Dona Árvore
- Projeto: Dona Árvore
1) Tema: Dona Árvore
2) Objeto Detonador: Este projeto tem como objetivo fazer com que a criança conheça a natureza e especialmente as árvores.3) Justificativa pedagógica: É importante nesta fase proporcionar aos alunos a visualização e exploração da natureza, ajudando assim a criança a aprender a conviver e respeitar a natureza.
4) Perfil do Grupo: Crianças de quatro a seis anos, em descobrimento das coisas do mundo.
5) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Nomear partes da árvore.
• Identificar cada parte da árvore.
• Reconhecer as diferentes partes.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
• Nomear partes da árvore.
• Identificar cada parte da árvore.
• Reconhecer as diferentes partes.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a natureza.
6) Janelas:• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a natureza.
• Artes visuais.
• Linguagem escrita e oral.
• Vogais.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Alfabeto.
7) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre a natureza e as árvores, a valorização do meio ambiente e o respeito pelos seres vivos. E a importância do meio ambiente para uma vida melhor.
- Falar com as crianças sobre a árvore, se sabem o que é, se já viram algum e se aprenderam a identificar cada parte dela.
- Ouvir a música Dona Árvore da Bia Bedran, acompanhando o ritmo com a aula.
- Identificar as letras do alfabeto.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Conhecer as diversas cores na atividade de pintar.
- Trabalhar com raciocínio, percepção e linguagem visual no caça-palavras.
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento da figura anterior no jogo dos sete erros.
- Trabalhar as vogais na formação das palavras.
- Trabalhar a percepção do meio ambiente de cada aluno, para entender melhor o que ele vê de meio ambiente.
8) Duração:
• Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.
1) Tema: Arco-Íris
2) Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e um pouco das formas.3) Justificativa pedagógica: É importante nesta fase proporcionar aos alunos a visualização e exploração do universo das cores, ajudando assim a criança a identificá-las.
4) Perfil do Grupo: Crianças de dois a quatro anos, em descobrimento das coisas do mundo
5) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Nomear cores.
• Identificar cores e formas.
• Reconhecer as diferentes cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
• Nomear cores.
• Identificar cores e formas.
• Reconhecer as diferentes cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
Procedimentais:
• Aprender a usar as cores.
• Conhecer e nomear as cores.
• Ampliar vocabulário
• Reconhecer as cores e formas utilizadas pelo mundo.
• Aprender a usar as cores.
• Conhecer e nomear as cores.
• Ampliar vocabulário
• Reconhecer as cores e formas utilizadas pelo mundo.
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar as cores.
6) Janelas:• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar as cores.
• Artes visuais.
• Linguagem escrita e oral.
• Matemática.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Alfabeto.
7) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre as cores primárias e secundárias e sobre as formas (quadrado, círculo, triângulo e retângulo).
- Falar com as crianças sobre o arco-íris, se sabem o que é, se já viram algum.
- Ouvir a música arco-íris da Xuxa, acompanhando o ritmo com a aula.
- Identificar as letras do alfabeto.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Conhecer as diversas cores na atividade de pintar.
- Trabalhar números com a contagem das letras do arco-íris.
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento de algumas formas geométricas no jogo da memória.
- Trabalhar a sequência das cores e o reconhecimento do alfabeto.
- Contar a quantidade de cada flor de acordo com as cores das flores.
8) Duração:
• Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.
1) Tema: Animais diferentes
2) Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça animais de diferentes espécies.3) Justificativa pedagógica: Nesta fase a criança já pode diferenciar diferentes espécies e tipos de animais existentes.
4) Perfil do Grupo: Crianças de dois a seis anos em fase questionadora e descobrindo o mundo.
5) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Trabalhar raciocínio e lógica.
• Desenvolver percepção visual.
• Identificar cores.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
• Desenvolver quantidade.
• Trabalhar raciocínio e lógica.
• Desenvolver percepção visual.
• Identificar cores.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
• Desenvolver quantidade.
Procedimentais:
• Aprender tipos existentes de animais.
• Conhecer e nomear os animais.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer os animais e espécies que habitam a natureza.
• Aprender tipos existentes de animais.
• Conhecer e nomear os animais.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer os animais e espécies que habitam a natureza.
Atitudinais:
• Reconhecer, identificar e valorizar animais e seus habitats naturais.
• Interessar-se pelo mundo natural.
• Apreciar a natureza.
6) Janelas:• Reconhecer, identificar e valorizar animais e seus habitats naturais.
• Interessar-se pelo mundo natural.
• Apreciar a natureza.
• Alfabeto.
• Números.
• Linguagem escrita e oral.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
7) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre os tipos e espécies diferentes de bichos, (cavalo, sapo, papagaio, coelho, borboleta, cachorro, cobra, passarinho e peixe).
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento de algumas espécies de animais e seus nomes no jogo da memória.
- Identificar as características das espécies de animais.
- Identificar espécie e característica de animais que nadam e pintar.
- Identificar e completar consoantes que faltam para completar os nomes dos bichos.
- Trabalhar a percepção visual nas caça-palavras na procura dos nomes dos animais.
- Trabalhar o raciocínio lógico e a percepção visual no jogo dos cinco erros.
- Contar a quantidade de bichinhos repetidos, utilizando os números até 5.
- Utilizar raciocínio e lógica para montar o quebra-cabeça, trabalhando cores no vamos pintar.
8) Duração:
Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.
1) Tema: Festa Junina
2) Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça uma data comemorativa como a festa junina que é muito comemorada em nosso país.3) Justificativa pedagógica: É importante nesta fase proporcionar aos alunos a exploração das datas comemorativas, ajudando assim a criança a conhecer a um pouco mais sobre a cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições.
4) Perfil do Grupo: Crianças de dois a quatro anos, em descobrimento das coisas do mundo.
5) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Identificar Costumes e tradições.
• Reconhecer as diferentes cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
• Identificar Costumes e tradições.
• Reconhecer as diferentes cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
Procedimentais:
• Aprender a usar as cores.
• Conhecer e vestimentas juninas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer as tradições e costumes utilizados nas festas juninas..
• Aprender a usar as cores.
• Conhecer e vestimentas juninas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer as tradições e costumes utilizados nas festas juninas..
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a cultura.
6) Janelas:• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a cultura.
• Artes visuais.
• Memorizar.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Alfabeto.
7) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre a festa junina e costumes e tradições (vestimentas, comidas típicas e cantigas).
- Falar com as crianças sobre a festa junina, se sabem o que é, se já viram e foram em alguma.
- Ouvir a música São João na roça de Luiz Gonzaga.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Trabalhar a memorização da criança no jogo da memória.
8) Duração:
Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário