Apresentaremos
um trabalho educacional tendo como eixo temático as festas juninas, não tem
haver com uma religião específica, mas sim contribui para incentivar a
participação geral.
Trata-se de
um momento em que elas aprendem, divertem-se e experimentam uma integração,
além de ser um trabalho interdisciplinar.
O tema
Festas Juninas pode ser explorado de forma ampla e interdisciplinar, com a
conseqüente realização de pesquisas e experiências de primeira mão. Possibilita
ainda a realização de inúmeras atividades de organização e de registro, feitas
individualmente, em pequenos grupos ou com a participação de toda a turma.
O professor
neste projeto é o organizador e mediador, pois busca de informações, que estimula
a curiosidade e a criatividade do grupo. Alguém que, acima de tudo, entende que
os alunos não são receptores passivos, mas sujeitos com interesses e que estão
construindo sua história e no caso do tem Festas Juninas, estão reconstruindo a
cultura que estão imersos.
Para tanto
a escola passa a ser um espaço de busca, de reflexão crítica e que trabalha com
várias fontes e áreas do conhecimento.
Justificativa
Faz-se
necessário desenvolver na escola temas que façam parte da cultura do nosso
país, porque representa um dos pilares fundamentais do conhecimento sobre a
vida social e cultural de um povo. E para o aluno aprender fazendo é muito
importante para a formação do educando, porque a prática revela o prazer de
conhecer.
Objetivos:
·
Refletir
sobre vivências e experiências, dando a oportunidade dos alunos aprenderem
conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia,
·
Respeitar
o próximo,
·
Aprender
trabalhar em grupo,
·
Ser criativo,
·
Ter uma linguagem bem desenvolvida,
·
Constituir
uma leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas,
·
Ser perceptivo aos fatores críticos;
·
Trabalhar conteúdos da série de forma
significativa.
·
Aprimorar
o conhecimento dos alunos quanto às suas raízes.
·
Desenvolver
a escrita e o relacionamento interpessoal
·
Conhecer
as características das festas juninas;
·
Respeitar
o homem do campo e sua cultura;
·
Promover
interesse e participação nas atividades de ensino-aprendizado;
·
Valorizar
festa junina dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e
culturais;
·
Promover
o relacionamento interpessoal.
Metodologia
Trabalhar
os aspectos históricos, socioculturais e as curiosidades que acompanham os
festejos juninos, todos os anos, não impede a escola de incrementar o arraial
escolar com algo novo, reforçado pelas atividades lúdicas. Para isso, é preciso
que o educador seja criativo, inovador e busque mesclar as características
tradicionais com os conteúdos.
Serão
trabalhas atividades de forma coletiva e individual com a interação professor e
aluno durante as atividades propostas.
Avaliação:
A avaliação
será através de registro em relação à aprendizagem individual e coletiva dos
alunos frente às atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.
Conclusão
O projeto
pode ser finalizado com apresentação de alguns trabalhos, num painel de fotos
do projeto e com a realização de uma Festa Junina.
Atividades
do projeto
Conhecendo
o tema
O primeiro
passo para desencadear o projeto é ler em sala de aula um livro ou um texto
sobre festas juninas, apresentar figuras de festas juninas e musicas de festas
juninas para partilhar com os alunos. O professor pode planejar algumas
atividades previamente e mobilizar os alunos.
Aqui vamos
apresentar algumas atividades a fim de que os alunos conheçam melhor o tema.
Vale
lembrar que é preciso também estar atento aos interesses do grupo, pois o papel
do professor neste projeto é de organizador da aprendizagem.
Atividade:
O Painel
Faixa
etária: 5 a
11 anos de idade.
Conteúdo:
Língua Portuguesa, História, Natureza e sociedade.
Objetivos:
aprender novos conceitos e descobrir áreas de interesse
Materiais:
figura da festa junina, papel pardo, cola tesoura, livro sobre festas juninas,
textos sobre festas juninas.
O professor
preparará um grande painel com as fotos e figuras dos elementos da festa junina
e lerá textos sobre festas juninas
Nessa data
comemorativa há uma afirmação de identidade cultural, pois, relembram o
passado, porque quando se recria o cenário dos arraiais e apresentam-se danças
das regiões há um resgate cultural e fortalece a identidade de um povo. Esse
resgate deixa de ser apenas oral, como muitas vezes são passadas as culturas de
um povo e passa ser concreto.
As festas
juninas proporcionam um ensino aprendizado-dinâmico dinâmico em torno de
manifestações culturais, gastronomia, significação e origem de elementos
históricos. Elas também promovem o relacionamento interpessoal e
confraternização que nenhuma outra data consegue realizar.
Além de ser
a festa mais reproduzida e recriada nas escolas é também um bom momento para
desenvolver um projeto de aprendizagem, porque é um trabalho sócio-cultural.
Dessa forma, a escola pode e deve tomar partido dessa data para elaborar com as
crianças atividades que lhes tragam o conhecimento assim como atitudes e
valores.
É uma
experiência que contribui para uma prática pedagógica diferenciada, além de
motivar o aluno a participar, bem como possibilita trabalhar
interdisciplinarmente de forma significativa. Porque escola é um espaço de
formação ampla do educando, onde aprofunda o seu processo de humanização,
aprimorando as dimensões e habilidades.
Dessa
forma, o acesso às experiências culturais diversas e a novas linguagens,
contribui para o desenvolvimento do aluno como sujeito sociocultural, crítico e
criativo.
As
fogueiras
As
fogueiras, nas festas juninas, têm formas diferentes. Elas também servem para
purificação do local. Aqui servirão de painel da aprendizagem.
Atividade:
Doces caipiras
Nas festas
juninas os doces são variados e não podem faltar no caminho da roça.
1. Será
feito um cartaz com uma panela e na fumaça terá palavras, que formam nome de
doces.
2. Esse
cartaz será feito de feltro e as palavras em tiras de EVA com velcro colado
atrás delas, para que possam ser fixadas no feltro.
3. As palavras
MAÇÃ PÉ
ABÓBORA DE DOCE DE DOCE LEITE DOCE ARROZ DO MILHO ALGODÃO DOCE DE AMENDOIN DE
CURAU FUBÁ BOLO DE AMOR PAÇOCA
Resposta:
MAÇÃ DO
AMOR
ALGODÃO
DOCE
DOCE DE
LEITE
PÉ-DE-MOLEQUE
CURAU DE
MILHO
BOLO DE
FUBÁ
DOCE DE
ABÓBORA
DOCE DE
LEITE
PAÇOCA DE
AMENDOIM
1. A resposta poderá estar dentro de um
envelope, fixado ao lado do painel de feltro.
Desenvolvimento
da atividade
1. O
professor fixa o feltro na parede e coloca as letras numa mesa ao lado do
painel;
2. Os
alunos deverão formar nome compostos de doces.
Atividade:
Ditados populares
Conteúdo:
Língua Portuguesa e raciocínio lógico
Objetivos:
Demonstrar habilidade para encontrar soluções lógicas e desenvolver a
inteligência interpessoal.
Material:
cartolina cola tesoura, pincel.
1. Será
feito um cartaz com uma grande fogueira e nela terá dois ditados populares,
- 6 a oito anos de idade: as
letras das palavras estarão embaralhadas;
- 9 a 10 anos de idade: só as
palavras estarão embaralhadas.
Ditados:
“Nem
tudo que reluz é ouro”.
“Água
mole pedra dura tanto bate até que fura”.
2.
Várias frases com as palavras do ditado serão formadas e colocada numa mesa ao
lado do cartaz, para que os alunos identifiquem a correta, ou será deixada uma
folha sulfite numa mesa ao lado do cartaz para que os alunos escrevam os
ditados que encontraram.
Atividade:
Os anúncios
Toda
Festa Junina tem cartazes informativos sobre as barracas. No projeto eles serão
usados exercitar o uso do m e do n
Objetivos:
Conteúdos: Língua Portuguesa
Materiais:
cartolina, pincel.
1. Faça
cartazes de cartolina com anúncios, e nas palavras deixe um espaço, onde é para
usar m ou n;
2.
Escreva m ou n e quadrados de cartolina, coloque uma fita adesiva atrás para
que possam ser fixados para completar as palavras.
3.
Divida a classe em grupos, cada grupo pode ser responsável por uma quantidade
de cartaz.
Atividade:
Criando uma fogueira
Conteúdo:
Lógica e Arte
Objetivos:
Demonstrar habilidade para encontrar soluções lógicas e desenvolver a
inteligência interpessoal, a criatividade e a coordenação motora.
Material:
palitos de sorvete
1. A classe será dividida em grupos;
2. Cada
grupo irá formar uma fogueira com palitos de sorvete. O que vale nesta
atividade é a criatividade.
As
brincadeiras
As
festas juninas escolares promovem uma confraternização que nenhuma outra data
consegue realizar, porque as brincadeiras são muitas: argola corrida do saco,
rabo do burro...
Elementos
da festa junina: correio elegante, a fogueira, a quadrilha, o casamento, as
bandeiras, os doces, o mastro, os fogos de artifício, as brincadeiras (pau de
sebo, bingo, Corrida dos sacos, boliche de latas, caça ao objeto, cadeia,
corrida do milho, corrida do ovo na colher, corrida do saco, corrida do saci ou
corrida dos sapatos, dança da laranja, pesca da maçã, jogo do bicho ou do rabo
do burro, jogo de argolas).
