Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

quinta-feira, 17 de maio de 2012


LEITURA E PESQUISA: FESTAS JUNINAS

Autor: Soymara Vieira Emiliao
  O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico;
■Reconhecer e valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro;
■Reconhecer a construção histórica e cultural realizada pelos sujeitos;
■Compreender a leitura como fonte de informação,
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos devem ser leitores e escritores iniciantes.

Estratégias e recursos da aula
1º Atividade
Professor inicie a aula informando que, devido a aproximação da festa junina da escola, a turma montará um mural sobre o tema . Para isso é necessário fazer um levantamento prévio dos conhecimentos que já possuem . A atividade Imagem-Legenda é uma boa estratégia. A turma precisa primeiramente se familiarizar com o estilo das legendas e observar como são escritas. Distribua revistas e jornais. Deixe os alunos explorá-los livremente e peça que encontrem legendas.
Exemplos de legendas:



Discuta as características linguísticas: são textos curtos?
 São descritivos?
 São diferentes do que encontramos nas histórias?
Registre as conclusões através de um texto coletivo.

2 º Atividade
Organize a turma em duplas produtivas, quer dizer, com conhecimentos complementares e próximos sobre a leitura e escrita. Apresente uma série de imagens sobre a festa junina que podem ser obtidos em revistas, jornais ou mesmo na internet. Abaixo relacionei alguns sites onde é possível baixar essas imagens.

http://www.google.com/images?hl=en&q=festa+junina+imagens&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=q511TJ -sJIXGsAP6o8GgDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCQQsAQwAA&biw=1345&bih=530   http://files6.com/baixar_imagens_de_festa_junina  

Segue abaixo algum exemplos de ilustrações:


 
 
Peça que cada grupo escolha uma imagem. Explique para o grande grupo os motivos que a escolheu e peça que volte para seus lugares para pensar em uma legenda para tal imagem. Avise-os que nesse momento ainda não é necessário escrever, apenas debater com o parceiro uma boa idéia de legenda. Após a escolha das imagens por todas as duplas, elas retornam para contar qual a legenda escolhida. Nesse momento cabe ao professor ajudá-los a ajustar os modos de falar aos modos de escrever, dentro das características do texto legenda. Peça que as duplas escrevam no papel a primeira versão da legenda. Nesse momento, circule pela classe e faça intervenções que ajudem as crianças a pensar sobre a escrita enquanto realizam a tarefa.

3º Atividade
Após o término da escrita da primeira versão, as duplas são convidadas a escrever a frase no quadro para a revisão coletiva. O objetivo, além da revisão gramatical, é explicitar os problemas em relação à interpretação das informações por parte dos alunos que não são seus autores. Desta forma, propõe-se a interação dos autores reais com leitores potenciais. Com a transcrição no quadro , peça que a turma sugira mudanças, justifique cada uma delas e avalie o resultado. As duplas voltam pra seus lugares para escrever a versão final.
Oriente-os a colar a legenda abaixo da imagem e exponha no mural da classe.
4º atividade:
Aponte que todas as informações que eles possuem estão ligadas as suas vivências individuais e que a festa junina foi sendo construída e modificada pelos sujeitos que atuavam sobre ela nesses muitos anos de existência. Discuta com eles: Seus pais participavam da festa junina da mesma forma que hoje vocês participam? E seus avós? E na época das bisavós já existia festa junina? Como e quando começou essa tradição cultural? Registre as conclusões através de um texto coletivo.
Abaixo relaciono dois links para pesquisa do professor:



5º atividade
Proponha a realização de uma pesquisa para a busca de informações visandoa elaboração de texto para o mural.
Para a pesquisa, organize uma visita ao laboratório de informática, onde, ainda em duplas, poderão buscar informações históricas sobre a festa. É importante ensiná-los a manusear as ferramentas de busca e os sites que são confiáveis do ponto de vista acadêmico. Circule entre os computadores auxiliando e orientando a pesquisa. Segue abaixo alguns endereços de sites de buscas e de pesquisa escolar:
Sites de busca:





Sites de pesquisa escolar:





6º Atividade:
Retorne para sala, solicite a leitura dos resultados das pesquisas e com o grupo elabore e organize as informações obtidas em texto coletivo. Lembre-os da importância de ajustar a linguagem, tendo em vista o suporte (mural) e do público ( alunos da escola) a quem se destina o texto.
Recursos Complementares
Leitura indicativas para o professor:



Avaliação
Devem ser avaliados:
1° O interesse de cada um nas atividades;
2° A integração de cada dupla, no saber ouvir e compartilhar ideias;
3° Os avanços na produção textual, seja na forma oral e escrita;
4º O desenvolvimento das habilidades de pesquisa nas ferramentas virtuais;
5º Os avanços na compreensão das irregularidades e regularidades ortográficas;

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20614

Nenhum comentário:

Postar um comentário