Tema: Os animais
Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Educação Artística e Literatura
Infantil
Duração: 1 semestre
Temas Transversais: Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Série: 2º SÉRIES
Professoras:
Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo.
A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram na roda de conversa.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
A leitura compartilhada estará voltada para animais e contará com diferentes textos, de autores variados e em gêneros diferenciados o que facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Objetivos:
- Definir de diversos animaissuas principais características;
- Diferenciar vertebrados einvertebrados;
- Conhecer os diversos animaisapontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seushábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
- Correlacionar todo o estudo como desenvolvimento do processo de alfabetização.
Conceitos:
- Comparar diversos tipos deanimais através da observação;
- Refletir sobre ascaracterísticas individuais de cada animal e risco de extinção;
- Identificar as característicasespecíficas de cada grupo de animais;
- Saber identificar: vertebradose invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestrese aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Procedimentos:
- Pesquisar a história de cadaanimal do interesse do grupo;
- Coletar dados por meio depesquisas e observações;
- Usar diferentes fontes deinformação e relacioná-las;
- Selecionar alguns tipos deanimais para pesquisa;
- Classificar animais;
- Desenvolver atividades lúdicas;
- Desenvolver atividadesmatemáticas;
- Montar jogos, tabelas egráficos;
- Elaborar cartazes, álbuns,painéis, bonecos;
- Estabelecer ordem crescente edecrescente;
- Comparar pesos e medidas;
- Formular questões pertinentesque apontem para a caracterização de determinado animal;
- Selecionar informaçõesrelativas a aspecto de pesquisa;
- Registrar o assuntoorganizadamente de diferentes maneiras;
- Assistir a uma peça teatral;
- Associar escrita de nomes ,letras e textos;
- Contar histórias para o grupomostrando gravuras de determinados animais;
- Se possível, Visitar umZoológico e Fazendinha dos Bichos;
Atitudes:
- Preocupar-se com a preservaçãoda natureza;
- Interessar-se pelo estudobuscando novas informações relacionadas ao tema;
- Socializar as informações queos alunos possuem sobre o tema;
- Classificar diferentes animaispelas suas características(Diferenças e semelhanças);
- Construir um espírito decidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
- Organizar- se de forma coerenteos pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
- Reconhecer o alimentonecessário ou preferido de vários animais;
- Identificar como vivem osanimais.
Conteúdos relacionados ao projeto:
Português (linguagem oral e escrita)
Nomes
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
As letras, o alfabeto
Formação de palavras , frase e pequenos textos
Números de letras e sílabas
Ordem alfabética
Interpretação de textos
Letras maiúsculas e minúsculas
Substantivo próprio e comum
Reescrita de textos e músicas
Rimas
Leitura
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça-palavras;
Produção de texto;
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Músicas;
Poesias;
Listagens;
Leituras diversas;
Fábulas, contos, histórias;
Adivinhações.
Ditado diagnóstico;
Matemática
Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;
Espessurae largura
Orientação espaço- tempo
Distância
Numerais associados a quantidade
Numerais(leitura e escrita)
Interpretação de gráficos ou tabelas
Adição
Subtração
Formas geométricas
Situações problemas
Ordem crescente, decrescente
Sucessor e antecessor
Maior e menor
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangran
Ciências Naturais e os temas transversais(natureza
e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
Moradia(habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Metamorfose
Grupos sociais
Atividades:
Jogos diversos;
Quebra - cabeça;
Calendários;
Seqüência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Liga pontos;
Pinturas;
Dramatizações;
Mímicas;
Material didático/ recursos:
- Livros didáticos e paradidáticos;
- CDs/ som
- Televisão/filmes
- Sucatas
- Papéis diversos
- Folhas xerocadas
- Tintas e pincéis
- Lápis coloridos e giz de cera
- Hidrocor
- Máquina fotográfica
- Painéis
- Vídeo
- Revista/ jornais
- Livros de literatura infantil
- Cola
- Tesoura
- Fichas, figuras
Eventos relacionados ao projeto:
Teatro: Peça da Dona Baratinha
-Exposições
Maquetes
Álbum
Livros confeccionados na escola
Apresentações de :
Peças Teatrais
Dedoches
Fantoches
Contando histórias
Músicas
Fotos
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os
amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação,
aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário