PROJETO ESTAÇÃO DO FRIO - INVERNO EM FAMÍLIA (EM CONSTRUÇÃO)
PROJETO INTERDISCIPLINAR
... TRIMESTRE DE 20 ...
1.IDENTIFICAÇÃO:
SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
TOTAL DE ALUNOS:
DOCENTE: SUSANA BRANDÃO ROCHA DA SILVA
... TRIMESTRE DE 20 ...
1.IDENTIFICAÇÃO:
SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
TOTAL DE ALUNOS:
DOCENTE: SUSANA BRANDÃO ROCHA DA SILVA
2.TEMA:
ESTAÇÃO DO ANO – 0NVERNO
3.SUBTEMAS:
Frio
Vestuário adequado
Pratos típicos da estação
4.JUSTIFICATIVA:
Sabendo-se que o inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas e é mais fria estação do ano. No hemisfério norte, se inicia por volta de 21 de dezembro, no solstício de inverno, e termina em 21 de março, no equinócio de primavera. Já no hemisfério sul, o inverno se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.
Justifica-se o presente projeto
5. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ØValorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
ØPromover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
ØRessaltar a importância da afetividade na escola e na família;
ØTrabalhar o lógico-matemático, linguística e produção de textos coletivos;
ØOrientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
ØAdotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
ØAprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
7.DESENVOLVIMENTO / METODOLOGIA
Cantinho da leitura
Historinhas Dinâmicas diversas Poesias Livro didático Revistas
Conversa informal Jornais Quadro e giz Gibis Bingo Brincadeiras Materiais concretos
Dramatização Cartazes Rodinha de conversa Livros literários Desenho livre Dvd Músicas Filmes Som Jogos Alfabeto móvel Exposição de objetos Relógio móvel Fantoches
Avental de Histórias Produção de texto Roleta Colagem recortes Apresentações Teatro Dedoches
Poema
Cantigas
Parlendas
Advinhas
Quadrinhas
História em quadrinho
bilhetes
Oralidade
Sequência lógica das idéias.
Ampliação do vocabulário Adequação da linguagem a situação de uso.
Identificação do número de sílabas nas palavras.
Separação de silabas Discussão oral sobre textos.
Elaboração de frases
Interpretação através da elaboração de desenho.
Reforço ortográfico
Atividades no caderno em folhas.
Recapitulação dos conteúdos apreendidos
Dramatizar a história
Contar história
Alfabeto móvel
Quebra-cabeça
Ditados mudo, relâmpagos e visuais.
Bingo das letras, palavras e silabas.
Boliche de letras
Cruzadinhas
Caça-palavras
Livros de literatura infantis
Jogos diversos
Cartazes
bilhetes
Oralidade
Sequência lógica das idéias.
Ampliação do vocabulário Adequação da linguagem a situação de uso.
Identificação do número de sílabas nas palavras.
Separação de silabas Discussão oral sobre textos.
Elaboração de frases
Interpretação através da elaboração de desenho.
Reforço ortográfico
Atividades no caderno em folhas.
Recapitulação dos conteúdos apreendidos
Dramatizar a história
Contar história
Alfabeto móvel
Quebra-cabeça
Ditados mudo, relâmpagos e visuais.
Bingo das letras, palavras e silabas.
Boliche de letras
Cruzadinhas
Caça-palavras
Livros de literatura infantis
Jogos diversos
Cartazes
Conversação;
Filmes;
Cantigas de roda
Histórias;
Músicas;
Contos;
Passeio na casa dos alunos;
Promover jogos;
Piquenique;
Conversação sobre a família;
Origem do nome;
Álbum do nome;
Pesquisa da família montando a árvore geanológica;
Trazer fotografias da família;
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia;
Corpo humano;
Cuidado com as coisas alheias.
7.1- Metodologia:
ØAdaptar filmes sobre a família;
ØTrabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
ØDiscutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
ØFazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
ØTrabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
ØTrabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
7.2- CONTEÚDOS:
ØLinguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
ØLógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
ØHistória e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
ØCiências; higiene e corpo humano;
ØEnsino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.
8.ATIVIDADES:
ØReleitura de filme sobre a família;
ØUtilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
ØTrabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
ØPedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
ØRecorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
ØPartindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.
Em certos períodos do movimento de translação, alguns pontos da Terra ficam bem próximos ao sol, em contrapartida, outros ficam mais distantes. Na parte que está mais próxima do sol, é verão; na mais distante, inverno. Por esse motivo, nenhuma estação pode ocorrer simultaneamente em dois pólos da Terra.
No Brasil, pelo fato de não haver estações bem definidas, o inverno não é tão rigoroso como em outras regiões de clima temperado; os efeitos típicos da estação são sentidos apenas na região Sul, que apresenta temperaturas pouco acima dos 0ºC. De fato, o inverno causa chuvas generalizadas nas regiões Sul e Sudeste, além de constantes inversões térmicas em muitas cidades.
Inverno
O Inverno começou
tudo molhou…
o vento soprou…
o frio chegou…
a mãe me agasalhou
com um camisolão
as botas, o gorro
e um blusão.
Mas eu, mesmo assim,
fiquei constipado
tive que ficar
em casa deitado.
O senhor Inverno
traz o frio à noite
e por culpa dele
eu fiquei doente!
TEATRO: Teatro a Cigarra, a Formiga e a Joaninha!
Cena 1: A Formiga entra com uma folha.
O inverno está chegando tenho que guardar comida o suficiente.
Cena 2: A Cigarra entra cantando.
Se ela dança eu danço, Se ela dança eu danço falei pro DJ...
Ah!!! Que dia lindo pra cantar e principalmente descansar, ficar sem fazer nada, de papo pro ar, ai, ai...
Cena 3: Formiga entra carregando jujubas
Cigarra: Olá formiga, onde vai com tanta pressa?
Formiga: Vou levar essa comida, pois o inverno está chegando. Tenho que me prevenir. E você já se preveniu?
Cigarra: Eu, eu não. To nem ai, to nem ai...
Cena 4: A Formiga encontra a Joaninha varrendo.
Joaninha: Bom dia, formiga como vai?
Formiga: Vou bem, porem atarefadissima por conta do longo inverno que vai chegar.
Joaninha: Eu já me preveni, agora estou só na faxina.
Formiga: Tchau!!! Jô tenho muito que trabalhar até mais.
Cena 5: Joaninha e a Cigarra.
Joaninha: Ah!!! Terminei a faxina agora vou descansar...
Cigarra: Olá Joaninha!!! Como vai lindinha? Até rimou Joaninha Lindinha...
Joaninha: Eu iria bem melhor se você me pagasse o aluguel , Já tem sete dias que você não me paga, aqui você não entra mais...(entra e fecha a porta)
Cigarra: Deixa disso, quando eu me tornar uma grande cantora e aparecer na TV eu te pago. Abre a porta Joaninha!!!
Joaninha (cantando): Eu não abro não, Você nem é pagadeira, já me deu muita canseira sai daqui do meu portão.
Cigarra: Ai que stress, estressada ou melhor cricrizinha.
Joaninha: Você pensa que aqui é a pensão da mãe Joana???
Cigarra: Ué, mas não é a pensão da mãe Joana? Tem certeza?
Joaninha: Sai daqui sua Cigarra desafinada!!!
Cigarra: Ui, ui,ui, tchauzinho. Ela vai ver só quando eu for famosa, aparecer na TV, vão me chamar assim À cigarra e suas Cigarretes!!!
Cena 6: Formiga entra com sanduba e cigarra recebe um telefonema .
Formiga: Pronto terminei acho que terei um bom inverno.
Cigarra recebe o telefonema: (musica aleluia)
*alo, eu fui o que!!! Não, é, não creio vou cantar no programa “CRI CRI”. Já estou indo hein,(desliga o telefone e se pergunta) qual roupa eu fico melhor essa, ai essa ai tenho que ir...
Formiga: Eta bichinho mais desmiolado (começa a fazer frio). Nossa o Inverno chegou, vou me abrigar.
Cena 7: Cigarra e o Produtor
Produtor: Você é a Cigarra
Cigarra: Sim sou eu
Produtor: então cante
Cigarra: (canta atirei o pau no gato desafinadissima)
Produtor: Nossa você não serve para o meu programa, bom vamos ver apresente algo.
Cigarra: Com vocês a Cigarra e Suas Cigarretes. (Alecrim, alecrim dourado...)
Produtor: Nossa credo, você tem que se soltar mais, bem mais, assim... Com Vocês respeitável Publico, a melhor, a mais, mais, a lindíssima, Cigarra e suas Cigarretes ai você canta, vai tenta...
Cigarra: (tenta apresentar mais gagueja.)
Produtor: quer saber não, não vai dar não, você é desafinada, sem graça, fora da moda eu prefiro o Grilo saltitante até mais, nunca mais te ver... tchau
Cena 8: Cigarra entra triste
*Ah!!! Que tristeza pensei que fosse cantar, gravar um CD ir para Brodley, mas não consegui me acharam desafinada, fora da moda, to deprê, nem quero mais cantar.
(ouve um barulho de trovão – feito por chapa de Raio-X)
*Ai que frio, vai chover, e eu não guardei comida, fui despejada, estou sem abrigo com fome minha barriga ta roncando, to com frio.
* Hummm, Já sei enquanto eu cantava, descansava, tinha alguém trabalhando não me lembro muito bem quem! Alguém sabe o nome?(deixar as crianças responder)
É a Formiga, ela mesma, ela é minha companheira eu cantava enquanto ela trabalhava vou lá porque tenho certeza que ela vai me dar abrigo.
(Cigarra bate na porta da casa da Formiga)
Formiga: (reclama): Ai meu Deus quem será que está ai fora nesse frio.
_ A é você Cigarra, o que você quer hein posso saber?
Cigarra: Sim, posso entrar, por favor? Olha eu trouxe até uma colherzinha posso?(pegar uma colher bem grande)
Formiga: O que você estava fazendo enquanto eu trabalhava, hein?
Cigarra responde descaradamente: Eu estava, cantando, dormindo, descansando, me divertindo. Né?
Formiga: Pois então continue, pois aqui você não entra, fique ai fora pensando em tudo o que você não fez. Tchau passe bem!!!
(a cigarra ouve tudo faz beicinho mais não se comove)
Cena 9: A Cigarra pede abrigo para a Joaninha
Cigarra: Ah já sei, a Jô ela é minha amiga morei na casa dela sem pagar aluguem mas morei... Vou lá ela tem um coração bom ela vai se comover!
(cigarra bate na casa da Joaninha)
Joaninha acorda, ai ela está dormindo, Jô acorda, acordaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!
Joaninha: (entrega uma corda para a Cigarra)
Cigarra: Ai não eu queria que ela acordasse e ela me deu uma corda. Eu to vendo tudo rosa, não é roxo, não vermelho de pintinhas amarelas eu vou desmaiar. Pum (desmaia)
Cena 10: Joaninha pede ajuda a formiga
Joaninha acorda com o barulho: Nossa não se pode mais nem dormir tranqüila que barulho parece que ta caindo o mundo.(sai de sua casa) Ahhhh... Não que é isso, ahhhhhh é a cigarra nossa porque ela não me chamou será que o barulho foi ela desmaiando vou ajuda – lá. Ai que pesada vou chamar a Formiga para me ajudar.
Joaninha bate na casa da Formiga: toc, toc, toc...
Formiga: De novo, não é possível eu to assistindo “REBELDE” Ai é você Jô quer assistir TV entra.
Joaninha: Não a cigarra ta desmaiada na porta da minha casa temos que ajuda – lá
Formiga: Ai agora não, eu to assistindo “REBELDE” já ta na ultima parte depois a gente vai lá.
Joaninha: Não ela vai morrer de frio. Vamos
Formiga: Ta bem (chegam até a cigarra) Nossa cadê o celular dela vamos ligar para o guincho...
Joaninha: Pare de graça ela está ficando roxa já.
(Pegam a Cigarra e levam para dentro da casa da Joaninha, dão chá para ela e um cobertor).
Cigarra: Obrigada amigas, que o criador abençoe vocês
Formiga: Espero que tenha aprendido a lição e não seja mais preguiçosa, primeiro temos que plantar para colhermos bons frutos.
Joaninha: Acho que agora ela aprendeu, fique e cante conosco para aquecer nosso inverno.
MUSICA: Chocolate com Pimenta (essa musica tem uma parte que fala da cigarra e da formiga)
A Formiguinha e a Neve
Narrador - Certa manhã de inverno uma formiguinha saiu para seu trabalho diário. Já ia muito longe a procura de alimento, quando de repente um floco de neve caiu e prendeu seu pezinho. Aflita vendo que não podia se livrar da neve, e iria assim morrer de fome e frio, voltou-se para o sol e disse:
Formiga - Hó sol, tu que és tão forte, derrete a neve que prendeu o meu pezinho.