Atividade:
O causo
Conteúdo:
Língua Portuguesa
Objetivos:
praticar a memorização dos fatos e seu encadeamento lógico; desenvolver a
expressão oral e a audição; comprovar a deformação que ocorre quando
transmitimos informações a outros.
Materiais:
a história do Bumba- Meu- Boi
Os causos
são muito comuns no campo, são histórias relacionadas à vida do campo, e são
contados também nas rodas de conversa numa festa junina ao redor de uma
fogueira.
1. A professora escolherá três alunos da
classe, que ficarão fora da sala de aula, porque será lido um causo os outros
alunos;
2.
Esclarecer que devem prestar muita atenção no causo, porque um aluno da classe
será escolhido para contar o causo para uns alunos que está fora da classe;
3. Ler o
causo para a classe;
4. Pedir
para que entre um dos alunos que está do lado de fora da classe;
5. O causo
será contato por um aluno que estava na classe para os alunos que estava fora
da classe;
6. Quando esse
aluno terminar, pedir para que o segundo aluno, que está do lado de fora entre
e ouça o causo, que será contado pelo aluno anterior que ouviu;
7. Assim
que o segundo aluno terminar, pedir para que entre o terceiro aluno. Ele ouvirá
o causo, que será contada pelo segundo aluno.
8. O
terceiro aluno contará o causo que ouviu para a classe.
9. A professora analisará com a classe as
diferenças entre os causos contados e os erros cometidos ao longo das diversas
narrações.
O causo do
Bumba- Meu -Boi ou Boi Bumbá
Um
fazendeiro rico possui um bonito boi, que inclusive sabe dançar. Na fazenda tem
um trabalhador, o Chico, que resolve roubar o boi porque a mulher, a Catirina,
está com desejo de comer língua do boi mais bonito da fazenda.
Ao saber
que o boi sumiu do pasto o fazendeiro fica muito triste e manda seus empregados
procurarem o boi.
Quando os
funcionários encontram o boi, ele está muito doente. Os pajés curam a doença do
boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a
saúde do boi com uma grande festividade.
Indicação
de leitura: Bumba- Meu - Boi da autora Stela Barbieri da Editora Girafa
Atividade:
O Bumba-Meu-Boi
Conteúdo:
Arte
Objetivos:
desenvolver a criatividade
Materiais:
folha sulfite A4, lápis preto, caixa de lápis de cor.
O
bumba-meu-boi adquire nomes, danças e adereços diferentes por todo o Brasil,
mapa do Brasil.
• Maranhão,
Rio Grande do Norte e Alagoas são chamados bumba-meu-boi;
• Pará e
Amazonas são Boi-Bumbá ou Pavulagem;
•
Pernambuco é Boi Calemba ou Bumbá;
• Ceará é
Boi de Reis, Boi Surubim e Boi Zumbi;
• Bahia é
Boi Janeiro, Boi Estrela do Mar, Dromedário e Mulinha-de-Ouro;
• Paraná, em Santa Catarina, é
Boi de Mourão ou Boi de Mamão;
• Minas
Gerais, Rio de Janeiro e Cabo Frio é Bumba ou Folguedo do Boi;
• Espírito
Santo é Boi-de-Reis;
• Rio
Grande do Sul é Bumba Boizinho, ou Boi Mamão;
• São Paulo
é Boi de Jacá e Dança do Boi.
Mesmo com
diferentes nomes e danças por região o nome mais conhecido no Brasil é o Bumba-Meu-Boi
Atividade
com a tela
1. Será
apresentada aos alunos a tela Bumba- Meu- Boi do artista Camilo Riani
2. A professora entregará aos alunos folha
sulfite A4 e um lápis preto;
3. Os
alunos riscaram a folha com os olhos fechados, fazendo vários movimentos, sem
tirar o lápis da folha. O professor colocará uma música;
4. Depois
procurarão visualizar na folha a figura do bumba-meu-boi, a figura poderá
aparecer de formas diferentes: de lado, de frente, só a cara;
5. O aluno
fará o contorno da figura com lápis de outra cor, deverá desenhar os olhos.
Atividade
com o mapa
Objetivos:
trabalhar com o mapa e desenvolver a inteligência espacial.
Conteúdo:
Geografia, Natureza e sociedade.
Material:
mapa
1. A professora entregará um Xérox com o mapa
do Brasil, ou colocará o mapa fixado na lousa e junto com a turma procurará os
Estados que usam o Boi nas festas juninas.
Atividade
dramatização
Objetivos:
Desenvolver a criatividade, explorar recursos narrativos.
Conteúdo:
Língua Portuguesa e Arte
1. Os
alunos encenaram o causo do Bumba-meu-boi;
2. O bumba
meu boi será feito de caixinha de leite longa vida e os outros personagens de
colher de pau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário