Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Roteiro de Aula 08


ROTEIRO DE AULA 08


ESCOLA: Estadual
PROFESSORA:
ANO: 3º Ano                  TURMA: A
DURAÇÃO: 10 dias
DATA:   de maio de 2013



APRESENTAÇÃO: Será realizada através de uma conversa dialogada sobre a aula.





DESENVOLVIMENTO:

São Gabriel,    de maio de 2013

Hoje é:
Meu nome é:
Professoras:


BOM DIA!


  1. Texto:
A utilidade das plantas
As plantas são indispensáveis à vida da Terra porque liberam oxigênio.
As plantas enriquecem os solos, dão-nos chás medicinais: Macela, boldo, tília, erva-cidreira, malva, anis, alcachofra, hortelã ...
As plantas dão para fazer mobílias como: o castanheiro, a nogueira, a cerejeira, a imbuia, etc.
As plantas nos dão roupas, como o algodão do algodoeiro.
Algumas plantas precisam de água e outras ficam em locais secos. Devemos dar condições para que as plantas se desenvolvam.

Isadora B. R. da Silva




  1. Vocabulário:
Indispensáveis:
Enriquecem:
Mobílias:

  1. Estudo do Vocabulário:

Troque a palavra em destaque pelo seu sinônimo:

As plantas são indispensáveis à vida da Terra.
_______________________________________

As plantas enriquecem os solos.
_____________________________________

As plantas dão para fazer mobílias.
_______________________________________



  1. Estudo de Texto:

Qual é o título do texto?
Quem escreveu o texto?

Retire do texto o nome de uma planta que:
  • Dão-nos chás medicinais:
  • Dão-nos mobílias:
  • Dão-nos roupas:


Complete de acordo com o texto:
As plantas são ___________________ à vida da Terra porque liberam oxigênio.
As plantas _______________ os solos, dão-nos chás _______________  _______________ e nos dão roupas.
Algumas _______________ precisam de___________.
 Devemos dar condições para que as plantas se ____________________.



Junte as sílabas e forme palavras:
Rou + pas =
Plan + tas =
Ca + lor +
Á + gua =

Ordene as palavras e forme uma frase de acordo com o texto:

plantas precisam Algumas de água e locais secos. e outras ficam em
_________________________________________________________


Cálculo:


Problemas:





Temas:
Como se escrevem os numerais?

21.
32.
43.
55.
67.
78.
94.




Educação Física:

Brincadeiras cantadas
Pular corda
Pular amarelinha


  1. Culminância:
Será feita através da Técnica “A árvore da vida”.

Roteiro de Aula 09


ROTEIRO DE AULA 09


ESCOLA: Estadual
PROFESSORA:
ANO: 3º Ano                  TURMA: A
DURAÇÃO: 10 dias
DATA:   de maio de 2013



APRESENTAÇÃO: Será realizada através de uma conversa dialogada sobre a aula.





DESENVOLVIMENTO:

São Gabriel,    de maio de 2013

Hoje é:
Meu nome é:
Professoras:


1.     Texto:
Meios de Comunicação

O homem precisa se comunicar.
A comunicação é indispensável  para que haja entendimento no mundo.
Em todos os lugares há meios de comunicação.
Ao conjunto de objetos damos o nome de meios de comunicação que são: Jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros.


2. Vocabulário:
Entendimento:
Indispensável:

3.Estudo do Vocabulário:
Troque a palavra em destaque por outra de mesmo sentido:
A comunicação é indispensável para que haja entendimento no mundo.

_______________________________________________________________

4. Escreva, corretamente, os nomes dos meios de comunicação:


 ....


Cruzadinhas:




3. Usando as cores primárias dê um bonito colorido aos  meios de comunicação:










Resolva os problemas:

Faz os problemas e os cálculos.



Cálculos:








Vamos montar um telefone?


Complete até formar:
·       Meia dezena:
·       A A    ________________________________
·       Uma dezena e meia:
B B B B B B B   ________________________________________
·       Meia dúzia:
CCCC
·       Uma dúzia e meia:
VVVVVVVVVVVVVVVVV __________________________________

Temas:
Represente os numerais:
Um 1
Onze
Três
Quinze
Dezessete
Dezenove

Como se lêem os numerais?
2 dois
12
4
14
6
16
7
17
8
18
9
19



Culminância:
Será feita através da Técnica “Telefone sem fio” onde somente palavras usadas na comunicação poderão ser usadas.


Roteiro de Aula 05


ROTEIRO DE AULA 05


ESCOLA: Estadual
PROFESSORA:
ANO: 3º Ano                  TURMA: A
DURAÇÃO: 10 dias
DATA: de maio de 2013



APRESENTAÇÃO: Será realizada através de uma conversa dialogada sobre a aula.






DESENVOLVIMENTO:

São Gabriel, de maio de 2013.

Hoje é:
Meu nome é:
Professoras:




  1. Texto:
A importância das plantas

As plantas são necessárias à nossa vida.  Algumas plantas são cultivadas em pomar, outras em horta e outras em jardins.
As frutas são cultivadas no pomar.
Na horta são cultivadas as verduras e hortaliças.
No jardim cultivam-se as flores.
As plantas produzem flores que têm órgãos masculinos e femininos.
Há quatro partes principais: Raiz, caule, folha, flores.
As raízes absorvem água e sais minerais do solo e fixam a planta à terra.
O caule ajuda a suportar a planta e conduz os nutrientes até às folhas.
As folhas usam a luz solar para dar energia à planta. Também permitem que a planta transpire.
A flor permite que a planta se  reproduza.
Para crescer e se desenvolver a planta precisa de terra boa e fofa, água, luz  e calor do sol.


2. Vocabulário:
Absorvem:

  1. Estudo do Vocabulário:
Absorvem é o mesmo que _______________________________________

4. Estudo de Texto:
Responda:

Quais são as partes da planta?
Quem fixa a planta à terra?
O que faz o caule?
Como se chama a parte da planta que permite que a planta transpire?
O que faz a flor?


Complete usando as palavras hora, pomar e jardim:
As frutas são cultivadas no ___________________________
Na __________________ são cultivadas as verduras e hortaliças.
No __________________ cultivam-se flores.

Ditado:
As ­­­­­­­­­­­­­__________________ são necessárias à nossa vida.  Algumas plantas são ___________________em pomar, outras em horta e outras em jardins.
As _________________ são cultivadas no pomar.
Na horta são cultivadas as ________________ e _________________
No jardim cultivam-se as _______________.


Reduza as frases:

As belas macieiras nascem no pomar.
______________________________________________
A alface viçoca faz bem à saúde.
_______________________________________________
As bonitas margaridas crescem no jardim.
____________________________________________________________
Ordene as sílabas e forme palavras:

ta + hor =
dim + jar =
mar + po =
ra + ter =
lor + ca =
 Ordene as palavras e forme a frase de acordo com o texto:

crescer e se desenvolver Para a de terra boa e fofa, água, luz  e calor do sol.
planta precisa

Siga a sequência:
De 3 em 3:
100. 103. ___________________________________________________________130
De 10 em 10:
100. 110. ___________________________________________________200

Cálculos:
Coloca as operações:



Complete, conforme o modelo:
2 X 1 = 2                  dois
2 X 2 = ________    ________
2 X 3 = ________    ________
2 X 4 = ________    ________
2 X 5 = ________     ________
2 X 6 = ________     ________
2 X 7 = ________     ________
2 X 8 = ________    _________
2 X 9 = ________    _________
2 X 10 = _______    _________

Usando as cores primárias e secundárias dê um  bonito colorido aos desenhos:





Temas:
Escreva por extenso:
10 dez
12
14
16
18
20
 Respresente numerais?
Dez = 10
Trinta = ______________
Cinquenta = ____________
Setenta = _______________
90 = ________________

Culminância:
Será feita através da Técnica “A colheita das Maçãs”.

Roteiro de Aula 06


ROTEIRO DE AULA 06


ESCOLA: Estadual 
PROFESSORA: 
ANO: 3º Ano                  TURMA: A
DURAÇÃO: 10 dias
DATA: de maio de 2013



APRESENTAÇÃO: Será realizada através de uma conversa dialogada sobre a aula.





DESENVOLVIMENTO:

São Gabriel, de maio de 2013.

Hoje é:
Meu nome é:
Professoras:


BOM DIA!

1. Texto: 
Meios de Transportes

Os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais.
Existem três modalidades de transporte: terrestres, aquáticos e aéreos. 
O transporte terrestre é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se deslocam em ruas, estradas e rodovias. Outro tipo de transporte terrestre é o ferroviário, realizado em trens que se movimentam sobre trilhos.
O transporte aéreo é feito pelo deslocamento em lagos, rios, mares e oceanos. As pessoas são transportadas em canoas, bancos, navios, etc. 
O transporte aéreo é considerado o meio de transporte mais rápido e sofisticado do mundo. Ele é importante para quem deseja realizar viagens em curto tempo. Além dos aviões, o transporte aéreo também pode ser feito em helicópteros ou balões.

Júlio César B. R da Silva.


 






2. Vocabulário:

Modalidades:
Transportadas:


3. Estudo do Vocabulário:
Ligue de acordo:
 Modalidades                                                                   levadas
           Transportadas                                                                   tipos


4. Estudo de Texto:
Complete as lacunas:
 Os meios de _________________ são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais.
Existem três modalidades de transporte: terrestres, _________________ e ________________
O transporte __________________ é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se deslocam em ruas, estradas e rodovias. 
O transporte _______________é feito pelo deslocamento em lagos, rios, mares e oceanos. 
O transporte ___________________ é considerado o meio de transporte mais rápido e sofisticado do mundo. 


CIRCULE OS MEIOS DE TRANSPORTES QUE COMEÇAM COM VOGAIS:

 

Ditado

transporte 
responsáveis 
deslocamento 
pessoas
animais.
Terrestres
Aquáticos
aéreos. 
Ônibus
Carros
motocicletas 

Ordene as palavras e forme a frase   de acordo com a leitura.

O transporte aéreo o meio de transporte sofisticado do mundo é considerado   
mais rápido e

Amplie a frase:
O menino ganhou um caminhão.

A menina viajou no carro.
______________________________________________________________



Siga a sequência:
 De 5 em 5:

0 5 _____________________________________________________50
De 10 em 10:
0 10 ___________________________________________________100


Problemas:

Um carro tem 04 rodas. Quantas rodas terão 03 carros?
SM                                       Cálculo


R:


Uma moto tem 02 rodas. Quantas rodas terão 5 motos:
SM              Cálculo

R:



Temas:

Cite nomes de meios de transportes:
Terrestres:
Aéreos:
Marítimos:



Culminância:
Será feita através da Técnica trabalhando sentimentos e emoções:
HOJE ESTOU ASSIM...
(A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.) 
PORQUE... (os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...


Roteiro de Aula 03


ROTEIRO DE AULA 03


ESCOLA: Estadual
PROFESSORA:
ANO: 3º Ano                  TURMA: A
DURAÇÃO: 10 dias
DATA: de maio de 2013



APRESENTAÇÃO: Será realizada através de uma conversa dialogada sobre a aula.


DESENVOLVIMENTO:

São Gabriel, de maio de 2013.

Hoje é:
Meu nome é:
Professoras:





1 Texto:

Escola
          
Tempos de escola
Sou feliz e sei bem
Tenho uma escola
Que me faz bem
Presto atenção às aulas
E à professora obedeço
Procuro ser bom aluno
No recreio
Faço minhas estripulias
Brinco na pracinha
De queimada, pulo corda.
Corro e pulo sem parar
Há entre nós afeto
Celebramos a amizade a cada dia.
E festejo com meus colegas
Muitas festas comemorativas
Quero guardar comigo
o carinho, a simpatia...
Doces lembranças
Para ser feliz e viver
                                                          Fernanda R dos Santos

2. Vocabulário:

Afeto:
Estripulias:
Lembranças:
Queimada:
Simpatia:

3 Estudo do Vocabulário:

Troque a palavra em destaque por outra de mesmo significado:

Faço minhas estripulias.
Faço ____________________

Brinco de ________________, pulo corda.

Há entre nós afeto.
Há entre nós _______________.

Quero guardar comigo a _____________

Doces lembranças para ser feliz e viver.
Doces ___________________ para ser feliz e viver.
Ditado

4. Estudo de Texto:
Responda:
Qual é o título da escola?
Quem escreveu o texto?

Complete de acordo com o texto:

Tempos de ____________________
Tenho uma escola que me ____________ bem
Que me faz bem
_________________ atenção às aulas
E a  ____________________ obedeço
_________________ ser _______________ aluno
No _________________
Faço minhas ___________________
Brinco na ______________________
De queimada, pulo corda.
Corro e pulo_____________ parar

Junte as sílabas formando palavras:
Tem + pos =
A + ten + cão =
Pro + fes + so + ra =
Re + crei + o =
Pra + ci + nha =
Quei + ma + da =
Guar + dar =
Ca + ri + nho =
lem + bran + ças =

Cálculos:


ESCOLHE AS OPERAÇÕES:




Problemas:
6 dúzias de cadernos. Quantos cadernos são?
9 dúzias de livros. Quantos livros são?
3 dúzias e meia de canetas.        Quantas canetas são?
5 dúzias e meia de lápis. Quantos lápis são?



Religião:

Valores
Respeito e boa convivência
Falar sobre as Palavras Mágicas (por favor, dá licença, obrigado, bom dia, desculpa, etc.),  e conversar sobre quais são as palavras mágicas, como, onde e por que devemos usá-las.
Será feita a seguinte brincadeira :
Faz uma roda, escolhe uma criança para ficar do lado de fora da roda, ela tem que tentar entrar na roda.
Antes da brincadeira começar pedir para que a criança saia da sala e conversar com a turma para que ninguém deixe a outra criança entrar, só se ela falar a palavra mágica "Por favor". Chama a criança e começa a brincadeira, a criança escolhida normalmente vai empurrar, tentar passar por baixo da perna, mas não vai conseguir.
A boa convivência é essencial numa sala de aula, ela diminui os atritos, aumenta o coleguismo e a cooperação, cria um clima saudável e prazeroso na sala.

Temas:
Escreva o nome dos numerais:
1 –
3
4
5
11
13
14
15
16
17

Culminância:

Será feita através da Técnica “Sacola Surpresa”.

Roteiro de Aula 02



ROTEIRO DE AULA 02


ESCOLA: Estadual
PROFESSORA:
ANO: 3º Ano                  TURMA: A
DURAÇÃO: 10 dias
DATA:   de maio de 2013



APRESENTAÇÃO:

Será realizada através de uma conversa dialogada sobre a aula.



DESENVOLVIMENTO:

São Gabriel,    de maio de 2013

Hoje é:
Meu nome é:
Professoras:




  1. Texto: 
ESCOLA

David James Loureiro

Escola não é bloco de cimento, computador,
Giz e lousa, ou professor.
Não é livro, caderno, lápis, borracha, aluno,
Caneta e folha de papel
Não é muro, nem sala, parede, chão, concreto, nem céu.
Escola é mais...
É mundo, é vida é portão...
Escola é portal da imaginação,
Do sonho e da construção
Movimento contínuo de aprendizagem
É tornar real através da idealização
É aprendizagem do mundo, universo, amor e energia
Escola é pura magia
Estudar então é criar condições de vencer barreiras
É observar o mundo à nossa volta em cada momento da vida
Portanto escola não é a limitação em prédios
Escola
é tudo
E cada ser vivo aprende em sua própria escola
Conforme a sua vontade e concepção.



2 Vocabulário:
Lousa: Quadro para giz
Limitação: Fronteira

3 Estudo do Vocabulário:
Complete usando o sinônimo da palavra lousa:

Na escola tem giz pra escrever no ________________________________

4                Estudo de texto:
Responda:
Qual é o título da leitura?
Quem escreveu a poesia?
O que a escola é além de bloco de cimento?

Ortografia:

Complete com m ou n:
Cime ___ to
Co __ putador
Co __creto
Co __strução
Co __ tínuo
Apre __ dizagem
Mu __ do
Co __ dições
Ve __ ce
Co __ forme


Ditado:
A minha escola chama-se Escola Estadual de ___________________ ______________
A escola não é a ____________ em _________________

Cada ser vivo aprende em sua ______________________escola
Conforme a sua vontade e concepção.

Estudar então é __________________ condições de ____________ barreiras.
É observar o ______________ à nossa volta em cada ______________da vida.


Problemas:
A escola comprou 04 dúzias de caixas de giz. Quantas caixas de giz comprou?
SM                  Cálculo

R: _____________________________________________________________

Nos 4 canteiros da escola foram plantadas 6 dúzias de girassóis. Quantos girassóis foram plantados?
SM                    Cálculo

R: _______________________________________________________________

Desenhe:
·       uma dúzia de lápis:
·       uma dezena de réguas:
·       meia dezena de canetas:
·       meia dúzia de borrachas:


Temas


Complete os fatos fundamentais:

1 X 2 =
3 X 2 =
5 X 2 =
7 X 2 =
9 X 2 =
2 X 2 =
4 X 2 =
6 X 2 =
8 X 2 =
10X 2 =


Culminância:
Será feita através da Técnica do BINGO.

Projeto Minha Escola


PROJETO: Minha escola
ESCOLA: Estadual
PROFESSORA:
ALUNOS ATENDIDOS: 3º Ano
DURAÇÃO: 10
PERÍODO: ... de maio até... de


OBJETIVOS:
Ler e interpretar textos variados, compreendê-los e interpretá-los.
Escrever, com correção, palavras que apresentam as características ortográficas que vão sendo trabalhadas, m antes de p ou b e final das palavras, encontros consonantais br, cr, dr ... , encontros consonantais bl,cl, fl ...
Ampliar e reduzir frases
Elaborar bilhetes
Reconhecer Dezena e Meia Dezena
Reconhecer Dúzia e Meia Dúzia
Resolver cálculos e problemas
Conhecer meios de transportes e de comunicações
Reconhecer a importância das plantas
Reconhecer a escola ressaltando a sua importância
Diferenciar a zona Urbana da rural de um município
Reconhecer as pessoas dirigentes de um município
Participar de exercícios de correr, saltar e de equilíbrio.
Participar e estabelecer regras nas brincadeiras reinventadas e jogos incentivando o respeito mútuo
Identificar as cores primárias e algumas secundárias
Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola, cultivando bons hábitos de convivência e amor (Valores)
Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação, ressaltando a importância do trabalho em grupo.


DESENVOLVIMENTO
Leitura e interpretação de textos
Dificuldades ortográficas: m antes de p ou b e final das palavras, encontros consonantais br, cr, dr ... , encontros consonantais bl,cl, fl ...
Ampliação e redução de frases
Bilhetes
Dezena e Meia Dezena
Dúzia e Meia Dúzia
Cálculos e interpretação de situações-problemas
Meios de transportes e de comunicações
Importância e utilidade das plantas
Escola e sua importância
Município: Zona Urbana e Rural
Dirigentes de um município
Correr, saltar e de equilíbrio.
Brincadeiras reinventadas e jogos
Cores Primárias e algumas secundárias
Confecção de mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência (Valores)
Respeito


RECURSOS
Xérox
Lápis
Material concreto
Cd
DVD
Cartazes
Painéis
Giz
Livros
Canetas
Lápis de cor
Apito
Corda
Tintas
Pincéis
Papel jornal


CULMINÂNCIA
Serão feitos através de registros num painel integrado, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente, cultivando os bons hábitos de convivência e amor dentro da família e da Escola.