Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

terça-feira, 29 de março de 2011

Pergunte-se

Às vezes nos sentimos sós em meio a multidão: Que bom seria se nos perguntássemos:
O que tenho feito de bom aos outros e a mim mesmo?
O que não tenho feito aos outros e a mim mesmo?
O que me leva a achar que sempre o outro é culpado?
O que posso fazer para melhorar meus relacionamentos?
Então, percebemos que antes de nos relacionarmos com os outros, devemos aprender a nos conhecer melhor, algo que os cientistas ultimamente chamam de relacionamento intra-pessoal; ou seja, o auto conhecimento, a capacidade de relacionamento consigo mesmo, a habilidade de administrar meus sentimentos e emoções.


O que sei de meus pensamentos, sentimentos e emoções?
Como anda minha auto-estima?
O que posso fazer  por mim para ser um pouco mais feliz hoje?
Aí descobrimos que aquilo que o Mestre falou é uma eterna verdade: ame ao seu próximo como a si mesmo! Afinal, como alguém que não se ama pode amar o outro?
O que me impede de me amar?
Se há  algo em mim que não gosto, o que me impede de mudar?
Será que o universo é injusto e alguém merece mais do que eu?
Será que Eu, filho de Deus, como herdeiro da criação tenho o direito de negar meu merecimento?
Merecemos tudo, inclusive nosso auto-amor. O sol nasce para todos e talvez a diferença esteja em estarmos atentos para perceber essa maravilha e valorizá-la: tudo começa em nós.
O que tenho feito para que os outros me queiram bem?
Como tenho agido com meus filhos, cônjuges, amigos, companheiros de trabalho e até mesmo com desconhecidos?
Quando encontro alguém, eu de coração, sorrio e desejo um bom dia? Eu ouço atentamente o que os outros têm a me dizer?
Na verdade, aos poucos descobrimos que os outros são nossos espelhos e nos devolvem a luz, as ações e os sentimentos que lhe passamos. Vamos pensar juntos, pergunte-se: quando foi a última vez que ajudei alguém sem interesse? Quando disse: “Eu te amo!”, a alguém? Tenho respirado fundo e usado a ferramenta do silêncio por dez segundos antes de responder a uma provocação? Tenho realmente aceito o outro como ele é?
Aos poucos vamos percebendo que tudo na vida depende da forma como vemos as coisas; que tudo começa e depende de nós; que recebemos dos outros aquilo que oferecemos; que um sorriso é mais importante que o dinheiro; que relacionamentos felizes são aqueles que começam pela nossa atitude; que ao trazermos tudo isso para nossa vida, nem mesmo em uma ilha deserta estaremos sós.
Fonte: Você Vencedor – www.vocevencedor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário