Projeto dia das crianças
Projeto Brincadeiras Divertidas
No mês dedicado às crianças, que tal resgatar brincadeiras que fizeram feliz uma outra geração e trabalhar todas as possibilidades que elas oferecem inclusive a de proporcionar momentos de entrosamento no ambiente escolar?
* Objetivo
* Vamos brincar
* Estátua
* Batata Quente
* Tico-Tico fuzilado
* Pique estátua
* Jogo dos Pontinhos
* Elefantinho Colorido
* Mãe da rua
* Cinco Marias
* Carrinho de mão
* Alfândega
* Peixinho e Tubarão
* Pare-bola
* Vamos formar grupos?
* Rouba-bandeira
* Jogo dos cinco
* Ceguinho
* Senhor caçador
* Coelhinho sai da toca
* E ainda...
* Avaliando
* Bibliografia
OBJETIVO:
• Recuperar, com as crianças, brincadeiras criativas e divertidas.
A recreação está para o homem (para seu corpo, alma e mente), assim como o alimento está para o seu organismo. Os jogos tonificam a alma, dão saúde física, promovem a auto-expressão, a alegria de viver.
A proposta é resgatar a história de nosso país, mergulhando na magia dos brinquedos e brincadeiras de antigamente. Essa viagem, certamente, trará momentos agradáveis de diversão e de alegria.
As crianças têm curiosidade em saber como as de outros países se divertem, quais são os seus brinquedos. Por isso é interessante fazer um trabalho de pesquisa para descobrir a origem de alguns brinquedos e brincadeiras. Assim, ficarão sabendo que, conforme a região, os brinquedos e brincadeiras recebem nomes e formas diferentes.
Jussimara Dias Rodrigues (professora de Ensino Fundamental em Belo Horizonte – MG)
Seguem algumas descobertas feitas:
Vamos brincar?
O detonador do projeto foi uma briga acontecida no segundo dia de aula, devido a uma brincadeira criada pelos alunos. A atitude de um deles foi mal interpretada por outro que se sentiu agredido e revidou.
A partir do desentendimento surgido no recreio, professora e alunos conversaram, em roda, sobre alguns valores como alteridade e respeito. Em seguida, iniciou-se o debate.
__ O que é brincar?
__ É fazer uma coisa legal.
__ É divertir com os amigos e colegas.
__ Não! Você também pode brincar com quem não é seu colega.
__ É o que a gente faz na hora do recreio.
A professora sondou qual era a principal característica, a principal “marca” de uma brincadeira:
__ Todo mundo ajuda a escolher.
__ Você brinca junto com os colegas, com outras crianças.
__ Não, eu já brinquei de amarelinha sozinha.
__ É, mas é mais legal quando alguém brinca com a gente.
A discussão continuou calorosa até que concordaram:
__ Quando estamos brincando ficamos mais felizes.
__ Brincar é muito legal!
A professora interferiu questionando:
__ Se brincar é tão legal, por que um dos colegas, hoje, voltou aborrecido do recreio?
E ele respondeu:
__ Porque foi uma brincadeira de mau gosto.
A professora retomou a direção do debate e propôs às crianças que citassem algumas brincadeiras já conhecidas por elas. À medida que falavam, a professora repetia o nome, escrevendo-o no quadro.
Pode-se perceber que o repertório de brincadeiras que as crianças apresentavam era bastante pobre, o que, provavelmente, levava-as a imitar personagens agressivas da TV.
Como atividade do para casa, foi entregue uma folha de bloco a cada uma delas e pedido que escrevessem em cada lado os títulos:
* Desenho (onde seria feito um desenho que identificasse aquela brincadeira);
* regra (onde seria escrito como se faz para brincar).
No dia seguinte, as crianças levaram o trabalho. A professora pediu que cada uma fosse à frente para apresentá-lo. Os colegas tentariam, pelo desenho, identificar qual era a brincadeira escolhida. A intenção da professora era buscar mais representação nos desenhos. Em sua grande maioria, a brincadeira levada foi o futebol. Pode-se perceber também uma dificuldade das crianças em executarem a proposta. Algumas listaram cinco brincadeiras e não escreveram regras, outras apenas desenharam, outras nada fizeram.
Nesse momento, a professora começou a questionar a respeito da diferença entre brincadeira e jogo. Elas percebiam que havia diferenças, mas não conseguiam identificá-las. Foi, então, que a professora começou a desafiá-las, perguntando:
__ Pique é jogo ou brincadeira?
__ Futebol é jogo ou brincadeira?
__ Queimada é jogo ou brincadeira?
__ Maria-viola é jogo ou brincadeira?
__ Alfândega é jogo ou brincadeira?
A partir daí, surgiram as seguintes hipóteses:
__ Se você errar no jogo, você sai.
__ Não, só leva falta.
__ É, mas se tiver dois cartões amarelos e fizer outra falta, aí sai.
__ E no jogo tem time, técnico, reserva.
Algumas crianças voltavam-se para o futebol como generalização de brincadeira. Outras já buscavam uma maneira de definir o que era jogo e o que era brincadeira. Ao final do debate, elas concluíram:
__ Jogo tem regra e é só desse jeito que vale. Na brincadeira, você pode combinar com seu amigo um jeito diferente de brincar. Mas tem que combinar.
Professora e alunos elegeram algumas brincadeiras conhecidas pela maioria da turma e, em grupo, as crianças ilustraram e escreveram como se faz para brincar. Esse momento de trabalho em grupo (o primeiro acontecido na turma) possibilitou que a professora percebesse a participação, a capacidade de liderança, a desenvoltura, enfim, as habilidades e dificuldades de cada criança.
Houve também o desafio da escrita de uma regra que deveria ser lida por outra criança e compreendida para ser jogada. Essa etapa ofereceu um momento de troca riquíssimo: na medida em que um colega falava a regra, outro escutava e elaborava a melhor forma de escrevê-la.
Como era objetivo montar um fichário de brincadeiras, em trios, as regras foram digitadas nas aulas de informática. Nas primeiras aulas, muitos trabalhos perderam-se por não terem sido salvos, outros não eram concluídos e alguns trios não conseguiram se organizar para iniciar o trabalho.
A professora propôs várias atividades para casa e em sala, para incentivar a busca de informações sobre outras brincadeiras. A internet foi um recurso usado para pesquisar, no site www.mundocriança.com.br as crianças descobriram, também, outros nomes para brincadeiras já conhecidas. As novas regras foram digitadas e incorporadas ao fichário.
Ao final de cada aula a professora avaliava o que foi positivo e o que precisava ser mudado. A grande variedade de recursos do computador (tamanho e tipo de letra, por exemplo), aliada à facilidade das crianças em lidar com eles, às vezes dificultava o trabalho: a cada descoberta, elas se entusiasmavam e queriam mostrar aos colegas suas conquistas, o que transformava o ambiente da sala num lugar tumultuado, mas de muita troca.
A cada dia, era sorteada uma brincadeira para ser curtida no recreio. No início do trabalho, todo o tempo determinado para a brincadeira era tomado por discussões, porque cada um conhecia a regra de um jeito e o exercício de ouvir o colega e ceder ainda era muito difícil. No decorrer da atividade, as colocações já eram feitas de forma mais tranqüila, favorecendo o desenvolvimento da brincadeira dentro do tempo proposto. Foi um sucesso!
Outro objetivo era que as crianças levassem esse trabalho como lembrança da 1ª série. Por isso, a professora sugeriu que, além do fichário, fosse confeccionado um livro de jogos e brincadeiras.
Foi convidada a mãe de um aluno que é editora de livros, para esclarecer dúvidas e mostrar diferentes formas para encadernar o livro. Ela fez uma palestra sobre as diversas formas de ilustração e encadernação, apresentando vasto material. Chamou a atenção para outras formas de diagramação de um texto além das diferentes técnicas de ilustração, tópico que mais despertou interesse na sua apresentação. Ela falou também sobre a ficha técnica, onde devem constar os nomes de todas as pessoas que participaram da confecção do livro.
Foi definida a ficha técnica do livro a qual deveria conter várias informações:
* Editora – a pessoa que acreditou num trabalho bonito e bem feito, no nosso caso, a professora.
* Produtor – a pessoa que trabalhou na execução do livro; aqui houve um impasse porque as crianças sentiram-se também produtoras.
* Coordenadora editorial – quem incrementou o trabalho com novas idéias e formas de realizá-lo.
* Revisor – a pessoa que, depois do livro montado, lê e descobre palavras que estão erradas e devem ser corrigidas antes de ser impresso.
* Impressão – a identificação do local onde a impressão foi feita, quando deixou de ser uma idéia para se transformar em livro.
As ilustrações foram criadas pelas crianças no programa Paint Brush. Estas ilustrações foram feitas para cada uma das brincadeiras pesquisadas redigidas pelas próprias crianças.
A seguir, serão transcritas algumas brincadeiras:
Estátua
Em roda, os participantes vão cantando de mãos dadas:
“A casinha da vovó”,
Cercadinha de cipó,
O café ta demorando,
Com certeza não tem pó!
Brasil! 2000!
Quem mexer saiu!”“
Todos viram estátua e não vale rir, nem piscar, nem mexer, nem coçar!
Batata Quente
Não tem time. Passamos à bola, ou outro objeto, para um colega enquanto todos cantam:
__ Batata que passa quente, batata que já passou quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!
Quem estiver com a bola quando for dito “queimou”, sai da roda.
Tico-tico fuzilado
Cada criança terá uma latinha. De um lado, ficarão as crianças, uma ao lado da outra. Do outro, as latinhas. Cada criança deverá jogar a bolinha (de tênis ou de meia), tentando acertar uma das latinhas enfileiradas. O dono daquela que for atingida, deverá pegá-la antes que os outros participantes joguem a bola novamente. Se ele não conseguir, será “fuzilado”: fica de pé e escolhe um lugar do seu corpo para que o colega jogue a bolinha e acerte o local escolhido. Quem for “fuzilado” três vezes sai da brincadeira.
Pique estátua
Escolher uma pessoa para ser o pegador. Todas as outras crianças começam a correr. Se o pegador encostar-se a alguma criança, ela vira estátua. Outro colega terá que encostar-se a ela para salvá-la e, aí, ela poderá correr novamente.
Jogo dos pontinhos
Em uma folha toda pontilhada, você deve ligar um ponto ao outro com linhas, até formar um quadrado. Um jogador de cada vez. Ganha quem conseguir fechar mais quadrados.
Elefantinho colorido
As pessoas ficam em roda. Um menino ou menina fala:
__ Elefante colorido!
Os outros perguntam:
__ De que cor ele é?
A criança escolhe uma cor e as pessoas têm que tocar em alguma coisa que tenha essa cor. Se alguém não achar a cor, o “elefantinho” pode pegá-lo.
Mãe da rua
Uma pessoa fica no meio. As outras ficam dos lados. Elas têm de atravessar a rua correndo para a mãe da rua não pegá-los. Se ela pegar uma criança, esta vira a mãe da rua, e vai começar tudo de novo.
Cinco Marias
São cinco saquinhos cheios de areia ou cinco pedrinhas. Jogar um saquinho para cima e tentar pegar aqueles que estão no chão antes que o saquinho jogado para cima caia. Você pode criar etapas e ir vencendo-as, como na amarelinha.
Carrinho de mão
São dois times. Marcar uma linha de saída e outra de chegada. O carrinho é formado por um par de crianças. A da frente põe as mãos no chão e a de trás segura os pés da primeira. Andando com as mãos no chão, ela tentará chegar primeira até a linha marcada.
Alfândega
Uma pessoa escolhe uma regra tipo: “só passa se for uma coisa que voa”. Se falar boi, não passa. Quem fez a regra sempre passa e fala se os outros passam ou não passam. O objetivo é descobrir a regra.
Peixinho e tubarão
São dois times – um de peixinhos, outro de tubarões. Quando tocar uma música ou apito baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando a música for forte, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos, que deverão voltar correndo para sua casa. O peixinho que for pego por um tubarão vira tubarão também.
Pare-bola
Nós pegamos uma bola, fazemos uma roda e passamos à bola uns para os outros. Quando alguém deixar a bola cair, todos deverão correr. Quem deixou cair, pega a bola e grita:
__ Parebola!
Com a bola na mão, ela poderá dar, no máximo, três passos. Quando terminar de andar, terá que parar e tentar “queimar” um dos jogadores – se ele não agarrar a bola estará queimado.
Vamos formar grupos?
As crianças, em roda, vão girando e cantando. A um sinal – apito ou palma – a professora mostra um cartão com um número e elas terão que se organizar em grupos. Vamos supor que a professora mostrou o número 7. Aí, todos têm que se juntar em grupos de sete e depois voltar para a roda.
Rouba-bandeira
São dois times. Cada um tem um campo e uma bandeira em seu grupo. O objetivo do jogo é roubar a bandeira do outro time, sem ser pego. Se você for pego no campo do adversário, fica “colado” até outro jogador da sua equipe te “descolar”. Ganha o time que conseguir roubar a bandeira primeira.
Jogo dos cinco
Separe as cartas do baralho do ás até o cinco. Embaralhe bem as cartas. Cada jogador ganhará três cartas e as restantes ficarão no monte da mesa. O jogo rodará no sentido anti-horário. A cada vez que jogar, você deverá pegar uma carta no monte e tentar fazer com elas sempre um total de cinco. Vence o jogador que conseguir formar um número maior de grupos de 5. Vale inventar o jogo do 6, do 7, do 8, do 9 e do 10. É só ir acrescentando mais cartas.
Ceguinho
Uma criança fica no centro da roda com os olhos fechados. A roda gira, com todos cantando “Pai Francisco”. Quando o “ceguinho” bater palmas, todos param e ele caminha para frente até tocar em algum colega e descobrir em quem tocou.
Senhor caçador
Os participantes sentam-se em roda e um deles será o caçador, que ficará com os olhos vendados. Os outros cantam:
“Senhor caçador”,
Preste bem atenção!
Não vá se enganar,
Quando o galo cantar!
Canta galo!”“
Um dos participantes da roda imitará a voz do galo e o caçador terá que descobrir quem é o galo.
Coelhinho sai da toca
Não tem time. Desenha-se no chão uma toca a menos que a quantidade de participantes. Cada coelho ficará dentro de uma toca, exceto um. A sem-toca dará os comandos:
__ O coelhinho vai escovar os dentes (não vale sair da toca, porque escovamos os dentes dentro de casa).
__ Coelhinho vai comprar pão (tem que trocar de toca).
O coelho sem toca vai tentar ocupar uma toca vazia e o dono dela ficará sem toca.
E ainda...
Brinquedos foram confeccionados pelas crianças, na maioria das vezes utilizando materiais da natureza ou sucatas. Serviram para a brincadeira individual, como a pipa e as rodas (pneus velhos que são rolados pela rua). Mas isto não aconteceu com as bolas de meio confeccionadas. As crianças trouxeram meias velhas e, divididas em grupo, confeccionaram as bolas de meia usando muita força e muita cooperação. Elas foram usadas no recreio divertindo não só as crianças da nossa turma, como também os outros colegas que brincam conosco, de uma forma bastante entrosada.
Houve, também, um Sarau de Poesia quando as crianças apresentaram “A bola de meia”, de Ângela Leite de Souza, com dramatização. Em seguida, cantaram a música “Bola de meia”, da autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Cada criança escolheu um brinquedo que tinha em casa, do qual, apesar de completo, não gostava mais. Então, fez um anúncio, para dispor dele. Os colegas leram o anúncio e, na sexta-feira, houve a feirinha de troca.
Avaliando
A professora avaliou este trabalho de forma muito positiva. Foi possível ver essas brincadeiras acontecerem de forma espontânea, no recreio, envolvendo um grande número de crianças. Nesses momentos, elas mostram-se mais tranqüilas e alegres, entrosando-se também, com as crianças maiores. Percebeu, no entanto, que alguns passos foram dados no escuro e fez algumas observações:
* Iniciar o dia com este trabalho deixava as crianças eufóricas e era difícil retomar a concentração necessária para outras atividades. O ideal seria terminar o dia com ele.
* Definir o tempo com mais exatidão. Apesar de defini-lo inicialmente, vendo a empolgação e o envolvimento das crianças, não queria interromper. Percebo hoje que esta firmeza, apesar de aborrecê-las bastante, define regras e direciona melhor o trabalho.
* Questiono o ritmo do trabalho no seu período inicial; um menor número de atividades xerocadas possibilitaria mais momentos de brincadeiras, favorecendo a participação dos mais tímidos e acalmando os mais agitados.
Bibliografia:
* ABRAMOVICH, F. Brincando de antigamente. Belo Horizonte: Formato, 1966.
* ADELSIN. Barangandão arco-íris. Belo Horizonte, 1997.
* ARAÚJO, AM. Danças, recreação e música. São Paulo: Melhoramentos. V.II.
* MELO, V. Folclore infantil. São Paulo: Itatiaia
Fonte: http://w
Projeto Primavera:
JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.
MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.
AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.
- Com a voz da Eliana têm a música Primavera e também um pot-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. (Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)
- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantado pela Jane Dobo - também é uma opção. (Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol)
- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... Todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.
- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.
- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem como pais em casa também.
- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.
Fonte: http://cantinhoalternativo.blogspot.com/
Mini Projeto Semana da Pátria
A comemoração da “Semana da Pátria” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
-formar na criança o conceito Pátria;
-despertar o sentimento de patriotismo;
-formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
-desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”.
Objetivos:
*compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
*história;
*Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
*Identificar os símbolos nacionais;
*Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
*Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
*Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
*Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
Sugestões de Atividades:
*Conversas, debates e discussões sobre:
*o que é Pátria;
*o que aconteceu no dia 7 de setembro;
*a figura de D.Pedro I;
*os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
*o grito da Independência;
*a vida no Brasil antes e depois da Independência;
*Textos informativos, literários, poéticos;
*Textos coletivos;
*Álbum;
*Vídeos;
*Hinos: Nacional, da Independência;
*Pesquisas;
*Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
*Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
*Jogral;
*Dramatização;
*Poemas e diálogos de temas nacionais;
*Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
*Uso de mapas para a localização do Brasil;
*Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
*Concurso de poesia;
*Seleção de canções patrióticas e populares: Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;
*Confecção de:
- bandeirinhas com as cores nacionais,
- Bandeira do Brasil,
- cata-ventos,
- estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo, - viseiras para o desfile.
*Mural: "Vultos da História do Brasil"
-Dividir a sala em grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
*Pesquisa: Propor às crianças que pesquisem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, sejam no esporte, artes, etc.
*Produção Textual
Lançar um concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querido”. Pode-se confeccionar um livro reunindo todos os textos produzidos e ilustrados pelos alunos.
Música
Sete de setembro,
Data tão festiva,
Foi à independência
Desta terra tão querida.
É uma grande data
Para o meu Brasil,
Que hoje está liberto
E cheio de encantos mil.
Viva, viva, viva a independência.
Do Brasil!
Fonte: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/
Projeto Papai
Projeto Dia dos Pais
Dados de Identificação
Tema: Pai
Turma: Maternal I e II
Período: 30 de julho a 11 de agosto
JUSTIFICATIVA:
Trabalharemos músicas e histórias referentes ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dá asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história – Pinóquio
Apresentação dos deboches com personagens da família criando uma história.
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Música dia dos pais;
Personagens da família, enfocando a figura masculina;
OBJETIVOS:
Valorização da figura paterna
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Participar de mímicas das músicas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interpretar músicas e canções diversas.
DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Matemática
Natureza e Sociedade
Confecção da lembrancinha para os pais
Pesquisas
Brincadeiras e jogos; (em anexo).
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Festa dos pais
Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Dia dos Pais
Músicas: Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo).
Diárias para trabalhar o corpo: Fui ao mercado comprar café; cabeça, ombro, joelho, pé; macaco pula meus dedinhos; se você está contente;
Histórias:
Pinóchio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário); fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família) *; pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;
Artes Visuais:
Montagem de mural - Folha A3 com a frase PAPAI QUER TE ENCHER DE CARINHO! E carimbo das mãozinhas com guache colorido;
Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
Pintura livre da camisa para o papai;
Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;
Carimbos dos pés acompanhados da frase PAPAI QUEREM SEGUIR TEUS PASSOS.
Desenho livre no caderno para acompanhamento;
Brincadeiras e jogos:
Roda, velotrol, caixa de areia, bola, bloco de encaixe;
Corda – trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe;
*Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o laser que faz junto com o filho, etc.
Música Dia dos Pais
Papai meu amigão!
(Melodia: No ritmo de ciranda cirandinha)
Papai meu amigão
Hoje eu vou comemorar
Vou te dar muitos beijinhos
E depois te abraçar
Com amor e com carinho
Do fundo do coração
Batam palmas pro papai
Que é meu grande campeão
Encontrei aqui: http://maternalfeliz.blogspot.com/
Projeto "No Tempo da Vovó...”.
Projeto Brincadeiras do tempo da vovó
Importância
É importante que as crianças conheçam os brinquedos e brincadeiras antigas, resgatando assim tradições e culturas que estão sendo substituídas por brinquedos e jogos eletrônicos. O contato com este tema proporciona momentos de criação, interação e muita diversão.
Objetivos
Com a ajuda das vovós aprendem-se novas brincadeiras, e amplia-se o repertório. Resgatamos brinquedos e brincadeiras antigas e comparamos com os atuais. A criança também tem contato com a leitura e a escrita, através das pesquisas realizadas em diferentes portadores de texto, dos manuais das brincadeiras, confecção de cartazes com as brincadeiras preferidas e as parlendas antigas. Não se esqueça de pedir aos alunos que pesquisem, com seus avós, as brincadeiras de seu tempo, para que possam ensinar aos coleginhas.
Algumas brincadeiras:
Passa Anel
Amarelinha
Peteca
Esconde-Esconde
Quatro Cantos
Boca de forno
Poema de Pau
Pular Corda
Atividades
O projeto proporciona contato com situações reais do contexto social através da elaboração de convites, entrevistas com algumas vovós e até mesmo a organização de um chá com as avós, em que as crianças participaram de todos os preparativos para receber as vovós dos nossos pequenos da Interação. Mas o mais importante é que as crianças aprenderam brincando e resgataram um pouco da nossa cultura através das experiências das avós.
Vovós na escola
Podemos convidar as vovós para passarem um período na escola com seus netos. Podemos combinar com algumas delas para ensinar algo que elas sabem fazer as outras vovós e/ou aos alunos. Ex: tricô. Crochê, culinária, musiquinhas infantis, brinquedos, quadrinhas, etc... Os alunos podem declamar poesias, apresentarem esquetes teatrais, distribuírem cartões, fazerem jogos de integração com as avós e deliciarem-se com a culinária.
Fonte: http://www.escolainteracao.com.br/
19 de abril - dia do índio!
DIA DO ÍNDIO PROJETO MINI
Objetivos:
- Conhecer e refletir Sobre a história dos índios;
- Conhecer, debater e analisar costumes e hábitos indígenas OS;
- Conhecer, analisar e debater UMA indígena Influência em Nossa Vida ;
- Aprender a respeitar COM OS índios Uma Finalidade de Construir Uma Sociedade pluriétnica e pluricultural NUMA cidadania;
- A partir de o Tema Gerador Atividades desenvolver nas diferentes Áreas de Estudo.
Interesse Objetivo Proposto de nsa PCN'S No presente Projeto:
- Conhecer e Valorizar Uma pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, Bem Como Aspectos socioculturais de Outros Povos e das Nações, posicionando-se contra qualquer Discriminação baseada em Diferenças culturais, de classe social, Crenças de, de sexo, de etnia OU Outras Características indivíduos e sociais .
PLANEJAMENTO:
Propostas de Atividades Que trabalharão Os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, pluralidade cultural e Cidadania.
Sensibilização:
- Aos alunos pesquisem e levem Parágrafo PROPOR Que sala de aula recortes de fotos de Pessoas Que descendentes indígenas possam Parecer. Todas Com as fotos em Mãos, o professor em círculo analisará JUNTAMENTE COM OS foto alunos CADA. Procurando incentivar para quê Todos Opinião considerem SUA. UM Em segundo momento listar em Cartaz SO UM Conhecimentos OS Que alunos Já TEM prévios Sobre o Assunto (Conhecimentos).
- Alunos da UM Provocar OS se expressarem, indagações e ir registrando Fazer hum em Cartaz. Logo em seguida em, em Cartaz Outro hum, listar Como Dúvidas Provisórias dos alunos, ou seja, o perguntar desejam saber Que Sobre o tema e sabem Ainda Não, OS Provocar alunos da UM Novamente Fim de lançarem Dúvidas SUAS.
Por último, propor Que SO OS alunos ilustrem fotos com cartazes e Desenhos.
Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:
GEOGRAFIA:
- Em Localizar Mapa OU Pontos Globo Terrestre do Território Nacional Tribos indígenas Onde Vivem Ainda;
- Ó Comparativa Modo de vida dos índios de Outras regiões com S Modo de vida dos índios habitam Que Ainda a Floresta Amazônica
HISTÓRIA:
- Reconhecer OS Modos de Vida dos índios, cultura SUA, alimentação SUA, Formas de Trabalho Refletir e sobrevivência; - e opinar Sobre O Papel do Índio ª Formação da Nação brasileira.
LÍNGUA PORTUGUESA:
- Levantar o Vocabulário USADO indígenas Pelos Descobrir e Significados SEUS;
- Produzir, utilizando Diferentes Formas de Expressão, indivíduos textos e debates coletivos e Reflexões Sobre os Como Fazer Assunto;
- Orientar alunos OS n. elaborarem Pequenos Textos Sobre CADA Descoberta Realizada,
- Ler Histórias originalmente indígenas Que tratem do indígena e valores OU SEUS;
- Organizar Um Dicionário Ilustrado com palavras indígenas Como.
ARTES:
- Observar Manifestações de arte da cesta ria cerâmica da, da plumária e de Outros Objetos de cerdas Vegetais e Cordas, realizados Pelos índios de Hoje e de Antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil - Colônia Que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar Através de músicas Sobre o tema Um pouco da cultura indígena - cantando e Dramatizando;
- Vivenciar Através de Atividades Artísticas manuais e plásticas Um pouco da cultura indígena, criando Objetos e Instrumentos Musicais.
Formulação de Problemas:
- Questionar em classe:
- Ainda EXISTE O preconceito com índios?
- O Que Como sabem Crianças, pensa e isso Sobre Acham?
- O Que Querem Fazer UM EO pode ajudar Parágrafo Mudar o Quadro de preconceitos e da Discriminação?
- A culinária indígena É USADA NA Cozinha brasileira? Como?
- Ainda São encontrados agrupamentos e Locais de Reservas indígenas?
- Tribos Quais são essas? Vivem Como? Como se mantêm? O Qual traje OS SEUS ATUAIS?
Fantasias - São Quais as palavras e de Origem Indígena?
- HA Influência dos índios ª Língua Brasileira?
- Influência dos índios HA artesanato não?
- HA Influência dos índios nd Medicina Caseira? E nos adornos Pessoais?
Aqui Encontrei: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/indio.htm
Mais um projeto para trabalhar o tema Circo
Projeto Circo dois!
Respeitável Público!
O Que você pode fazer sobre este tema?
1.Confeccionar uma tenda do circo e deixar eles pintarem com guache;
2.Equilibra bola no ar;
3.Dvd da Xuxa 5;
4.Equilibrar em cordas fixadas no chão, dar cambalhotas;
5.Pedir aos pais uma camisa velha de malha e confeccionar a roupa do palhaço pintando com guache (OLHA QUE LEGAL)
6.Desenhar o equilibrista e colocar a bolinhas de papel crepom os deixar amassarem as bolinhas;
7.Acertar na boca do palhaço a bola;
8.Tirar da cartola coisas que pertencem o circo;
9.Animais que tem no circo (cartazes);
10.Equilibrar-se sobre vários objetos: corda, banco, linhas;
11.Contação de histórias com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
12.Brincar de mágica com as crianças, despertando a imaginação e a curiosidade;
13.Personagens do circo em gravuras: descobrir quem é através de charadas;
14.Confeccionar um fantoche de palhaço em saco de papel;
15.Explorar os personagens através do saco surpresa;
16.Assistir a um número de circo.
17.Fazer pintura com molde vazado dos animais;
18.Desfile do circo;
19.Músicas e filmes;
20.Construção do carro do palhaço com caixas de papelão;
21.Confeccionar a cartola do mágico;
22.Construir com as crianças móbiles referentes ao tema;
23.Confeccionar o chapéu do palhaço;
24.Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
25.Explorar objetos de sopro utilizados no circo, como apitos e bolinhas de sabão;
26.Equilibrar bola na colher levando de um lado para o outro;
27.Corrida de saco;
28.Confecção da gravata do palhaço;
29.Fazer os narizinhos de fundo de caixa de ovo, pintados de vermelho desenhar um palhaço gigante na folha de 40kg e dividir a turma em 4 grupos e cada um teria um palhaço p/ enfeitar. Na blusa colar restos de E.V.A, nas calças fazer bolinhas e pintar com cola colorida sendo que cada criança do grupo seria responsável por uma cor. Colar lã nos cabelos.
*Objetivos
1.Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
2.Conhecer, nomear e identificar personagens e animais do circo, favorecendo o desenvolvimento da oralidade e fluência;
3.Proporcionar o contato com materiais e texturas variados;
4.Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
5.Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo nações sobre esses atributos.
Fonte: http://aracysalinet.blogspot.com/
Projeto Páscoa!
Período - Mês de Abril
Duração -2 semanas
Objetivos
•Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
•Vivenciar o sentido da Páscoa;
•Desenvolver o raciocínio ,a atenção e a percepção;
•Desenvolver a imaginação e a criatividade;
•Socializar ;
Desenvolvimento
•Produção de texto: individual , dupla, grupo e coletiva com tema livre , indicado ou com ilustração , conforme o nível da turma;
•Atividade com filmes ,historia contadas e ouvidas;
•Listas de palavras :guloseimas (doces, salgados), alimentos típicos da Páscoa; Obs.: Ressaltar a Questão da propaganda, através dos meios de comunicação;
•Gêneros textuais: Músicas, Histórias, Receita e textos informativos, Poesias, etc.
•Atividades como: Cruzadinhas,Caça-palavras,Acrósticos,Carta enigmática, Adivinhas , etc.;
•Atividades envolvendo Sistema Monetário Brasileiro , ex: pesquisa de preço;
•Elaboração de problemas;
•Auto -ditado ( símbolos da Páscoa)
•Atividades com letras embaralhadas ;
•Confecção de ovo da Páscoa (Podem-se convidar os pais para participarem das atividades)
•Atividades com decifração de códigos (*=a);
•Elaboração de tabelas e gráficos (conforme a atividade proposta)
•Apresentação de musicas , jogral,teatro,etc.
•Confecção de Lembrancinha da Páscoa (Utilização de sucatas) Obs.- Ressaltar a questão da reciclagem do lixo ;
•Confeccionar cartaz , painel, com mensagens , figuras, desenhos, dobraduras,montagem , colagem ,etc.;
•Atividades com questões ortográficas , conforme o contexto trabalhado e o nível da turma;
•pontuação e acentuação de forma contextualizada;
OBS: As sugestões citadas acima, podem ser adequadas conforme o nível da turma, podendo dosar as atividades ou não ...
Culminância
•Exposição de atividades (dobraduras , e textos)
•Entrega das Lembrancinha;
Fonte: http://vihema.blogspot.com/
Trabalhando o Circo
Projeto Circo
Duração:15 dias
Período: março
*Objetivos:
Valorização da arte circense.
Aquisição de conhecimentos sobre a história do circo.
Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo.
Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo.
Identificar as ações de um integrante de um circo.
Conhecer como vive a família circense.
*Desenvolvimento:
Assistir fita de vídeo.
*Linguagem oral.
Conversa informal sobre circo.
Quebra -cabeça de palavras relacionadas aos personagens do circo:
Palhaço, elefante, trapezista, leão, macaquinho.
Relação de produtos vendidos no circo.
Classificar animais existentes no circo:
.Como domésticos, selvagens, aquáticos.
*Estratégias:
.Desenhar figuras referentes ao circo ;.Relatar por escrito nomes de animais existentes no circo;
.Montar uma maquete de um circo;
.Pintar as carinhas das crianças;
.Citar nomes de profissões existentes no circo.
*Culminância
Convidar um palhaço para ir até à escola,
Organizar barraquinhas contendo alimentos e outras coisas que são vendidas no circo.
Fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
Projeto A Galinha Ruiva
*Justificativa:
O Centro Educacional Miraflores desenvolve alguns projetos permanentes onde o objetivo é trabalhar com cada nível assuntos que favorecem o bom desenvolvimento do aluno.
Nosso primeiro projeto é a EDUCAÇÃO SOCIAL. E como trabalhar esse tema, a princípio tão amplo, com crianças de dois anos de idade?
Como tudo nessa faixa etária deve ser voltado para o lúdico, para que aconteça um aprendizado significativo, escolhi um livro onde a solidariedade fala mais alto. Mas não basta contar a história e falar a moral para que as crianças assimilem o que deve ou não ser feito. Então resolvi vivenciar com as crianças algumas situações onde o trabalho em grupo e a colaboração estaria presente.
O trabalho fluiu de uma maneira surpreendente, por isso resolvi registrá-lo para que não fique apenas na memória.
*Objetivos:
Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia.
Exteriorizar emoções e sentimentos.
Expressar idéias e opiniões com espontaneidade.
Incentivar o trabalho coletivo.
Ampliar e explorar o vocabulário.
Contribuir para a organização do pensamento.
Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral.
Promover a socialização e o entrosamento.
Envolvimento...
Galinha Ruiva
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Mas era muito trabalhoso... Ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foram pensando nisso, que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono
- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
-Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva ficou triste e foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram à festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
*Conhecendo os personagens...
As crianças conheceram ainda outras versões da história e realizaram diversas atividades. Entre elas o teatro com fantoches .
No início do mês de abril, recebemos a visita da galinha ruiva. Com o auxilio da equipe Ciência Natural, elas puderam observar as principais características da galinha, aprender mais sobre o comportamento dos animais e também como nascem os pintinhos.
Os alunos do Maternal "assinaram" um termo de compromisso, no qual se prontificam a realizar pequenas tarefas que facilitariam o nosso convívio em grupo. Trabalhar valores como colaboração e responsabilidade ficam mais fácil quando se usa material concreto.
Aprendemos a ajudar os amigos e a dividir as tarefas e materiais (trabalhamos em equipe, ajudando um ao outro)
Saúde e qualidade de vida
A hora do lanche é de extrema importância, pois é o momento em que repomos a nossa energia. E assim como a Galinha Ruiva gosta de comer milho, o maternal também tem as suas preferências.
*Jogo Simbólico
Por meio de movimentos, as crianças são capazes de simular situações, trabalhando, além da coordenação motora global, o tão importante jogo simbólico.
Representamos os personagens e interpretamos a história, a primeira foto mostra os animais do quintal da Galinha Ruiva fugindo para não colaborar com o trabalho.
Então a Galinha Ruiva resolveu fazer o trabalho sozinha, contando apenas com os seus pintinhos, é o que mostra as duas últimas fotos.
*Percepção sensorial
Experimentamos texturas diversas.
Cartaz com colagem de caixa de ovo de isopor
Confecção dos personagens da história de massinha de modelar
Confecção do ovo da Galinha Ruiva com argila
*Jogos dramáticos
A Galinha Ruiva ficou triste com os amigos e depois ficou feliz com o lindo bolo que fez junto com os seus pintinhos... Que expressões costumamos utilizar para expressar nossos sentimentos?
*Artes plásticas
Galinha Ruiva de garrafa pet
Galinha Ruiva de luva cirúrgica
*Músicas trabalhadas durante o projeto :
Galinha do vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo sem parar
Bota 1...
Bota 10!
***
O Pintinho e a Galinha
Pintinho, pintinho...correu,fugiu...
Pisou na lama...escorregou, caiu...
Dona galinha , toda assustada...
Pegou o pintinho e deu umas palmadas...
Dona galinha, toda assustada...
Pegou o pintinho e deu umas palmadas...
A Galinha Pintadinha
A galinha pintadinha
E o galo carijó
A galinha veste saia
E o galo paletó
A galinha ficou doente
O galo nem se importou
O pintinho inteligente
Foi chamar o seu doutor
O doutor era o peru
O enfermeiro era o tatu
E a agulha da injeção
Era a pena do pavão
(melodia pirulito que bate-bate)
***
Piu
Os pintinhos fazem, piu piu piuu
Quando sentem fome, quando sente feriu
A galinha busca milho e o trigo
Ela da comida, ela presta abrigo
Debaixo de suas assas, acocoradinhos
Dormem toda a noite, todos os pintinhos
Céu... Piu... Piu... Piu... Piu...
Assim como a Galinha Ruiva tem suas músicas preferidas, o maternal também criou a sua própria caixinha de música.
O Maternal escuta e conta histórias. Será que a Galinha Ruiva está em outras histórias também?
*Registro e Texto coletivo
*Plantação de Milho
A atividade em sala de aula foi iniciada com as crianças em roda onde foi feito um resgate sobre o que foi apresentado na história “A Galinha Ruiva” (resgatando os diálogos onde a galinha descrevia todo o processo para a fabricação do bolo).
As crianças foram estimuladas através de questionamentos como: De onde vem o milho que a Galinha Ruiva comia? De onde vêm as plantas? Como as plantas crescem?
A seguir foram apresentadas às crianças espigas de milho e milho pipoca. As crianças imediatamente as correlacionaram com a história apresentada dizendo: “É o milho da Galinha Ruiva!”.
Foi explicado para as crianças que além de servir de alimento os grãos eram responsáveis também pelo surgimento de uma nova planta de milho. Elas foram sensibilizadas da importância das plantas e do porque de não arrancá-las. A seguir foi explicada a importância do sol e da água para o crescimento das plantas. Após esse diálogo as crianças foram questionadas sobre o que acontece se arrancarmos as folhas de uma planta e puderam compreender sua importância na captação da luz do sol.
Durante todo o processo de dialogo as crianças trouxeram de seu cotidiano múltiplas experiências de suas vivências, como por exemplo: “Minha mãe dá água para as plantinhas lá de casa”, “Eu ajudo minha mãe a regar as plantas”, “Lá em casa temos muitas plantinhas”. As colocações das crianças trouxeram a tona experiências vividas por ela que confirmavam as informações que elas estavam recebendo.
A próxima atividade foi plantar as sementes de milho em uma bandeja e colocá-la ao lado do canteiro do pátio da escola. Dessa maneira pudemos acompanhar todo o ciclo da planta. Além disso, o plantio no pátio tem como objetivo inserir as plantas no local de brincadeiras e jogos das crianças, fortalecendo nas mesmas a conscientização para o cuidado com as plantas.
*Esquematização da Plantação
Ao longo de duas semanas de observação e registro, as crianças puderam comprovar a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinaram na bandeja que recebeu luz e água, vivenciando a experiência realizada.
E o milho cresceu....
Culinária
Preparamos um bolo de milho, usando os mesmos ingredientes do bolo da história.
“Vamos fazer o bolo da Galinha RUIVA?” A resposta da turma do Maternal foi unânime: “SIM!”
Mas a história da Galinha Ruiva e o comportamento de seus amigos estavam tão presentes em sala, que em nenhum momento foi preciso solicitar ajuda ou atenção dessa turminha. Todos participaram da confecção do bolo com muita disposição. O bolo estava uma delícia.
Fonte: Baú colorido
Voltando às aulas
Projeto: De volta as aulas
Sugestão de Planejamento
Projeto: De volta as aulas
*Objetivos:
Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.
Segunda-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento da ficha de entrevista da Educação Infantil.
- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída
Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
Fonte: http://aprendizagememacao.blogspot.com/
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