Narrador - E o sol indiferente nas alturas falou:
Sol - Mais forte do que eu é o muro que me tapa.
Narrador - Olhando então para o muro a formiguinha pediu:
Formiga - Hó muro tu que és tão forte que tapas o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador - E o muro que nada vê e muito pouco fala, respondeu apenas:
Muro - Mais forte do que eu é o rato que me rói.
Narrador - Voltando-se então para o ratinho que passava apressado, a formiguinha suplicou:
Formiga - Hó rato, tu que és tão forte, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador - Mas o rato que também ia fugindo do frio gritou de longe:
Rato - Mais forte do que eu é o gato que me come!
Narrador - Já cansada a formiguinha pediu ao gato:
Formiga - Hó gato, tu que és tão forte, que comes o rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador - E o gato sempre preguiçoso disse bocejando:
Gato - Mais forte do que eu é cão que me persegue...
Narrador - Aflita e chorosa a pobre formiguinha pediu ao cão:
Formiga - Hó cão tu que és tão forte que persegues o gato come o rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador - E o cão que corria atrás de uma raposa, respondeu sem parar:
Cão - Mais forte do que eu é o homem que me bate.
Narrador - Já quase sem força, sentindo o coração gelado de frio a formiguinha implorou ao homem:
Formiga - Hó homem, tu que és tão forte que bate no cão que persegue o gato que come o rato que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador - E o homem sempre preocupado com o seu trabalho respondeu apenas:
Homem - Mais forte do que eu é a morte que me mata.
Narrador - Trêmula de medo, olhando para a morte que se aproximava a pobre formiguinha suplicou:
Formiga - Hó morte, tu que és tão forte que mata o homem que bate no cão que persegue o gato que come o rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador - E a morte que nada fala impassível respondeu...
Morte: - ................
Narrador - Quase morrendo, então a formiguinha rezou baixinho...
Formiga - Meu Deus, o senhor, que é tão forte, que governas a morte que mata o homem que bate no cão que persegue o gato que come o rato que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
Narrador - E então, Deus que ouve todas as preces sorriu, estendeu a mão por cima das montanhas, e ordenou que viesse a primavera.
No mesmo instante no seu carro de ouro a primavera desceu por sobre a terra,
enchendo de flores os campos, enchendo de luz os caminhos.
E vendo a formiguinha quase morta gelada pelo frio, tomou-a carinhosamente entre as mãos e levou-a para seu reino encantado, onde não há inverno, onde o sol brilha sempre e onde os campos estão sempre cobertos de flores.
Sol - Mais forte do que eu é o muro que me tapa.
Muro - Mais forte do que eu é o rato que me rói.
Rato - Mais forte do que eu é o gato que me come!
Gato - Mais forte do que eu é cão que me persegue...
Cão - Mais forte do que eu é o homem que me bate.
Homem - Mais forte do que eu é a morte que me mata.
1 Narrador:
2 Formiga:
3 Sol:
4 Muro:
5 Rato:
6 Gato:
7 Gata:
8 Cão:
9 Cão:
10 Homem:
11 Morte:
12 Primavera:
13 Flor:
14 Flor:
15 Flor:
16 Flor:
17 Borboleta:
18 Abelha:
INVERNO – 21 DE JUNHO
Fonte: Portoweb
A palavra Inverno vem do latim: hibernu, tempus hibernus. Esse tempo hibernal está associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. É a estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. Durante este período o principal sistema meteorológico é a frente fria. Outro aspecto que se observa nesta estação são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas.
Solstício vem do latim: solstitiu = Sol Parado. É correspondente aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar.
O Solstício de Inverno – é quando predomina menor período de claridade do ano.
21 de junho – Início do Inverno
Fonte: Paulinas
As estações do ano existem devido à inclinação do eixo terrestre (de aproximadamente 23.027º) em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol e ao movimento de translação da Terra em torno do Sol.
Ao percorrer sua órbita ao redor do Sol, a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes, conforme sua posição.
Observa-se que, nos dias 23 de setembro e 20 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente iluminados. Porém, nos dias 21 de dezembro e 21 de junho, os hemisférios sul e norte diferem quanto à iluminação.
Chama-se de solstício as posições em que a Terra se encontra em 21 de dezembro e 21 de junho. Por exemplo, dizemos que no dia 21 de junho há solstício de inverno no hemisfério sul, ou seja, ocorre a noite mais longa do ano, e solstício de verão no hemisfério norte, onde se registra o dia mais longo do ano.
Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; conseqüentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão.
O inverno, no hemisfério sul, vai de 21 de junho a 23 de setembro. A estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul. Pode também ocorrer chuva com tempestades de granizo em algumas regiões, bem como pode haver geadas, tão temidas pelos agricultores.
No inverno, os dias são mais curtos e as noites, mais longas. As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, porém suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para explodirem com vida nova.
O inverno é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações. Os reinos vegetal e animal precisam hibernar para acordar com mais disposição e vigor.
Início do inverno
Fonte: Ática Educacional
Entre os dias 21 e 23 de junho, no Brasil e em todo o hemisfério sul, ocorre o solstício de inverno. O solstício de inverno corresponde ao dia em que os raios solares atingem o hemisfério sul da Terra com a menor inclinação em relação ao eixo terrestre. Portanto, as temperaturas nesse dia tendem a ser menores. A noite desse dia tem a duração mais longa do ano, mas o clima de inverno não necessariamente é mais característico nesse dia, pois depende muito de outros fatores como latitude, altitude, direção dos ventos, umidade, etc.
O início do inverno, em 21 de junho, no hemisfério sul coincide com o início do verão no hemifério norte.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais. Será feita através de registros diários, de acordo com a observação da participação e interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
10. CRONOGRAMA:
Será desenvolvidos nos meses, de março, abril e maio.
Na mitologia grega, Zeus ordenou que Perséfone, sua filha com Deméter, ficasse seis meses com sua mãe e seis meses com Hades, o deus da escuridão. Deméter teria se entristecido, e por causa desses períodos em que ficaria longe de sua filha, teria se originado o outono e o inverno.
Inverno e Saúde
Baixa temperatura, baixa umidade do ar e ventos frios provocam o aumento das moléstias respiratórias durante o Inverno e a Primavera. A causa principal é a ação de poeiras e de micro-insetos (ácaros) que se desenvolvem junto ao mofo e se acumulam nas roupas, cobertores, etc..., guardadas por longo tempo nos armários.
Algumas recomendações que podem atenuar o efeito são:
Manter arejados os ambientes internos. No Inverno, abrir as janelas entre 10 da manhã e 5 da tarde é uma boa medida.
O uso de aparelhos para purificação do ar também pode ser recomendado.
Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras.
Evitar roupas e cobertores de lã ou com pêlos. Agasalhos recomendados: malha, moleton, nylon ou couro.
Colocar as roupas típicas de inverno (blusas de lã, cobertores etc) no sol.
Recobrir colchões, travesseiros e almofadas com plásticos. A cama deve estar afastada da parede. Coloque livros e objetos em armários fechados. Limpe a casa com pano úmido (principalmente os cantos dos cômodos, beiradas e estrados de camas). Evite produtos de limpeza com cheiro ativo e dê preferência ao álcool.
Evitar permanecer em cômodos úmidos, fechados, lidar com papéis, roupas e objetos guardados por muito tempo.
Evitar animais de pêlo ou pena dentro de casa.
Não permitir que fumem em ambientes internos.
Sem restrição quanto ao consumo de sorvetes e chocolates.
Fonte: www.velhosamigos.com.br
Região Sul
A região Sul está localizada abaixo do Trópico de Capricórnio, em uma zona temperada, É influenciada pelo sistema de circulação perturbada de Sul, responsável pelas chuvas, principalmente no verão, e pelo sistema de circulação perturbada de Oeste, que acarreta chuvas e trovoadas, por vezes granizo, com ventos com rajadas de
Quanto ao regime térmico, o inverno é frio e o verão é quente. A temperatura média anual situa-se entre 14o e 22oC, sendo que nos locais com altitudes acima de
No verão, principalmente em janeiro, nos vales dos rios Paranapanema, Paraná, Ibicuí-Jacuí, a temperatura média é superior a 24oC, e do rio Uruguai ultrapassa a 26oC. A média das máximas mantém-se em torno de 24o a 27oC nas superfícies mais elevadas do planalto e, nas áreas mais baixas, entre 30o e 32oC.
No inverno, principalmente em julho, a temperatura média se mantém relativamente baixa, oscilando entre 10o e 15oC, com exceção dos vales dos rios Paranapanema e Paraná, além do litoral do Paraná e Santa Catarina, onde as médias são de aproximadamente 15o a 18oC. A média das máximas também é baixa, em torno de 20o a 24oC, nos grandes vales e no litoral, e 16o a 20oC no planalto. A média das mínimas varia de 6o a 12oC, sendo comum o termômetro atingir temperaturas próximas de 0oC, ou mesmo alcançar índices negativos, acompanhados de geada e neve, quando da invasão das massas polares.
A pluviosidade média anual oscila entre 1.250 e
21 de junho
As estações do ano existem devido à inclinação do eixo terrestre (de aproximadamente 23.027º) em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol e ao movimento de translação da Terra em torno do Sol.
Ao percorrer sua órbita ao redor do Sol, a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes, conforme sua posição.
Observa-se que, nos dias 23 de setembro e 20 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente iluminados.
Porém, nos dias 21 de dezembro e 21 de junho, os hemisférios sul e norte diferem quanto à iluminação.
Chama-se de solstício as posições em que a Terra se encontra em 21 de dezembro e 21 de junho.
Por exemplo, dizemos que no dia 21 de junho há solstício de inverno no hemisfério sul, ou seja, ocorre a noite mais longa do ano, e solstício de verão no hemisfério norte, onde se registra o dia mais longo do ano.
Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; conseqüentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão.
O inverno, no hemisfério sul, vai de 21 de junho a 23 de setembro.
A estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul.
Pode também ocorrer chuva com tempestades de granizo em algumas regiões, bem como pode haver geadas, tão temidas pelos agricultores.
No inverno, os dias são mais curtos e as noites, mais longas.
As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, porém suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para explodirem com vida nova.
O inverno é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações. Os reinos vegetal e animal precisam hibernar para acordar com mais disposição e vigor.
Fonte: www.paulinas.org.br
21 de Junho
Muita Calma neste Inverno!
Cuidados com a alimentação nesta estação.
Muita calma neste inverno!
Cuidados com a alimentação nesta estação
Com a chegada dos dias mais frios, o nosso hábito alimentar acaba mudando um pouco. Os pratos ricos em gordura e conseqüentemente calóricos parecem exercer uma atração irresistível no organismo, até porque são fontes ricas de energia. Isso acontece, pois em temperaturas mais baixas sentimos necessidade de consumir um maior aporte de alimentos.
Por que isto acontece? Isto ocorre porque o inverno acelera a taxa metabólica e, portanto, propicia a queima de mais calorias do que em temperaturas normais. De acordo com a nutricionista Márcia Daskal Hirshbruch, da Recomendo Consultoria Nutricional, de São Paulo, estudos feitos nas últimas duas décadas e comprovados no atendimento clínico mostram que há uma tendência de terminar o inverno com dois a cinco quilos a mais.
Quando o termômetro baixa, a tendência é deixar de lado a comida mais leve e rica em água (frutas, legumes e verduras) e servir-se de porções maiores de carnes, cereais, massas e queijos. A origem dessas trocas está na necessidade de o organismo se adaptar à temperatura ambiente. Ainda de acordo com Hirshbruch, no calor, temos mais sede e menos fome.
Preferimos alimentos mais frescos para compensar a transpiração. No inverno, a necessidade de repor água é menor. E damos preferência a alimentos com gordura, mais calóricos e dedigestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo.
Porém, embora ocorra uma discreta elevação no gasto de combustível do corpo para manter a temperatura em níveis estáveis, ela não é grande o suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias. “Em países onde o inverno é rigoroso e as temperaturas caem a menos de zero, a necessidade de repor estoques de energia pode se elevar. Mas isso não é verdade no Brasil, onde o inverno é quase sempre ameno”, afirma a nutricionista Carolina Sapienza, do Movere Núcleo de Atividades Esportivas,
De
E, por incrível que pareça, alguns especialistas enxergam no inverno um aliado potencial do emagrecimento. “O fato de o metabolismo estar mais predisposto a aumentar a queima de calorias, nem que seja só um pouquinho, favorece o emagrecimento de quem mantém a dieta e o ritmo dos exercícios”, diz o fisiologista Zogaib.
Apesar da conjuntura favorável, a idéia de fechar a boca no inverno não encontra grande receptividade.“É nessa época que o movimento do consultório diminui mais”, diz a nutricionista Evie Mandelbaum Garcia, de São Paulo, autora do livro Cuidado, olha o crachá no prato! (Ed. Alegro).
DICAS
Preparar sobremesas à base de frutas, como banana e maçã ao forno, e pode-se adicionar canela para realçar o sabor sem aumentar o teor calórico.
Outras boas opções são as sopas de legumes e leguminosas (ervilhas, feijões, grão de bico e lentilhas), que além de serem saborosas e nos esquentar, são nutritivas.
Outro cuidado que devemos tomar é com a hidratação, pois muitas pessoas no frio acabam deixando de beber água. Não esqueça que é necessário tomar
Uma certa preguiça é típica desta época, porém o exercício físico ainda é um dos recursos mais recomendados para a manutenção da saúde e do peso adequado, no inverno ou no verão.
Não esqueça de cada alimento tem sua safra. Os alimentos podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, mas, na época certa, eles são mais baratos e de melhor qualidade. Nesta estação, aproveite para consumir abóbora, batata-doce, brócolis, cará, espinafre, inhame, mandioca, rabanete, rúcula, abacate, banana-prata, laranja-lima, maracujá, melão, morango, coco e tangerina.
Fonte: www.nutrijr.ufsc.br
21 de junho
Cuidados com a pele durante o inverno
A tendência no inverno é a pele ser mais atingida por variações térmicas. Nessa época, é comum nossa pele apresentar áreas ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e, em alguns casos, até sangramento. Quem tem rugas tende a sofrer um pouco mais nessa época do ano porque elas aparecem mais, devido ao ressecamento natural da pele no período de frio. Portanto, a maior preocupação que se deve ter com a pele durante o inverno é em hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele.
A hidratação da pele se dá por via interna e externa. A interna acontece quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epiderme. A externa se dá quando introduzimos água, por meio de produtos farmacêuticos e cosméticos, nas camadas mais externas da pele.
No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo produza mais suor, levando água das camadas mais profundas para a epiderme, mantendo a pele sempre hidratada. No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental usar hidratantes.
Para que hidratante cumpra seu papel, a pele tem que estar limpa, portanto, a atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não tire o manto hidro-lipídico, a camada de gordura da pele.
O mecanismo de hidratação natural da pele é garantido pela capa mais externa dela, que impede a perda de líquido. Quando o corpo é exposto à água quente e aos sabonetes alcalinos, essa capa de proteção natural, chamada de lipoproteica, é removida, fazendo com que a pele perca água para o meio e desidrate.
O uso da bucha é permitido para o corpo, pois ajuda a eliminar células mortas. Mas a hidratação após a esfoliação deve ser mais cuidadosa.
Portanto, durante o banho, atenção à temperatura. A água deve ser morna, quase fria. E o banho não deve ser muito demorado. Aquele enrugamento normal que acontece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que sua pele está desidratada. Por isso, nada de transformar seu banho em uma sauna quente, com todo aquele vapor e que demora horas.
O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do frio, lembra a especialista. Por isso, não caia na tentação da água quente para lavar. Para o rosto, use sempre água fria. O uso de buchas ou esponjas também não é indicado para essa área tão sensível. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda.
Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. "É muito maior do que quando vamos à praia", afirma Sergio Talarico, professor do departamento de dermatologia da Unifesp e coordenador do grupo de dermatologia cosmiátrica. Por isso, engana-se quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o fotoprotetor deve ser usado todos os dias.
Por fim, não se esqueça que hidratar por dentro também é fundamental. Beber dois litros de água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor.
Agora que você já sabe como manter sua pele macia e hidratada mesmo nos dias frios, leia as dicas que vão fazer destes cuidados um ritual de prazer:
Delicie-se com os aromas dos sabonetes, hidratantes e óleos corporais com ingredientes naturais de frutas. E sinta na pele a maciez e suavidade desses cuidados.
Os óleos trifásicos ajudam a evitar que a pele perca água, mas não substituem os hidratantes. Porém, se você quer uma pele sedosa, macia, deliciosa, não deixe de experimentar.
Fonte: http://www.maisquebeleza.com/
A palavra Inverno vem do latim: hibernu, tempus hibernus.
Esse tempo hibernal está associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso.
É a estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. Durante este período o principal sistema meteorológico é a frente fria.
Outro aspecto que se observa nesta estação são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas.
Solstício vem do latim: solstitiu = Sol Parado.
É correspondente aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar.
O Solstício de Inverno
É quando predomina menor período de claridade do ano.
Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br
DESENHOS PARA ATIVIDADES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário