Temas geradores:
1.
Primeira Etapa: Ambiente
2.
Segunda Etapa: Ecologia
3.
Terceira Etapa: Preservação
4.
Quarta Etapa: Reciclagem
Para cada etapa serão apresentadas
palavras-chaves relacionadas com o “tema gerador”:
1.
Ambiente:
Fazendo uma
"costura*" com os temas abordados em AMBIENTE: O planeta TERRA é o
corpo celeste que proporciona a possibilidade da vida. A NATUREZA é parte
integrante do planeta Terra que é composta por componentes naturais: plantas,
rios, animais, tudo o que não foi alterado pelo ser humano. As PLANTAS são
importantes seres com os quais compartilhamos a vida e que garantem a
sobrevivência, pois são fontes de ALIMENTOS, tanto para seres humanos como para
as demais espécies animais. O AMBIENTE pode ser natural ou construído. O
Ambiente construído é composto por CIDADES GRANDES e CIDADES PEQUENAS. São
ambientes que foram estruturados ao longo da história da humanidade como forma
de organização dos povos. As PESSOAS são espécies de animais e, dependendo do
lugar onde vivem, possuem etnias ou raças diferentes. A TERRA é dividida, pelos
seres humanos, em PAÍSES que são formados por diferentes povos. Assim como as
pessoas têm diferentes raças, os animais têm diferentes categorias, alguns são
ANIMAIS PEQUENOS, outros são ANIMAIS GRANDES.
TERRA
(planeta)
NATUREZA
PLANTAS
ALIMENTOS
CIDADE
GRANDE
CIDADE
PEQUENA
PESSOAS
PAÍSES
ANIMAIS
PEQUENOS
ANIMAIS
GRANDES
2.
Ecologia:
Fazendo uma "costura" com os temas abordados em ECOLOGIA: A VIDA é um
conjunto de propriedades e qualidades graças as quais animais e plantas se
mantêm em contínua atividade (nesta etapa poderá ser feita a associação dos
elementos trabalhados na etapa anterior: animais, plantas, pessoas). Sem vida
não haveria existência na TERRA. Para que a vida possa ocorrer são necessários,
portanto, elementos que proporcionem energia para os seres vivos como AR que se
encontra na atmosfera que envolve a TERRA, a ÁGUA que é encontrada em diferentes
lugares, podendo ser doce ou salgada, dependendo da sua origem (rio ou mar) e
serve de ALIMENTO para que os organismos vivos prossigam seu ciclo. Outro fator
importante para a existência da VIDA é a LUZ. A luz solar é importante fonte não
só de claridade, mas também de calor e de energia. A CHUVA é essencial, pois é
encarregada de distribuir água pelo planeta e sem ela os ambientes se
transformariam em desertos. As FLORESTAS são ambientes naturais compostos por
árvores e outras plantas. Nas FLORESTAS vivem muitas espécies animais e vegetais
e ao transformarem gás carbônico em oxigênio, purificam o AR. Elas ocorrem em
ambientes terrestres e normalmente são nutridas por RIOS. Os RIOS são fonte de
água doce que proporcionam a vida aquática. O MAR é comporto por água salgada e
também proporciona a vida aquática.
VIDA
AR
ÁGUA
ALIMENTO
LUZ
CHUVA
FLORESTA
RIO
MAR
3.
Preservação:
Fazendo uma "costura" com os temas abordados em PRESERVAÇÃO: Como
sabemos, as ações humanas provocaram problemas como a EXTINÇÃO (nesta etapa
poderá ser feita a associação dos elementos trabalhados nas etapas anteriores:
animais, plantas, pessoas, água, ar, luz, alimento). A EXTINÇÃO DE ANIMAIS já
ocorreu de forma natural através de fenômenos que inviabilizaram a vida dos
Dinossauros, por exemplo, além de diversas espécies de plantas também. Hoje, com
o desequilíbrio ecológico, muitos ANIMAIS E PLANTAS estão correndo o risco de
EXTINÇÃO. Além de muitos problemas, o principal que afeta a saúde do planeta,
das plantas, dos animais, dos rios, dos mares, dos humanos é o problema da
POLUIÇÃO. POLUIÇÃO é toda e qualquer sujeira que é despejada no ambiente.
Existem diferentes tipos de poluição que ocorrem por diferentes causas
ocasionando problemas distintos e/ou semelhantes: A POLUIÇÃO DO AR, DA ÁGUA, DA
TERRA. Pesquisas apontam que se tudo continuar como está, haverá um colapso
ambiental.
ANIMAIS
EXTINTOS
ANIMAIS E PLANTAS EM
EXTINÇÃO
POLUIÇÃO
POLUIÇÃO DO
AR
POLUIÇÃO DA
ÁGUA
POLUIÇÃO DA TERRA -
LIXO
ALIMENTOS
4.
Reciclagem:
Fazendo uma "costura" com os temas abordados em RECICLAGEM: Uma das
primeiras soluções avistadas pelos seres humanos para frear e minimizar os
problemas da poluição foi a RECICLAGEM, apesar de estar um tanto deturpado este
conceito no sentido de subentender a perpetuação de um sistema de consumo
desenfreado. O QUE É RECICLAR? Reciclar é dar um novo ciclo de vida,
reutilizando materiais para reduzir a extração de matéria virgem. Para reciclar
é importante SEPARAR O LIXO. Esta atitude é uma das primeiras ações individuais
importantes para a tomada da consciência ambiental, pois ao realizar a separação
do lixo, as pessoas começam a fazer uma "leitura" do tipo de materiais que
consomem e começam uma reflexão interna a partir daí. Pouco a pouco, a partir da
visão do seu próprio lixo, ampliam este olhar que os fazem perceber POR QUE
RECICLAR é importante.
RECICLAR O
LIXO
O QUE É
RECICLAR?
SEPARAR O
LIXO
POR QUE
RECICLAR?
Convém esclarecer que os textos apresentados
com as palavras-chaves, no CD-Rom e no livro, servirão como ponto de partida
para trabalhar questões ambientais, e estão associados aos conteúdos
programáticos da série a que se dirige, cabendo ao professor sair do contexto
puramente informativo, dando continuidade ao assunto de acordo com os interesses
e peculiaridades de sua turma e do ambiente onde vivem. É possível acrescentar
ou excluir temas propostos se os mesmos não são referências ao contexto local da
realidade do educando.
Enfoque
interdisciplinar e sugestões adicionais
Os
temas sugeridos podem ser desenvolvidos abrangendo todos os contextos onde podem
estar inseridos. É importante integralizar a Educação Ambiental aos conteúdos
curriculares e às atividades desenvolvidas rotineiramente na escola.
1 - Enfoque interdisciplinar na Educação
Infantil:
Sugestões de atividades
e confecções de materiais (confeccionados pelo/a professor/a ou pelas crianças),
para desenvolver atividades que possibilitem trabalhar as
áreas:
Afetiva: Conversações sobre:
nosso relacionamento com a família, amigos, animais, plantas; valorização de
todos os seres com os quais compartilhamos a vida; histórias infantis com
animais em diferentes ambientes. Confecção de cartões para datas comemorativas
utilizando caixas de leite ou de suco, papelão de caixas, enfeitando-os com cola
e serragem, cola e palitinhos, colagem com papel de revista, colagem com
retalhos de tecido etc.
Vivência em
Grupo:
Confecção de painéis sobre papel pardo utilizando colagens de gravuras,
confecção de quebra-cabeças e jogos de memória, bolas de meia para brincadeiras
de "ovo podre" ou "o limão entrou na roda".
Comunicação: Confecção de
microfones, confecção de fichas com gravuras grandes de pessoas realizando
alguma tarefa, as quais as crianças deverão interpretar o que elas estão fazendo
e imita-las...
Movimento: Confecção de paus com
fitas de papel ou de tecido, confecção de bamboles com pedaços de mangueira
velha, confecção de pesos com garrafas descartáveis cheias de areia para
realizar diversas atividades de educação Física, confecção de chocalhos e
tambores com latas...
Necessidades: Confecção de cartazes
que apresentem as necessidades básicas dos seres vivos: alimentação, moradia,
higiene.
Criatividade: Atividades artísticas
utilizando sucata: forrar potes com materiais variados, colagens em painéis,
recorte de embalagens e montagem de álbum.
Área
Cognitiva: Atividades de
observação de elementos naturais com registro após observação. Exemplo:
observação de sementes germinando (utilizar sementes variadas que poderão ser
plantadas em potes de embalagens); observação da vegetação da escola percebendo
classificando quanto a grande/pequeno, alto/baixo, fino/grosso, liso/áspero - o
registro oral ou gráfico destas observações é muito importante.
Área
Sensorial: Confecção de saquinhos
de pano contendo objetos diferentes para brincar de descobrir - pelo tato - o
que está no saquinho, confecção do livrinho do tato (várias fichas de papelão
com elementos colados), realizar atividades de mímicas (imitando animais,
profissões, atividades de higiene), colocar em potes alguns elementos com cheiro
para as crianças descobrirem o que está no pote (pote com café, com vinagre, com
ervas cheirosas).
Área
Espacial: Confecção de fitas com
unidades de medidas (ex: 10 palmas da mão) e medir objetos diversos, medir
crescimento de plantas com dedinhos, inventar mapas de tesouro (esconder algo no
pátio do colégio e apresentar o mapa previamente preparado para as crianças
procurarem o tesouro), contar quantos passos dados de um determinado lugar até
outro, deitar no chão da sala e desenhar com giz o perfil da criança e da
professora e medir...
Área
Temporal: Atividades que
utilizem ontem, hoje e amanhã - Confecção de cartazes de como estava o tempo
ontem, como está o tempo hoje e como as crianças acham que estará o tempo
amanhã. Confecção de um calendário mensal para ser apresentado a cada início do
mês. Observar a hora do relógio (confeccionado) quando as crianças entram em
sala de aula e como está o relógio na hora em que saem (a professora o
modifica).
Área de
Análise e de Síntese: Confecção de
dobraduras simples e observar: "era assim e ficou assim", confeccionar um cartaz
de animais filhotes e outro de animais adultos observando como eram e como
ficaram (pode ser com gravuras de crianças e de adultos) e fazer comparações.
Confeccionar jogos com seqüência lógica classificando por tamanho, por fatos.
Coletar sucata em geral e classificá-la quanto ao seu material: plástico, papel,
papelão, etc.
Figura
Fundo:
Confecção de um painel contendo diversas gravuras e brincar de procurar um
determinado elemento ou objeto.
Área
Psico-Motora: Confeccionar jogos de
memória, quebra-cabeças, realizar atividades de recorte, colagens, montagens em
espaços predeterminados pela professora, confeccionar fichas com ordens
esclarecidas às crianças e apresentá-las seqüencialmente para que as crianças
executem (ex: fichas de bater palmas, bater o pé, piscar os olhos, emitir algum
som pela boca, etc.).
Esquema
Corporal: Confeccionar um boneco
com roupas velhas preenchendo-as com jornal, confeccionar máscaras de papel para
a cabeça, confeccionar um grande quebra-cabeça com as partes do corpo. Brincar,
de dois a dois, de espelho (o que um faz o outro imita).
Motricidade
Ampla:
Realizar atividades de corrida, competições, rodas cantadas, utilizando objetos
confeccionados com sucata: corrida com garrafas de peso leve (dependendo o
tamanho da criança por pouco peso na garrafa) - jogos com bolas de
meia.
Motricidade
Fina:
Confeccionar contas com canudinhos e enfiar em cordões para fazer colares,
rasgar e picar papel de revista colado-os em espaços pré-determinados, executar
bordados com retalhos de lã em cartões perfurados pela professora.
Todas as atividades poderão
ser realizadas com muita conversação, destacando sempre a interação que se tem
com o ambiente, independente do tipo de atividade que estivermos
fazendo.
2 - Enfoque interdisciplinar no Ensino
Fundamental – séries iniciais:
Sugestões de atividades para desenvolver atividades que possibilitem
trabalhar os mesmos temas em disciplinas distintas;
Disciplina de Estudos
Sociais: Conteúdo -
Bairro
Enquanto enfocamos os
fatores essenciais do estudo sobre bairro poderemos estudar os aspectos
ambientalistas (vegetação, limpeza, animais...).
Disciplina de
Matemática: Conteúdo - Histórias
Matemáticas / Bairro
Poderemos fazer uso das
histórias matemáticas para se introduzir questões ambientais.
Por exemplo: Em nosso
bairro existem diversos tipos de árvores. Na quadra da nossa escola tem 15
eucaliptos, 12 amoreiras, 5 bergamoteiras e 7 palmeiras. Quantas árvores têm ao
todo? Quantas árvores são frutíferas? Quantas árvores não são
frutíferas?
Disciplina de
Português: Conteúdo - Composição
/ Bairro
Sugerir como temas de
redação assuntos ligados à Educação Ambiental tais como: A natureza do nosso
bairro / Um bairro modelo / Coleta de lixo do nosso bairro...
Utilizar textos
informativos enfocando acontecimentos relacionados a Ambiente, Ecologia,
Preservação e Reciclagem, criar textos, poesias, composições e criar histórias
para peças de teatro.
Disciplina de Educação
Artística: Conteúdo - Maquete /
Bairro
Utilizar sucata para a
construção de uma maquete do bairro da escola (A Educação Ambiental anda de
"braços dados" com a Educação Artística pelo fato de podermos utilizar o recurso
da reciclagem ao desenvolvermos trabalhos artísticos com sucata, salientando que
utilizando a sucata estaremos poupando os recursos naturais).
Disciplina de Educação
Física:
Conteúdo - Competições / Jogos
Confeccionar objetos que
poderão ser utilizados para brincadeiras e competições: Pesos com garrafas
descartáveis cheias de areia ou água, jornais para delimitar espaços que deverão
ser percorridos, bolas de meias de nylon, recheadas com jornais
amassados.
Disciplina de Educação
Musical:
Criar
músicas com as crianças sobre questões ambientais, confeccionar instrumentos com
sucata: chocalhos, tambores.
Sugestões de materiais
para confecção do/a professor/a:
§
Fantoches com caixas,
massa de papel jornal, bolas de jornal forradas com meia de nylon, pés de meia,
velhos. Os fantoches podem ser confeccionados utilizando os materiais já citados
para formar a cabeça do personagem. Utilizam-se retalhos de tecido para o corpo
dos fantoches.
§
Fantoches com vara
utilizando copinhos de iogurte, sacos de papel, caixinhas.
§
Livros com cartolina
usada ou papelão de caixas contendo: gravuras, números e respectivas
quantidades, materiais naturais para tato (areia, folhas, raízes...), linhas e
formas geométricas.
§
Brinquedos com caixas,
garrafas plásticas, embalagens em geral - bilboquês, carrinhos, chocalhos,
caixas enfeitadas.
§
Cartazes com cola (ou
grude) com pó de café passado seco, areia, serragem.
§
Quebra-cabeças com
gravuras de jornais ou revista.
§
Mini-hortinhas com
garrafas descartáveis.
§
Minhocário com garrafas
descartáveis.
§
Jogo de boliche com
bolas de meia e garrafas descartáveis.
§
Massinha de modelar
caseira.
§
Maquetes de
casas.
§
Pincéis com lã, corda,
esponja, algodão, penas de galinha.
§
Televisão de
papelão.
§
Quadrinhos negros para
uso das crianças - é só pintar um retalho de chapa de “eucatex” com tinta preta
ou verde.
§
Marionetes com a parte
interna do rolo de papel higiênico.
§
Carimbos com madeira e
cordão; e móbiles com elementos naturais.
Estes
foram apenas alguns exemplos e sugestões de atividades interdisciplinares
associando os conteúdos programáticos à EA.
Avaliação
A
avaliação ocorrerá concomitantemente ao processo de avaliação utilizado pela
escola, ressaltando a importância de o/a professor/a "avaliar" qualitativamente,
através das atividades desenvolvidas, o envolvimento, a participação, a
colaboração e a compreensão dos assuntos trabalhados, podendo realizar também
uma auto-avaliação, conduzindo o educando a uma reflexão e a um posicionamento
após cada etapa apresentada. Desta forma será possível perceber o que não ficou
claro e a partir disto reforçar assuntos que mereçam maior atenção. A avaliação
contará com um processo cumulativo/qualitativo no que diz respeito à aquisição de conhecimentos
necessários e mudanças de atitudes para atingir a meta da conscientização
ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário