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sexta-feira, 8 de março de 2013

Projeto: Alimentação


Projeto Alimentação


Introdução:


Escola:
Público-Alvo: Este projeto é destinado a Educação Infantil e também ao Ensino Fundamental nas séries iniciais.
Duração: 30 dias
Período: Abril
Foi um Projeto muito enriquecedor, que trouxe mudanças de hábitos, compensações e aprendizado. Além do Projeto em si, há modelos de atividades para somar ao mesmo.

Justificativa
  
 A fome será, provavelmente, o maior problema político e moral que as crianças deverão enfrentar como lideres de seus pais no futuro.
 No Brasil, a fome é uma questão para ser discutida na escola. E a discussão começa pela situação de vida dos alunos e seus direitos e deveres como cidadãos.
 As crianças precisam conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo. Esse papel cabe aos educadores, que devem preparar seus alunos para a construção de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente. O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
Este tema permite se criar um clima de parceria e interesse participativo do grupo e de cada aluno, reforçando a consciência da importância do trabalho em grupo.


Justifica-se o presente projeto.


Objetivo Geral


            Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

Objetivos Específicos

·                 Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação.
·                 Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
·                 Saber adequar a alimentação às suas necessidades.
·                 Saber preparar uma receita adequadamente.
·                 Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções.
·                 Montar um cardápio semanal.
·                 Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios.
·                 Utilizar corretamente as medidas de massa e capacidade.
·                 Adquirir hábitos de boa alimentação.
·                 Prevenir-se das doenças transmitidas por alimentos.
·                 Identificar alguns tipos de dietas.
·                 Saber conservar corretamente os alimentos.
·                 Aproveitar alimentos na época da safra.
·                 Classificar a origem dos alimentos.
·                 Utilizar a horta doméstica.
·                 Identificar os nutrientes, suas fontes e funções.
·                 Valorizar a profissão.
·                 Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
·                 Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
·                 Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
·                 Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
·                 Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
·                 Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
·                 Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
·                 Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
·                 Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo,
·                 Identificar vários tipos de alimentos;
·                 Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
·                 Incentivar os bons hábitos alimentares;
·                 Identificar as preferências alimentares dos alunos;
·                 Identificar os cuidados que devemos ter com os alimentos e com a nossa saúde;
·                 Estimular a linguagem oral, coordenação motora e criatividade, trabalhando os valores;
·                 Conversas informais referentes à mastigação, sobras de alimentos nos pratos na refeição na escola;
·                 Trabalhar valores, cores, formar, sabores, temperatura, textura e espessura dos alimentos.
·                 Incentivar aos bons hábitos alimentares;

·                 Identificar as preferências alimentar dos alunos;


·                 Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;


·                 Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;


·                 Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.


Situações de Aprendizado
O aprendizado se dará devido à interdisciplinaridade dos temas, dentro dos eixos dispostos.

Eixos temáticos:

- Português;
- Matemática;
- História e Geografia;
- Educação Física; - Educação Artística.

Desenvolvimento:

Português

- Rótulos e embalagens de alimentos;
- Poemas;
- Quadrinhas;
- Parlendas;
- Registro de textos coletivos (professor escriba);
- História com uso de fantoches;
- Alfabeto Móvel; - Palavras Móveis;
- Receitas desenvolvidas e realizadas em sala de aula;
- Cardápio;
- Conversas informais.


Matemática

- Quantidade (quilo, grama);
- Discriminação Visual;


Educação Artística

- Confecção de fantoches para explorar oralidade;
- Recorte e colagem;
- Músicas para memorização.


Educação física

- Jogos e dinâmicas.


História e Geografia

- Roda de conversa;
- Meio Rural;


Ciências


- Roda da boa Alimentação;
- Alimentos propícios para cada estação do ano.

Procedimentos


- Confeccionar álbum dos alimentos;
- Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
- Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
- Realizar roda da conversa
- Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
- Cruzadinhos labirintos e caça-palavras;
- Contação de histórias com fantoches;
- Jogo da memória
- Bingo das frutas;
- Bingo de rótulos;
- Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
- Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas - (consciência fonológica);
- Atividades de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
- Passeio ao mercado e sacolão local;
- Relatório oral e através de desenhos sobre as visitas;
O projeto visa à estimulação por uma alimentação mais saudável, além do conhecimento favorecido aos alunos do quanto é importante alimentar-se bem. Conscientiza sobre o quanto é necessário evitar o desperdício de alimentos, e como alguns alimentos podem ser aproveitados antes de serem destinados ao lixo.
O tema escolhido, Projeto Alimentação, permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, introduzindo os temas transversais Saúde, Trabalho e Consumo.
Assuntos como receitas culinárias, cardápios, a importância dos alimentos, seu sabor, seus preços, locais onde serão vendidos, pessoas que trabalham cozinhando em restaurantes, foram tratados no projeto.


Ø Leituras diversas
Ø Músicas
Ø Poesia
Ø Caça-palavras
Ø Cruzadinhas
Ø Cardápios
Ø Tabelas
Ø Atividades Matemáticas
Ø Pesquisas
Ø Entrevistas
Ø Receitas
Ø Desenhos
Ø Jogos
Ø Produção de textos
Ø Murais
Ø Propagandas




Recursos
Livros de literatura infantil;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Tintas, pincel, massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte; (encarte de supermercado, farmácia, lojas, revistas, jornal e outros);
Fantoches;
Jogos;
Alimentos para degustação;

Culminância:
Ø Oficina de alimentação alternativa com: saladas, sobremesas, pães, tira-gostos, sucos, etc.
Ø Confecção de um livro de receitas simples
Ø Dramatização (As frutas e legumes).


Se eu fosse um tomate
(Augusta Schmidt)

Às vezes fico pensando o que seria de mim se eu fosse um tomate.
Nossa, que horror! Já estou até me vendo todo gelado, espremido, junto com os outros lá na gaveta da geladeira.
É... Se eu fosse um tomate seria muito triste... seria terrível...seria o fim.
Sim porque eu odeio tomate e como poderia viver me odiando tanto?
Ainda bem que eu sou gente!
Ser um tomate deve ser pior do que chuva nas férias ou ficar sem jogar videogame por causa de nota baixa no boletim.
Bom, estou aqui pensando nisso, mas pra falar a verdade, eu nem sei o que é um tomate. Verdura eu sei que não é, porque verdura é verde.
Será que tomate nasce embaixo da terra? Não pode ser, senão seria minhoca.
Ah, eu não sei o que é tomate, só sei que detesto isso. Aliás, eu nem sei pra que é que ele serve!
Só se for pra dar trabalho, pois quando vou comer, preciso ficar prestando atenção só pra não ter que engolir o danado. Às vezes ele vem disfarçado no meio de folhas de alface.
Acho que vou perguntar pra professora, pra que serve o tomate, porque se perguntar pra minha mãe, certamente ela vai querer que eu experimente.
Mãe é sempre assim, acha utilidade pra tudo!

Atividades propostas:

Ø Discutir com o grupo os alimentos que não gostam.
Ø Procurar saber como se faz um molho de tomate e trazer a receita para a sala.
Ø Fazer uma lista de coisas que se faz com o tomate. Colocar a lista em ordem alfabética.
Ø Discutir na sala de aula o que realmente é o tomate. Legume? Fruta? Cereal? Verdura?


1. Procure o significado das palavras abaixo:



Palavras Significados

Função
___________________________________________________
Cereal
___________________________________________________
Tubérculo



2. Encontre no caça-palavras o nome dos cereais, verduras e hortaliças:
P I M E N T Ã O O F
C D B A T A T A E I
A L F A C E C E A J
B E G C C O U V E S
A R R O Z X S A C T
C E B O L A B F R T
(pimentão, batata, alface, couve, arroz, cebola).


A sobremesa
(Música do Balão Mágico)

Mamãe mandou dizer, esta na hora de comer.
Papai gritou de lá, está na mesa.
Arroz com feijão é boa alimentação.
Mas o melhor que há é a sobremesa
Depois de toda noite vem o dia
Depois de uma tristeza, uma alegria.
Mas depois de almoçar
Que bom saborear
Deliciosa sobremesa
Vovô foi quem falou, seja aluno ou professor.
Se é hora de rangar já pra mesa
Comer feijão com arroz e o que vem depois
A delicia do jantar é sobremesa
Por isso eu como tudo
E quem não come bem, não pode se dar bem.
E depois de almoçar que bom saborear
Deliciosa sobremesa
Gelatina
É como um banho de piscina
Saúde pro menino e pra menina
Gelatina
É coisa muito fina
Gelatina
E com tudo combina
Gelatina
Ela é pura proteína
Um gosto que você nem imagina.

Atividades:

1. Marque no texto como se pede:

(-) substantivos (+) verbos (O) adjetivos (*) artigos


2. Retire do texto um verbo e conjugue-o nos tempos: presente, passado e futuro.


3. Elabore em grupo um caderno de receitas de sobremesas.


4. Faça na cantina a receita de gelatina, calculando a quantidade necessária, preço e quanto cada aluno deverá contribuir.

Culinária Alternativa
A culinária alternativa utiliza alimentos pouco usados na alimentação diária que em muitos casos são desprezados pelas donas-de-casa, movidas pelo desconhecimento do valor nutricional que possuem. Cascas, talos, sementes e folhas de vegetais são aproveitadas na culinária alternativa.
A multimistura ajuda a compor qualquer dieta, mantem a saúde, recupera crianças desnutridas, aumenta o leite materno e diminui infecções.
Para obter um quilo de multimistura, são necessários:

Ø 330 gramas de fubá torrado
Ø 330 gramas de farelo de trigo (refinado)
Ø 330 gramas de farelo de arroz ou de farinha de trigo torrada
Ø 10 gramas de folha de mandioca, batata doce ou de abóbora (as folhas devem ser secas à sombra e depois trituradas).
Ø 10 gramas de pó de casca de ovo.

Misture tudo e depois coloque duas colheres de sopa de multimistura no feijão ou na sopa.
Podemos fazer também farofa de casca de banana, maionese de talo, patês de talos de folhas, bolinhos de folhas de beterraba, suco de casca de frutas, pudins de casca de frutas, chás, suflês ou tira-gosto de sementes de abóbora.


Elaboração de um cardápio


Prepare um cardápio para o café da manhã, utilizando sempre alimentos de três grupos: (animal-vegetal-mineral).

Tente variar o máximo possível.

Receitas para fazer sozinho

Espetinho de frutas: Podem ser feitos com qualquer coisa disponível em casa: queijo, doces, legumes, etc. Uva verde, pedaço de pêssego e morango.

Como preparar: Cortem em pequenos cubinhos os ingredientes escolhidos. Depois, é só espetar o palito, obedecendo sempre à mesma ordem. Se não los come de imediato, guarde-os na geladeira.


Trabalhando com receitas

Pedir a cada aluno que traga uma receita fácil de ser feita.
Dividir a sala em grupos para se fizer uma análise dirigida das receitas do grupo.
Escolher um aluno para copiar as receitas do grupo em folhas de stencil, para repassar às turmas posteriormente.
Todos os componentes do grupo deverão ler atentamente as receitas, anotando todos os ingredientes necessários.

Modelo:

Receita 1 – Nome________________________________________

Ingredientes: Quantidade Preço
Açúcar dois xícaras?
Leite duas xícaras?
Ovos três unidades?
Fermento uma colher de sobremesa?
Farinha de Trigo três xícaras?


Fazer as outras receitas seguindo o modelo.
Os preços dos ingredientes deverão ser pesquisados pelos alunos em casa, nos jornais, mercearias, supermercados, etc.
Após esta atividade, os alunos deverão calcular o preço total de cada receita.
Pedir a cada grupo que escolha um dos ingredientes para pesquisar sobre sua origem, ilustrar e passar aos demais grupos e assim sucessivamente.


Um assunto da maior importância que se pode introduzir na sala de aula é o Saber Popular, onde as crianças relatarão ou farão pesquisas sobre a sua bagagem de conhecimentos, de sua história, regatando a sua cultura.


Plantas Medicinais

Atividades Propostas:

Ø Pedir aos alunos que relatem os conhecimentos que já têm sobre a medicina caseira.
Ø Pedir que os alunos entrevistem pessoas mais velhas sobre as plantas que curam.
Ø Pedir aos alunos que tragam mudinhas ou sementes para formarem na escola uma “Horta Medicinal”.
Ø Pedir aos alunos que pesquisem e tragam receitas de alimentos típicos da região.
Ø Elaborar com as crianças, um caderno de receitas sobre as plantas pesquisadas.

Obs.:
Ø Ressaltar com os alunos o valor curativo das plantas, sendo um tipo de medicação mais barata e sem efeitos colaterais.
Ø Elaborar um álbum com folhas de plantas medicinais, colocando-se o nome e sua utilidade.
Ø Elaborar um livrinho “Plantas que curam”, com nomes das plantas, sua utilidade, com receitas de chás, xaropes, etc.
Ø Pode-se fazer também pesquisas de comidas típicas das várias regiões brasileiras e até de outros países.
Ø Elaborar um caderno de receitas com as receitas pesquisadas sempre fazendo a troca entre os alunos.

Atividades Integradas sobre a alimentação

Geografia
Português
Matemática
Ciências

Atividades:

Ø Qual é a comida que você mais gosta?
Ø Conversar e discutir sobre a importância dos alimentos
Ø Origem dos alimentos: animal, vegetal e mineral.
Ø Importância da higiene dos alimentos.
Ø Evitar o desperdício dos alimentos.
Ø Montar um mercadinho com embalagens e rótulos para serem usados em situações matemáticas.
Ø Matemática > sistema de medidas; Fazer um bolo (usar medidas e frações).
Ø Sistema monetário: Pesquisar preços dos ingredientes do bolo.
Ø Pesquisar preços de frutas e verduras da estação.
Ø Elaborar cardápios.
Ø Montar uma feira da alimentação com comidas, bebidas, doces e salgados.

O bolo e as frações

Mariana é uma menina muito prendada nas artes culinárias. Ela gosta muito de fazer bolos. Hoje ela vai fazer quatro bolos para levar de lanche para os colegas de sala. Eles são no total 36 alunos.

Receita do bolo de Mariana

Ingredientes:
03 ovos
01 copo de leite
03 xícaras (chá) de farinha de trigo.
02 colheres de manteiga
01 xícara (chá) de açúcar
½ colher sopa de fermento

1. Cada receita dá para oito fatias de bolo. Quantas receitas ela deverá fazer para atender aos 36 alunos de sua sala?
2. Calcule a quantidade de ingredientes que ela gastará no total
3. Se cada bolo dá para oito pessoas, em quantas partes ela deverá parti-lo?


Descubra no caça-palavras abaixo palavras referentes a 10 temperos caseiros.

Utilize este diagrama e invente outro caça – palavras para seu colega resolver.


P I M E N T A
C R A V O X P
G A L H O S F
O R E G A N O
B I C S A L O
S A L S A F H
C E B O L A W
Q V ER V A S
V L O U R O K
P Á PR I C A
(pimenta, cravo, alho, orégano, sal, salsa, cebola, ervas, louro, páprica).


Mural dos alimentos
Tipos de alimentos que possuem maior quantidade de proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.
Gorduras:
Ø óleos
Ø azeite
Ø toucinho
Ø manteiga
Ø margarina
Ø castanhas
Ø amêndoas
Ø gema de ovo
Ø tutano
Ø coco
Ø chocolates
Sais Minerais:
Ø leite e derivados
Ø verduras
Ø algas marinhas
Ø sal iodado
Ø água potável
Açucares:
Ø Açúcar
Ø Mel
Ø Cereais: milho/ feijão/ trigo
Ø Farinhas: massas/ biscoito/pães
Ø Chocolates
Ø Batata
Vitaminas:
Ø frutas
Ø legumes
Ø gérmen de trigo
Ø cereal integral
Ø fígado
Ø óleo de peixe
Ø verduras
Proteínas:
Ø carnes de todos os tipos: boi/ porco/ coelho/ rã/ frango e peixes
Ø leite: queijos/ coalhada
Atividades:

1. Dividir a turma em grupos para que cada um monte um mural sobre os nutrientes: açúcares, sais minerais, proteínas, gorduras, vitaminas.
2. Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre as funções dos nutrientes, enriquecendo-a com gravuras e desenhos para a confecção do mural.
3. Cada aluno deverá fazer um relatório citando o que ele precisa mudar na sua alimentação para torna-la de qualidade e nutritiva.
1ª aula: Assunto - Frutas


Salada de frutas para degustação


Pintura a dedo


Contagem de frutas, cores, tamanho.





2ª aula: Assunto - Verduras


Confecção de carimbos com batata


Explorar com s verduras cores e texturas



3ª aula: Assunto - Legumes


Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata.


Colagem com papel camurça.


4ª aula: Assunto: Rótulos


Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos


Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.


5ª aula: Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos


Montar uma horta na escola


Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimentos Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.


Fazer a degustação de tomate, alface, cenoura Atividades de desenho.

6ª aula: Assuntos - Vitaminas


Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.


Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.



7ª aula: Alimentos não saudáveis


Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação


Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários no bloco


Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

8ª aula: Assuntos - Derivados do Leite


Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos.


Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.





9ª aula: Assuntos - Cereais e Massas


Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.


10ª aula: Assunto - Higiene Pessoal


Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde


Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, praticar esporte.





11ª aula: Assunto - Alimentação Saudável


Apresentação de teatro de fantoches


Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.





12ª aula: Assunto - Lanche Gostoso


Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo

  
Experiências Interessantes:


Dando continuidade ao projeto "Brincando com os alimentos" foram realizadas várias atividades:


Apresentação teatral, "Sopa de Pedra", enfocando a importância dos alimentos para manter uma vida saudável, na qual os alunos participaram com entusiasmo.


Degustação das frutas, explorando cor, tamanho, espessura e o sentido (paladar). Cada turma desenvolveu as atividades de acordo com nível escolar.


Apresentamos aos alunos diferentes tipos de legumes e verduras. Os quais puderam observar na palestra quais suas funções, vitaminas e nutrientes. Depois, para complementar a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de degustar uma gostosa sopa de legumes e verduras.

Painel dos Alimentos

Brincando de Adedanha


Material Necessário:
Ø folha mimeografada ou branca
Ø lápis de escrever
Ø borracha
Ø quatro dados comuns

Maneiras de brincar:
Cada aluno terá a sua folha. Um aluno inicia a brincadeira jogando os quatro dados.
Somam-se os números que aparecem e busca-se no alfabeto a letra correspondente. A partir daí, todos os alunos terão que preencher a tabela com a letra sorteada.

Modelo:
Nº de acertos:_____________________________________________________
Nome do aluno:_______________________________________________
Sala: ___________Série_____________

Mate as charadas

1. Sou vermelha ou verdes muitos gostam de mim, fazem tortas, geleias ou suco. Meu nome só tem quatro letras. Quem é?
2. Tenho casca espinhenta, mas sou muito saboroso em sucos e sorvetes. Sirvo de sinônimo quando é uma tarefa chata ou complicada de se fazer. Sou um...
3. Sou uma raiz. Os coelhos me adoram e minha cor é alaranjada. Quem é?
4. Sou verdinho, meu nome é utilizado para elogiar moças bonitas. Quem é?
5. Sou o aumentativo de pimenta, posso ser da cor verde, vermelha ou amarela. Sou o...
6. Sou verde, pequeno e azedo, mas quando me encontro com a água e o açúcar me torna muito refrescante. Quem sou eu?
7. Posso ser Rubi, Itália, Roxinha, mas quando estou seca me chamam de passa. Quem sou eu?
8. Fico uma delicia frita com hambúrguer, mas posso virar purê, cozida ou assada. Eu sou a...
9. Vivo com muita baba por isso muitos não gostam de mim. Quem sou eu?
10. No dia das bruxas, as pessoas me enfeitam, furam e colocam de noite uma vela dentro. Quem sou eu?



Respostas:
1. Maçã/ 2. Abacaxi/ 3. Cenoura/ 4. Chuchu/ 5. Pimentão/ 6. Limão/
7. Uva/ 8. Batata/ 9. Quiabo/ 10. Abóbora.


Produção de texto

Katita a bruxinha boa

Katita mais parecia fada do que bruxa de tão boa que era.
Morava no alto de um morro, num castelo enorme, quase pertinho do céu.
Quando se cansava de brincar com seu irmãozinho Lukita, sentava numa almofada de nuvem e ficava observando lá de cima o que acontecia cá embaixo.
Certo dia, o vento soprou tão forte que a nuvem onde estava sentada foi parar bem dentro da cozinha da bruxa Elisa Lu.
Elisa Lu era uma bruxa temperamental. Às vezes estava de bom humor, às vezes de muito mal humor.
Justamente naquele dia, de muito mau humor, Elisa Lu preparava uma poção mágica para espalhar sobre a terra. Queria que todos ficassem como ela, mal humorados. Que horror!
Katita muito esperta ficou escondida debaixo da mesa onde estava o livro de receitas e com sua varinha de meia bruxa, meio fada, transformou a receita de Elisa Lu num delicioso bolo de energia e luz. Esta é a receita:

Ingredientes:
250 gramas de raios de sol
250 gramas de raios de luar
Três estrelas bem iluminadas
100 gramas de pó de ouro do arco-íris
Duas colheres de bem cheias de nuvem branquinha
Uma pitada de fermento de relâmpago.

Modo de fazer:
Misture bem os raios de sol com os raios de luar. Acrescente as estrelas uma a uma e vá salpicando o pó de ouro. A nuvem e o fermento coloquem por ultimo.
Ponha tudo numa forma de coração e exponha ao sol para dourar.
Augusta Schmidt

Atividade: Cada aluno deverá fazer uma receita maluca baseada no texto acima.



Entrevistando a cantineira

1. Prepare as perguntas em sala de aula coletivamente.
2. Marque um horário com a cantineira para fazer a entrevista.
3. Elabore um cartão de agradecimento para a cantineira, valorizando o seu serviço e agradecendo a atenção.
4. Com os dados obtidos, monte um cardápio semanal para a merenda da escola.
5. Organize um quadro com os valores nutritivos dos alimentos do cardápio escolar. (peça ajuda à supervisora da merenda)


Dramatização

As frutas e Legumes

Eu sou a Laranja
Meu caldo faz bem,
É doce e gostoso
E vitaminas contêm!

Eu sou a Banana
E bem madurinha
A todos agrado,
Pois sou gostosinha!

Eu sou a Maçã
Vermelha e cheirosa
Minha casca tem ferro
E a polpa é gostosa!

Eu sou a Uvinha
Num cacho aninhada
Rosada ou branquinha,
Sou muito apreciada!

Eu sou o Alface
Tão fresca e verdinha,
Trazendo saúde
Em cada folhinha!

Eu sou o Milho
Bem verde e dourado
Assim que apareço
Já sou procurado!
Eu sou a Batata
Sou bem gorduchinha
Sou deliciosa
Cozida ou fritinha!

Sugestões: Fazer fantoches com verduras, frutas e legumes para usar na dramatização.

Culminância

Visando a socialização dos alunos como complemento do projeto o mesmo finaliza-se com um piquenique, fora do ambiente escolar, ou seja, uma praça próxima a Unidade Escolar.
Após a finalização do projeto, verificamos que houve uma elevação da auto estima dos alunos, assim como maior integração entre os mesmos. Isso se deu pelo fato de terem trabalhado sempre em grupos, pelo prazer demonstrado em ter em mãos algo feito por eles com eficiente aprendizagem.



Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos em sala de aula, momento que, será possível verificar se houve êxito nos objetivos, através da:
- Participação dos alunos;
- Realização das atividades;
- Expressão oral/verbal do aluno.



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