publicado em 19/06/2011 às 00h00.
redacao@folhauniversal.com.br
Gesto analgésico
O simples fato de cruzar os braços pode confundir o cérebro e aliviar a sensação de dor, diz estudoredacao@folhauniversal.com.br
Pesquisadores da University College London, na Inglaterra, descobriram que o corriqueiro fato de cruzar os braços pode ajudar a diminuir a sensação de dor em certas partes do corpo. De acordo com os autores do estudo, a teoria tem maior impacto sobre o incômodo sentido nas mãos.
Para chegar a esta conclusão, os cientistas usaram um laser para gerar alfinetadas dolorosas durante 4 milissegundos nas mãos dos voluntários. Depois o teste foi repetido com os participantes de braços cruzados. O sistema nervoso dos voluntários registrou uma intensidade menor de dor na segunda parte da avaliação.
Os pesquisadores acreditam que a razão para este fenômeno é devido a informações conflitantes entre duas áreas do cérebro – uma que cuida do corpo e outra que mapeia o entorno. Segundo o responsável pelo estudo, Giandomenico Iannetti, como usamos a mão esquerda normalmente para executar tarefas do lado esquerdo e a mão direita para ações do lado direto, o cérebro é momentaneamente enganado quando cruzamos os braços e isso faz com que sejamos menos suscetíveis a dor neste momento.
Além disso, quando os braços estão cruzados os dois hemisférios do cérebro não são ativados simultaneamente, o que torna o processamento da informação sensorial menos eficaz, incluindo a dor, que é percebida em menor intensidade.
Ainda de acordo com os pesquisadores, o estudo contribui para a compreensão de como o cérebro processa a dor, o que poderia ajudar no desenvolvimento de novas terapias para aliviar a aflição. (R.M.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário