsAP6o8GgDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCQQsAQwAA&biw=1345&bih=530 http://files6.com/baixar_imagens_de_festa_junina
Segue abaixo algum exemplos de ilustrações:
Peça que cada grupo escolha uma
imagem. Explique para o grande grupo os motivos que a escolheu e peça
que volte para seus lugares para pensar em uma legenda para tal imagem.
Avise-os que nesse momento ainda não é necessário escrever, apenas
debater com o parceiro uma boa idéia de legenda. Após a escolha das
imagens por todas as duplas, elas retornam para contar qual a legenda
escolhida. Nesse momento cabe ao professor ajudá-los a ajustar os modos
de falar aos modos de escrever, dentro das características do texto
legenda. Peça que as duplas escrevam no papel a primeira versão da
legenda. Nesse momento, circule pela classe e faça intervenções que
ajudem as crianças a pensar sobre a escrita enquanto realizam a tarefa.
3º Atividade
Após o término da escrita da
primeira versão, as duplas são convidadas a escrever a frase no quadro
para a revisão coletiva. O objetivo, além da revisão gramatical, é
explicitar os problemas em relação à interpretação das informações por
parte dos alunos que não são seus autores. Desta forma, propõe-se a
interação dos autores reais com leitores potenciais. Com a transcrição
no quadro , peça que a turma sugira mudanças, justifique cada uma delas e
avalie o resultado. As duplas voltam pra seus lugares para escrever a
versão final.
Oriente-os a colar a legenda abaixo da imagem e exponha no mural da classe.
4º atividade:
Aponte que todas as informações
que eles possuem estão ligadas as suas vivências individuais e que a
festa junina foi sendo construída e modificada pelos sujeitos que
atuavam sobre ela nesses muitos anos de existência. Discuta com eles:
Seus pais participavam da festa junina da mesma forma que hoje vocês
participam? E seus avós? E na época das bisavós já existia festa junina?
Como e quando começou essa tradição cultural? Registre as conclusões
através de um texto coletivo.
Abaixo relaciono dois links para pesquisa do professor:
5º atividade
Proponha a realização de uma pesquisa para a busca de informações visandoa elaboração de texto para o mural.
Para a pesquisa, organize uma
visita ao laboratório de informática, onde, ainda em duplas, poderão
buscar informações históricas sobre a festa. É importante ensiná-los a
manusear as ferramentas de busca e os sites que são confiáveis do ponto
de vista acadêmico. Circule entre os computadores auxiliando e
orientando a pesquisa. Segue abaixo alguns endereços de sites de buscas e
de pesquisa escolar:
Sites de busca:
Sites de pesquisa escolar:
6º Atividade:
Retorne para sala, solicite a
leitura dos resultados das pesquisas e com o grupo elabore e organize as
informações obtidas em texto coletivo. Lembre-os da importância de
ajustar a linguagem, tendo em vista o suporte (mural) e do público (
alunos da escola) a quem se destina o texto.
Recursos Complementares
Leitura indicativas para o professor:
Avaliação
Devem ser avaliados:
1° O interesse de cada um nas atividades;
2° A integração de cada dupla, no saber ouvir e compartilhar ideias;
3° Os avanços na produção textual, seja na forma oral e escrita;
4º O desenvolvimento das habilidades de pesquisa nas ferramentas virtuais;
5º Os avanços na compreensão das irregularidades e regularidades ortográficas;
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20614
Nenhum comentário:
Postar um comentário