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sábado, 13 de novembro de 2010

E J A

PROJETO: EJA & INCLUSÃO DIGITAL

                         “PORQUE NUNCA É TARDE PARA APRENDER!”


1. APRESENTAÇÃO
A necessidade de saber ler e escrever é importante para o desenvolvimento de uma sociedade. Não se vai longe quando não se conhece a leitura nem tampouco a escrita.
Um grande desafio para as escolas atualmente é a dificuldade dos alunos não saberem ler ou escrever. E hoje, é desenvolvido um grande trabalho envolvendo esse objetivo: “Ler e Escrever”. Agora, imagine há alguns anos atrás, onde não havia tantas escolas, nem profissionais aptos a desenvolver a tarefa docente, e a maioria das crianças/ adolescentes não tinham condições de ir para a escola; ou quando tinham, abandonavam por falta de interesse, necessidade de se sustentar (trabalho), problemas familiares, etc.
O que tudo isso ocasionou foi um enorme número de analfabetos no país, em especial nas regiões menos desenvolvidas. E essas pessoas, às vezes, podem sentir-se excluídas da sociedade.
Daí em diante, surgia a necessidade de mudar esse quadro de vergonha para nossas famílias. Por que não aprender em uma idade mais avançada, já que não foi possível iniciar ou concluir os estudos na adolescência? A resposta está sendo aplicada através da EJA – Educação de Jovens e Adultos, que abrange jovens e adultos com idades a partir de 15 anos, alfabetizando-os e lhes apresentando uma nova forma de vê o mundo.
Seguindo essa meta, e pensando em outra área de aprendizado, conscientes de além da necessidade de saber ler e escrever, atualmente, é importante que todos conheçam o mundo da informática – conhecer o Computador e a Internet.
Assim, propomos a criação de um Curso de Informática para atender esses alunos, onde almejamos alcançar melhores resultados, certificação e reforçar a continuidade deles na conclusão desse segmento de aprendizagem.
2. OBJETIVOS


2.1. OBJETIVO GERAL
Inserir professores e alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos no ambiente das tecnologias da informação e comunicação, envolvendo-os com o uso do Computador e da Internet, visando a permanência e conclusão dos estudos, bem como a certificação para o mercado de trabalho.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Introduzir as tecnologias da informação e comunicação, enfatizando sua importância nos dias atuais;
 Descobrir a importância do Computador e da Internet como meio de aprendizagem;
 Criar um ambiente de aprendizagem com a utilização do Computador e da Internet;
Organizar tarefas (textos, jornais, livretos, etc.) para serem desenvolvidas no Laboratório de Informática;
 Incentivar a pesquisa através da Internet, selecionando o que realmente poderá ser utilizado pelos alunos no dia-a-dia;
Criar uma Página de Internet com dados e trabalhos realizados pelos alunos durante a realização do curso.


3. ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE INFORMÁTICA
O Curso de Informática para a EJA - Educação de Jovens e Adultos, será realizado no próprio Laboratório de Informática do Centro de Educação de Jovens e Adultos Profª. Rita Nilce de Vasconcelos Amorim. Este ficará aberto aos alunos nos turnos manhã, tarde e noite, de segunda à sábado, onde queremos alcançar logo de início um número razoável de participantes.
O curso estará organizado de forma a atender as necessidades dos alunos, tanto de aprendizagem quanto de disponibilidade de tempo, pois sabemos que este último é um grande obstáculo para a continuação e conclusão do curso por esses alunos.
Serão realizadas atividades buscando uma melhor formação deste educando, nunca excedendo o tempo que lhes restam para o aprendizado e, sim, querendo ajudá-lo em sua aprendizagem.
É importante frisar que este curso oferecerá Certificado de Conclusão, onde o mesmo será assinado pelo Instrutor, Secretária Municipal de Educação e Prefeito Municipal.


4. TEMÁTICAS QUE SERÃO TRABALHADAS NO CURSO
O Curso envolverá desde a História dos Computadores até o uso da Internet como meio de pesquisa e comunicação para o fortalecimento da aprendizagem. Assim, serão trabalhados os temas:


- O que é a Informática?;
- Quando Surgiu o Computador? (História do Computador);
- Qual a importância do Computador atualmente?;
- Os Sistemas Operacionais e Aplicativos que fazem o funcionamento de tudo;
- O que é Internet?
 - Relação Computador X Internet;
- Eu posso aprender com o Computador?;
- O que eu faço na Internet?.


5. METODOLOGIA
As aulas serão dadas de forma dinâmica, em que os alunos se sintam parte do Laboratório de Informática, interagindo com o computador e colegas de turmas. Eles realizarão atividades no computador, individualmente e em grupo, tentando dessa forma, numa união coletiva, conseguir que todos concluam o curso, entendendo esse mundo de informação que é a informática.


6. CRONOGRAMA
O curso seguirá o seguinte cronograma para sua execução:
TOTAL DE PARTICIPANTES POR TURNO: 14 alunos
ALUNOS POR COMPUTADOR: 01 aluno
HORAS POR SEMANA: 02 horas
 DURAÇÃO: 03 meses


7. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da realização de atividades propostas no decorrer do curso e a freqüência dos alunos na participação das aulas.


8. CONCLUSÃO
Cientes da grande responsabilidade do uso da informática como meio de aprendizagem, vimos aqui expor que para nós será um grande desafio e, buscaremos o possível e o impossível para que este trabalho tenha uma ótima repercussão no seu desenvolvimento.

PROJETO E J A

“A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil para a inclusão de jovens e adultos na educação formal. Em síntese, tem o propósito de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para aqueles que perderam a oportunidade de se escolarisar na época própria por arrimo ou por inadaptação.
É regulamentada pelo artigo 37, da lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 (LDB).
É uma educação que passou por várias agressões por parte de muitos políticos que a não queriam, pois acreditavam que a eliminação do analfabetismo se limitava apenas em proporcionar uma educação de qualidade para as crianças e quanto aos adultos analfabetos, já tem o seu destino traçado na morte, pois a medida que são analfabetos, consequentemente não conseguem emprego e nem o seu sutento, daí acabam morrendo de fome (Crença do Senador Darcy Ribeiro). Mas devido à lutas de outros senadores e deputados, em prol de uma educação também para esses que não tiveram, muitas vezes, condições de estudar, com a formulação de projetos em favor da Educação de Jovens e Adultos, o Senador Darcy modificou o seu conceito e atribui em projeto de lei para a LDB o conceito de educação de adultos como o que está citado logo no ínicio. (GADOTTI;ROMÃO, 2005, Educação de Jovens e Adultos: Teoria, prática e proposta)” Wikipédia
“As atuais iniciativas referentes à Educação de Jovens e Adultos trabalhadores, no Brasil, adotadas pelo Governo Federal, são marcadas por duas ordens de questões, de caráter socioeconômico, que se complementam. A primeira constitui expressão histórica do quadro de distribuição profundamente desigual dos bens materiais e simbólicos, bem como da negação dos direitos fundamentais – entre os quais se destaca o direito pleno à educação – para a maioria da classe trabalhadora. A segunda, de origem recente, resulta das repercussões internas da reestruturação produtiva, do aprofundamento do processo de internacionalização do capital e da redefinição das condições de inserção dependente e subordinada do país no capitalismo internacional, a partir do final dos anos de 1980.” A educação de jovens e adultos trabalhadores brasileiros no século XXI: Formação de adultos: políticas e práticas
“Já são cerca de 4,2 milhões de alunos em todo o país. Esse número tende a crescer com os projetos de combate ao analfabetismo. Há um intenso movimento de jovens e adultos voltando à sala de aula. Quem não teve oportunidade de estudar na idade apropriada, ou que por algum motivo abandonou a escola antes de terminar a Educação Básica, está procurando as instituições de ensino para completar seus estudos. Aqueles que não sabem ler e escrever pretendem ser alfabetizados. Os que já têm essas habilidades desejam adquirir outros saberes — e diploma, naturalmente — para que tenham chances no concorrido mercado de trabalho e sintam-se cidadãos responsáveis pelos destinos do país. Nesta e na próxima edição de ESCOLA você vai conhecer um pouco mais sobre teoria e prática da Educação de Jovens e Adultos.” Educação de Jovens e Adultos: Sonia Maria Rummert
“Cerca de 781 milhões de adultos no mundo que são analfabetos, e cerca de 64% deste montante são mulheres. O Portal de Alfabetização da UNESCO visa aprimorar a capacidade da Organização em coordenar a Década das Nações Unidas para a Alfabetização [United Nations Literacy Decade - UNLD] e a Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento [Literacy Initiative for Empowerment - LIFE], uma estratégia global para atingir os objetivos da Década. Leia mais...
Desenvolvimento do Pensamento: Um estudo sobre formação de Conceitos com Jovens e Adultos em processo de escolarização: Mayra Patrícia Moura
O Movimento de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Paulo Freire é, hoje, antes de tudo, compromisso contra a discriminação e exclusão de pessoas.
Programas de educação de jovens e adultos e pesquisa acadêmica: a contribuição dos estudos do letramento: Ângela B. Kleiman

Trabalhando EJA - Observação e Registro / Trabalhar com projetos: Elisabete Costa e Vera Barreto


As práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos - Projeto “ABC na Educação Científica"
Educação matemática na educação de jovens e adultos - Sobre aprender e ensinar conceitos: Zélia Granja Porto e Rosângela Tenório de Carvalho
Centro de Referencia em Educação de Jovens e Adultos
Portal dos Professores de EJA
Programa Fazendo Escola
FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Educação de Jovens e Adultos)
4º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos: Veja a apresentação da Profª Maria Rosa

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