Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Alguns modelos de atividades para projetos



PROJETO: CARNAVAL:



1-PROPOR A REALIZAÇÃO DE UM DESFILE DE CARNAVAL NA ESCOLA.
2-ESCOLHER UM NOME PARA CADA BLOCO.
3-CONVIDAR UMA CARNAVALESCA PARA FAZER UMA ENTREVISTA COM OS ALUNOS.
4- CONFECCIONAR AS MÁSCARAS.
5- SELECIONAR AS MÚSICAS PARA O DESFILE.
Peça de Teatro para o Carnaval
Tema: O Baile dos Animais

Autora: Andreza Melo Menezes

Personagens:
1 - Narrador
1 - Gato professor

Alunos fantasiados de animas (gato, coelho, elefante, rato, cavalo, urso e papagaio)
*Pode ser tambem apenas as mácaras.


Narrador: Hoje é dia de festa, e a bicharada não perde tempo, foi preparado um baile de carnaval, mas quem vai se destacar neste salão?
O primeiro a comparecer foi o cachorro.

Entra um aluno vestido de cachorro.

Narrador: O cachorro é um amigo leal, mas ele não veio sozinho, com ele no laço veio o carrapato.

Toca uma música bem animada e o aluno vestido de cachorro começa a se coçar e latir e sai;
(jogando bastante confete)

Narrador: Depois do cachorro quem chegou foi o coelho, todo faceiro e saltitante e com ele lá vem o elefante!

Toca uma música bem animada e entra dois alunos um vestido de coelho e o outro de elefante
(jogando bastante confete)

Narrador: A festa ta ficando animada, de lá vem vindo a bicharada, todos vindo com bastante alegria e cantando Roda Cutia:

Entra quatro crianças fantasiadas (pode ser de rato, cavalo, urso e papagaio) elas fazem uma roda e pulam cantando Roda Cutia.

Musica:
Roda Cutia, de Noite de Dia o galo cantou e a casa caiu...

Narrador: Bom agora acho que então podemos começar o nosso baile, pois os animais da rua já estão todos aqui...

Um barulho ao fundo de miados de gatos e entra a professora e o restante dos alunos todos vestidos de gatos...

Um clima de suspense....

Professora vestida de gato: Como que é essa história de vocês fazerem um baile de carnaval e não nos convidar? O que vocês pensam? Só porque estamos sempre em cima das casas não sabemos danças?

Vou mostrar junto com meus amigos uma coisa para vocês...

Uma música de fundo começa e os gatos começam a dançar...

Nós Gatos já Nascemos Pobres – Os saltimbancos

Depois do apresentação coloque outra música bem animada e os gatos chamam os outros animais e todos dançam juntos.

TEMA:
A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS



RESUMO

[...] primordial analisar os fatores que impedem a formação de sujeitos leitores para que se possa apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa a leitura. A leitura sempre teve e tem um papel social de grande interferência na sociedade, mas enquanto haver educadores com caráter dominador o processo educacional será sempre excludente. [...]

INTRODUÇÃO: Sabemos das dificuldades que as crianças têm em leitura, portanto, elaborei este projeto com o principal objetivo de Iniciei com Cecília Meireles e Ana Maria Machado. Chego à sala de aula com uma caixa de sapato decorada, onde as crianças precisam falar a palavra mágica que é o título do projeto e a partir daí desenvolvo de acordo com o poema, livro ou texto que vou trabalhar. Ao chegar na porta da sala as crianças ficam curiosas JUSTIFICA-SE O PRESENTE PROJETO

PROBLEMA DA PESQUISA

Hipóteses aguardado as novidades.
                     
OBJETIVO GERAL: oportunizar o acesso aos livros paradidáticos de forma prazerosa, sempre levando uma breve biografia dos escritores

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Argumentar qual o papel social da leitura;
- Descrever qual o papel da leitura no contexto educacional;
- Verificar como a escola hoje trabalha com a formação de leitores;
- Identificar quais as práticas pedagógicas utilizadas para a aquisição da leitura e para a formação do leitor cidadão.

REFERENCIAL TEÓRICO

Importância de despertar a Leitura nas Séries Iniciais
Expansão livre para libertar
A importância da leitura no processo educacional
 METODOLOGIA
 Delineamento da Pesquisa
 Métodos e Técnicas Utilizadas
 Metodologia de pesquisa bibliográfica
 
CRONOGRAMA

Projeto: AMADOS ANIMAIS

Tema: Os animais


Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil

Duração: 1 semestre -

Temas Transversais: Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade

Série: 2º ano

Professoras:


Apresentação do projeto:

Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo.
A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram na roda de conversa.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.


Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.

A leitura compartilhada estará voltada para animais e contará com diferentes textos, de autores variados e em gêneros diferenciados o que facilitará o acesso às informações relativas ao tema.

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

Objetivos:

Definir de diversos animais, suas principais características;
Diferenciar vertebrados e
invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Conceitos:

Comparar diversos tipos de animais através da observação;

Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;

Identificar as características específicas de cada grupo de animais;

Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e Selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.

Procedimentos:

Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;

Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;

Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;

Classificar animais;

Desenvolver atividades lúdicas;

Desenvolver atividades matemáticas;

Montar jogos, tabelas e gráficos;

Elaborar cartazes, álbuns, paineis, bonecos;

Estabelecer ordem crescente e decrescente;

Comparar pesos e medidas;

Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;

Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;

Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;

Assistir a uma peça teatral;

Associar escrita de nomes ,letras e textos;

Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;

Se possível, Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;


Atitudes:




Preocupar-se com a preservação da natureza;

Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;

Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;

Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);

Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;

Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;

Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;

Identificar como vivem os animais.


Conteúdos relacionados ao projeto:

Português (linguagem oral e escrita)

Nomes
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
As letras, o alfabeto
Formação de palavras , frase e pequenos textos
Números de letras e sílabas
Ordem alfabética
Interpretação de textos
Letras maiúsculas e minúsculas
Substantivo próprio e comum
Reescrita de textos e músicas
Rimas
Leitura
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça-palavras;
Produção de texto;
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Músicas;
Poesias;
Listagens;
Leituras diversas;
Fábulas, contos, histórias;
Adivinhações.
Ditado diagnóstico;

Matemática
Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;
Espessura e largura
Orientação espaço- tempo
Distância
Numerais associados a quantidade
Numerais(leitura e escrita)
Interpretação de gráficos ou tabelas
Adição
Subtração
Formas geométricas
Situações problemas
Ordem crescente, decrescente
Sucessor e antecessor
Maior e menor
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangran
Ciências Naturais e os temas transversais (natureza
e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
Moradia (habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Metamorfose
Grupos sociais

Atividades:

Jogos diversos;
Quebra - cabeça;
Calendários;
Sequência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Liga pontos;
Pinturas;
Dramatizações;
Mímicas;

Material didático/ recursos:

Livros didáticos e paradidáticos;

CDs/ som

Televisão/filmes

Sucatas

Papéis diversos

Folhas xerocadas

Tintas e pinceis

Lápis coloridos e giz de cera

Hidrocor

Máquina fotográfica

Paineis

Vídeo

Revista/ jornais

Livros de literatura infantil

Cola

Tesoura

Fichas, figuras

Eventos relacionados ao projeto:

Teatro: Peça da Dona Baratinha

Exposições

Maquetes

Álbum

Livros confeccionados na escola

Apresentações de :

Peças Teatrais
Dedoches
Fantoches
Contando histórias
Músicas
Fotos

Instrumentos de Avaliação:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana
da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;

Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;

Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;

Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.














PROJETO: LEITURA


Nenhum comentário:

Postar um comentário