Operação mãos limpas
Médicos advertem que é preciso lavar as mãos, em média, 10 vezes ao dia para evitar contrair doençasredacao@folhauniversal.com.br
Para muita gente, o ato de lavar as mãos várias vezes ao dia pode parecer desnecessário, um zelo exagerado. Tanto é assim que uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que um terço das mães brasileiras não acredita que lavar as mãos seja uma ação higiênica importante: elas não ensinam os filhos.
Os médicos, porém, advertem que é preciso lavá-las, em média, 10 vezes ao dia, considerando a obrigatoriedade antes de qualquer refeição e sempre após ir ao banheiro. Sem isso, há risco de contrair infecções intestinais, intoxicações, gripes, hepatites, infecções respiratórias, como a pneumonia, entre outras viroses.
“As mãos têm cerca de 50 bactérias e microorganismos comuns à sua flora, a maioria não-patogênica, isto é, não causa doenças. É a chamada flora residente. Existe, porém, a flora transitória, que pegamos quando tocamos objetos, onde pode haver agentes patogênicos. Por isso, é fundamental lavar as mãos sem fazer economia, já que tocamos a boca, nariz e olhos com constância ou podemos nos ferir, abrindo portas para que esses agentes caiam na corrente sanguínea”, explica o médico infectologista Mauro Asato, integrante do Conselho Federal de Medicina.
Não basta, entretanto, lavar as mãos de forma desatenta. É preciso alguma concentração, diz a nutricionista Gisele Pavin, especialista em nutrição clínica funcional. Ela ensina: “Molhe as mãos e os pulsos com água, aplique o sabonete e esfregue uma palma por vez. Entrelace os dedos e esfregue entre eles, não se esqueça dos polegares. Lembre-se do dorso, do punho e embaixo das unhas. Esse trabalho todo deve levar no mínimo 15 segundos. Enxague
com água.”
com água.”
A última pesquisa do Ibope sobre o tema, feita em abril do ano passado, escutou 277 mães em todo o Brasil e de todas as classes sociais, com filhos entre 4 e 12 anos. E revelou sérios desvelos: apenas 25% delas afirmaram se importar em ensinar os filhos a lavar as mãos com sabonete depois de ir ao banheiro. E só um terço das mães lava as mãos após limpar o bumbum dos filhos. Além disso, 66% não usa sabão ou sabonete na hora do ato. “Quando você não lava e higieniza as mãos, está passando suas bactérias para frente, podendo transmitir doenças”, diz Asato. “O ideal é lavar sempre depois de ir ao banheiro e antes de qualquer refeição”, enfatiza Gisele. Isso dá uma média de 10 lavagens ao dia, mas as entrevistadas declararam lavar as mãos apenas cinco vezes ao dia – a metade do necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário