Homenagem à Pátria Sustentável
Nesta quarta-feira, dia 07 de setembro, comemora-se em nosso país o Dia da Independência.
Apesar da história nos trazer algumas contradições, não se pode olvidar que o Brasil era uma Colônia de Portugal, e após declarada sua “independência”, passou-se então a decidir os rumos que tomaria este país, que ao nosso ver, mais se parece um continente.
Um dado: Para aqueles que ainda não saibam, o Brasil durante seu período de colônia era governado por Portugual por meio de Cartas Régias, o qual cada ato atravessava o Oceano Atlântico para aqui tomar efeito.
Quando se fala em Independência, muitos céticos ainda acreditam que nosso país continua a ser colônia de algumas outras metrópoles, pelo menos o que demonstra a economia. Não obstante a este fato, pensamos muito além disto, não na economia, no mercado, em bolsas de ações.
A Independência nos trouxe uma pátria, uma soberania, uma NAÇÃO!
Segundo a Ciência Política, para que possamos considerar uma nação, necessário se faz a presença de dois requisitos fundamentais: território e povo (a doutrina ainda considera outros requisitos necessários, para melhor elucidação dos fatos, fiquemos apenas com estes dois).
Pensando em território, e que no Brasil é farto, logo nos vem à mente, o que o povo que aqui reside está fazendo com este teritório. Não podemos deixar de mencionar os abusos que são cometidos diariamente na Amazonia (e pasmem, ela AINDA é BRASILEIRA!). Não indo muito além de nossa janela, aqui em nossa região sul, temos a Mata Atlântica, e como será que ela vem sendo tratada?
E o povo que aqui habita, está sendo patriota e utiliza os recursos que esta pátria lhes oferece de maneira sustentável, ou ainda, não vamos tão longe, de forma responsável?
Todos consideram que a água num futuro próximo será o bem mais caro que uma nação poderá ter, muito mais do que petróleo, muito mais do que ouro! Mas será mesmo que este futuro está tão distante? – Acreditamos que não! O Futuro é agora!
A princípio, este comentário foge de todos os comentários residentes aqui neste Blog, seja notícia, seja comentário, todos na esfera do direito. Mas será mesmo que está tão fora assim, heim?
Acreditamos que o Direito emana do povo, da sociedade, em cada movimento está presente o Direito.
Neste dia, mesmo sendo o correto pensar todos os dias, mas ao menos, neste dia, feche os olhos e pense de que maneira você está sendo um patriota, uma cidadão responsável (por todos os atos que comete – alias, você é aquilo que você faz!).
Como você está sendo patriota com o seu meio ambiente (sua empresa, seus empregados, seu patrão, seus vizinhos, sua FAMÍLIA), ou até mesmo com aquele que você nem conhece???
Segundo o Hino da Independência, “Não temais ímpias falanges que apresentam face hostil”!!!
Não temais nunca, não desistas nunca de combater todo o despotismo, a ignorância, os preconceitos e os erros, afim de levantar sempre CASTELOS à virtude, e cavar MASMORRAS ao vício!!
Celebramos nossa conquista como nação soberana, não somente hoje, mas todos os dias, buscando sempre o melhor para todos nós, sendo, acima de tudo, responsáveis e sustentáveis!!
Abraços a todos,
Cirino Adolfo Cabral Neto,
professor, advogado, consultor, cidadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário