Igreja será entregue reconstruída no dia 17 de junho |
As obras de reconstrução da Igreja Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, conhecida como “Igreja do Galo”, serão entregues à comunidade no dia 17 de junho, a partir das 18 horas, quando um ato festivo será realizado pela Prefeitura Municipal e Instituto Cultural e Educacional Harmonia Gabrielense.
Na ocasião, além da solenidade de entrega, acontecerá a abertura da exposição “A Arte de Isaias Evangelho”, sobre a vida e obra do fotógrafo que registrou locais históricos e momentos da história de São Gabriel, e o lançamento do livro “Igreja do Galo”, de Osório Santana Figueiredo, que relata a história do prédio. Estão previstas as presenças de diversas autoridades estaduais e federais.
O local abrigará um acervo histórico da cidade, composto por documentos e objetos doados pela comunidade, somado ao acervo do Museu João Pedro Nunes e outros, em comodato com o município. A estrutura contará ainda com uma sala para exposições temporárias, fototeca, hemeroteca (todos com documentos devidamente digitalizados) e a seção de reserva técnica, para guardar os documentos históricos.
Saiba mais
A Igreja foi o primeiro templo de alvenaria erguido em São Gabriel, no ano de 1817. Tem este nome popular por que possuía um galo de bronze no alto de sua torre. O galo teria sido trazido para São Gabriel pelo Marechal João de Deus Menna Barreto, quando de vinda das reduções jesuíticas de São Miguel, em 1805.
Foi a primeira matriz da Igreja Católica no município, perdendo este posto somente em 1924, após a inauguração da Igreja Matriz do Arcanjo. Levou um século para ser concluída. Seu galo de bronze foi furtado em dezembro de 1985, nunca mais sendo visto. Ela passou a ser patrimônio histórico do município a partir de 1989, por meio da Lei 1649/89.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário